InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Deionizador ou Reverse Osmose, são realmente necessários?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Deionizador ou Reverse Osmose, são realmente necessários?   Qui Jun 24, 2010 6:52 pm

Amigos, me ocorreu uma dúvida: O os filtros deionizador e de osmose reversa são utilizados para retirar quaisquer vestígios de materia orgânica que exista na agua, estou correto? Pois então, acabo de medir todos os parâmetros cujos testes tenho disponíveis aqui em casa (amônia, nitrito, nitrato e fosfato). Medi os parâmetros da água que sai do meu filtro (ozonizador) que provê a água que nós bebemos na minha residência e o resultado foi zero em todos eles. Então pergunto, é necessário que eu use o deionizador ou RO quando for preparar a água das TPA's ou eu posso usar o filtro aqui de casa mesmo?
Abraços!

Convidado

MensagemAssunto: Re: Deionizador ou Reverse Osmose, são realmente necessários?   Qui Jun 24, 2010 7:07 pm

Daniel,

vc usa desses da Europa/Hoken??? Sabe que agora vc me deu uma excelente ideia, pois o custo/manutenção desses filtros tendem a ser mais baratos que a resina dos deionizadores. Acredito que se os testes indicam tudo zerados, então não tem pq se preocupar.

Dúvida: a água da torneira, antes de passar pelo filtro contém amonia?

Abçs
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Deionizador ou Reverse Osmose, são realmente necessários?   Qui Jun 24, 2010 7:22 pm

Isso, "herdei" o filtro quando o meu pai se mudou. Só que a amônia já vem zerada na torneira também, então não sei se ele consegue eliminá-la por completo caso a água viesse com mais amônia. Mas vale o teste, se alguém puder fazê-lo. Wink
Abraços!

Convidado

MensagemAssunto: Re: Deionizador ou Reverse Osmose, são realmente necessários?   Qui Jun 24, 2010 7:30 pm

Pois é, a amonia é meu maior pesadelo quando penso em montar aquários de água alcalina. A água do poço vem com pH 5.46 e mais amônia que o máximo do teste da Alcon (fica uma cor + escura que a última escala do teste).

Se eu levasse aí na tua casa uma pet com água daqui teria alguma forma de colocá-la nesse seu filtro pra testar?

Abçs
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Deionizador ou Reverse Osmose, são realmente necessários?   Qui Jun 24, 2010 8:01 pm

Teria que fazer uma gambiarra com uma bomba para empurrar a água, mas acho que pode dar certo. Podemos tentar!
Abraços!

Regular
Regular

Número de Mensagens : 254

MensagemAssunto: Re: Deionizador ou Reverse Osmose, são realmente necessários?   Qui Jun 24, 2010 9:15 pm

estes testes amonia nitrito nitrato fosfato da zero tb na agua da torneira, apenas para completar, tambem de 0 a 1 dh em carbonatos (pois não tem como teste medir menos que isso), de 0 a 1 dh em dureza geral, o que é bem normal em regiões amazonicas, 11mg/l de O2 dissolvido, e da zero de ferro tb
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Deionizador ou Reverse Osmose, são realmente necessários?   Sex Jun 25, 2010 10:44 am

olá amigos.....bem , então vamos entender juntos essa questão....o ozoninizador usado nesses filtros purificadores e bem diferente dos ozonizdores usados em aquarios....primeiramente a questão em relação ao deionizador ,é que são retirados pelas resinas mistas(cationicas e anionicas)metais pesados , como cobre , ferro e etc , alem de silicatos , fosfatos e arsenio(acumulativo venenoso) que estão presentes na agua de torneira....essas "impurezas "são retiradas , proporcionando uma agua mais "pura"que deve ser misturada ao sal sintetico ,evitando em partes a concentração de substancias indesejaveis e de certa forma perigosas para a a manutenção a médio e longo prazo do aquario....o ozonizdor apenas esteriliza a agua... , se estamos falando em bacterias, fungos ,parasitas e etc....o restante continua , ou seja , o mais importante a ser retirado continuará na agua......agora o detalhe mais importante na minha opinião é o seguinte...quando falamos em filtro ozonizador não podemos generalizar em hipotese nenhuma , cada aparelho é calibrado para liberar uma certa quantidade de gás....no caso dos filtros usados para utilidade humana , os niveis de ozonio são toxicos para os peixes ,e algumas pessoas inclusive são totalmente contra o uso de ozonizadores como filtragem , pois acreditam que a longo prazo esse tipo de filtragem afetará sua saúde...mais e os ozonizadores de aquario?....nesse caso todos os aparelhos devem ter um medidor ORP(potencial redox) , quando utilizado de forma errada , esse tipo de "filtragem" pode colocar em risco o potencial redox que a grosso modo significa o poder de oxidação das bacterias em relação a materia organica , ou seja , o coração do aquario...só aconselho o uso de um ozonizador por aquaristas experientes , ou mesmo opte por um UV que na minha opinião é muito mais seguro....então amigos só pra finalizar ...ozonizador(calibrado pra aquarios)=esterilizador , deionisador=purificador......então Daniel na minha opinião , não use essa agua no seu aquario em hipotese nenhuma , .......grande abraço
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Deionizador ou Reverse Osmose, são realmente necessários?   Sex Jun 25, 2010 2:51 pm

É meu amigo, depois de mais essa aula não tenho mais o que contestar, vou ter que continuar comprando a água por mais algum tempo... Rolling Eyes
Um grande abraço!

Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 692

MensagemAssunto: Re: Deionizador ou Reverse Osmose, são realmente necessários?   Ter Jul 06, 2010 9:31 am

Bom acho que o nosso amigo Cetera já falou tudo, e o que se mede estes metais pesados que saem do deionizador é o Medidor de TDS, um aparelho eletronico que mede a água e o ideal é sempre deixar em 000, se ele começar a subir o seu indice é melhor logo em ir pensando em trocar a recisa e carvão do deionizador!
Ver perfil do usuário
ecoservice
Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 1

MensagemAssunto: uau   Qua Nov 09, 2011 4:47 am

realmente bela aula sobre osmose!! super obrigada!!

Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Deionizador ou Reverse Osmose, são realmente necessários?   

Deionizador ou Reverse Osmose, são realmente necessários?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Travas são realmente necessárias?
» Requisitos necessários para se tornar um Juiz OBJO.
» cuidados necessários com calopsitas.
» Osmose reversa e Deionizador
» Fibra de coco.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Marinho em Geral-
Ir para: