InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Novo aquário plantado 160 x 45 x 41

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
marcelo
Regular
Regular

Número de Mensagens : 246

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Sex Ago 10, 2012 8:24 am

Na verdade eu nem me preocupo tanto com a vazão do canister, pois me falaram que os discos não gostam de muita movimentação na água e também o movimento retira o CO2, eu estou preocupado com o tamanho das cesta para mídia. Meu canister é um Hoppar 2208 - 800 l/h. Eu estou usando cerâmica (Bioglass Dymax 1 Kg), perlon e carvão ativado. Eu queria mais espaço para colocar pelo menos 1 kl de siporax. Eu olhando o movimento dá água, eu acho que o problema não é vazão.
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Sex Ago 10, 2012 9:00 am

Aí é que você se engana, seu aquário tem quase 300 litros, uma filtragem eficiente exige (no mínimo) 5x o volume de água do seu aquário por hora, o que daria 1.500 l/h, melhor se fosse 7x (2.100 l/h) e o ideal 10x (3.000 l/h).

Tem como você distribuir com uma flauta a saída de água... assim a água do aquário não cria aquela correnteza devido a grande vazão dos filtros.

Bom, é só um conselho, acho que sua filtragem tá deficiente. Outra sugestão seria aquela que o rubem falou, filtro de areia fluidizada.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Sex Ago 10, 2012 10:25 am

Na verdade, devido ao substrato e um tronco bem grande que tem no meu aquário, eu conto ele como 250 litros. Quanto a vazão do filtro, para mim que sou novo no ramo (faz 1 ano e meio que tenho aquário, e vai fazer 2 meses que estou com esse aquário maior), confesso que estou confuso, porque a gente vê gente experiente divergindo quanto a vazão do filtro ideal para um aquário plantado e com discos. É fato que vou trocar meu filtro por outro maior para adicionar mais cerâmica e aumentar a colônica de bactérias (quanto a isso ninguém diverge), não sei ainda qual modelo comprar, pois não posso me dá o luxo de adquirir e depois me arrepender. Devido a essa filtragem deficiente é que estou querendo ficar no momento somente com 5 discos, 20 neons e uns 4 corydoras pequenas, que eu considero uma população baixa para a litragem do meu aquário, não sei se estou enganado.
Quanto a seu conselho, eu agradeço muito, pois é através de conversa com gente experiente e nossa própria vivencia é que a gente vai criando nossos próprios conceitos.
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Sex Ago 10, 2012 11:39 am

Outra opção é comprar um canister da sunsun no mercadolivre de 1.000 l/h, encher com ceramica e botar pra rolar, Custa R$ 300,00 e vem com filtro UV. Fala com o Dennis que ele comprou um desses pro aquário dele.

Aí vc deixa os 2 funcionando... 1.800 l/h com UV e filtragem biológica otimizada, não tem erro.

Se vc tiver habilidades manuais pode também construir um filtro canister vc mesmo, com tubo pvc ou pote de leite. Vai gastar menos de 80 reais. Aqui mesmo no fórum tem alguns tutoriais.

http://gpaquarismo.mrforum.net/t754-canister-1000l-h-diy-pote-de-leite?highlight=canister+pote+leite

Esse link pode te ajudar.

Abraços

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Sex Ago 10, 2012 1:03 pm

Eu verifiquei o link do filtro, e achei ele interessante, apesar de não conhecer a marca. Eu acho impossível botar outro filtro no meu aquário, porque ele tem, tanto no vidro frontal como no traseiro, uma trava pegando quase toda a extensão do aquário, so deixando uma entrada pequena em cada canto para entrar a mangueira de saída e entrada de 1 canister.
Quanto a montar um, está fora de cogitação, não pelo valor que é muito mais em conta, é porque eu não tenho habilidade mesmo.
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Sex Ago 10, 2012 1:46 pm

Tenho um SunSun de 1.400 L/h e lampada UV no meu aquário do Polypterus e ele funciona muito bem. Recomendo.

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Sex Ago 10, 2012 9:06 pm

Tá funcionando o UV dele Miglio???

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Seg Ago 13, 2012 8:30 am

Não, mas ainda tenho aquela lampada que me deste pra repor, rs.

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Seg Ago 13, 2012 1:36 pm

Tem que abrir e mexer na fiação que deteriorou...

Regular
Regular

MensagemAssunto: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41 (Atualizado)   Ter Set 04, 2012 9:36 am

Fauna Atual: 3 discos selvagens, 19 neons cardinais, 15 matogrosso, 1 rodóstomo e 1 neon negro e alguns camarões fantasmas que fazem limpeza no substrato a noite.
Alimentação: enquitréias, larva de besouro, tetra color bit e alcon shrimp
Canister: Via Aqua 700 L/h (3 quilos de cerâmica biograss Dimax) + 500 g de carvão ativado + perlon

[img]<script src='http://img189.imageshack.us/shareable/?i=dsc00226pp.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>[/img]

[img]<script src='http://img641.imageshack.us/shareable/?i=dsc00253vw.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>[/img]

[img]<script src='http://img42.imageshack.us/shareable/?i=dsc00214da.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>[/img]

[img]<script src='http://img19.imageshack.us/shareable/?i=dsc00200yi.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>[/img]

[img]<script src='http://img534.imageshack.us/shareable/?i=dsc00219us.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>[/img]

[img]<script src='http://img198.imageshack.us/shareable/?i=dsc00235mz.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>[/img]

O grande inconveniente é que eles brigam muito, principalmente na hora da ração, o disco menor é o que mais leva corrida, e o que vive mais acuado.

Esse é o menor deles, e o menos bonito
[img]<script src='http://img855.imageshack.us/shareable/?i=dsc00198aq.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>[/img]

[img]<script src='http://img152.imageshack.us/shareable/?i=dsc00247yc.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>[/img]

Sei que a grande maioria é contra usar um filtro com essa vazão para um aquário desse tamanho, mais sou da teoria que o mais importante é a quantidade e a qualidade da cerâmica para as bactérias do que a vazão do filtro, até porque os discos estão muito tranquilo com a agua se movimentando pouco.
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Ter Set 04, 2012 11:43 am

Aquário mutio bonito apesar de eu continuar achando a filtragem deficiente. Tens feito testes de ph?

Pra acabar com as brigas aumente o cardume dos discos pra 5 ou 6 indivíduos. afro

Abraços.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Ter Set 04, 2012 11:51 am

Tenho feito sim, e a cor nem aparece na escala da alcon, eu acredito que esteja em torno de 5.8 a 6.0. Estou pensando seriamente em usar algum produto para alcalinizar um pouco, talvez por isso não tenha nem um caramujo no meu aquário.
Quanto aos discos, eu estou querendo adquirir mais uns 2 pelo menos, mais não encontro para comprar nesse mesmo padrão de selvagens. Não queria adquirir daquele tipo mais comum. Se alguém tiver alguma sugestão onde posso encontrar, eu agradeceria.
Ver perfil do usuário
Anderson Almeida
Regular
Regular

Número de Mensagens : 353

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Ter Set 04, 2012 11:57 am

Marcelo, quem tem vendendo dicos, não sei se é o que você quer, mas eu vi no 2 no Edson do canto do Beta e um cara que sempre tem dicos para vender é um que fica na Rua dos Mundurucus, quase na esquina da 14 de abril, ele já me ofereceu, mas não sei se eu conseguiria manter esses moços no meu aquário. Veja que estamos indo nesse dia 07.09.2012 no Charles e no Alex para comprarmos umas plantas, de repente tenha lá alguns peixes... Se quiseres veja no tópico de plantas.
Ver perfil do usuário
marcelo
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Ter Set 04, 2012 1:09 pm

Eu vou ligar para o canto do beta para perguntar, quem sabe ele não tem o que eu quero. Eu vi no sub aquário, mais os de lá eram muito comuns. Esses 3 quem me vendeu foi o Daniel de trás do Castanheira, os outros que ele tem lá eram mais comuns.
Quanto ao Alex, eu sei que ele não tem discos não, o rapaz (Charlie, mais não é esse que vocês mencionaram, é outro) que me fornece plantas e me todas as dicas tem uma amizade com o Alex, se ele tivesse eu ja saberia.
Eu não conheço essa outra loja que você falou. Você sabe o telefone ?

Eu queria um desses selvagens que está no link abaixo:

http://www.forumacaradisco.com.br/forum_posts.asp?TID=350

Quanto a disco serem peixes dificil de manter, eu não concordo. Eu acho que o segredo é uma grande colônia de bactérias no filtro, ph variando pouco e espaço no aquário, eu nem faço controle de temperatura e os meus estão super bem, na hora da ração eles espantam até os matogrossos e os neons, eu vejo isso como um bom sinal, já me falaram que até as brigas são normais entre os ciclídeos.
Ver perfil do usuário
Anderson Almeida
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Ter Set 04, 2012 1:58 pm

Marcelo, eu ainda nao defini minha fauna. tenho atualmente 1 barbos, 5 coridirias e 1 pitu no aquário de 70 litros... Mas eu não sei se continuarei com os barbos, apesar de adorar os bixinhos (*-*). Eu queria algo mais comunitário, mas tem muita gente aconselhando a não misturar os barbos com outras espécies, pois eles são muito curiosos e amam biliscar os outros peixes, principalmente os de longa cauda. Meu aquário tem 100 x 40 x 45 - Comp X largura X altura. Sinceramente, até gostaria de ter um aqua no teu estilo, mas a falta de experiência me deixa receioso quanto a criar os discos.
Ver perfil do usuário
marcelo
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Ter Set 04, 2012 2:20 pm

Eu não tenho experiência com barbus, mais ouvi dizer que eles gostam beliscar as folhas das plantas, causando alguns danos. Um conselho que lhe dou é procurar não misturar muitos as espécies de peixes, procure 2 ou 3 que goste mais e invista nesses indivíduos, dando uma melhor condição possível para eles. O meu aquário tem quase 300 litros, e eu so tenho 3 espécies (tem 1 rodóstomo e 1 neon negro porque eu não consigo tirá-los). Eu estou com 1 ano e 6 meses com aquário, e essa é minha 3 montagem. Outro conselho que lhe dou é quanto a filtragem; use anéis de cerâmica de qualidade, e escolha um filtro que possa colocar bastante, por mais que sejam mais caro. Se você já tiver com orçamento apertado, aguarde mais um pouco para fazer a montagem, no futuro você não vai se arrepender
Ver perfil do usuário
Anderson Almeida
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Ter Set 04, 2012 2:32 pm

O meu é filtro traseiro mesmo. Calculo eu que eu terei uns 160 litros de agua e o meu é de 900 l/h. Quanto ao material de filtragem, como o filtro tem dois vazantes, pretendo por um com purigem e perlon e no outro lado colocar lava natural da Ista mais perlon. Assim, pretendo que de tudo certo. Quase indo par ao mundo dos dicos *-*.
Ver perfil do usuário
marcelo
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Ter Set 04, 2012 2:38 pm

Como escrevi no outro tópico, eu não sou tão experiente assim, não conheço a lava natura da Ista. Quanto a ir para o mundo dos discos, eu acredito que seu aquário seja pequeno para colocar um cardume de 4 ou 5 indivíduos, mais tem gente o forum com mais experi~encia que pode orientar melhor.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Ter Set 04, 2012 7:16 pm

Tá ótimo o seu aquario, acho que pra fauna que você tem hoje, controlando a alimentação e não tendo preguiça de fazer as tpas ( Laughing ) a sua filtragem tá de boa. Agora uns 2 discos a mais recomendo pelo menos um filtro hang on a mais. As correrias entre eles sempre vão existir, só que vão dispersar entres os individuos, não se concentrar no menor.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Qua Set 05, 2012 8:39 am

Meu aquário tem uma trava percorrendo toda a parte de tras do aquário, tem so duas entradas pequenas em cada canto para passar as mangueiras do canister.
Eu pensei em colocar mais um filtro para aumentar a quantidade de cerãmica e consequentemente a biologia do aquário. Mas não tem como. Quanto as TPAs, eu faço de 30% toda semana, eu tenho medido a amônia e tem estado controlado.
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Qua Set 05, 2012 8:57 am

Faltou você dizer qual espécie de Barbo vc tem, se for o sumatra ou aurulios realmente podem dar problemas, mas se for outras espécies como ouro, cereja, etc são bem mais tranquilos.

Regular
Regular

Número de Mensagens : 263

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Qui Set 06, 2012 8:56 am

Mto bonito o aquario.. e belos peixes..
Ver perfil do usuário
marcelo
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Qui Mar 28, 2013 8:43 am

Bom dia Pessoal.

So pra dar uma atualizada no tópico depois de algumas mudanças no layout.

Fauna atual: 4 discos selvagens, 30 neons cardinal e 1 borboleta strigata (as outras 9 pularam através de uma pequena fresta atrás da tampa)

É isso, espero que gostem. A respeito da flora, eu acho que ainda falta melhorar, pois estive enfrentando surto de algas que parece que agora está controlado, e também espero que o carpete de Eleocharis parvula feche em toda a frente do aquário.
Aceito sugestões, críticas ou opniões.

Última edição por marcelo em Qui Mar 28, 2013 9:33 am, editado 3 vez(es)
Ver perfil do usuário
MarceloCaetano
Regular
Regular

Número de Mensagens : 183

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Qui Mar 28, 2013 9:20 am

Marcelo, dá gosto ver, muito bonitos, os peixes e o aquário, os Discos parecem muito saudáveis, parabens!
Ver perfil do usuário
marcelo
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   Qui Mar 28, 2013 9:27 am

Obrigado Marcelo, esses discos selvagens estão muito adaptados eles comem praticamente na minha mão.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Novo aquário plantado 160 x 45 x 41   

Novo aquário plantado 160 x 45 x 41
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Aquário Plantado com Corydoras e outros
» Aquário Plantado - Primeira Poda - 12/11/11
» Finalmente meu primeiro aquário plantado
» Novo aquário Plantado Ajuda !