InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
MarceloCaetano
Regular
Regular

Número de Mensagens : 183

MensagemAssunto: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Sex Nov 09, 2012 9:42 am

Bom dia pessoal, tenho pensado em usar um substrato fértil que possa ter contato com a coluna d'agua, mas eles são consideravelmente mais caros Shocked Sad

Alguém usa ou já usou algum? qual? o que achou? a durabilidade é boa? como o aquário se comportou se comparado com o uso do humus por exemplo? as plantas desenvolveram bem? aproveitando o gancho, no geral, dentre os substratos que já usou quais os pontos positivos e negativos de cada um?

Valeu pessoal e abçs a todos!

Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

Número de Mensagens : 254

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Sex Nov 09, 2012 8:29 pm

Já usei vários substratos com resultados ao meu ver iguais contando com o humus, mas nunca usei ele puro (tipo Mbreda ou Ada) em contato com a coluna dágua, e por falar nisso neste link: http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?p=584058#584058
o pau ta torando, de um lado marcas infiltradas no forum fazendo marketing e do outro fatos.
Ver perfil do usuário
jguilherme
Regular
Regular

Número de Mensagens : 263

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Sab Nov 10, 2012 12:02 pm

Mto bom esse topico ai sobre o humus, bem explicado, se tvesse visto antes tinha usado no meu aqua, sem experiencia comprei uma caxinha de humusplus da prodac que com 3 mese ja quase nāo tem mais eficiencia....

Sei que nāo tem mto a ver com o topico, mas e so p compartilhar experiencia.

E quanto ao substrato, eu nāo tenho experiencia mais ja vi falarem mto bem dele em varios foruns de aquarismo, ele e da Mbreda, tem um cara q vende ele por kilo no mercado livre acho q ta custando 21,99 o kilo.

Abraços.
Ver perfil do usuário
Marcelo Correa
Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 436

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Dom Nov 11, 2012 12:50 am

Realmente o Húmus é bom e o tempo de duração e bom, só que tem um problema o aquário enche de algas dai da uma trabalheira, eu atualmente estou com um aquário que já tem uns 4 meses e nele uso o húmus, e a incidência de algas é um pouco grande não é muito pq eu faço tpa regularmente uma vez por semana. Mas voltando ao assunto pra mim indico três marcas de substratos muito bons.

- substrato flourite seachem
- Substrato Especial Amazônia Mbreda
- Aquamazon Substrato Natural Soil

desses o mais barato é o terceiro, mas eu ainda estou me decidindo qual usar no próximo aquário, será um desses três ainda não decidir qual vai ser.
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Dom Nov 11, 2012 8:58 am

Eu gostaria muito de poder usar os que nõ precisam de camada inerte, mas o preço é proibitivo, to remontando meu aqua de 300l, se colocasse o mbreda por exemplo, iria gastar cerca de R$ 1800,00. Já usei do Aquamazon e é muit bom, na verdade resultado semelhante ao humus. E quanto a humus realmente ele tende a da mais algas, mas sabe, acho que talvez seja possível de resolver isso. Em outros paises como EUA o humus é raro (não sei pq) eles usam o que eles chamam de Top soil, que nada mais é que terra preta sem adubos para jardins. O tratamento é parecido com o do humus, só que eles lavam em geral duas vezes só ( a carga organica da terra preta é bem menor) ai eles fazem uma coisa que nós não fazemos, é chamado de mineralização, que nada mais é do que borrifar água na terra 3 vezes ao dia de modo a deixa-la o mais humida possivel, porem sem encharcar, durante 3 semanas. Durante este periodo surge uma série de microorganismo de mineraliza (transforma) a matéria orgânica em nutrientes. O humus tem carga organica alta demais, talvez isso ajude, mas nunca ví ningem fazer por aqui.
Ver perfil do usuário
Marcelo Correa
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Dom Nov 11, 2012 1:34 pm

realmente sairia caro mesmo, só que tem um substrato fértil que por sinal é vendido na Aquanorte chamado de aquasolo e seu valor é bem acessível custa em media 14 um saco de 2kg.
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Dom Nov 11, 2012 5:08 pm

De onde é este substrato? ele é fértil?
Ver perfil do usuário
Marcelo Correa
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Dom Nov 11, 2012 8:42 pm

sim ele é fértil e precisa de camada inerte.
Ver perfil do usuário
André Cunha - AQUANORTE
Lojista
Lojista

Número de Mensagens : 638

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Seg Nov 12, 2012 10:43 am

Marcelo Correa,

Apenas corrigindo, o aquassolo é fértil e não precisa de camada inerte, ele pode ser usado como único substrato no aquário.

Ats,

André

Ver perfil do usuário http://www.aquanorte.com.br
Marcelo Correa
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Seg Nov 12, 2012 12:19 pm

Obrigado André, pensei que o Aquasolo precisava de camada inerte. Valeu.

Abraços!
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Seg Nov 12, 2012 12:20 pm

Qual a origem deste aquasolo andré?
Ver perfil do usuário
André Cunha - AQUANORTE
Lojista
Lojista

Número de Mensagens : 638

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Ter Nov 13, 2012 9:41 am

amaralfh,

O Aquassolo é um substrato natural, encontrado aqui no Pará, por isso o preço dele é tão mais baixo que os concorrentes.

André
Ver perfil do usuário http://www.aquanorte.com.br
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Ter Nov 13, 2012 10:36 am

Aquasolo se não me engano nada mais é que bauxita... pintado de preto, marrom ou no seu estado natural amarelo.

É um bom substrato e tem a vantagem de poder ficar em contato com a coluna dágua, ou seja, substituindo a areia por apenas aquasolo.

A única desvantagem que vejo é que a tinta vai saindo com o tempo.. fazendo ele voltar a sua cor natural.

Um tempo atrás peguei 3 kg de aquasolo amarelo (natural) pra fazer um teste, mas não como substrato e sim, por ser bastante poroso, como mídia biológica. Uso até hoje esses 3kg de aquasolo dentro de um canister e tem dado certo.

Abçs

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 593

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Ter Nov 13, 2012 12:22 pm

Alguém teve problemas com a alcalinização da água com o Aquasolo?

Não sei se há outra explicação, mas comigo em micro-nanos eu não coseguia que a água permanecesse ácida, sempre muito alcalina.

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Ter Nov 13, 2012 1:17 pm

Pois então, seria preciso saber de que ele é feito para ver se o problema é o Aquasolo. Se for bauxita realmente, fazendo uma pesquisa rápida parece ser bem alcalino, encontrei ph de 10 a 11.
Ver perfil do usuário
Richard Saavedra
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 69

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Qua Nov 14, 2012 1:31 am

estou usando o umos, que eu mesmo tratei, meu aquário já está com três meses
e até agora ainda não tive problemas com algas, as plantas estado se desenvolvendo muito bem.
Além do umos também coloquei laterita antes do substrato inerte que tem entre 5 e 12 cm.
Não tenho experiência com outros substratos, mais sem dúvidas aconselho o uso do umos,
é barato e eficiente.
Ver perfil do usuário http://saavedraimoveis.com.br
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Sab Nov 17, 2012 8:13 pm

Eu uso em um cubo com menos de 20L 3 quilos de jbl manado a mais ou menos um ano. Na questão de nutrição das plantas não posso te falar muito pois tenho anubias, microssoruns, pellia e musgos. Plantas que não ligam muito para substratos e também e a a primeira vez que uso. Na minha opinião um substrato que não necessita da camada fértil tem a vantagem de poder brincar mais fácil com o paisagismo e relevos na montagem, já com húmus e camada inerte precisa de um pouco mais de técnica. Mas já usei húmus em outras montagens e confesso que pelo custo beneficio e o campeão, desde que tratado corretamente.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Sex Nov 30, 2012 12:16 pm

Reativando o topico!!!

To planejando montar um cubinho 22x22x22, como e pequeno eu posso investir em um substrato bom, eo principal eu to querendo um substrato preto... minha ideia era o mbreda mas areia mbreda black blue, mais ontem vi um post no aquaflux reclamando porq a black blue da mbreda tva vindo com pedassos de conchas muidas misturada com a areia, e isso deixa o ph bem alcalino, mbreda ta dizendo que o poblema ja foi corrigido.... mas ainda tem lotes desse com conchas no mercado.. ai fiquei meio receioso... vai que dou azar.....
Eo substrato amazonia mbreda, algumem ja usou ele em contato cm a agua?? e a cor dele fica mais p marrom escuro ou p preto?? ou alguem conhece algum outro substrato neutro que seja bom, eo principal, que seja preto???... kkkkkkk

Abraços...
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Sex Nov 30, 2012 12:21 pm

Acho que o unico preto é o da ADA, já ví reclamação também na areia da Mbreda que com o tempo o tingimento sai.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Sex Nov 30, 2012 12:22 pm

Tem o basalto... Eu nunca usei mas o visual e bem agradável.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Sex Nov 30, 2012 12:52 pm

Eu vi o da ADA, mais esse ai e beeemmm carinho..

O bassalto me parece que ele e neutro, mas e mto dificil alguem que venda ele puro, ai sempre tem alfuma coisa no meio que deixa a agua alcalina....

eu achei ontem na net um que me parece ser bom, mais quase nāo achei informaçōes sobre ele, esperem so eu chegar em casa que posto o link dele..
Ver perfil do usuário
jguilherme
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   Sex Nov 30, 2012 2:30 pm

Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua   

Substratos férteis que podem ter contato c/ a coluna d'agua
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Melro fora da lista de animais que se podem caçar
» peixes que podem viver sem bomba
» Laterita como substrato
» Especies de aves que podem ser caçadas?
» Aquario de ciclideos africanos , podem ter outro companheiros ?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Doce em Geral-
Ir para: