InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Incentivo e auxílio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
santoro
Alevino
Alevino


Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/10/2010

MensagemAssunto: Incentivo e auxílio   Dom Out 24, 2010 11:58 am

Boa tarde,
De pronto, alego que sou iniciante no aquarismo.
Desta forma, solicito, se possível, esclarecimentos aos seguintes questionamentos:
Acabo de encomendar um aquário com as seguintes medidas: 2,0 X 0,4 X 0,5 mts(Comp, Larg, Alt). A idéia inicial era montar um malawi.
Todavia, estou inclinado a modificar a idéia original para um marinho com a seguinte fauna:
a) Ocellaris;
b) Clarkii;
c) Tomato clown, e;
d) True percula.
Motivo da escolha: Facilidade.
Quantidade de cada exemplar: 2 ou 3.
Assim, só existirão peixes.
O que já tenho:
a) Aproximadamente 45 Kg de rocha viva;
b) Aproximadamente 25 Kg de concha moída;
c) Aproximadamente 15 Kg daquelas conchas misturadas com um material fino identificado com aragonita(segundo informação de quem me cedeu);
d) 60 Kg de areia de filtro de piscina já lavada;
e) Canister Jebo 839, e;
f) Sistema de iluminação: 4 setores para lâmpadas de 30w.
Face ao exposto, é possível iniciar com este material?
Acredito, pelas pesquisas, que necessitarei de um Skimmer. Porém, poderá ser hang on?
Iluminação: 4 x t5, sendo duas azuis e duas brancas são suficientes?
Temperatura da água: Moro no RJ. Há necessidade de equipamento para resfriamento?
Ou, com toda sinceridade, pela falta de experiência aliada ao tamanho do aquário, devo ficar com o projeto do malawi?
Antecipo agradecimentos aos colaboradores.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador
avatar

Número de Mensagens : 2112
Idade : 34
Data de inscrição : 22/05/2008

MensagemAssunto: Re: Incentivo e auxílio   Dom Out 24, 2010 2:09 pm

No seu lugar eu montaria o malawi apos pesquisar bastante... e estudaria tudo o que pudesse sobre marinhos e elaboraria um projeto a longo prazo, como a compatibilidade, equipamento, parametros, etc... Marinho não é um campo para aquaristas iniciantes, principalmente por ser uma parte mais $$$$ do hobby, ondes os deslizes são menos tolerados e as frustrações maiores...
Já criei malawis e são apaixonantes... mas qualquer tipo que você for montar eu iria lhe sugerir um sump como filtragem...

Abraço!!!

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
santoro
Alevino
Alevino


Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/10/2010

MensagemAssunto: Re: Incentivo e auxílio   Dom Out 24, 2010 3:11 pm

Boa tarde Rubem!!
Agradeço pelo seu posicionamento.
Quanto à seguinte afirmação "Marinho não é um campo para aquaristas iniciantes", tenho que discordar plenamente. Não há nada no mundo que possa ser impossível de iniciar. Hellen Keller é prova disso.
Com a devida orientação aliada a vontade de acertar, é possível sim para um iniciante montar um marinho e ter sucesso.
Não sei se por experiências pessoais, desistiu de algum projeto que julgou ser acima da sua capacidade de conhecimento naquele momento. Mas, não é uma regra para todos.
Acredito que seu posicionamento tenha fulcro na seguinte questão: Lidar com vidas. Todavia, como dito acima, com a devida orientação, as vidas não serão ceifadas. Se forem, o mérito, também, será do orientador.
Em relação aos demais pontos suscitados:
Compatibilidade: Qualquer pessoa com experiência poderá balizar e indicar-me os exemplares adequados;
Equipamento: Basta saber o que comprar, e;
Parâmetros: Realizar as medições e equacionar de acordo com a necessidade. Também, com o auxílio de um algum expert.
Assim, aquela afirmação é infundada, não só pelas exposições apresentadas, mas, principalmente, por não conhecer a capacidade de quem é o "iniciante". Não escrevo só em meu favor, mas em relação à todos que se enquadrem nesta categoria.
Seria mais interessante se a afirmação fosse feita no sentido de demonstrar que o "campo" é complexo para um iniciante, com baixa probabilidade de sucesso, irá necessitar de alguém para supervisionar todo o projeto, etc... Mas não impossível.
Entendo que seu posicionamento é de quem batalhou muito, talvez por anos e anos, para adquirir experiência e ter sucesso em seus objetivos. Já observei que tal comportamento é comum em diversos fóruns. Não está errado. Mas, afirmar incapacidade sem analisar é subjugar.
Quando fui aluno do CPOR-RJ, Curso de Material Bélico, uma frase utilizada por um dos instrutores, marcou muito: " Não pergunte se sou capaz, apenas me forneça a missão".
Ressalto que escrevo em função da afirmação de incapacidade e não em relação ao posicionamento sobre o Malawi. Esta é uma possibilidade, por isso questionei.
Na certeza de que irá entender meu ponto de vista.
Abraços,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador
avatar

Número de Mensagens : 2112
Idade : 34
Data de inscrição : 22/05/2008

MensagemAssunto: Re: Incentivo e auxílio   Dom Out 24, 2010 7:56 pm

Com certeza, concordo com você... só disse aquela afirmação no sentido do campo mesmo... aquarismo marinho possui alguns meandros a mais que o aquarismo doce... e isso também varia de região para região... aqui no norte o aquarismo marinho pode nao ser tão difundido como no Sudeste do Brasil, e aí você pode inclusive conhecer pessoas que possam facilitar e muito você iniciar no marinho...
A minha posição é de que na hora que fizesse a encomenda do tanque o projeto já estivesse todo pronto, seja no papel ou na cabeça, só pela questão do planejamento... apenas citei o que eu faria.
Boa sorte com o seu projeto!!!

Abraço!!!

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador
avatar

Número de Mensagens : 1089
Idade : 40
Data de inscrição : 11/04/2008

MensagemAssunto: Re: Incentivo e auxílio   Qui Out 28, 2010 1:42 pm

olá amigos......bem Santoro , vou te dar algumas dicas sobre o seu futuro projeto(marinho)....seu aquario tem 400 litros....então a quantidade minima de rochas deve ser de 1 kilo pra cada 5 litros....isso quer dizer que vc deve providenciar + 35 kilos.....lembrando que em um aquario marinho , vc não pode colocar as rochas em etapas....tipo...45 kilos agora , depois de 1 mês mais 10 kilos e etc....a montagem deve ser completa com a totalidade das rochas.....em sistemas com uma quantidade menor de rochas vivas , a biologia será muito fragil......e o potencial redox não será eficiente ..... o potencial redox a grosso modo , significa o poder de oxidação pelas bacterias beneficas.......o canister jebo 839 deve ser descartado da montagem......por varios motivos.....mais vou citar 2.....o primeiro é que bombas ou algum outro equipamento que use algum tipo de rotor , fabricado pela jebo , ou alguma outra marca chinesa , normalmente trava em agua salgada.....em segundo....o uso de filtros canister em aquarios marinhos , acaba propiciando a aumento de nitrato....e esse elemento é muito prejudicial em sistemas marinhos..... a circulação é muito importante....ela deve ser de 15 a 20 vezes passando pelas bombas....ou seja...no seu aquario vc deve proporcionar de 6000 a 8000 litros hora .....use bombas power head , distribuidas no aquario.....existem modelos bem compactos que podem ser usados no seu sistema...........no caso da iluminação , esta tranquilo....se realmente for montar um fish only , essa iluminação será suficiente.........em relação a fauna.....vc quer misturar especies de palhaços......existe uma grande possibilidade de haver confrontos.....normalmente palhaços de diferentes especies , costumam ser agressivos entre si......de qualquer forma , como a litragem do aquario é grande , a possibilidade diminui.........em relação ao skimmer.....ele pode ser hang on , mais o modelo mais forte que conheço , é feito pra aquarios até 150 litros.....outros modelos mais potentes , são feitos para serem usados em um sump.....mais entre não usar , e usar um de 150 litros...prefiro a segunda opção...........a seu estado assim como o Pará é um "forno".......mais normalmente , peixes tem uma tolerancia maior em relação a temperatura....se fossem corais....dificilmente vc conseguiria mante-los sem um chiller(resfriador).....use colers ....aqueles de 14 x 14 são ótimos...e só conectar um termostato(de resfriamento) nele.....faça testes....a temperatura limite para os peixes é 29 a 30 graus.....se passar disso , vc pode perder toda a fauna....fazendo testes , vc identifica a quantidade de colers que terá que usar no sistema...........grande abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Incentivo e auxílio   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Incentivo e auxílio
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dicas para auxílio em alimentação forçada com descrição de acontecimentos
» Auxílio com doenças em carpas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Marinho em Geral-
Ir para: