InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

SOBRE ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Anderson Almeida
Regular
Regular

Número de Mensagens : 353

MensagemAssunto: SOBRE ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO.   Sab Ago 04, 2012 10:49 am

Pessoal, Eu estive olhando em diversos foruns e estou curioso sobre a utilização de LED para iluminação em plantados. Por favor, me deem uma ótima opinião, pois comprei um aquário no Edson - canto do beta - e quero fazer uma boa iluminação e que seja posto o famoso custo benefício da mesma.
A LED é um pouco cara, porém, a vida útil seria uma boa qualidade juntamente com a questão do consumo de energia. O que acham? Vou la na casa das lâmpadas ver se tem dessas.
Ver perfil do usuário
Anderson Almeida
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: SOBRE ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO.   Sab Ago 04, 2012 11:09 am

Pessoal,

Liguei agora para o mundo das lâmpadas e foi o seguinte: 2m e 30 cm de fita LED + a fonte de 12 v + Algo para o rapaz instalar tudo = R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) - meu aquário de 100 x 40 x 45 - comprimento x largura x altura. O que acham???
Ver perfil do usuário
Marcelo Correa
Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 436

MensagemAssunto: Re: SOBRE ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO.   Sab Ago 04, 2012 1:44 pm

cara acredito que com lampadas de led vc tera que ter bastante pois a mesma ilumina bem pouco, e seu aquario é grande e precisa de bastante iluminação se vc for fazer um plantado, caso não seja um plantado não precisaria de muita luz.
Você tem quer ver quanto cada led tem de potencia. para se fazer um calculo mais exato.

Normalmente é 1 wts para 1 litro. Mais isso pode varia.
Ver perfil do usuário
heskethlucas
Regular
Regular

Número de Mensagens : 134

MensagemAssunto: Re: SOBRE ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO.   Sab Ago 04, 2012 4:09 pm

Para plantas regra geral
1,5w para cada 1L

Para peixes regra geral
1w para cada 1L

Obs: tem especies que precisam de mais ou menos iluminação mais em regra geral isso ja ajuda. Te aconselho a procurar mais informções sobre a planta e o peixe que vc esta querendo.
Ver perfil do usuário
Anderson Almeida
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: SOBRE ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO.   Sab Ago 04, 2012 4:52 pm

As LED fora descartadas nesse formato de fitas de silicone, pois o povo usa mesmo são luminárias de super LED que é muito bom sim, mas não vi os preços ainda. Irei nessa segunda no Mundo das Lampadas na manoel barata e ver lá se vale apena ter esse tipo de iluminação.

Povo, tem muita gente na NET, foruns, dando sinal verde para esse tipo de iluminação que não é de se utilizar a mesms regra dos W/L e sim Lumines.

Vou estudar melhor isso e ver se compro mesmo as LED ou Compactas. O medo das compactas é que mesmo sendo elas mais baratas e economicas na compra, é na conta de energia. As LED são caras, porém, extremamente economicas e mais eficiêntas. E agora??? Esperar ir nas lojas e fazer o comparativo.
Ver perfil do usuário
Marcelo Correa
Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 436

MensagemAssunto: Re: SOBRE ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO.   Sab Ago 04, 2012 5:10 pm

acho melhor vc fazer um comparativo e uma pesquisa melhor na net em outros forum, antes de ir na loja.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: SOBRE ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO.   Sab Ago 04, 2012 5:25 pm

São mais econômicas e quase não esquentam (uma benção para nossa região)... Quando morava em Belém meus plantados chegavam fácil aos 33 ºC em alguns dias usando compactas... agora precisas ver qual a potencia total dessa luminaria led, em watts e lumens.

Acho que hoje compensa o investimento em aquários pequenos, pois geralmente os leds a venda no nosso mercado são de baixa potência...
Tenho bastante curiosidade por este assusto porem meu tempo está escasso para pesquisar... Vai postando teus resultados e experiências aí!

Abraço!

Regular
Regular

MensagemAssunto: SOBRE ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO.   Sab Ago 04, 2012 6:00 pm

Encontrei essa pessoa postando no Forum Aquaflux. Eu fico com vontade de fazer o mesmo projeto, mas sou muito leigo em montagem das mesmas. Vou entrar em contato com ela para saber se ela vende o kit que ela fala no mesmo tópico e tirar dúvidas com ela. Tomara que ela me ajude. A economia seria estrondosa.

Projeto de LED Concluído

Sou suspeita pra falar de leds estou tendo excelentes resultados com leds.
Não gostei dos leds da deal extreme achei eles meio fracos em termos de iluminação alguns amigos aqui de bh compraram e não gostaram.

No meu caso no meu aquario de quase 70cm de altura o resultado foi animador substituí 200w em lampadas poer 60w de led e 2m de fita rgb para fazer a iluminação noturna. não me arrependo.
E o projeto aqui em casa anda crescendo! Depois de experimentar muitas temperaturas de cor fontes entre outros cheguei num resultado Excelente com os leds. Alguns vão dizer que ainda é caro. Eu não acho caro levanto em consideração que uma T5 bacana custa em torno de R$140,00 + o Reator que é uns R$80,00.

Posso afirmar que para as plantas, principalmente as vermelhas o ideal são leds 6500k, não tem erro. Estou usando esses Leds em 3 aquarios meus com sucesso. Por ultimo quis fazer uma montagem um pouco diferente pra iluminação, usei spots de aluminio e o acabamento ficou muito bonito posteriormente farei uma calha de aluminio ou de acrílico. mas gostei do charme do spot.
Barboplanet Aquario principal 300l - Este foi o motivo da pesquisa de leds (eu usava 2 T5 54w junto com compactas era uma droga). 6 Leds 10w ( sendo 2 10000k,2 warm 4000k, 2 6500k) e 2m fita rgb que uso para iluminação noturna. e pela manhã...

Aquario de Tetras 3 Leds 10w 6500k 800lumens cada. Notei uma diminuição das algas marrons e algas no vidro. As plantas vermelhas ficam bem vermelhas mesmo.

Aquario camarões malawa usa 3 Leds 3w 6500k cada led 180lumens. Já tem 3 meses que estou usando as plantas estão mais verdes e acabou o problema da lampada ficar fraca com o tempo.

Para instalação em Aquarios com tampa em madeira quando o cliente tem interesse em furar a tampa eu já estou comercializando os módulos.

Minhas plantas estão saudaveis minhas algas diminuiram o aquaro está muito mais iluminado e minha conta de luz agradece!
Deem uma olhada no meu album no flickr e vocês vão acompanhar o que estou dizendo... comprovem com os próprios olhos e quem for de bh e tiver interesse em conhecer me manda um email nell2br@gmail.com .
Abraços.

http://www.aquaflux.com.br/forum/viewtopic.php?f=27&t=10860
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: SOBRE ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO.   Sab Ago 04, 2012 6:06 pm

Acho bom você trocar uma idéia com essa pessoa e pedir umas dicas... depois repassa pra gente aqui no fórum...
Sem dúvida led é uma boa, não só pela economia, mas você vai ver como controlar a temperatura vai ficar mais fácil.
O grande negócio é achar o led certo, então pega umas dicas com quem entende mesmo, pois lojista normalmente só se interessa em vender.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: SOBRE ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO.   Sab Ago 04, 2012 6:08 pm

Rubem,

Estou querendo muito. O kit que ela oferece no forum aquaflux sai por R$ 160,00 já com a mãe de obra do furo na tampa, então eu quero mesmo, pois ao ir no mundo das lâmpadas espero que lá tenha as LED que ela indica. Imagina só, você gasta em torno de R$ 100 para montar cada um desses de LED, vamos dizer que gaste em torno de R$ 200,00 para montar sua iluiminação, (NÃO SEI OS PREÇOS MESMO), não ficaria nada "caro", pois o custo benefício compensaria e muito.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: SOBRE ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO.   Sab Ago 04, 2012 6:28 pm

Sei... agora tava lendo o topico dela e vi que esses leds esquentam bastante né? Será que esquenta mais que as compactas???
Mas é isso, em Belém não tem para onde escapar... tem que ter umas ventoinhas para resfriar o sistema.
Agora esses led de alta potencia são impressionantes. Recentemente trouxeram para mim dos EUA uma lanterna da MAGLITE... usa 3 pilhas D porém é uma ignorancia na hora de iluminar parece um canhão de luz, ilumina bem uns 250m a frente, penetra em 1m de água, e tudo isso com 1 led...

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: SOBRE ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO.   Sab Ago 04, 2012 7:40 pm

Pois então. A LED apesar de esquentar, ela da uma dica que é o furo na tampa e ainda a instalação dela em cooler. Acredito que essa dica ajude a regular a questão do aquecimento.

Espero que dê certo a questão da iluminação com LED, para isso estou lendo bastante aqui e vendo a experiência do povo nos Fóruns.

Rubem, pergunte para o povo se vale apena essa LED mesmo, pois complica a questão dos valores, mas sempre pensando no custo benefício, pois o tempo de duração compensa e muito, gasto com energia também, mais a questão da potência de lumines.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: SOBRE ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO.   Dom Ago 05, 2012 7:49 pm

Quem deve saber um pouco mais sobre iluminação led é o Lucas Minotto aqui do fórum, manda uma mp pra ele... acho que recentemente ele tava pesquisando sobre essas lampadas.

MensagemAssunto: Re: SOBRE ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO.   

SOBRE ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Iluminação de aquário com led's
» Iluminação no aquário
» Aquário plantado 27 litros
» Dica para melhorar a iluminação do aquário
» iluminação para aquário plantado

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Doce em Geral-