InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Novo marinho no pedaço!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Novo marinho no pedaço!   Dom Maio 30, 2010 11:27 pm

Fala galera! Nos próximos dias estarei finalmente colocando em andamento um projeto que até pouquíssimo tempo atrás não passava de um sonho e agora, graças a grande ajuda do amigo e baluarte do DIY paraense Glauter Very Happy , vai se tornar realidade.
Tudo começou quando o Glauter resolveu vender o seu aquário menor, já que ele montou o grande. Entrei em contato e fechamos negócio. Depois ele me falou que o aquário estava muito riscado, então ele iria colar um novo pra me vender. Porém, ao comunicar a minha esposa Embarassed que eu iria montar um novo aquário fui intimado a desmontar um dos meus. Foi aí que tive a idéia, tenho um aquário de 120 litros onde estava criando apenas um casal de bandeiras, passei os dois pra aquário grande e resolvi montar o meu marinho ali, usando apenas os equipamentos que o Glauter me vendeu. Espero estar com o aquário montado até terça feira e vou postar as fotos aqui.
Por enquanto acompanhem o início do projeto:

Aquário:

Sump, caixa repositora e skimmer:

Overflow:

Rochas vivas já maturadas:

Lembrando que todos os equipamentos são by Prof. Parglauter Wink .
Amanhã eu vou ao Centrão procurar uma bomba pra tocar o sump. O substrato deve ser o Seachem Tidal Grey Marine Substrate, que estou negociando com um amigo, completado com um pouco de farinha de ostra por baixo e uns quilos de halimeda no sump. Para apressar as coisas, já que preciso montar logo pra não perder a biologia das rochas vivas, devo comprar a água já pronta do Junior da Fishstore, pois não tenho deionizador ainda e o preço dele está muito bom (R$ 1,00 o litro).
Por enquanto é isso, em breve posto mais novidades.
Abraços!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Seg Maio 31, 2010 2:39 pm

Dando um up, comprei uma bomba Via Aqua de 2400 l/h no Centrão pra tocar o sump, já tenho 5 galões de 20 litros de água tratada que trouxe do Júnior e mais tarde vou buscar o substrato que vai ser halimeda mesmo, acho que a montagem sai hoje mesmo! Very Happy
Abraços!

Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 692

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Sex Jun 04, 2010 10:39 am

É isso ai manooo, masi um marinho a vista ai em pessoal, esse ai promete, pois o aqua é ideal para um nano marinho com bastante estaço e largo.

Quero ver este bixãooooo bombando daki a uns 2 mese quando estiver tudo estabilizadoooo!

Abraços e boa sorte!!!
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Sex Jun 04, 2010 5:08 pm

Parabéns pela iniciativa de se aventurar no aquarismo marinho, pois temos poucos representantes aqui no fórum... continue postando as evoluções para esclarecer, tirar as dúvidas e incentivar o resto da galera aqui.

Te mandei uma MP um dia desses não sei se vc viu, to te reenviando blz?

Abraço!!!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Sex Jun 04, 2010 6:59 pm

Valeu galera!!!
O aqua já está montado e ciclando, depois eu coloco umas fotos pra vocês verem como ficou. Tive um probleminha com a densidade, ontem quando eu consegui um densímetro levei um susto, pois o ponteiro foi lá pro alto marcando o máximo da escala! Eu tinha trazido uns 25 litros de água deionizada lá do Júnior (ele disse que quando eu precisar é só ir buscar Very Happy ) aí fui retirando aos poucos a água do aquário e deixava a caixa repositora ir completando, quando fui dormir a densidade já esatava em 1.026. Agora a pouco troquei mais um pouquinho de água e ela já está em 1.025, amanhã vou repetir o procedimento e espero chegar aos 1.024 que é o ideal. Hoje eu descobri o motivo da densidade estar tão alta: é que a halimeda que o Júnior me vendeu estava no sump de um aquário que ele tinha desativado e a água que estava lá foi evaporando e depositando o sal nela, ele tinha esquecido de me dizer esse "detalhe"...
Quando tiver outras novidades posto aqui.
Abraços!

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Sex Jun 04, 2010 9:13 pm

isso ai meu amigo.....mais um projeto em andamento....com sua dedicação vai dar tudo certo concerteza....grande abraço.
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Qua Jun 09, 2010 6:37 pm

Citação :
isso ai meu amigo.....mais um projeto em andamento....com sua dedicação vai dar tudo certo concerteza....grande abraço.
Assim espero amigão! Um grande abraço pra você também!

Após 9 dias de montado é hora de fazer uma atualização, a água está cristalina, fiz um teste de amônia ontem e está bem próximo do 0, o Ph estável em 8.3 com o Seachem Reef Buffer. Estou esperando os testes de nitrito e fosfato que eu encomendei. A densidade está em 1.024, sabem me dizer se está ok assim ou eu devo baixar pra 1.023?

Vamos ao que interessa, as fotos!
Abaixo uma geral do aqua pra ver como ficou a disposição das rochas:

fer

Cada dia eu acho uma novidade, a uns 3 dias apareceu um monte dessas coisas junto com um quase microscópicos caramujinhos brancos:

O que são? Esponjas? Espero que não seja nada com que eu deva me preocupar... Rolling Eyes

Hoje eu reparei nisso:

Uma espécie de "tubo" sainda da rocha viva, se alguém souber o que é eu agradeço.
Por enquando é só, assim que tiver mais novidades eu volto a postar. Very Happy
Abraços!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Dom Jun 13, 2010 2:09 pm

Amigos, ontem fiz uns testes no aqua, a amônia está zerada, o de nitrito eu encomendei e ainda não chegou, o cálcio está em 410ppm (estava em 360, mas eu elevei usando o Biocalcio da Tropic Marin) e o meu susto foi ao fazer o teste de Nitrato: 50 PPM! Acredito que a causa seja a Halimeda que eu usei, já que ela estava no sump de outro aquário... o que posso fazer para baixar a concentração de nitrato, fiz uma tpa de 10% após a medição mas ainda não tornei a medir. Tenho em casa uma resina chamada No Nitrate da Prodac, mas a caixa diz que é indicada para aquários de água doce, será que resolve ou tem alguma contra indicação para marinhos?
Espero alguma resposta, se bem que o fórum anda beeeem devagar...
Abraços!

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Dom Jun 13, 2010 5:00 pm

Aqui na parte dos marinhos eu não posso te ajudar muito, por não ter nenhuma experiência... só o cetera ou o glauter mesmo... em aquários de água doce até 50ppm de nitrato é aceitável, mais em relação a proliferação de algas... acima disso as chances de um "boom" de algas é grande... agora no marinho não sei mesmo.
Faz uma medição amanhã e se diminuiu continue com as tpa´s... ou espera...
O No nitrates da prodac só lí que é usado em agua doce, então é melhor não arriscar.

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Dom Jun 13, 2010 5:40 pm

O problema é que, pelo que eu sei, as TPA's devem ser menores no marinho, 10% a cada 15 dias ou 5% semanais. Pelo menos é o que eu tenho lido em outros fóruns. Ah e 50 ppm já é crítico no marinho... Rolling Eyes acho que as algas só não apareceram porque as luzes estão apagadas.
Abraços!

Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Seg Jun 14, 2010 12:15 am

Dylan escreveu:
Amigos, ontem fiz uns testes no aqua, a amônia está zerada, o de nitrito eu encomendei e ainda não chegou, o cálcio está em 410ppm (estava em 360, mas eu elevei usando o Biocalcio da Tropic Marin) e o meu susto foi ao fazer o teste de Nitrato: 50 PPM! Acredito que a causa seja a Halimeda que eu usei, já que ela estava no sump de outro aquário... o que posso fazer para baixar a concentração de nitrato, fiz uma tpa de 10% após a medição mas ainda não tornei a medir. Tenho em casa uma resina chamada No Nitrate da Prodac, mas a caixa diz que é indicada para aquários de água doce, será que resolve ou tem alguma contra indicação para marinhos?
Espero alguma resposta, se bem que o fórum anda beeeem devagar...
Abraços!

Daniel mue amigo, não esquente com a amônia pois como tinha lhe falado é o ciclo de nitrogênio quando ela chega pelo 10 dia de montado dá um pico que chega a ficar tão escuro a cor da medição que não se tem a dita cor na medição, este é o pico de amônia que todos os aquarios marinhos tem que ter, não coloque nada para interromper este ciclo que é na tura e depois do dia 15 +/- ele começa a cair e depois a estabilizar mais, o nitrato vai ser a mesma coisa que a amônia tb!

Deixei tudo corre naturalmente não use nada para tirar nitrato e amôni agora, quando chegar pelo 30 dias vai estar bem mais bem estabilizado, o certo é não fazer TPA nos primeiros 30 dias, não esqueça!

Eu mesmo quandio chega a 25 ppm já fico meio cabreiro, passando disso tem que meter biodigest e biotim da prodact, que são colônias de bacterias nitrificantes e comidas para elas hehehe, a[i em poucas horas a amâonia abaixa, mas isso só acontece se vc mecher na rochas depois de tudo estabilizado e no caso de vc já ter alguma coisa de vida no aqua, aí sim que usamos o biodigest e biotim!

É isso ai manooo quero ver logo este bixãoooo ai com os palhacinhos hehhehe, mas como ouvi isso muitooooooo pelos foruns afora,"No marinho a paciência em esperar é igual ao sucesso futuro do seu marinho"

E quando for ligar a lâmpada só depois dos 30dias e isso bem graduativamente para não ter bomm de algas!!!!
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Seg Jun 14, 2010 7:58 am

Fala Glauter!
A amônia já está zerada, o nitrato é que está nas alturas! Quer dizer então que ele deve diminiur com o tempo? É que no aquário doce ele só sai do aquário através das TPA's ou absorvido pelas plantas e eu pensei que no marinho só atrvés de TPA mesmo... Então vou dar tempo ao tempo e ver o que acontece.
Ah, estou nrgociando um chiller de segunda com o Júnior, vamos ver no que dá Wink
Abraços!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Seg Jun 14, 2010 12:36 pm

olá amigos.......Daniel espere pelo menos 30 dias pra medir o nitrato novamente , essa resina é pra uso em aquarios de agua doce.....acredito que va baixar , caso isso não ocorra , vc terá que fazer trocas semanais de 20 % até atingir uma escala segura , idealmente abaixo de 10 ppm....qual o teste que esta usando?.....em relação ao chiller , tenha muito cuidado ao compra-lo , se o equipamento prescisar ser revisado , vc ainda vai gastar pelo menos mais uns R$ 600,00 reais , infelismente é um equipamento que em muitas das vezes o barato sai caro.......verifique o tempo do equipamento e se precisa ser revisado.......grande abraço.
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Seg Jun 14, 2010 5:48 pm

Grande Cetera, tava sumido meu amigo! Tava fazendo falta! Very Happy
Eu uso o teste da Sera, não esqueço os seus conselhos sobre sempre usar testes de qualidade Wink . Como já disse, vou aguardar para ver se o nitrato diminui. Sobre o chiller, é um da NY de 1/4 (planejo um aquário maior para o ano que vem), fui lá com o Júnior hoje e ele disse que só me entregará no fim da semana, pois vai mandar fazer uma revisão antes, e vai me dar uma garantia de 3 meses, a mesma de um novo. Acho que dá pra confiar.
Ah, com quanto tempo eu poderei colocar coráis no aquário? Tenho trocado mensagens com um amigo do reefconer e estou bastante interessado em uns Sun Corals e Zoanthus Razz .
Um grande abraço!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Ter Jun 15, 2010 7:08 am

meu amigo depois de 30 dias se estiver tudo ok pode colocar sem problemas .......abraço.
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Ter Jun 15, 2010 7:32 am

Valeu! Mais duas semanas... Wink
Abração!

Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Qua Jun 16, 2010 11:50 pm

É como o Cetera disse Daniel, espere 30 dias para colocar corais e se isso estiver tudo ok os parametros.

Comprei umas coisas em uma loja indicada pelo Cetera na Bahia, os caras lá são gente fina, e ele está com uma pormoção de comprando uma zoanthus por R$ 32,00 ganha uma outra super barato, depois dá uma olhada o site é aquariomar.com.br

Vou te dar uns mini paguros, para vc começar a brincar com a ekipe de limpeza hehehe, comprei pois estou tendo muitas algas no meu aqua!

Não esqueça de quando pedir corais me avise que rachamos o frete heim hehehehe!
Ver perfil do usuário
Glauter
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Qua Jun 16, 2010 11:52 pm

A e por falar no chiller, está bom o valor e ainda mais vindo do Junior gente fina o cara heheh, aind avai dar revisado e com garantia de 3 meses, o meu é igualzinho o seu NY de 1\4 e paguei mais caro do que o que o Junior está lhe cobrando! Aguenta um upgrade trankilo futuro manooo!
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Qui Jun 17, 2010 7:35 am

Citação :
Vou te dar uns mini paguros, para vc começar a brincar com a ekipe de limpeza hehehe, comprei pois estou tendo muitas algas no meu aqua!
Opa! Valeu mermão, estou louco pra ver alguma coise se mexendo lá dentro! Very Happy Se bem que agora comecei a ver uma espécie de "estrelinha" se arrastando pelas rochas. O marinho é muito bacana, quase todo dia eu vejo algo novo lá dentro! Razz
O chiller já está em casa, falta providenciar a bomba e as mangueiras, se tiver tempo vou atrás hoje ainda.
Abração!

Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Qui Jun 17, 2010 8:46 am

Opaaaa é isso ai manooo concerteza estas estrelinhas forma nas rochas, pois no meu tb tem várias é muito show elas são mini estrelas com menos de 1cm hehehehe!

Com relação ao chiller agora sim manoo estás com uma bela akisição!

O que vôce pode fazer é o seguinte seria ter uma sarlo better 2000 e a mesma serviria para pegar água so sump, passar pelo chiller e depois iria para o aquario, vc só precisaria de uma bomba, pois é o que eu faço no meu só uso uma SB2000, e olha que o meu é de 300 litros! e esta bomba sim vc ficaria despreoculpado pois é uma bomba de confiança!

A minha muamba está chegando entre hoje e amanhã!

Com quantos dias está seu aqua montado mesmo?

Abraços!
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Qui Jun 17, 2010 9:57 pm

18 dias hoje...
Fui ligar o chiller e ele vazou um pouco, levei de volta pro Júnior e ele só fica pronto no sábado... Rolling Eyes Pensei em ligar ele na bomba do sump, mas fique com medo de perder vazão, então providenciei outra pre ele, estava pensando em fazer o retorno direto pro aquário pra aumentar a circulação.
Cara fiquei doido com os Zoanthus desse link que você mandou, quero pedir uns no início do mês e que sabe uma anêmona também! Ah se eu fizer tudo que estou querendo vou a falencia... affraid

Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Qui Jun 17, 2010 10:39 pm

é amigo este nosso gosto por marinho só tem isso de ser caro de mais mas é isso mesmo no final vai ficar lindãooooo!!!

a chegaram os mini paguros e por sinal, nunca vi tanto cuidado de uma loja, eles usam sacos duplos com oxigenio, e ainda selam depois com um outro saco maior, e por incrivel que pareça mesmo depois de 24hs a temperatura das macroalgas e dos mini paguros era de 26º, acho que manteu por causa do excelente lacramento que não vazou nenhuma gotinha hehehehehe!

Já sabe amigo vamos pedir juntos as zoanthus vc pede de uns tipos e eu peço de outros tipos depois nós troca as mudas hehehehe!

Assim que estiver tudo ok tenho uma mudinha de yellow pollips te esperando tb!

A vamos marcar este final de semana para vc pegar os pagurinhos para vc manooo!
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Sex Jun 18, 2010 10:19 am

olá amigos......Daniel evite comprar anemonas , são animais extremamente delicados e se não adaptarem no aquario , comprometem todo o sistema...evite, normalmente são pra aquarios com HQI e litragem acima de 200 litros , as mini anemonas actinias apesar de muito bonitas e resistentes , vão comer qualquer coisa , evite coloca-las no seu aquario....lembre-se amigos...a paciencia nesse tipo de montagem é tudo...vc deve dar ao aquario , tempo de adaptação a biologia , normalmente quando vc coloca muita coisa em um curto espaço de tempo ,acontecem booms de algas ,e o equilibrio demora um pouco para estabilizar , grande abraço.
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Sex Jun 18, 2010 7:15 pm

Entendi, vou deixar as anêmonas para um hipotético futuro aquário Wink .

Glauter, valeu manooooo! Me manda uma MP pra dizer a que horas posso passar na sua casa. Esse Yellow Polips vai ficar show aqui no aqua, não vejo a hora de poder coloca-lo no aquário. Quanto as encomendas já tá selado no início do mês acho que já dá pra encomendar algo, ah acho que vai ter mais um amigo que vai querer rachar o frete conosco.
Abração!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   Seg Jul 05, 2010 11:31 pm

Fala galera!!! A cada dia me surpreendo mais com o marinho. Ganhei uns mini paguros do Glauter e estava observando hoje. Junto com a halimeda que eu usei como substrato vieram algumas conchas vazia de caramujos, são até bonitinhas, arrendondas, brancas com uns rajados em rosa/lilás. Totalmente diferentes das conchas dos paguros que são cinza e pontudas. Pois hoje me surpreendi ao ver algumas dessas rochas ocupadas! Shocked Pensei: "será que estão nascendo caramujos aqui?" Pois agora a pouco nova surpresa: flagrei um pagurinho agarrando uma dessas conchas vazias e em seguida ele abandonou a sua concha e se alojou na outra! Laughing Isso acontece sempre com eles? Achei muito interessante, pois não sabia que eles fazem isso!
Ah estou devendo umas atualizações, em breve posto as fotos com os primeiros coráis.
Abraços!

MensagemAssunto: Re: Novo marinho no pedaço!   

Novo marinho no pedaço!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Ciclando Aquário novo fazendo TPA.
» Novo projecto gaivotas!
» Montagem de Aquário Marinho - SUMP
» Como montar um Aquário Marinho
» Aquário Marinho -110 lts-

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Marinho em Geral-