InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  

Compartilhe | 

Algas, algas e mais algas!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Algas, algas e mais algas!   Sab Set 17, 2011 6:51 pm

Bom amigos, eu tenho um plantado de aproximadamente 330 litros (150x50x45) que está com um sério problema de petecas. Antes de começar deixem-me contar a hstória desse aquário: ele foi montado a pouco mais de um ano e meio, porém poucos meses após a montagem acabe abandonando-o por falta de tempo. Assim acabei perdendo toda a flora e doei os peixes que restaram (exceto uma bótia que se escondeu quando eu retirei os peixes... Wink ). Eu ia desmontá-lo, porém como a bótia ficou lá acabei mantendo por alguns meses sem plantas e sem acender as luzes. Também passei uns bons meses sem fazer TPA's.
Em julho eu estava de férias e resolvi reativar o plantado, fui até o Alex complei umas plantinhas, enchi o cilindro e fui em frente. Porém quando acendi as luzes os problemas começaram. Primeiro foram as algas marrons, depois as verdes nos vidros, até aí normal. Como eu não fazia TPA's a um bom tempo, comecei a fazer trocas grandes (40 a 50%) uma vez por semana para baixar os nitratos que estavam nas alturas. Então começaram a aparecer as petecas... tufos aparecem sobre a areia o tronco estava coberto e a anúbias tomadas... Hoje resolvi me mexer, retirei o tubo de saída do canister e limpei todas as petecas de lá, retirei o tronco e uma das rochas e dei uma bela esfregada em baixo da torneira, retirando cerca de 90% das algas que lá estavam (inclusive um foco de cianos que apareceu na ponta do tronco), elevei a saida do canister afim de diminuir a movimentação no meio do aquário (e consequentemente sobre o tronco e rochas) e aumentar na superfícia, retirei as partes das plantas mais afetadas, exceto as anúbias, aumentei a saída do CO2 e fiz uma aplicação de Flourish Excel sobre os piores focos (principalmente nas anúbias) e Flourish Potassium. Ufa... Fiz tudo isso agora a tarde a pretendo intercalar as aplicações do Excel a cada 3 três dias antes da luzes apagarem. Vamos ver se funciona. Se tverem mais sugestões eu agradeço.
Abraços!

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Algas, algas e mais algas!   Qua Set 21, 2011 7:53 pm

Fala Daniel!!! Quanto tempo!! Laughing
Cara vai dar trabalho, mas fora as petecas, as outras algas vão melhorar se voce aumentar a frequencia das tpas...
Como o aqua é grande, eu usaria o glutaraldeído... ja usei em um aqua de 50l com red crystal e foi tudo bem... só tem que calcular a dosagem... joga em cima das malditas petecas que nem o excel e em poucos dias elas definham...

Abraço!!!!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Algas, algas e mais algas!   Qui Set 22, 2011 2:37 pm

Fala Rubem!! Pois é, passei um tempão afastado mas como diria o Roberto Carlos: Eu voltei aqui é meu lugar! Razz
Glutaraldeído!!! Eu lembrava que tinha visto em algum tópico vocês sugerindo o uso de um produto em substituição ao Excel, mas não lembrava qual era, valeu! Agora, onde eu acho isso pra vender? Embarassed
Sobre as TPA's, eu bem que gostaria de fazer mais, mas também devido ao tamanho do aquário fica complicado fazer a toda hora e eu estou mantendo o esquema de 1 vez por semana. Fico prometendo que vou aumentar pra duas vezes mas acabo protelando a tpa pro fim de semana...
Com relação as petecas parece que deram uma diminuída após os procedimentos que eu descrevi, ontem a noite fiz mais uma aplicação do Excel e o que posso dizer é que os tufos que apareciam no substrato praticamente desapareceram e os focos nas anúbias, tronco e rochas começam a esbranquiçar. Vou atrás do glutaraldeído agora pois já foi mais da metade do vidrinho de Excel que eu comprei... Rolling Eyes
Abração!

Regular
Regular

Número de Mensagens : 254

MensagemAssunto: Re: Algas, algas e mais algas!   Dom Set 25, 2011 7:03 pm

O gluta é um pouco dificil de encontrar e quando encontra não querem te vender, existe uma fiscalização forte em cima deste produto. Na almirante barroso esquina com a humaitá (se não me engano) existe uma big ben, bem ao lado tem uma loja de produto hospitares lá eles tem uma venda de balcão e vendem o glutaraldeido, 1 litro custa 6 reais (absurdamente mais barato que o excel).
Uma dica, como é barato compre um pequeno estoque considerando a validade do produto pois de uma hora para outra a fiscalização aperta e fica dificil compra-lo
Ver perfil do usuário
rafael.compassi
Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 12

MensagemAssunto: Re: Algas, algas e mais algas!   Seg Set 26, 2011 5:10 pm

Pode usar o RC Flora Carbo no lugar do Excel.

Não sei se pode postar links, qualquer dúvida, procure no google!

Abraço
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Algas, algas e mais algas!   Seg Set 26, 2011 5:14 pm

Que eu saiba não há problemas em postar links aqui, vou pesquisar esse RC Flora Carbo. Mas de qualquer forma essa semana re procurar o glutaraldeído. O meu aquário teve uma melhora notável na última semana e eu pretendo que continue assim.

Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 12

MensagemAssunto: Re: Algas, algas e mais algas!   Seg Set 26, 2011 5:20 pm

Então:

www.rcflora.xpg.com.br/carbo.html

Ah, esqueci de me apresentar, ehhehe.

Sou o RC do logo da RC Flora, ehehhe.

Aquarista, pesquisador, acadêmico de engenharia química ao seu dispor.

Abraço!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Algas, algas e mais algas!   Dom Out 02, 2011 8:10 pm

E aí, Daniel, blz?

Há cerca de um ano eu comprei um galão de glutaraldeído na OMNI ODONTO MÉDICA. Fica na Bernal do Couto proximo da D. Romualdo Coelho. Eles tem site, http://omniodonto.com.br/index.html

Na época foi a única coisa que matou as petecas, usei a mesma dose do Excel.

Bons tempos aqueles..saudades do aquarismo...

Boa sorte com as petecas!

Abraços
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Algas, algas e mais algas!   Dom Out 02, 2011 11:36 pm

Fala Lucas, tudo beleza amigão!
Obrigado pela ajuda, a minha esposa trabalha em hospital e acabou me arrumando uma garrafa de 1 litro de glutaraldeído, estou usando a uma semana e estou praticamente livre das petecas. Razz O aquário parece outro em comparação ao que era a 20 dias atrás.
E quanto a você, o que houve? Teve que deixar o aquarismo de lado? Uma pena, eu sei o que é isso, passei por uma fase complicada e por pouco não acabo com tudo mas acabei mantendo um aquário e a paixão voltou a crescer. Assim que a cara dele estiver um pouco melhor coloco umas fotos aqui pra galera curtir. Estou pensando em reativar um micro-nano de camarões, vamos ver se dá certo, aqui é sempre complicado por causa da temperatura...
Lucas, meu amigo, não abandone o fórum mesmo sem ser um aquarista ativo no momento (espero que seja um momento passageiro) sua experiência é muito importante na nossa comunidade, e digo sem medo que, juntamente com o Dennis Quaresma, você é o participante deste fórum que tem a melhor mão para o aquapaisagismo e espero que no futuro você volte a nos brindar com mais uma bela montagem. Wink
Um grande abraço do seu amigo,

Convidado

MensagemAssunto: Re: Algas, algas e mais algas!   Sex Out 07, 2011 10:30 pm

Que bom que tá resolvendo. O glutaral é tiro e queda, extermina com as petecas rápido.

Quanto aos elogios, obrigado, mas estou longe de ser referência no aquapaisagismo. Deixo isso pro pessoal da Aquabase, que a cada ano nos surpreendem com suas montagens no IAPLC.

Um breve resumo da minha história recente:
Estou afastado do aquarismo desde março, quando tive de me mudar de Belém para Brasília. Trouxe meu aqua de 300L comigo, mas como estou morando em um lugar provisório desde então, ainda não pude montá-lo. Espero consiguir fazê-lo para o ano que vem. Ah, minha Acanthodoras spinosissimus está morando confortavelmente num container de 50L, um ótimo espaço para um peixe que passa o dia todo colado no termostato...espero montar um lar decente pra ela em breve. Peixe muito resistente. Aguentou 28hs de viagem de carro numa boa dentro de um pote de sorvete.

Andei meio afastado aqui do GPA por um bom tempo, pois não via o pessoal das antigas, com quem eu me relacionava, mais postando e li uns posts desagradáveis de uns membros novos exigindo coisas como se tivessem numa relação de consumidor-vendedor com o forum, o que acabou me desmotivando. Fiquei mais acompanhando o Ipaq, o Era e o Sekai. É foda você ver belas montagens mundo a fora e não poder exercer seu hobby.

Bom, é isso aí. Até a próxima!

Abraços
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Algas, algas e mais algas!   Dom Out 09, 2011 12:00 pm

Eu também passei mais de 1 ano sem aquário nenhum... mas há uns 20 dias montei um nano de 27x27x27 com uns camaroes e assim que puder posto umas fotos... Só colocando uma observação, o glutaraldeído é vendido com um galão (geralmente a 2%) e um vidrinho com um pó ou líquido ativador, e por favor não misturem!!!! Ele é usado para desinfecção/esterilização química de instrumentos ambulatoriais/hospitalares... mas como disse, se bem usado não causa problemas... se tive sucesso com red crystals com a "ajuda" do calor de belém, não acho que seja danoso para o sistema.

Abraço!!!

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 593

MensagemAssunto: Re: Algas, algas e mais algas!   Qui Abr 05, 2012 10:17 pm

Olá pessoal,

Reativando este tópico eu gostaria que alguém tirasse uma dúvida que fiquei apos ler todos os post deste tópico.

É o seguinte, o glurataldeído serve para combater as petecas no lugar do Flourishe excel, ok, porém ele tem o mesmo efeito para o uso do excel, ou seja, fonte de CO2 gluconado para as plantas? Ou seja, posso aplicar em nanos plantados? Se sim qual a dosagem a ser aplicada?

Um abraço a todos e vamos ver se a gente passa a movimentar um pouco mais o fórum.

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

Número de Mensagens : 254

MensagemAssunto: Re: Algas, algas e mais algas!   Sex Abr 06, 2012 3:43 pm

em sites estrageiros tem bem mais informações sobre o uso do glut que aqui no Brasil, o que se descobriu é que o principio ativo de glutaraldeido e do excel é mesmo, ã diferença é que formulação do excel é menos tóxica para manipulação, exietem grupos de aquaristas que usam com a mesma dosagem do excel e outros um pouco menos 5 ml para 40 l dose inicial e 5 ml para 200l dose de manutenção é a dose do excel, 5ml para 50 litros e 5ml para 250 l é a dose que alguns usam inclusive eu por considerar que ele é mais tóxico.
Ver perfil do usuário
marceloparedes
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 593

MensagemAssunto: Re: Algas, algas e mais algas!   Dom Abr 08, 2012 11:57 am

amaralfh,

Aqui a algum tempo atrás os colegas falaram em locais onde adquiriram o produto, atualmente onde vc acha que eu posso encontrar? E qual o custo mais ou menos?

Desde já obrigado.

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Algas, algas e mais algas!   Dom Abr 08, 2012 6:29 pm

Encontra em lojas de materiais hospitalares, médicos, odontológicos... quanto a concentração vc precisa recalcular pois o excel é a 1,5% se não me engano e o glutaraldeído é a 2%...

MensagemAssunto: Re: Algas, algas e mais algas!   

Algas, algas e mais algas!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Comedores de Algas
» Algae Turf Scrubber - ATF (filtragem com algas!)
» Algas Petecas
» Algas peteca em aquário marinho. Fotos
» Algas Nori

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: