InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Myxosoma Cerebralis. (Disco louco)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Edgar Azevedo
Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 5

MensagemAssunto: Myxosoma Cerebralis. (Disco louco)   Ter Maio 18, 2010 4:30 pm

A dois meses atras tive essa praga de protozoario Myxosoma cerebralis que praticamente dizimou os meus discos todos. Morreram 6 discos e 2 dos que sobraram vez ou outra manifestam a doença com os ataques.

Só um red marlboro juvenil que ainda não manifestou absolutamente nada.

Eu gsotearia de saber se apenas discos pegam essa doença. ou se coridoras, neons, rodostomus e acaris são portadores? Pois venho pensado muito em esteriliar o meu aqua, mas não queria sacrificar tanto peixe.
Os meus cardumes de tetras estão muito bonitos e saudáves, cerca de 120 neons e 60 rodostomus.

Eu quero realmente criar um grpo bonit e saudável de disco. mas não posso se não tiver segurança na minha fauna.

Além disso alguem poderia me sugerir uma forma segura de SANITIZAR o meu aquário (filtros, tubos, aquecedores, tanque e etc) pra poder recomeçar tudo com segurança. Alguma substancia ou tratamento para esterilizar essa praga que é o myxosoma cerebralis?
Ver perfil do usuário
Bruno
Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 15

MensagemAssunto: Re: Myxosoma Cerebralis. (Disco louco)   Ter Maio 18, 2010 4:39 pm

Edgar,sinceramente naum sou conhecedor dessa doença,mais como vc sitou ai vejo q a situação parece estar se agravando ou na mesma!
Então a ideia era a seguinte vc tirar todos os seu peixes mais saudaveis e colocalos no hospital e os outros mais debilitados vc colocaria em outro hospital separado assim fazendo o tratamento e esterelizando o seu aquario todo desde cascalho a filtro assim aproveitando o tratamento dos peixes vc tem o tempo certo mais ou menos de fazer uma nova ciclagem no seu aquario deixando-o bem limpo de bacterias maleficas.........

espero ter ajudado

quanto se essa doença atinge mais ou só os discus acho q naum deve atingir a todos sim....afinal é uma bacteria

Bruno
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Myxosoma Cerebralis. (Disco louco)   Ter Maio 18, 2010 8:55 pm

olá amigos........o Myxosoma cerebralis é na verdade um protozoario que "parasita" vermes , quando o verme infecta o peixe , leva junto com ele o Myxosoma , a combinação desses organismos no peixe é extremamente letal.....posso dizer sem medo de errar Edgar , que essa é uma das mais contagiosas doenças no aquario........os outros peixes tambem podem ser hospedeiros , mais normalmente o disco é muito mais sensivel ao ataque de vermes do que outros .........muitos aquaristas tentam o tratamento hiposalino(choque de densidade) com o uso de sal , mais sabemos que o disco tambem é sensivel ao sal.......e quase sempre os resultados não são muito animadores......na minha opinião vc deve usar algum tipo de medicamento contra vermes de largo espectro, e uma boa lavagem do aquário com água misturado a hipoclorito de sódio, deixaria de molho todos os acessórios como copo do canister,ventosas, termostato e etc.... , como disse , sem o verme ele morrerá......não terá como completar o ciclo......no caso dos peixes ,dificilmente vc terá problemas se mantiver uma exelente qualidade de agua , e principalmente evitar super população no aquario , uma exelente alimentação tambem é fundamental.....o uso do Garlic da seachem tem resultados muito positivos........no caso do disco......vc deve vermifuga-los de 3 em 3 meses ,compre de criadores idoneos , que possam te dar a certeza que esse procedimento é seguido na criação , infelismente até o momento a prevenção ainda é nossa maior arma contra essa terrivel doença........grande abraço e boa sorte
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Myxosoma Cerebralis. (Disco louco)   Qua Maio 19, 2010 12:39 am

Nunca tive experiência com esse tipo de doença... faça o que o Cetera disse e mantenha em quarentena seus animais.

Abraço!

Regular
Regular

Número de Mensagens : 420

MensagemAssunto: Re: Myxosoma Cerebralis. (Disco louco)   Qua Maio 19, 2010 10:46 am

Concordo com o cetera em tudo, mas se ha outros peixes que são mais resistentes ao organismo como o restante da população do aquário, é propvável que eles sirvam de hospedeiros, aí se vc manter os peixes com discos provavelmente vão tornar a infecta-los, mas não tenho certeza disso!!
Mauro
Ver perfil do usuário
FlavioAquarios
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 23

MensagemAssunto: Re: Myxosoma Cerebralis. (Disco louco)   Sab Nov 13, 2010 10:28 am

Amigos, desculpe está revivendo este tópico, mas não posso deixar de falar um pouco quando se trata de discos.
Essa doença como disse o Cetera é letal, ela ataca principalmente dos Ciclídeos de um modo geral. A doença num estágio avançado é um tanto difícil se se tratar, mas podemos evita-las. Tem alguns pontos fundamentais que podemos observar para que evitemos essa doença. Ponto chave é a qualidade da agua e uma boa filtragem.
Eu trabalho com discos selvagens então tenho que remediar todos quando vem do rio, e vou dar algumas dicas.
Vou discordar um pouco do cetera quanto ao uso do sal para o tratamento dos discos, pois o sal é um dos elementos chaves do tratamento.
Você pode usar Tetraciclina, Permanganato de Sodio, Sal e Formol.
Mas, esse tratamento pode ser um pouco arriscado principalmente quanto a dosagem que se vai usar, então uma maneira boa de fazer esse tratamento usando remedios prontos é:
Quando você comprar um Disco dê um banho nele Com Sal e o Remédio Clean a Alcon numa concentração maior que a utilizada para tratamento, depois você pode manter ele em um aquário separado com a agua do aquario principal, para o disco já ir se acostumando com a agua do aquario e todo dia fazer uma troca de +- 20%. E nesse aquario você pode vermifuga-ló(Ver na internet a dosagem por litro).
Com 3 ou 5 dias o Disco já está pronto pra entrar no aquário principal. Se você tiver um aquecedor USE, pode colocar a temperatura entre 28-29º sem medo de ser feliz. Os discos gostam de águas quentes.

Disco BOM = Boa Filtragem, Boa Circulação e Oxigenação e Espaço para eles nadarem.

Bom não entrei em muitos detalhes, mas se quiserem alguma coisa a mais é só falar, que se eu puder ajudar eu falo.

Abs

Flávio
Ver perfil do usuário http://www.aquariosdotapajos.com.br
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Myxosoma Cerebralis. (Disco louco)   Dom Nov 14, 2010 1:37 pm

Todas essas informações convergem a um ponto... Discus são peixes extremamente exigentes quanto a qualidade da água, por isso criou-se um estigma de que são animais de criação difícil... Se esses fatores forem respeitados e nenhuma etapa negligenciada os discus se mostram animais bem resistentes...

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Myxosoma Cerebralis. (Disco louco)   Ter Nov 16, 2010 6:34 pm

olá amigos.....então Flavio respeito sua opinião , sem duvida....mais não poderia deixar de colocar humildemente meu ponto de vista.....não como correção , mais como um complemento ao tópico....,o que ocorre é que com o uso de sal os peixes perdem ou tem muita dificudade em manter seus fluidos vitais estáveis....isso quer dizer a grosso modo , que algumas especies definham de forma muito cruel quando adicionado esse elemento na agua....sabemos que o choque osmotico ajuda a combater parasitas , mais tambem é um verdadeiro tratamento de choque para os peixes , principalmente quando falamos de especies amazonicas.....lembrando que estamos falando de peixes de agua doce.....agora existem especies como o nothobranchius rachovii , que se não for ministrada uma quantidade especifica de sal na agua , ele acaba contraindo o odinium...mais são poucos os casos de peixes com essas caracteristicas....principalmente se levar-mos em conta a quantidade de especies conhecidas.....aprofundando mais o assunto , podemos concluir que os peixes são animais hiperosmóticos , ou seja , eles possuem fluidos no corpo que são osmoticamente mais concentrados do que no ambiente em que vivem....independentemente se coletados ou criados , os peixes possuem um equilibrio perfeito em relação a regulação de suas células....sabemos que uma mudança brusca no ambiente em que vivem ,como por exemplo o aumento da salidade X densidade vai alterar de forma significativa o volume das células.....no caso adicionando o sal na agua , a célula perdera volume , e o resultado é uma perda significativa de fluidos e o peixe ficará desidratado....em muitos distribuidores , onde o peixe é quarentenado para uma futura distribuição para as lojas de aquario....muitos utilizam esse "tratamento" preventivo...até porque o objetivo é evitar perdas...e normalmente o sal mata de forma lenta , e vai trazer problemas a médio prazo.....agora se o lojista tambem ultilizar esse tipo de "tratamento" , muito provavelmente o peixe terá problemas a curto prazo...isso explica de certa forma , algumas mortes que acontecem sem motivo aparente em um aquario estabilizado....o organismo do peixe ja não tem mais como resistir a essas "prevenções" e acaba morrendo.....e se não morrer por esse motivo , pode chegar a um ponto de estress que abrirá portas para outras doenças como a Myxosoma Cerebralis..............grande abraço
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Myxosoma Cerebralis. (Disco louco)   

Myxosoma Cerebralis. (Disco louco)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Acara disco
» Disco com barriga murcha
» Termometro Louco
» Acará disco (symphysodon aequifasciatus)
» Meu Acara disco esta cego?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Doenças, Prevenção e Tratamento.-
Ir para: