InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Iluminação a Led

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
ryuujin
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 75

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Sex Maio 03, 2013 12:03 pm

A faxina envolve poda?

Queria umas doações =D
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Sab Maio 04, 2013 9:21 pm

Estão indo pra frente né Luiz?? Qual é essa planta vermelha??
Na minha próxima luminaria vou tentar encarar uma de led diy!!!

Regular
Regular

Número de Mensagens : 194

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Dom Maio 05, 2013 6:37 am

São rotalas, se precisar de ajuda com leds estamos aqui.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Dom Maio 05, 2013 12:02 pm

luiz eduardo s. da silva escreveu:
São rotalas, se precisar de ajuda com leds estamos aqui.

São macandras né? Ta usando algum fertilizante a base de ferro? Ta notando que ta ficando mais vermelha desde que foi plantada ou nao?
Quanto aos leds pode deixar que vou atazanar vcs quando for montar o meu!!!

Abraco!!!

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Dom Maio 05, 2013 1:27 pm

Com certeza qdo plantei estavam esverdeadas, depois do período de adaptação estão avermelhando mais, o fertilizante é o trio Mbreda. esta semana vou colocar um led vermelho de 3w p tentar estimular mais a produção do pigmento vermelho das rotalas, vamos ver os resultados.
Ver perfil do usuário
Ernani
Regular
Regular

Número de Mensagens : 242

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Qui Maio 16, 2013 5:00 pm

Bem pessoal, como estou pesquisando para também utilizar leds no meu aquário surgiram algumas questões que gostaria de compartilhar com vocês.
Tenho visto em alguns projetos a utilização de dissipadores com coolers para computador, geralmente na proporção de 1 led para um cooler, já vi com 2 leds por cooler e sem cooler. Minha dúvida é se esta proporção não seria exagerada? Um processador Intel Celeron Dual Core dissipa no máximo 65W e o cooler standard que vem no box dá conta tranquilamente disso. Se um led de 10W dissipasse 10W em calor, o que não é o caso mas vamos trabalhar com esse dado, um cooler desse daria conta de dissipar 6 leds exceto pela área de contato.
Bom, a idéia seria utilizar uma barra ou perfil de alumínio tipo essa aqui (Perfil ML) para montar os leds, e soldar/fixar a esta barra apenas a quantidade de coolers necessária para dissipar o calor dos leds. Por exemplo, montar uma luminária em uma barra de 1m com 4 leds, totalizando 40w e utilizando um cooler com capacidade de dissipar 65W.
De onde tirei essas idéias:
http://www.aquaflux.com.br/forum/viewtopic.php?f=27&t=10860
http://www.reefcorner.org/forum/topic.asp?TOPIC_ID=152202&whichpage=1
http://praticandoconversas.blogspot.com.br/2012/12/leds-parte-iii-disposicao.html
Ver perfil do usuário
luiz eduardo s. da silva
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Qui Maio 16, 2013 7:17 pm

Meu amigo, no meus caso uso 1 led por dissipador,e no momento os fans não estão ligados pois todo componente eletrônico quanto mais frio ele trabalhar é melhor, eu uso uma fonte de pc adaptada com dimmer e não uso todo a potência dos leds, no seu caso esta barra de alumínio comportaria facilmente até 5 leds sem precisar de fans, no meu nano alem do dimmer coloquei também resistores limitadores de corrente sem perder luminosidade. quanto ao cooler dissipar 65w e o led ser de 10w no caso não se aplica, veja 10w do led indica sua potência luminosa, estes leds aguentam com segurança até uns 50ºC, veja pode aguentar mais porém vai diminuir muito sua vida útil, quanto ao cooler dissipar 65w no caso em si não se aplica pois se vc ligar um ferro de soldar de 30w ele facilmente ultrapassa os 200ºC, muito além do suportado pelo led. Espero ter ajudado
Ver perfil do usuário
Ernani
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Sex Maio 17, 2013 7:04 am

Obrigado Luiz, elucidou as dúvidas com certeza. Meu aquário não tem tampa, por isso estou cogitando usar a barra para fixar os leds como uma luminária. Assim que comprar os leds eu aviso aqui, até porque vou precisar de ajuda com os componentes, a sua montagem ficou muito caprichada e gostaria de fazer semelhante!
Ver perfil do usuário
Ernani
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Sex Maio 17, 2013 9:39 am

Só pra complementar, uma idéia interessante vista em um dos links acima, montar o led com dissipador em uma carenagem de luminária, tipo um spot:

Ver perfil do usuário
luiz eduardo s. da silva
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Sex Maio 17, 2013 10:31 am

Pode contar comigo, interessante os leds nestes spots, porém acho mais legal a maneira q vc quer fazer com a barra.
Ver perfil do usuário
MarceloCaetano
Regular
Regular

Número de Mensagens : 183

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Sab Maio 18, 2013 12:42 am

Eu tenho pesquisado também, mas estou pensando em uma abordagem um pouco diferente, usando LEDs automotivos, comprei algumas coisas pra fazer uns testes e assim que chegarem compartilho com todos os resultados.

Aproveitando, seguem abaixo umas comparações entre LEDs x Fluorescentes Compactas x Lâmpadas Incandescentes que ví em um site desses que vendem material direto da China, tipo o www.dealextreme.com mas em portugués, a tradução não é muito boa, meio inglês / meio português de Portugal, mas tem algumas coisas interessantes.

Abs

Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Sab Maio 18, 2013 7:42 pm

Bom comparativo marcelocaetano, tirou algumas duvidas básicas que eu tinha.
Abraço!!!

Regular
Regular

Número de Mensagens : 240

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Ter Jul 02, 2013 5:00 am

MarceloCaetano escreveu:

Olá, vcs podem me responderem se aquelas lampadas led cujo tipo de conector é o E27, de casa de materiais elétricos, servem para aquário? caso contrário, qual o tipo de led que eu devo usar?
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Ter Jul 02, 2013 8:58 am

[/quote]

Olá, vcs podem me responderem se aquelas lampadas led cujo tipo de conector é o E27, de casa de materiais elétricos, servem para aquário? caso contrário, qual o tipo de led que eu devo usar?[/quote]

Voce tem que verificar quantos lumens tem essas lâmpadas... Acho que para plantados nao servem pois vc teria que usar muitas e ficaria economicamente inviável... Mas so para iluminar deve dar tranquilo.

Abraço!!!

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Ter Jul 02, 2013 9:49 pm

Rubem Dias,

Na verdade eu não vou montar plantado e sim para marinho, mas não é logo para agora por tanto eu vou montar um dulcícola simples por enquanto e quantos lúmens vc recomenda para um reef? Agradeço já pela sua ajuda!
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Ter Jul 02, 2013 9:57 pm

Leonardo Alcantara escreveu:
Rubem Dias,

Na verdade eu não vou montar plantado e sim para marinho, mas não é logo para agora por tanto eu vou montar um dulcícola simples por enquanto e quantos lúmens vc recomenda para um reef? Agradeço já pela sua ajuda!

Acho que para corais, tem que ter bastante iluminação... Dever ser algo compatível ou maior que um aquário densamente plantado com carpete.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Qua Jul 03, 2013 10:39 am

Leonardo, além da quantidade de leds para o reef, também é importante levar em conta as cores. Pelo que li, para reefs é muito utilizado o branco 10.000k e o Azul Actinico.
Neste link tem uma boa ideia de como montar uma iluminação para reefs Iluminação Reef
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Sex Jul 05, 2013 12:17 am

Ernani,

Eu sei que a cor da lampada é azul e sua temperatura é de 10.000 K ( kelvin ) para cima, mas infelizmente não podemos somente usar a azuis e temos que misturar com as brancas cuja temperatura é de 6.500 K e gostaria de saber qtos LÚMENS, conforme o RUBEM DIAS falou acima, a lampada led deve ter para um marinho, pois a pesquisa pelos Leds estão ficando muito chata e é muita coisa para descobrir antes de fazer besteira né???
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Sab Jul 06, 2013 10:09 pm

olá amigos.......mais um exelente tópico. ....parabéns. .....em relação a duvida do Leonardo.....a resposta é depende...
devemos saber inicialmente o tamanho do aquario aliado aos tipos de animais que pretende manter.....porque a relação de lumens a ser usada no sistema esta intimamente ligada a area superficial do aquario e exigencias dos animais do reef........usando como exemplo um aquario de 100 x 40 x 50 (c x l x a)......se a intenção for fazer um fish only(somente peixes).....a quantidade de lumens total dos leds deve ser  no minimo 9.600 lumens......
se for manter corais moles e lps.....a quantidade de lumens total dos leds deve ser no minimo 12. 000 lumens.......
se for manter corais sps e anemonas.......a quantidade de lumens total dos leds deve ser no minimo 18.000 lumens.......

grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Dom Jul 07, 2013 3:24 am

Cetera, muito obrigado pelas informações agora por falar que a qte de lúmens depende do tamanho do reef ai vai o tamanho do meu: 150x60x60 e eu já tenho 8 T5 de 35 watts cada, sendo 4 brancas e 4 azuis actinicas e vc acha que é suficiente para o reef? pq irei manter corais moles e lps e também pretendo colocar anêmonas.
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Dom Jul 07, 2013 3:28 pm

Olá amigos......
Então Leonardo........vamos analizar seu projeto....
Como o aquario é bem largo....conseqüentemente sua area superficial é bem maior se comparado a medidas mais convencionais......tambem gosto bastande de aquarios largos.........falando a grosso modo....voce possui hoje aproximadamente 10.500 lumens em lampadas brancas.......e mais 960 lumens das 4 actinicas.....totalizando
11.460 lumens......para manter anemonas nesse aquario......voce teria que ter pelo menos 28.000 lumens.......isso é claro se forem anemonas mais resistentes como a Whithe Sebae e a Bubble Tips.......se forem anemonas mais delicadas o minimo seria 32.400 lumens.......como por exemplo a Carpet e a Passiflora (nacional)........no caso dos corais moles voce de ter pelo menos 19.000 lumens.........e se for manter Lps pelo menos 22.000 lumens....então podemos concluir que voce deve adequar sua iluminação que ainda não é suficiente para manter esses animais........

Grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Seg Jul 08, 2013 4:15 am

Então amigo cetera o meu aquário marinho terá que ser somente de fish only por causa da iluminação? se sim, eu vou aposentar uma luminária com 4 lampadas para não consumir muita energia, pois a minha luminária é da Dymax modelo: REX-4 LIGHTING clique aqui para obter mais informações da luminária, mas gire para baixo o botão do meio do mouse que elas irão aparecer e tenho mais uma dúvida: como essa luminária são colocadas lampadas de 35 watts e eu vi na aquanorte lampadas de 80 watts da mesma marca, será que posso colocar as de 80 watts no lugar das 35 watts para ter uma iluminação mais eficiente? porque tenho medo de fazer besteira, pois pode queimar a luminária. Agradeço já pela sua opinião sobre essa luminária e pela ajuda da minha dúvida.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Seg Jul 08, 2013 9:08 am

Leonardo, acredito que nas especificações técnicas de sua luminária você possa obter o valor máximo de watts suportado por ela.

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Seg Jul 08, 2013 7:02 pm

olá Leonardo......

infelismente não é possivel usar uma lampada de 80 watts em uma luminaria com lampadas de 35 watts, entenda que essas luminarias possuem reatores especificos para cada wattagem, então evite a todo custo usar a lampada de 80 watts nessa luminaria.....

a boa noticia é que analizando sua luminaria, podemos encontrar a quantidade de lumens real de suas lampadas, isso significa que o total de lumens que voce tem hoje, corresponde a 15.380 lumens....
lembre-se que a iluminação não pode ser muito fraca....as rochas devem ter luz suficiente aliado a parametros de calcio adequados para o crescimento das importantes algas calcareas, sem esse crescimento nas rochas, a erosão e consequentemente quantidade de pó provenientes das rochas será muito grande......então tenha um cuidado especial em relação a iluminação.....

lampadas frias como as T5 não consomem tanta energia, e existem possibilidades de corais que podem perfeitamente viver em uma iluminação menor, é claro que as opções não são muito grandes.....cito algumas especies de zoanthus e corais com tonalidades marrons , como algumas especies de lether e acnodiscus e mushiroon...........

grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Qua Jul 10, 2013 12:48 am

Cetera,

Os Corais que eu posso manter no aquário são esses? tomará que o leather que postei neste tópico seja compativel com a iluminação que tenho pq ele é o meu favorito!
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   

Iluminação a Led
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 5 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Iluminação de aquário com led's
» iluminação caseira temporária,ra certo?
» Me ajudem! Tampa, Iluminação, ventilação!
» ILUMINAÇÃO AQUATERRARIO
» Dica para melhorar a iluminação do aquário

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: