InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Aonde encontrar laterita em belém?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Eduardo Sena
Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 19

MensagemAssunto: Aonde encontrar laterita em belém?   Sex Jun 11, 2010 10:10 pm

boa noite paraenses!
Moro em santarém, mas no dia 03/07 to indo passar uma semana em belem, eu queria saber aonde eu conseguiria laterita na capital?
Ver perfil do usuário http://amazonscaping.blogspot.com
luiz eduardo s. da silva
Regular
Regular

Número de Mensagens : 194

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Sab Jun 12, 2010 7:32 am

Na Aquanorte, fica quase em frente do Colegio Augusto Meira, pq vc não utiliza piçarra como o Rubens utilizou.
Ver perfil do usuário
Eduardo Sena
Alevino
Alevino

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Sab Jun 12, 2010 8:18 am

piçarra?! é bom? eu queria laterita para compor o substrato de uma tanque de 350lts para reprodução de plantas imersamente.
o substrato não vai compor toda á área do fundo (100x100cm) eu vou utilizar potes individuais para cada espécie. O húmus eu já tenho (eu mesmo produzo), mas eu queria ter certeza se lá tem mesmo laterita, pois vou passar muito pouco tempo! quando eu foi na aquanorte ano passado eles só tinham o aquasolo e o azoo condensed.
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Sab Jun 12, 2010 3:53 pm

Cara, eu utilizei essas pedrinhas de piçarra que estavam no fundo de uma area que inunda na época das chuvas, e tenho quase certeza que são ricas em ferro também... apenas não sei a concentração... mas na época que tive plantas vermelhas elas foram muito bem sem fertilização adicional... (usei humus tratado e piçarra)

Abraço!!!

Alevino
Alevino

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Sab Jun 12, 2010 8:12 pm

e tu não tiveste problema com algas ou picos de amonia?
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Dom Jun 13, 2010 5:09 pm

Tive problemas com algas sim no início da montagem, primeiro as filamentosas e depois cianoficeas... sem contar as petecas... Rolling Eyes
Mas as algas sempre fazem parte do inicio das montagens, é só ter uma boa equipe de limpeza, remoção mecânica e muitas tpa´s... quanto a picos de amonia não tive, pois crio nesse aquario até hoje red crystals e inclusive consegui alguns filhotes...

http://gpaquarismo.mrforum.net/album-de-fotos-f5/plantadinho-t790.htm

Aqui dá pra ver o passo a passo a montagem e a saúde que as plantas tinham.

Abraço!!!!

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Dom Jun 13, 2010 5:42 pm

Eu, infelizmente, nunca vi laterita em Belém. A que eu tenho trouxe de uma viagem que fiz ao sudeste...

Alevino
Alevino

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Dom Jun 13, 2010 8:56 pm

pois é, eu tbm nunca vi laterita em bel, sempre quando eu vou na aquanorte ou na vitória régia eles me indiacm os substratos prodac e o aquasolo, mas ele não é completo...
aqui em santarém encontro em todo o trecho da margem da estrada para Alter-do-chão, bastante piçarra, eu vou tentar utilizá-la.

Última edição por Eduardo Sena em Dom Jun 13, 2010 9:08 pm, editado 1 vez(es)
Eduardo Sena
Alevino
Alevino

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Dom Jun 13, 2010 9:06 pm

caramba rubens! essa piçarra é boa mesmo rapa! que húmus é esse que tu usou??
o desenvolvimento da tua HC foi muito bom! e to musgo tbm!
aqui onde eu moro (stm) não tem condições de ter musgos, pelo fato da água do aqua nunca ser menor que 29ºc, muuuito raramente chega nos 28ºc. Só consigo manter os musgos no tanque, que a água é mais fria (25ºc/27ºc).
Sobre a hc, aqui eu tentei utiliza-la em minha montagem, ela parou de crescer, amarelou e morreu, estou tentando ressuscitar "à grito" umas mudas emersamente. Agora eu não entendo por que elas morreram!!?
eram mudas saudáveis do Alex henriques, meu aqua tem co² pressurizado 8h/dia junto com 120w de luz em 128lts.
substrato sera floredepot e prodac fertilplant. Noto que o desenvolvimento das plantas está muito lento, e a água meio turva! ele foi montado dia 18/04/10.
troquei as hc por glossos, e elas estão se densenvolvendo bem rápido, enquanto as outras plantas estão quase estagnadas.
o que será?
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Dom Jun 13, 2010 11:35 pm

Eu usei humus de supermercado mesmo, fervido e misturado com uma parte igual de areia. E a piçarra, essa foi minha experiência... na minha opinião funciona.
Pode ser a temperatura... aqui é pq uso uma ventoinha 110v bem grande em cima do aquario... evapora bastante agua mas segura ate 28ºC... senão passava dos 30ºC tranquilamente... aqui mesmo fico com uma média de 27ºC...
Tive esse problema com a H. cuba em um nano de 9L que montei para minha namorada... com o tempo ela amarelou e morreu, e acho que foi por causa da alta temperatura... só ficaram as Eleocharis... o pouco que consegui salvar emerso aqui tá indo aqui em casa...
Uma coisa que observei aqui... coloca um humus com areia e por cima coloca alguma coisa que segure bem a umidade, no meu caso aqui foram uns musgos que esqueci em uma vasilha e morreram Twisted Evil
Espalhei por cima e joguei as H. cuba e coloquei 0,5cm de água por cima, deixei evaporar e sempre mantenho encharcado... fiz uma outra vasilha sem o esquema do musgo e deixei secar as duas... a que não tinha o musgo as plantas morreram e a que tem o musgo continuam saudaveis...
Tem gente que cultiva elas em xaxim... como é proibido, acho que dá pra colocar uma camada de fibra de coco... deve cumprir o mesmo papel.
Espero que ajude!

Abraço!!!!

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Seg Jun 14, 2010 7:07 am

Fala Edu., posta umas fotos do teu aqua, a laterita consegui mesmmo na aquanorte, porém é muito dificil, mas depois desta descobertta do Rubem, a coisa tá mais fácil e barata $$$$$$$.
Ver perfil do usuário
Eduardo Sena
Alevino
Alevino

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Ter Jun 15, 2010 10:08 am

Ai está ele:

Eduardo Sena
Alevino
Alevino

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Ter Jun 15, 2010 10:21 am

esse o tanque em que eu preciso da laterita para as plantas....

ele foi montado no domingo (13/06)
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Ter Jun 15, 2010 10:26 am

Lindo Iwagumi...
Ficou muito boa a disposição das rochas, que são bem bonitas por sinal.
Lá atrás é uma R. macandra??? Tem outras plantas altas no layout??

Abraço!!

Alevino
Alevino

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Ter Jun 15, 2010 5:53 pm

atrás dessas rochas tem duas moitas de rotala ceylon e green, mas como eu falei, o crescimento dessas plantas está muito lento, a glossostigma até que está razoável e r. macrandra tbm. Mas a green e a ceylon estão lentas demais!
o layout que eu quero me aproximar é esse:
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Ter Jun 15, 2010 8:09 pm

As plantas de caule são um pouco chatas para pegar, mas tenha paciência. Depois é só ficar trabalhando as podas e replantio dos ponteiros, que é a parte bonita da planta de caule.
Abraço!!!

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Qua Jun 16, 2010 6:24 am

muito bom gosto seu aqua, e bonito vc esta injetando co2?, e no seu tanque ha adição de co2?, paciência algumas plantas dependendo do ambiente que vieram levam um bom tempo p/ se adaptarem, no meu caso faram as rotalas macrandras, tive de esperar quase 8 meses para coloca-las no aqua, pois no início era colocar e elas morriam, depois vou postar umas fotos delas agora, obs. no meu aqua além da famosa garrafada adiciono também co2 orgânico da Azoo. Fotos,

Ver perfil do usuário
Eduardo Sena
Alevino
Alevino

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Dom Jul 04, 2010 8:58 pm

pronto pessoal! to e belém e encontrei laterita com o alex de outeiro, acho que todo mundo sabe quem é ele aqui.. pois é, muito boa, e barata, me custou R$3,00 2kg. Aproveitei pra comprar umas plantas e um pouco d aquasolo.
abraço pra todo mundo!
Jefferson
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 29

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Ter Out 05, 2010 7:14 pm

Eduardo Sena, vc tem o telefone do Alex?

Abraços.
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

Número de Mensagens : 254

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Qua Out 06, 2010 4:55 pm

ví laterita la no sub aquario mas nao sei o preço
Ver perfil do usuário
skeeter
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 20

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Qua Out 06, 2010 11:15 pm

Pessoal, laterita nada mais é que uma rocha sedimentar resultante da laterização do solo, tem cor avermelhada devido a presença de hematita (ou oxido de ferro - Fe2O3), logo deve ser possível utilizar a piçarra ou argila vermelha como fonte de ferro nos aquas. Acho mais interessante catar um pouco de piçarra a comprar ensacada Wink
É claro que não sei nada de cultivo de plantas, muito menos em aquários, mas acho que não deve ter nenhum problema a utilização de argila vermelha ou piçarra. Lembrando que quanto mais vermelha maior a concentração de ferro.
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Qui Out 07, 2010 12:47 am

Evite o uso de argila, pois é rica em aluminio e tóxica para a vida aquática.
Jefferson
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 29

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Sex Out 08, 2010 8:25 pm

Eduardo Sena escreveu:
esse o tanque em que eu preciso da laterita para as plantas....

ele foi montado no domingo (13/06)

Amigo Eduardo,

Como faça para consegui uma mudas com vc? Moro em Itaituba, preciso dessa em detaque abaixo e outras que vc possa disponibilizar ou negociar.

Ver perfil do usuário
skeeter
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 20

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   Sab Out 09, 2010 9:27 am

Lucas B Minotto escreveu:
Evite o uso de argila, pois é rica em aluminio e tóxica para a vida aquática.

Nooossa é mesmo??? ainda bem que não montei o meu ainda, eu imaginava que quem era tóxico era alumínio já que a alumina (Al2O3) é extremamente estável não sabia que também causava danos. Mas se não me engano laterita é rica tanto em oxidos de ferro quanto de Al, deve ter me enganado, desculpas Embarassed Embarassed Embarassed
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aonde encontrar laterita em belém?   

Aonde encontrar laterita em belém?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Laterita como substrato
» Como Calcular Volume de Substrato e Laterita.
» Aonde que se localiza os ouvidos dos coleiros?
» Acidificantes naturais
» Compra de rã albina-conselhos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: