InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

[FVM] Refrigeração.

Ir em baixo 
AutorMensagem
Rodrigo R
Regular
Regular

Número de Mensagens : 346

MensagemAssunto: [FVM] Refrigeração.   Dom Jan 06, 2013 8:00 pm

Boa noite gente, há um tempo atrás eu comecei a montagem do meu Aquário de 240L para Kinguios.
Logo nos primeiros dias de ciclagem eu verifiquei que a temperatura do aquário ficava em 30~31º, então fiquei muito desesperado pois tinha medo de perder meus gordinhos.

Pesquisei um pouco na internet e achei alguns modos de refrigeração e resolvi fazer em casa.

Itens usados:
2 Cooler
2 Dissipador de Calor (placa mãe)
1 Bomba submersa bem fraquinha
1 Mangueira
1 Folha de isopor
1 Fonte ATX de PC

Foto 1
A mangueira já montada por dentro dos dissipadores e os Coolers já em cima para resfrigerar.

Foto 2
A bomba submersa em uma das pontas da mangueira para fazer com que a água passe pelo sistema.

Foto 3
Aqui é como ficou o sistema geral. Só que eu achei muito perigoso colocar isso tudo em baixo da tampa do aquário, eu acabei pegando uns fios e colocando a fonte dentro do móvel do aquário, e coloquei só os coolers em baixo da tampa.

Bom, com essa engenhoca ai eu consegui baixar a temperatura para 29º Pela manhã e 28 Durante a noite. Depois de uns dias eu coloquei mais 4 Coolers voltados para a água e consegui deixar a temperatura em 27º. Comigo funcionou, quem estava com esse problema aqui vai uma ajuda.

Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: [FVM] Refrigeração.   Seg Jan 07, 2013 12:11 am

Interessante... Nao consegui ver a primeira foto aqui em casa... Nao abre toda.
Agora se voce colocasse direto um cooler de 110V? O sistema ficava mais "clean" pq iria eliminar a fonte de pc.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: [FVM] Refrigeração.   Seg Jan 07, 2013 12:15 am

Rubem Dias escreveu:
Interessante... Nao consegui ver a primeira foto aqui em casa... Nao abre toda.
Agora se voce colocasse direto um cooler de 110V? O sistema ficava mais "clean" pq iria eliminar a fonte de pc.

Eu não entendo música de elétrica, mas eu preciso da fonte, pois no Aquário tem 6 Coolers, e pretendo colocar mais para resfriar mais a água. Eu fiz um cabo bem grande que a fonte fica escondida em baixo do móvel do aquário. Na 3º foto é só o exemplo de como ficou a montagem.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: [FVM] Refrigeração.   Seg Jan 07, 2013 12:58 am

O cooler de 110V voce liga direto por somente um cabo na tomada, geralmente eles sao muito mais fortes que coolers de pc.

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: [FVM] Refrigeração.   Seg Jan 07, 2013 10:00 am

Pelo que vi vc resfria as mangueiras que passa a agua jogada pela bomba submersa, é isso?

Nunca tinha visto esse sistema, apenas com coolers virados pra superfície, usou a mangueira como serpentina enrrolada pra aumentar o tempo de contato com o vento?

Os coolers 110v seriam ótimas opções.

Abraços

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: [FVM] Refrigeração.   Seg Jan 07, 2013 1:29 pm

Ras Miglio escreveu:
Pelo que vi vc resfria as mangueiras que passa a agua jogada pela bomba submersa, é isso?

Nunca tinha visto esse sistema, apenas com coolers virados pra superfície, usou a mangueira como serpentina enrrolada pra aumentar o tempo de contato com o vento?

Os coolers 110v seriam ótimas opções.

Abraços

Não é só a Mangueira que fica fria, quando a água passa por dentro dos dissipadores ela resfria, pouco mas resfria. E nesse processo lento a temperatura do aquário baixa em alguns Graus, como são 240L fica muito difícil de baixar a temperatura só com esse sistema.

Eu to procurando algum metal que possa entrar em contato com a água para colocar por dentro dos dissipadores e substituir a mangueira, assim o metal esfriará mais a aguá.
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

Número de Mensagens : 254

MensagemAssunto: Re: [FVM] Refrigeração.   Seg Jan 07, 2013 2:13 pm

Não entendi bem o pq da placa, a temperatura é carma que me persegue, na minha casa antiga chegava fácil aos 34 graus, nesta nova vou ver agora mais acho que não baixa muito não.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: [FVM] Refrigeração.   Seg Jan 07, 2013 8:42 pm

Titanio ou inox... Nao sei se as serpentinas dos chillers industrializados sao de titanio...

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: [FVM] Refrigeração.   Ter Jan 08, 2013 8:14 am

Rodrigo Pereira escreveu:
Não é só a Mangueira que fica fria, quando a água passa por dentro dos dissipadores ela resfria, pouco mas resfria.

Poisé mas quis dizer não só a mangueira, como a água também, na verdade acho que esse sistema não é muito efetivo, achava melhor vc botar todos os coolers voltados pra superfície, aí sim resfria bem, mas vc vai sofrer com a rápida evaporação da água.

Abçs

Regular
Regular

Número de Mensagens : 263

MensagemAssunto: Re: [FVM] Refrigeração.   Ter Jan 08, 2013 8:34 am

Interessante esse sistema, concerteza se voc conseguir um metal p passar a agua pelo dissipador o resultado vai ser bem melhor, vai funcionar como o radiador de um carro! e quanto ao resultado desse sistema comparado com o coler ventilado direto na agua?? tem mta difereça??
Eu ja pensei em algo semelhante a esse, so que o cooler com o dissipador grudados no filtro externo, so que como a carcaça do filtro e grossa nāo teria mto efeito, mas se desse para fazer um corte retirando um pedaço da carcaça do filtro e substituindo esse pedaço de plastico por um metal que possa entrar em contato com a agua e colocar um cooler com dissipador na parte de tras do filtro aonde esta o metal.. acho que daria um resultado mto bom, mas isso da mto trabalho p fazer, principalmente porq se num de certo o filtro vai p pau.. rsrsrsrsrs

Abraços..
Ver perfil do usuário
jguilherme
Regular
Regular

Número de Mensagens : 263

MensagemAssunto: Re: [FVM] Refrigeração.   Ter Jan 08, 2013 9:19 am

Ras eu começei a escrever meu post antes de voc postar o seu.
Eu tbem achei mei ineficiente esse sistema meio ineficiente, nas acho que se conseguir e metal p substituir a mangueira embaixo do dissipador vai aumentar mto a eficiencia, a vantage desse sistema como esta e so a evaporaçāo que diminui.
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: [FVM] Refrigeração.   Ter Jan 08, 2013 2:08 pm

Muito boa essa idéia do filtro hang on também, a minha dúvida é se a vazão não teria que ser bem baixa pra poder resfriar a água realmente.

Pensei também num corpo de filtro todo feito de metal... mas aí já exigiria mais trabalho.

Abçs

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: [FVM] Refrigeração.   Ter Jan 08, 2013 2:35 pm

Na internet existem projetos de mini chillers feitos usando filtros hang on e placas de peltier... Dá um pouco de trabalho para quem não tá acostumado mas a galera usa em manos e picos marinhos...

MensagemAssunto: Re: [FVM] Refrigeração.   

[FVM] Refrigeração.
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Comunidade GPA :: Bate papo-
Ir para: