InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Montar um aqua do jeito certo [iniciante]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
skeeter
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 20

MensagemAssunto: Montar um aqua do jeito certo [iniciante]   Sex Out 01, 2010 11:01 pm

Bom, depois de minha ultima experiência com um carízinho de 4cm, conheci o aquarismo, mas foi bastante decepcionante (o pobrezinho faleceu!). Agora quero começar tudo de novo do modo correto!
  • Já li uma porrada de coisas e espero que me ajudem com minhas dúvidas.

• Ainda não tenho nenhum peixe nem planta, vou primeiro montar o aqua pra depois povoa-lo (o cascudinho não suportou a espera).

Aqui em Marabá é muito difícil encontrar loja especializada, e vidraçarias cobraram muito caro, tipo quero um aqua de 80x40x50 cm³ = 160L nominal que vai ficar encima de uma comoda no meu quarto, aqui ficaria por R$ 150,00 em Belém consegui por R$ 42,00 (com um amigo de um amigo de um amigo Suspect ) um amigo vai trazer na outra semana pra cá.
to tentando comprar uma bomba de 650L/h no Mercado Livre por R$ 38,00 + Frete (se alguém tiver uma pra vender aceito propostas) dai vou montar um filtro tipo Canister parecido com esse: Link Canister com potes
ainda tenho duvidas quanto ao substrato que vou usar (não quero um plantado, mas algumas plantinhas pra enfeitar rsrsr)

to querendo algo desse tipo Link do aqua que qro

Se alguém tiver alguma sugestão ou ideia que me ajuda, ou não, sinta-se livre para opinar, ficarei bem grato.
por hj!!!
Até mais.
Ver perfil do usuário
skeeter
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Ajuda com o filtro   Sab Out 02, 2010 10:46 am

Pessoal, eu to com uma duvida quanto ao filtro que devo utilizar, eu tava pensando em montar um com vazão de 650l/h, mas vi em alguns forums que deve ser entorno de 1000L/H, é realmente necessário tanta vazao assim? ou posso usar o de 650??? Question Question Question
Ver perfil do usuário
skeeter
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Filtro DIY   Dom Out 03, 2010 2:10 pm

eu to querendo fazer um filtro baseado nesse:

Mas quero colocar em lugar de tubo rígido mangueiras, daí ele será vedado como no esquema que desenhei Very Happy :

====> Tampa:

Será montado nesse pote:

O aquário terá 144L efetivos, pretendo colocar uma bomba submersa de 600 a 1000L/h. Qual a quantidade relativa de Perlon, Carvão e Cerâmica recomendada? Esse filtro vai me atender bem? Se não o que sugerem?
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

Número de Mensagens : 254

MensagemAssunto: Re: Montar um aqua do jeito certo [iniciante]   Dom Out 03, 2010 8:08 pm

olá skeeter pelo menos a minha experiencia de montar um cannister nao foi tao boa assim, principalmente se vc colocar a bomba dentro dele pq o filtro tende a secar, depois de várias tentativas e erros consegui fazer com ele nao segue. coloquei duas entradas de 3/4 ou 25mm ao inves de uma, eu acabei desistindo disso pq da forma que eu estava construindo o meu, acabei gastando mais da metade de um cannister de verdade pois queria que ele fosse tao funcional como um de verdade. Outro detalhe foi a vazao, usei uma bomba de sump de 2100 litros no entanto quando medi a vazao na saida do filtro ela caiu para 800-850 l/h para uma altura de injeçao de + ou - 1,20 metros, Agora quanto a sua pergunta de vazao ela deve ser de + ou - 5 vezes o volume do aquario por hora
Ver perfil do usuário
skeeter
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Montar um aqua do jeito certo [iniciante]   Seg Out 04, 2010 9:58 am

Bom dia,
Amaralfh obrigado pela dica,
Arrow Eu acho que devo colocar a entrada um pouco maior que a saída, já que devo considerar a perda de carga causada pelas mídias filtrantes (não tinha atentado para isto Idea ).
Arrow O problema do filtro secar deve ser pela falta de vedação, pois imagino que se o sistema for fechado o volume de água que é bombeado deve ser igual ao que alimenta o filtro ou então criaria vácuo (por isso devo ter bastante cuidado nesse ponto ou a bomba pode queimar neh?)
Arrow Quanto a perda na vazão eu vou tentar deixar o filtro o mais próximo do aquário, pois se imaginar uma altura de 1,2m acho que deve ter um adicional já que a água vai percorrer duas vezes essa distância (apesar da primeira metade do caminho ser em declive tem alguma perda de carga). Idea Então vou tentar alocar o filtro na metade da altura que ele bombeia, espero que funcione. Será que assim dá certo Question Question Question
Ver perfil do usuário
marceloparedes
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 593

MensagemAssunto: Re: Montar um aqua do jeito certo [iniciante]   Seg Out 04, 2010 11:40 am

Skeeter.

Tb já montei um parecido com o seu em um pote de vidro, sendo que o meu era bem pequeno e tive os mesmos problemas relatados pelo nosso colega amaralfh, ele funcionou durante algum tempo, as vezes secava ora não, mas isso acabou queimando a bomba que era bem pequena e realmente a vazão deixou a desejar, mas era essa a minha intenção, pois o aqua só tinha capacidade efetiva de 5 litros, por isso montei ele por não existir qualquer tipo de filtragem para essa capacidade, hoje está desativado por falta de tempo de montar de novo.

O nosso amigo Miglio tb teve uma experiência com um canister caseiro maior e tb teve porblemas de vazamento que foram resolvidos colocando a bomba fora do canister.

Acredito que para o seu caso seja mais indicado mesmo um canister comercial.

Agora se vc quer ter a experiência e for persistente o aprendizado vale a pena.

Boa Sorte.

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

Número de Mensagens : 254

MensagemAssunto: Re: Montar um aqua do jeito certo [iniciante]   Seg Out 04, 2010 1:19 pm

Lembro que quando comecei a planejar me u cannister havia partido do mesmo principio que vc esta, a quantidade de agua injetada é a mesma que a sugada pois o sistema é fechado, só que na pratica isso nao ocorre, o filtro tende a secar mesmo que o sistema esteja fechado, só detalhando melhor o que fiz, resolvi o problema da mesma forma que vc disse, colocando uma entrada de bitola maior que a saida, so que ai fiquei preocupado que a medida que as midias ficarewm sujas o filtro voltasse a secar, para garantir coloquei duas entradas. Nos cannister de verdade a enytrada é sempre maior que a saida
Ver perfil do usuário
skeeter
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Montar um aqua do jeito certo [iniciante]   Seg Out 04, 2010 1:42 pm

Arrow marceloparedes obrigado pelo comentário, mas será que da errado mesmo? e se eu colar com silicone envolta da tampa e nas mangueiras, será que ainda assim tem vazamento?
Arrow amaralfh obrigado tbm, vc disse que colocou duas entradas certo? isso seria o mesmo que colocar uma entrada com com o dobro do diâmetro da saída ou é necessário dois furos? (é que aumenta as chances de vazamento neh?!?)

Question outra dúvida é quanto ao carvão ativado, é realmente necessário uma filtração química? Pergunto pq vi em um tópico do aquahobby que ele não era tão importante e que basta ter bastante cerâmica que funciona bem e que pode tirar alguns nutrientes da água, alguém pode me dizer se é realmente verdade?
Ver perfil do usuário
marceloparedes
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Montar um aqua do jeito certo [iniciante]   Seg Out 04, 2010 2:34 pm

skeeter escreveu:
Arrow marceloparedes obrigado pelo comentário, mas será que da errado mesmo? e se eu colar com silicone envolta da tampa e nas mangueiras, será que ainda assim tem vazamento?
Arrow amaralfh obrigado tbm, vc disse que colocou duas entradas certo? isso seria o mesmo que colocar uma entrada com com o dobro do diâmetro da saída ou é necessário dois furos? (é que aumenta as chances de vazamento neh?!?)

Question outra dúvida é quanto ao carvão ativado, é realmente necessário uma filtração química? Pergunto pq vi em um tópico do aquahobby que ele não era tão importante e que basta ter bastante cerâmica que funciona bem e que pode tirar alguns nutrientes da água, alguém pode me dizer se é realmente verdade?

skeeter,

Dá uma olhadinha nestes tópicos eles podem fazer com que vc fique um passo a frente dos problemas que vc vai encontrar no caminho.

http://gpaquarismo.mrforum.net/album-de-fotos-f5/micro-nano-25x20x15-atualizado-em-10-11-2009-t592-15.htm

Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Montar um aqua do jeito certo [iniciante]   Seg Out 04, 2010 3:47 pm

Caro Skeeter,

já enfrentei alguns problemas na construção de canister caseiro para um aquário de 135L e, no meu caso, a melhor solução encontrada foi a construção de um filtro de topo, em vidro, estilo sump, que, modesta à parte, possui uma filtragem excelente e me custou menos da metade de um filtro hang on para construir. Aqui tem algumas fotos dele. Se te interessar, tem no fórum o passo-a-passo que fiz do projeto e montagem dele.

Abçs e boa sorte com o aquarismo!
skeeter
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Montar um aqua do jeito certo [iniciante]   Seg Out 04, 2010 4:45 pm

Arrow marceloparedes Nuuuuussa exatamente o que imaginei, só que o pote que eu quero usar é de vidro e tampa dele é bem rígida, acho que isso facilita a vedação. Seu baby canister funcionou bem? ainda ta usando? muuito legal mesmo Exclamation

Arrow Lucas B Minotto Obrigado pela dica, ficou muito elegante, eu não tinha imaginado em colocar o filtro sobre o aqua. Mas será que você poderia me dizer as dimensões do filtro e como que acontece a descarga da água filtrata? eu não percebi na foto, ela cai direto do filtro ou é canalizada de alguma forma? Faz barulho?

Desculpem a aporrinhação Rolling Eyes, mas é que gosto de trabalhos manuais e acho muito mais gratificante construir do que comprar feito, além de ser mais econômico Wink
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Montar um aqua do jeito certo [iniciante]   Ter Out 05, 2010 4:29 am

Skeeter,

você pode dar uma olhada no projeto que fiz aqui. Contém todas as medidas.

Quanto ao encanamento usado na saída, existe um joelho de 90º na saida do filtro, conectado a um T e mais 2 joelhos de 90º. Esses 2 últimos joelhos ficam com o bocal levemente inclinado para dentro da água, sendo assim, movimenta pouco a superfície e não faz barulho. Estou usando essa configuração há pouco tempo, pois estou criando plantas low tech nele. Mas no passado, quando criava acaris, deixava os joelhos da saída rentes a superfície, para agitar e oxigenar bem a água, pois acaris são peixes que adoram muita correnteza e água bem oxigenada.

Note que a parte de encanamento é bastante flexível, você pode adaptá-la para a situação que achar melhor. Por exemplo, se eu fosse fazer um plantadão, faria uma flauta num eletroduto preto e a prenderia ao longo do filtro, por baixo dele, dessa forma, a agua sairia por varios furos, rente a agua, movimentando pouco a superficie, ou seja, oxigenando pouco a agua (ideal para evitar a perda de CO2 em plantados).

Outro detalhe é que o filtro em si nao faz barulho de corredeira de água, as vezes as pessoas pensam que em funçao da água percorrer vários compartimentos, que ela criaria bolhas (borbulhamento), e por isso faria barulho, além de causar uma mega oxigenaçao, mas nesse filtro isso nao ocorre, tornado-o viável a aquários plantados.

Espero ter tirado suas duvidas.
skeeter
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Montar um aqua do jeito certo [iniciante]   Ter Out 05, 2010 10:05 am

Lucas B Minotto, Pow ficou muito bom o projeto, parabéns! Sim esclareceu bem.
Mais uma coisa, voce disse:

"Acredito que já tenha encontrado uma maneira bem econômica de viabilizar o projeto e de cara reduzir (e muito) o peso. Aguardem por uma surpresa nesse projeto."

Você fez as alterações? poderia postá-las?

Obrigado.
Ver perfil do usuário
marceloparedes
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Montar um aqua do jeito certo [iniciante]   Ter Out 05, 2010 12:06 pm

[quote="skeeter"] Arrow marceloparedes Nuuuuussa exatamente o que imaginei, só que o pote que eu quero usar é de vidro e tampa dele é bem rígida, acho que isso facilita a vedação. Seu baby canister funcionou bem? ainda ta usando? muuito legal mesmo Exclamation

skeeter,

Funcionou bem durante quase um ano, porém a bomba queimou e eu me mudei, portanto acabei não montando mais, mas qualquer dia desses reativo ele denovo. O problema que dava era na hora da limpeza que sempre surgia aqueles relatados problemas de vazamento.

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
skeeter
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Montar um aqua do jeito certo [iniciante]   Ter Out 05, 2010 2:18 pm

marceloparedes obrigado, Acho que vou fazer com o pote mesmo já que funcionou por tanto tempo acho que o meu vai durar tambem Wink

O filtro de topo do Lucas B Minotto tem uma estética perfeita, mas acho que foge ao meu orçamente :'( vou cotar os preços dos dois pra decidir, mas ta mais fácil fazer o canister.
Ver perfil do usuário
skeeter
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Flora   Ter Out 05, 2010 2:26 pm

Pessoal, mais uma coisa, meu aquário deve chegar essa semana e quero colocar algumas plantas, mas coisa pouca lowtech mesmo. Vocês poderiam me recomendar algumas espécies para dar um visual legal pro aqua (se possível com foto)? E é verdade que as plantas ajudam na ciclagem? eu posso colocar plantas no período da ciclagem?
Obrigado.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Montar um aqua do jeito certo [iniciante]   Sab Out 09, 2010 1:36 pm

Lowtech, seriam anubias, microssoruns, musgos... algumas higrophylas e já tive hemianthus em aquário com pouca luz...
Ta ruim de te mandar fotos pois minha net é péssima... mas pesquisa esses nomes no google e terá mais informaçoes...
As plantas devem sempre ser colocadas no inicio da montagem.

Abraço!!!!

MensagemAssunto: Re: Montar um aqua do jeito certo [iniciante]   

Montar um aqua do jeito certo [iniciante]
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Vermifugação
» qual é o jeito certo de colocar cd pro meu coleiro?
» Iniciante no laguismo, preciso de dicas para montar meu lago.
» filtro biológico de fundo.porque ele é tão mal visto?
» Como montar um Aquário Marinho

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Doce em Geral-
Ir para: