InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Tamponadores.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
ryuujin
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 75

MensagemAssunto: Re: Tamponadores.   Qua Mar 13, 2013 12:11 am

Não tirei, pois como fiz agora o aquário, o tronco ainda estava seco, estou quernedo que ele fique sozinho no fundo, sem o monte de pedras que coloquei em cima... =D
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Tamponadores.   Qua Mar 13, 2013 8:22 am

ryuujin escreveu:
Não tirei, pois como fiz agora o aquário, o tronco ainda estava seco, estou quernedo que ele fique sozinho no fundo, sem o monte de pedras que coloquei em cima... =D

Veja se as pedras que voce colocou nao estão alterando o ph.

Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Tamponadores.   Qua Mar 13, 2013 9:44 am

Pois então:

Algumas informações a respeito.

A água de casa (poço) tem Ph de 7,6, enquanto que o aquário está com Ph em torno de 7 (7 -6.Cool.

Sei que o Kh é alto pra caramba, não sei valores pois não tenho teste, foi um amigo que veio e fez o teste e disse que era alto...

Não sei o que fazer, pois já gastei um acidificante da atlantis no aqua.... 150 gotinhas...
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Tamponadores.   Qua Mar 13, 2013 11:08 am

Ryu (Hadouken!!! Laughing ),

Acredito que fazendo injeção de CO2 o pH iria baixar. O ideal seria fazer isso com o valor do Kh em mãos para se ter noção da quantidade de CO2 necessário para a faixa de pH desejada. Pode ser CO2 de garrafada mesmo.

Abraço!
ryuujin
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Tamponadores.   Qua Mar 13, 2013 11:34 am

Pois então, eu já estou usando a garrafa de CO2, a minha dúvida é se posso deixar full time dentro do aquário.

Me disseram que eu deveria respeitar o ciclo de luz, deixo dentro quando está com luz ligada e tiro quando desligar a luz.

Porém quando fiz isso, testei o Ph de manhã e estava de volta a 7,2...
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Tamponadores.   Qua Mar 13, 2013 11:45 am

Te orientaram certinho...tem de desligar (tirar a mangueira do aquário ou fechar com válvula) a noite mesmo...em aquarios densamente plantados por conta do ciclo da fotossintese (à noite as plantas respiram e consomem O2). Aquários com poucas plantas não é necessário. É normal o Ph oscilar alguns décimos entre a noite e a manhã, mas não tanto...quando oscila muito dessa forma, é um indicador que o aquário está com baixa efeito tamponador, aí o ideal seria ter o valor do Kh em mãos e ajustar ele para o valor de pH desejado (vide a tabela da aquamazon). O método mais barato para elevar o Kh é dissolver colher de chá de bicarbonato num copo de água, inserir no aquário e monitorar depois de 1/2 hora, porém deve-se ter cuidado com esse método, pois ele eleva o pH junto, mas assim que vc atingir o Kh desejado, basta injetar o CO2 que o pH sera ajustado para o valor correto e no desligar das luzes não deverá oscilar tanto. Recomendo testar esse método em um balde de água e verificar os resultados antes de utilizá-lo no aquário.
Diogo Neves
Regular
Regular

Número de Mensagens : 352

MensagemAssunto: Re: Tamponadores.   Qua Mar 13, 2013 11:48 am

ryuujin escreveu:
Pois então, eu já estou usando a garrafa de CO2, a minha dúvida é se posso deixar full time dentro do aquário.

Me disseram que eu deveria respeitar o ciclo de luz, deixo dentro quando está com luz ligada e tiro quando desligar a luz.

Porém quando fiz isso, testei o Ph de manhã e estava de volta a 7,2...

ryu..eu deixo o meu a noite de boa...só diminuo um pouco a saida de bolhas....é menos agressivo devido não mudar bruscamente o pH da aguá....o aumento brusco do pH é mais prejudicial do que deixar o co2 a noite...(o meu co2 é garrafada)
Ver perfil do usuário
ryuujin
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Tamponadores.   Qua Mar 13, 2013 11:52 am

diogo escreveu:

ryu..eu deixo o meu a noite de boa...só diminuo um pouco a saida de bolhas....é menos agressivo devido não mudar bruscamente o pH da aguá....o aumento brusco do pH é mais prejudicial do que deixar o co2 a noite...(o meu co2 é garrafada)

Tenho de concordar contigo Diogo, o Ph vai fazer mais estrago que o CO2, mas a minha fonte é garrafa pet, produção caseira. =P, o teu é cilindro?

Lucas: Não acredito que meu aquário é densamente plantado, uma vez que ainda está se adequando, enraizando.

Porém o meu Kh é muito alto... vou ver direito o valor e aviso. =D
Ver perfil do usuário
Diogo Neves
Regular
Regular

Número de Mensagens : 352

MensagemAssunto: Re: Tamponadores.   Qua Mar 13, 2013 12:01 pm

ryuujin escreveu:
diogo escreveu:

Tenho de concordar contigo Diogo, o Ph vai fazer mais estrago que o CO2, mas a minha fonte é garrafa pet, produção caseira. =P, o teu é cilindro?

Lucas: Não acredito que meu aquário é densamente plantado, uma vez que ainda está se adequando, enraizando.

Porém o meu Kh é muito alto... vou ver direito o valor e aviso. =D

ryu o meu é pet também...e uma garrafa e 600 para anti retorno..e como conta bolhas...
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Tamponadores.   Qua Mar 13, 2013 12:02 pm

Se o seu aquário não tem muitas plantas, então não precisa desligar.

O Motivo de se desligar a injeção de CO2 nos densamente plantados é que a quantidade de plantas respirando no período noturno seria o suficiente para manter o nivel de CO2 estabilizado e por consequencia o Ph. Nos aquários com poucas plantas ou sem nenhuma, se a injeção for desligada, em função da circulação da água, a mesma expulsaria o CO2 da água e portanto, o Ph subiria.

Deixa a injeção de CO2 ligada aí por uma noite toda, monitora de manhã e conta para gente os resultados.

Abraço!
ryuujin
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Tamponadores.   Qua Mar 13, 2013 12:08 pm

Pois então, isso eu fiz nessa noite, o ph se manteve.

Como o aqua ainda está no período de estabilização eu vou manter a injeção de CO2 o tempo todo, quando eu tiver uns musgos (aceito doação) e outras plantas (aceito doação também) eu vejo se consigo tirar o CO2 sem causar impacto. =P

Valeu galera, tão me ajudando pacas!

Se for o caso de alguém querer me visitar para ver o aqua, só marcar!
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tamponadores.   

Tamponadores.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Doce em Geral-
Ir para: