InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 aclimatação de corais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Denis Cetera
Moderador
Moderador
avatar

Número de Mensagens : 1089
Idade : 39
Data de inscrição : 11/04/2008

MensagemAssunto: aclimatação de corais   Seg Maio 12, 2008 8:29 pm

Quando receber corais e fragmentos, é sempre muito melhor assumir que o estress do transporte tenha enfraquecido o animal.Voce pode também determinar a intesidade desse estress examinando o saquinho de água.Água turva e odor desagradável são indicadores de que o animal foi submetido a pesado estress.

Pode ser muito melhor colocar animais altamente estressados em baldes com grandes quantidades de água salgada nova antes de aclimatá-los.
Os animais recém chegados devem ser cuidadosamente observados quanto a quaisquer sinais de perda de tecido ou de enfraquecimento de cores.

Um coral que está perdendo tecido deve ser quarentenado e vc deve assumir que um forte estress ocorreu.

A melhor maneira de aclimatar um animal moderadamente estressado é flutuar seu saquinho ou colocá-lo num recipiente separado ,aonde ele vagarosamente será aclimatado a temperatura e química da água do seu aquário.Tenha certeza que a temperatura dessa água não esfrie abaixo da temperatura do aquário.

Uma vez que o coral esteja numa água aonde sua composição é de pelo menos 60% de agua do aquário vc pode dar um banho para matar qualquer patógeno causador de doenças e que podem ter proliferado dentro do recipiente de transporte.

Muitas espécies de bactérias e protozoários podem normalmente ser encontrados em pequeno número vivendo na mucosa superficial destes corais.

O procedimento para o banho para eliminar doenças superficiais é 20 minutos em 1(um ) litro de água do seu aquário,aonde foram adicionadas 10(dez) gotas de solução de Lugol a 5(cinco)% ou 20 gotas de tintura de iodo encontrada em qualquer farmácia que tem concentração típica de 2,2% .Após isso vc pode colocar o coral ou fragmento em seu reef.
Se vc tem qualquer fragmento ainda não montado ( sem um pedaço de rocha ou outro substrato em sua base)é sempre melhor aguardar 24 horas em um bom reef para recuperar o estress do transporte,mas isso apenas se vc tiver uma superfície plana aonde o fragmento não será perturbado por lesmas (turbo snail por exemplo) ou pela corrente de água que poderiam fazer o fragmento ir parar embaixo das rochas .
Se um local seguro não pode ser arranjado , os fragmentos devem ser montados logo em seguida ao banho de iodo.

É recomendado usar a mstura epóxi que vem em forma de bastão.Alguns tem muito sucesso com a super cola (cianoacrilato) em forma de gel.Se usar o epóxi é melhor colocar a cola já misturada na rocha fora da água,mas rapidamente colocada de volta na água.Isto faz a colar aderir melhor.

O fragmento também é montado fora da água e rapidamente recolocado sob a água.

É altamente recomendável colocar o fragmento recém montado em um recipiente separado enquanto o epóxi endurece ,apos isso essa água é descartada.

Também é uma boa idéia repetir o banho de iodo 48 horas após a montagem do fragmento,usando o procedimento descrito acima para prevenir infecções secundárias que podem ocorrer devido a morte do tecido que entra em contato com o epóxi ou a super cola.

Quando receber colonias ou fragmentos de corais o ideal é não colocá-los diretamente em uma forte corrente de água nem sob forte iluminação .
Isto é por que o animal provavelmente está estressado e o fino tecido está muito enfraquecido.

Forte corrente de água pode fazer o tecido descolar do esqueleto do coral assim como também a luz muito intensa faz que a fotosíntese ocorraem uma taxa muito acentuada para o animal enfraquecido possa utilizá-la adequadamente.

Após o animal ter se recuperado do estress do transporte ele pode ser colocado em seu aquário em um local adequado a cada espécie.( essas considerações são quanto a correte de água,iluminação,etc...)

O tempo de duração da recuperação depende de quanto estress foi submetido o animal durante o transporte.

Este tempo pode variar de 24 horas a uma semana e meia.
Com experiencia vc vai desenvolver uma intuição para reconhecer o tecido do animal saudável e recuperado.



Texto extraído de Dynamic Ecomorphlogy (acclimation and mounting) , um grande abraço.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
aclimatação de corais
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Corais moles no aquário
» Coral pode viver em água doce?
» Como tratar o coral?
» Coral em aquário de aquário doce ?
» Tintas próprias para pintura em acessórios de aquários de água doce

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Marinho em Geral-
Ir para: