InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Tanque super alcalino!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
victor_rodrygues
Regular
Regular

Número de Mensagens : 185

MensagemAssunto: Tanque super alcalino!!!   Dom Abr 01, 2012 4:23 pm

Olá galera.....

Estou com um pequeno problema.... mandei fazer dois tanques de tijolo/cimento, entao..... esperei 15 dias p secar bem e agora estou enchendo-os aos poucos, pois bem.... estou colocando uma agua com um pH de 5,6 no tanque, mas ao testar a agua sexta, ontem e hoje a agua do tanque está com um pH de mais de 10 Shocked .....

alguem tem uma dica p eu tantar abaixar esse pH p 6,6 ou 6,8???? ontem coloquei umas folhas de castanheira, mas nao adiantou nada....

o/
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

Número de Mensagens : 254

MensagemAssunto: Re: Tanque super alcalino!!!   Dom Abr 01, 2012 6:24 pm

Se vc não adicionou nada na agua só pode ser o cimento, ele tem ph de 12 a 13,5, quase o máximo da escala que é de 14. Com o tempo o hidroxido de calcio que o torna alcalino será eliminado e o ph estabilizara
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Tanque super alcalino!!!   Dom Abr 08, 2012 5:10 pm

Tem que encher e secar várias vezes até estabilizar o cimento... taca uns troncos lá dentro!!!

Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 2

MensagemAssunto: Re: Tanque super alcalino!!!   Seg Abr 16, 2012 4:00 am

Meu primeiro post srsrs descobri esse forum ontem e adorei saber que aqui em Belém há pessoas que se interessam pelo assunto, e gostam.

Isso me deu força de vontade para viver do que meu pai me fez apreciar e gostar mais do que tudo, que é aquarismo.

Estou tentando de todas as formas trabalhar com isso mas não sei por onde começar...estou pesquisando e tudo.

Bem, eu tenho um pequeno tanque no meu quintal...e isso aconteceu comigo também... eu coloquei um pequeno tijolo dentro e um pedaço de java que se alastrou.....e crio platis, molinésias e alguns espadas a 5 anos neste tanque ..... quando ele fica super populoso, eu vendo para um amigo alguns exemplares... Smile

O mais engraçado é que o tanque é um viveiro por si, eu não tenhu problemas de doenças, nem nada... apenas troço um ouco da agua todo fim d mês, e tiro uns pedaços da planta java quando axo q tá demais.

Smile

cheers
Ver perfil do usuário
marceloparedes
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 593

MensagemAssunto: Re: Tanque super alcalino!!!   Seg Abr 16, 2012 8:59 am

Olá Diogo,

Seja bemvindo ao GPA.

Pelo que vc falou vc deve ter muito musgo de java, então pergunto vc gostaria de negociar (vender, trocar, etc) seu excedente?

Estou de mudança e vou precisar de muito musgo para o que eu pretendo fazer.

Quaquer coisa se vc tiver interessado entre em contato via MP.

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

Número de Mensagens : 254

MensagemAssunto: Re: Tanque super alcalino!!!   Sex Abr 20, 2012 6:47 pm

Eu nunca consegui grandes resultados com musgo em aquarios, eu acho que sempre foi a temperatura em média 32 graus, e nos dias mais quentes 34 graus.
Ver perfil do usuário
victor_rodrygues
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Tanque super alcalino!!!   Sab Abr 21, 2012 12:22 am

Voltando aos tanques.... Cool

Consegui baixar o phH p 7.0... fiz duas trocas parciais totais, com intervalo de 3 dias entre cada uma e coloquei umas 10 folhas de castanheira em cada tanque, engraçado que elas ficaram branquinhas, acho que pela deposição do cálcio ou coisa do tipo...

No mais... já fiz até mais dois tanques - agora estou com quatro de 500l (acabei com o espaço do quintal Twisted Evil )....

Obrigado pelas dicas....

o/
Ver perfil do usuário
Diogo Fernandes Lopes
Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 2

MensagemAssunto: Re: Tanque super alcalino!!!   Qua Abr 25, 2012 9:07 am

Marcelo Paredes pois é amigo, desculpa a demora a entrar aqui, mas realmente eu eliminei bastante musco e deixei bem poquinho, o resto eu acabei dando para uma pequena loja aqui de Belém.
Ver perfil do usuário
tainã
Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 1

MensagemAssunto: Ajudaaa   Qui Abr 26, 2012 1:45 am

boa noite gente sou nova por aqui, crio betta há 1 ano, mas nenhum durou mais que 1 mês.
é triste mas é real.
há uma semana resolvi que ja que estava tentando ia fazer direito, fui ate uma loja que se chama bixo sem grilos rsrs.. la tem de tudo.
comprei teste de PH q é uma maravilha.
comprei o condicionador de agua. (pois fiquei sabendo que a aqua que eu usava era inadequada) usava agua de mina.
comprei uma ração de boa qualidade e um aquario de 2 litros
ele tem o fundo de cimento com umas pedrinhas de rio, e uns enfeites de plastico.
e eu ja tinha outro aquario do mesmo tamanho mas liso.
mas surgiu um problema, o aquario com o fundo de cimento esta extremamente alcalino.
no teste ele fica mais azul que o azul maximo do teste.
e o outro esta acido.
no que esta acido coloquei umas conchinhas ( li aqui que ajuda)
mas no alcalino nao sei oq fazer, creio que seja o cimento.
eu moro numa cidade pequena e a unica cidade que tem lojas que vendem artigos para aquario é há 40 km daqui
me ajudem, nao quero ver mais bettas mortos em meus aquarios.
obrigadoooo Very Happy
Ver perfil do usuário
victor_rodrygues
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Tanque super alcalino!!!   Qui Abr 26, 2012 7:46 pm

Olá Tainã.....

Fundo de cimento?? nao entendii...... mas... coloca um pouco de vinagre junto com a água, espera dois dias, poe agua nova e testa o pH, se ainda continuar faz o mesmo processo (água + vinagre) espera mais dois dias, seca, poe água nova e testa o pH.... e assim sucessivamente até que o pH se estabilize, ok???

abrçs....
Ver perfil do usuário
marceloparedes
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Tanque super alcalino!!!   Qui Abr 26, 2012 11:05 pm

Vitor,

Um dia desses acompanhei uma discussão a respeito do uso do vinagre para acidificar a água, porém o grupo falava especificamente do vinagre da maça. Vc usa ou conheçe o uso desse ou pode-se usar qualquer vinagre? A medida que um usuário do grupo usa é de 20ml para 300lts de água.

Porém acredito que a medida vai depender de como está o Kh da água.

De qualquer forma eu tenho vinagre de maça e vou testar por esses dias e vou registrar em um tópico específico minhas experiências com o vinagre de maça, pois estou criando Killis e eles precisam de água ácida e minha água, apesar de ácida ao sair da torneira, em pouco tempo se torna super alcalina, pois o Kh da minha água é zero, então ele não segura por muito tempo o valor do Ph.

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
victor_rodrygues
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Tanque super alcalino!!!   Sex Abr 27, 2012 10:38 pm

Bom... Eu nao tenho experiencia nenhuma com uso de vinagre p acidificar a água e por os peixes Very Happy ... eu estava me referindo apenas ao uso do vinagre para neutralizar a alcalinidade gerada pelo cimento...

esse método de "neutralização" eu encontrei na internet, num site sobre criação de peixes em larga escala, em tanques de concreto... e como eu estava com esse problema em meus tanques, eu usei-o em um dos tanques, e deu certo, o processo de estabilização do pH foi bem mais rápido do que o de troca de água apenas.... eu usei uma garrafa de vinagre normal (eu acho que deve ter 500ml) p 500 lts de água, ou seja, 1ml de vinagre p cada litro de água com pH maior que 10.... foi necessário repetir o processo de encher e secar o tanque apenas uma vez....

Li também que o uso do vinagre pode redizir a resistencia do concreto, mas até agora nao notei nada de diferente no tanque tratado com esse processo, vamos esperar p ver depois....

Então é isso.... E aki em belém (pelo menos aki no jurunas Very Happy ) a água já sai com um pH de 6,6 da torneira... o problema é alcalinizar isso, como consegues??? "apesar de ácida ao sair da torneira, em pouco tempo se torna super alcalina".....

o/
Ver perfil do usuário
marceloparedes
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Tanque super alcalino!!!   Seg Abr 30, 2012 10:49 am

victor_rodrygues

Eu ainda não testei o uso do vinagre para acidificar a água, pretendo neste feriado fazer, posto em tópico adequado os resultados.

Quanto a água de ácida se tornar alcalina, não é uma ação minha, ocorre naturalmente, somente bastando a água descansar. Este efeito me intrigou desde qdo me mudei para um prédio que tem poço arteziano.

Segundo uma discussão a respeito em outro fórum um dos participantes afirma que esse efeito é devido a água estar com CO2 dissolvido e na medida que o CO2 se dissipa o pH começa a subir, ou seja passa de ácido para alcalino.

Uma outra coisa que observei nesta minha água é que se medirmos essa água assim que sai da torneira ela apresenta um altíssimo índice de amônia, porém os peixes não sofrem com esse aparente índice, por isso acredito que seja uma medida que talvés seja mascarada também pelo CO2, neste caso são conjecturas minhas, qto ao caso do CO2 dissolvido é uma conclusão de outro colega.

Vc pode ver aqui neste link a discussão a respeito em outro fórum.

Faq: pH muito alto! Porque? Como Baixar?

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
victor_rodrygues
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Tanque super alcalino!!!   Qua Maio 02, 2012 11:07 pm

Esse poço é dos milagres??? Very Happy p alcalinizar um pouco minha água (que uso para os guppys) tenho que por um pouco de halimeda no filtro...

Conversando com minha namorada (que estuda eng. ambiental) ela disse que a água em belém tende a ser mais ácida devido a grande carga orgânica (folhas, árvores mortas, dejetos humanos Twisted Evil e outras coisas) que encontram-se nos rios e nos nossos queridos lagos que abastecem a cidade (daki a pouco se nada for feito estarão pior que rio guamá), e que em alguns pontos de coleta o ph gira em torno de 6,2, e em algumas nascentes próx. a 4 Shocked ...

Mas esse teu poço.... scratch Tú jah medistes a amônia depois de deixar a água descansar também??? Essa amônia é medida da água direto da torneira, sem uso algum de condicionadores??? Alguns testes com apenas um tubo de reagente (p.ex. os da alcon), são compostos de sais de Nessler e sofrem interferência de condicionadores, indicando amônia que não existe.... Ou sei lá.... Very Happy

Abraço....
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tanque super alcalino!!!   

Tanque super alcalino!!!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Peixes de água alcalina em tanque -compatibilidade-
» Tanque Plantado (Projetando)
» Tanque com Tilapias
» FAZ AQUARIOS SUPER BARATOS
» aquario ficando muito alcalino

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Doce em Geral-