InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Incentivo e auxílio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
santoro
Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 2

MensagemAssunto: Incentivo e auxílio   Dom Out 24, 2010 11:58 am

Boa tarde,
De pronto, alego que sou iniciante no aquarismo.
Desta forma, solicito, se possível, esclarecimentos aos seguintes questionamentos:
Acabo de encomendar um aquário com as seguintes medidas: 2,0 X 0,4 X 0,5 mts(Comp, Larg, Alt). A idéia inicial era montar um malawi.
Todavia, estou inclinado a modificar a idéia original para um marinho com a seguinte fauna:
a) Ocellaris;
b) Clarkii;
c) Tomato clown, e;
d) True percula.
Motivo da escolha: Facilidade.
Quantidade de cada exemplar: 2 ou 3.
Assim, só existirão peixes.
O que já tenho:
a) Aproximadamente 45 Kg de rocha viva;
b) Aproximadamente 25 Kg de concha moída;
c) Aproximadamente 15 Kg daquelas conchas misturadas com um material fino identificado com aragonita(segundo informação de quem me cedeu);
d) 60 Kg de areia de filtro de piscina já lavada;
e) Canister Jebo 839, e;
f) Sistema de iluminação: 4 setores para lâmpadas de 30w.
Face ao exposto, é possível iniciar com este material?
Acredito, pelas pesquisas, que necessitarei de um Skimmer. Porém, poderá ser hang on?
Iluminação: 4 x t5, sendo duas azuis e duas brancas são suficientes?
Temperatura da água: Moro no RJ. Há necessidade de equipamento para resfriamento?
Ou, com toda sinceridade, pela falta de experiência aliada ao tamanho do aquário, devo ficar com o projeto do malawi?
Antecipo agradecimentos aos colaboradores.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Incentivo e auxílio   Dom Out 24, 2010 2:09 pm

No seu lugar eu montaria o malawi apos pesquisar bastante... e estudaria tudo o que pudesse sobre marinhos e elaboraria um projeto a longo prazo, como a compatibilidade, equipamento, parametros, etc... Marinho não é um campo para aquaristas iniciantes, principalmente por ser uma parte mais $$$$ do hobby, ondes os deslizes são menos tolerados e as frustrações maiores...
Já criei malawis e são apaixonantes... mas qualquer tipo que você for montar eu iria lhe sugerir um sump como filtragem...

Abraço!!!

Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 2

MensagemAssunto: Re: Incentivo e auxílio   Dom Out 24, 2010 3:11 pm

Boa tarde Rubem!!
Agradeço pelo seu posicionamento.
Quanto à seguinte afirmação "Marinho não é um campo para aquaristas iniciantes", tenho que discordar plenamente. Não há nada no mundo que possa ser impossível de iniciar. Hellen Keller é prova disso.
Com a devida orientação aliada a vontade de acertar, é possível sim para um iniciante montar um marinho e ter sucesso.
Não sei se por experiências pessoais, desistiu de algum projeto que julgou ser acima da sua capacidade de conhecimento naquele momento. Mas, não é uma regra para todos.
Acredito que seu posicionamento tenha fulcro na seguinte questão: Lidar com vidas. Todavia, como dito acima, com a devida orientação, as vidas não serão ceifadas. Se forem, o mérito, também, será do orientador.
Em relação aos demais pontos suscitados:
Compatibilidade: Qualquer pessoa com experiência poderá balizar e indicar-me os exemplares adequados;
Equipamento: Basta saber o que comprar, e;
Parâmetros: Realizar as medições e equacionar de acordo com a necessidade. Também, com o auxílio de um algum expert.
Assim, aquela afirmação é infundada, não só pelas exposições apresentadas, mas, principalmente, por não conhecer a capacidade de quem é o "iniciante". Não escrevo só em meu favor, mas em relação à todos que se enquadrem nesta categoria.
Seria mais interessante se a afirmação fosse feita no sentido de demonstrar que o "campo" é complexo para um iniciante, com baixa probabilidade de sucesso, irá necessitar de alguém para supervisionar todo o projeto, etc... Mas não impossível.
Entendo que seu posicionamento é de quem batalhou muito, talvez por anos e anos, para adquirir experiência e ter sucesso em seus objetivos. Já observei que tal comportamento é comum em diversos fóruns. Não está errado. Mas, afirmar incapacidade sem analisar é subjugar.
Quando fui aluno do CPOR-RJ, Curso de Material Bélico, uma frase utilizada por um dos instrutores, marcou muito: " Não pergunte se sou capaz, apenas me forneça a missão".
Ressalto que escrevo em função da afirmação de incapacidade e não em relação ao posicionamento sobre o Malawi. Esta é uma possibilidade, por isso questionei.
Na certeza de que irá entender meu ponto de vista.
Abraços,
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Incentivo e auxílio   Dom Out 24, 2010 7:56 pm

Com certeza, concordo com você... só disse aquela afirmação no sentido do campo mesmo... aquarismo marinho possui alguns meandros a mais que o aquarismo doce... e isso também varia de região para região... aqui no norte o aquarismo marinho pode nao ser tão difundido como no Sudeste do Brasil, e aí você pode inclusive conhecer pessoas que possam facilitar e muito você iniciar no marinho...
A minha posição é de que na hora que fizesse a encomenda do tanque o projeto já estivesse todo pronto, seja no papel ou na cabeça, só pela questão do planejamento... apenas citei o que eu faria.
Boa sorte com o seu projeto!!!

Abraço!!!

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Incentivo e auxílio   Qui Out 28, 2010 1:42 pm

olá amigos......bem Santoro , vou te dar algumas dicas sobre o seu futuro projeto(marinho)....seu aquario tem 400 litros....então a quantidade minima de rochas deve ser de 1 kilo pra cada 5 litros....isso quer dizer que vc deve providenciar + 35 kilos.....lembrando que em um aquario marinho , vc não pode colocar as rochas em etapas....tipo...45 kilos agora , depois de 1 mês mais 10 kilos e etc....a montagem deve ser completa com a totalidade das rochas.....em sistemas com uma quantidade menor de rochas vivas , a biologia será muito fragil......e o potencial redox não será eficiente ..... o potencial redox a grosso modo , significa o poder de oxidação pelas bacterias beneficas.......o canister jebo 839 deve ser descartado da montagem......por varios motivos.....mais vou citar 2.....o primeiro é que bombas ou algum outro equipamento que use algum tipo de rotor , fabricado pela jebo , ou alguma outra marca chinesa , normalmente trava em agua salgada.....em segundo....o uso de filtros canister em aquarios marinhos , acaba propiciando a aumento de nitrato....e esse elemento é muito prejudicial em sistemas marinhos..... a circulação é muito importante....ela deve ser de 15 a 20 vezes passando pelas bombas....ou seja...no seu aquario vc deve proporcionar de 6000 a 8000 litros hora .....use bombas power head , distribuidas no aquario.....existem modelos bem compactos que podem ser usados no seu sistema...........no caso da iluminação , esta tranquilo....se realmente for montar um fish only , essa iluminação será suficiente.........em relação a fauna.....vc quer misturar especies de palhaços......existe uma grande possibilidade de haver confrontos.....normalmente palhaços de diferentes especies , costumam ser agressivos entre si......de qualquer forma , como a litragem do aquario é grande , a possibilidade diminui.........em relação ao skimmer.....ele pode ser hang on , mais o modelo mais forte que conheço , é feito pra aquarios até 150 litros.....outros modelos mais potentes , são feitos para serem usados em um sump.....mais entre não usar , e usar um de 150 litros...prefiro a segunda opção...........a seu estado assim como o Pará é um "forno".......mais normalmente , peixes tem uma tolerancia maior em relação a temperatura....se fossem corais....dificilmente vc conseguiria mante-los sem um chiller(resfriador).....use colers ....aqueles de 14 x 14 são ótimos...e só conectar um termostato(de resfriamento) nele.....faça testes....a temperatura limite para os peixes é 29 a 30 graus.....se passar disso , vc pode perder toda a fauna....fazendo testes , vc identifica a quantidade de colers que terá que usar no sistema...........grande abraço
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Incentivo e auxílio   

Incentivo e auxílio
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dicas para auxílio em alimentação forçada com descrição de acontecimentos
» Auxílio com doenças em carpas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Marinho em Geral-