InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Lutti Rios
Regular
Regular

Número de Mensagens : 260

MensagemAssunto: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qua Mar 06, 2013 1:11 pm

Companheiros,

Como estou dando andamento no meu novo aqua, vou postar as informações por este novo tópico para não misturar com o outro, (60x30x60) até porque, muito provavelmente eu desative este após iniciar o "grandão".

Vou recapitular algumas informações passadas lá pelo outro tópico para ter uma ordem cronológica dos fatos.

Tamanho do tanque: 150cm x 45cm x 45cm
Expessura do vidro: 10mm
Volume Bruto: Aproximadamente 300 litros
Local Fabricação e Custo: Edson (Cantinho do Betta) / R$400,00 (em jan/2013)

Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/lucianolutti.rios
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qua Mar 06, 2013 1:32 pm

Após a aquisição do tanque pesquisei qual seria a melhor e menos onerosa base para colocá-lo, então optei pela estrutura em Metalon Revestida de MDF.

Para meu tanque de 150x45x45 fiz a medida da estrutura de base como 150x70x45

Quando iniciei a pesquisa de preços, pedi orçamento para o Metalon de tamanho 30x20 (lê-se "trintavinte"), fui em 5 locais e o preço girou entre R250,00 e R$150,00 (Mais caro/Mais barato).

Nesse local que encontrei o orçamento mais barato, pedi para ver quanto seria com o Metalon de 50x30 (cincoentatrinta) e ficou no valor de R$190,00 inclusive pintado e entregue 2 dias depois. Fechei na hora!

Seguem as informações de contato para quem interessar:

METALÚRGICA PARAENSE
Rodovia do Tapanã n.100
8273-8112 / 3268-9289

amaralfh
Regular
Regular

Número de Mensagens : 254

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qua Mar 06, 2013 3:45 pm

como vc pretende monta-lo
Ver perfil do usuário
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qua Mar 06, 2013 3:47 pm

amaralfh escreveu:
como vc pretende monta-lo

Desculpe amigo, não entendi a sua pergunta.
Vagner_Soares
Regular
Regular

Número de Mensagens : 102

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qua Mar 06, 2013 3:58 pm

Muito bom!

Você vai fazer um plantado?
Ver perfil do usuário
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qua Mar 06, 2013 4:07 pm

Estive pesquisando quanto a iluminação e fiquei em dúvida quanto a mais adequada.

Fonte de pesquisa: http://www.aquaonline.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27:hqi&catid=14:aquarismo-plantado

Segundo o gráfico abaixo, a lâmpada com maior penetração na água é a HQI.

Alguém dos Srs tem alguma experiência pessoal com esse tipo de iluminação?

Última edição por Lutti Rios em Qua Mar 06, 2013 4:20 pm, editado 1 vez(es)
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qua Mar 06, 2013 4:09 pm

Vagner_Soares escreveu:
Muito bom!

Você vai fazer um plantado?

Obg amigo.

Sim! Um plantado. Se possível, prepará-lo ainda para o COPAP.
Glauter
Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 692

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qua Mar 06, 2013 4:15 pm

Eu vou usar LED no meu de 140 litros, led de 10w.

Acho que HQI gasta muita energia estou fugindo até de compactas rsrsrs!

Vai ficar uma excelente montagem Lutti!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qua Mar 06, 2013 4:36 pm

Eu teria certa parcimonia em escolher HQI para plantados, pois por mais que seu aquário tenha 45cm de altura, se for tirar a camada grossa de substrato que geralmente vemos em plantados, e + ou - uns 3cm que sobram da superfície da água para a borda do aquário, você teria entre 32 a 35cm de coluna de água, altura fácil de ser vencida pelas T5.

Por quê menciono isso? Porque Fora o alto custo de energia elétrica das HQI, elas esquentam muito e emitem radiação UVA/UVB, esquentando a água (as T5 também emitem essas radiações, mas em menor escala). Além disso, dependendo da altura que a lâmpada ficar em relação a superfície da água, a luz emitida poderá queimar as plantas. Não obstante tudo isso, devido a radiação esquentar a água, dependendo do cenário, você poderá ter temperatura acima dos 28/29ºC, temperatura essa considerada a máxima tolerada por muitas plantas utilizadas em aquários, pois geralmente acima desse patamar começam a "melar/derreter", amarelando folhas e morrendo (já presenciei isso em aquário que estava em 30ºC). Outro detalhe é que você terá de substituir a lâmpada HQI de 6 em 6 meses, assim como as T5.

Agora, minha opinião pessoal: com o valor de um holofote HQI de boa qualidade, você compra uma luminária LED, com leds da marca Cree (top) ou Bridgelux (intermediario), que fornecerão um PAR (energia luminosa aproveitada pela fotossíntese) similar ao da HQI, porém consumindo menos energia e gerando muito menos calor, fora o fato que os leds não emitem radiação UVA/UVB, ou seja, não emitem radiação que esquenta a água. Além disso, quando bem instalados (fonte adequada, dissipador de calor adequado, temperatura de trabalho adequada), possuem vida útil de aprox. 50 mil horas. Se vc deixasse os leds ligados 24hs por dia, durariam mais de 5 anos, sem perda do brilho!

Bom, agora cabe a você escolher. Só não se deixe enganar por marcas genéricas das lâmpadas. O preço pode ser convidativo, mas marcas baratas não costumam ter rendimento em lumens/PAR necessário a atender de forma satisfatória as necessidades das plantas mais exigentes. Resultado: você precisará mais lâmpadas na luminária para atingir um valor próximo de lâmpadas/leds de maior qualidade. Como consequência, sua luminária vai esquentar mais, contribuindo para esquentar a água do aquário, fora aumento no consumo de energia.

Por favor, desconsiderar o que foi mencionado caso não pretenda manter plantas vermelhas/laranjas exigentes.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Att,
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qua Mar 06, 2013 6:30 pm

Obrigado pela elucidação Minotto.

Realmente, além de ser um item de alto investimento (Refletor+Lâmpada+Reator) o consumo de energia elétrica é, segundo pesquisas, altíssimo.

Vou procurar esse LED que vc falou.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qua Mar 06, 2013 7:42 pm

Lutti,

se tiver tempo e paciência, dá uma lida nesse tópico, contém uma discussão/avaliação de vários tipos de leds para aquários de água doce.

Att,

Lucas
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qua Mar 06, 2013 8:01 pm

Glauter escreveu:
Eu vou usar LED no meu de 140 litros, led de 10w.

Acho que HQI gasta muita energia estou fugindo até de compactas rsrsrs!

Vai ficar uma excelente montagem Lutti!

Então Glauter,

Compartilho do seu pensamento! Rsrsrsrs

Obg pelo elogio e espero que fique bem bacana mesmo, abraço!
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qua Mar 06, 2013 9:38 pm

Acho que apesar do custo, devido ao calor da nossa região o led seja mais viável, até porque barateia a longo prazo pelo consumo e durabilidade... Estou com o tempo curtíssimo, mas pretendo estudar sobre os led pois ano que vem quero montar um de 300 a 400 litros assim que me mudar definitivamente, e quero utilizar esse tipo de iluminação...
A estrutura já tinha decidido desde o inicio pelo metalon, por isso te indiquei pesquisar. Com o revestimento vai ficar super bonito e moderno, coisa de patroa nenhuma botar defeito... Heuheuheuehe

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qui Mar 07, 2013 5:42 am

Olá amigos ........como bem colocou o Lucas, as melhores opções são t5 ou leds. Eu uso leds a pelo menos 3 anos e estou muito satisfeito com os resultados.......alem do baixo consumo, a luz emitida pelo led é infitamente mais "pura", voce consegue ver detalhes em corais e plantas que dificilmente uma iluminação convencional pode proporcionar.......vale muito a pena........parabéns pelo projeto e grande abraço
Ver perfil do usuário
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Sab Maio 25, 2013 9:01 pm

Srs,

Tomei uma dose de vergonhol e voltei a dar andamento na montagem do meu aqua.

Comprei uma régua de compensado 15mm e uma folha de isopor com 3cm de expessura para sustentar o aqua em cima da base de metalon.

Comprei 4kg de humus de minhoca e li que seria necessário ferver e por pra secar ao sol antes de inserir no aqua.

RECOMENDO: Não façam isso! Vira uma (desculpem pela expressão) CAGADA! Uma meleira só!
Depois falei com o Daniel que tem uma loja atrás do Shopping Castanheira e ele disse que não era necessário ferver, só colocar uma quantidade menor para não correr o risco de surto de algas no aqua e cobrir com uma boa altura de areia. Depois disso, joguei fora a "maniçoba de humus" no vaso.

Decidi então que vou utilizar o bom e velho aquasolo como substrato.

Condicionei a água e inseri os 5 discos que tenho no aqua, segue a imagem:

Já comprei mais 3 troncos grandes e vou inserí-los nesse domingo.

Na terça-feira devo estar completando com o aquasolo e poderei começar a plantar.
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Sab Maio 25, 2013 9:38 pm

Uma vez presenciei em um aquario do Dennis onde ele colocou o húmus sem ferver depois de alguns dias começaram a sair " minhoquinhas" da camada inerte trazendo um pouco da camada fértil junto... Ele remontou tudo de novo...
As experiências que tive foram com ele tratado.
Dependendo da sua flora o aquasolo da conta tranqüilamente.
Abraco!!!

Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 448

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Sab Maio 25, 2013 9:51 pm

Eu nunca fervo humus, para esterelizar e inclusive matar as minhoquinhas indesejadas, basta colocar uma camada fina de humus em uma forma grande de bolo (aquelas de alumínio), depois só cobrir a bandeja com aqueles sacos transparentes de pegar cebola em supermercado, de forma que a luz do sol transpasse e chegue ao húmus. Coloca o trambolho todo em um dia de sol desses em Belém. Deixa umas 3 horas no sol, de vez em quando da uma remechida, pra expor o húmus que estava embaixo e este receber radiação U.V também. Basta isso. Esse procedimento do sol é o mesmo, porém em escala maior, utilizado na agricultura (produção de flores) para esterelizar substrato que vai para os vasos de produção.
Percebi que quando se ferve o húmus, partículas maiores se transformam em menores, e assim, se dissolvem mais facilmente na coluna de água, favorecendo algas.
Lutti, esses seus discos estão feras heim?
Abraço
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Dom Maio 26, 2013 1:06 am

Legal esse método Rodolfo, nao faz muita sujeira...
De qualquer modo precisar passar pela esterilização...

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 593

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Seg Maio 27, 2013 12:46 am

Gente,

Desde que soube do uso do humus para a fertilzação e destas notícias todas da sujeira e perigo das algas, parti para uma solução pronta sem que fosse preciso tratar o mesmo.

Fiz pesquisas e parti para a compra dos dois tipos de humus tratados da fabricante PRODAC. Misturo os dois e uso sempre e nunca tive qualquer problema, nem com algas e nem com sujeiras.

O custo vale a pena, e a última vez q comprei, mais ou menos a dois anos atrás me custou menos de R$20,00 cada caixa com 1 quilo cada, claro isso em SP.

Como o uso é de uma camada com 1 cm, até hoje ainda tenho a mistura e sempre que uso tenho os melhores resultados.

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
luiz eduardo s. da silva
Regular
Regular

Número de Mensagens : 194

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Seg Maio 27, 2013 6:06 am

Marcelo, o húmus vc usa puro ou misturado p fazer a camada de 1cm ?
Ver perfil do usuário
marceloparedes
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Seg Maio 27, 2013 7:33 am

luiz eduardo s. da silva escreveu:
Marcelo, o húmus vc usa puro ou misturado p fazer a camada de 1cm ?

Luiz,

Qdo falei misturado estava me referindo a mistura dos dois tipos de humus que o fabricante PRODAC oferece, ou seja, é humus puro, porém eu é que misturo as duas opções. Uma se chama, ou se chamava, HUMUS PLUS e o outro HUMUS, podem se usados independente ou misturados.

Ok?

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
luiz eduardo s. da silva
Regular
Regular

Número de Mensagens : 194

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Seg Maio 27, 2013 10:19 am

Marcelo, entendi, porém qdo vc usa o húmus vc usa somente eles ou mistura tb com areia ?
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Seg Maio 27, 2013 2:53 pm

Pode tb levar o humus ao forno por alguns minutos e na temperatura adequada (que eu não lembro qual é rs).

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Seg Maio 27, 2013 7:59 pm

luiz eduardo s. da silva escreveu:
Marcelo, entendi, porém qdo vc usa o húmus vc usa somente eles ou mistura tb com areia ?

Luiz,

Agora entendi, sim e não, quer dizer eu coloco o HUMUS e cubro com uma camada inerte de preferência com areia de filtro de piscina, mas já fiz algumas vezes com o Aquasolo do Alex, porém como a granulometria do aquasolo é bem maior acaba sendo maior do que 5 centimetros a camada inerte a ser usada para a cobertura do HUMUS.

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Ter Maio 28, 2013 11:29 am

Novas aquisições:
Como minha intenção é fazer um aqua hibrido emerso/submerso achei neste tronco uma excelente opção:

Este outro tronco ficará excelente como uma opção para aplicação de musgo ou até como um "front" para algumas plantas altas por trás dele:

Este aqui eu comprei mas meu "olhÔmetro" não funcionou, deitei-o no chão e passei com o carro em cima para dividí-lo em 2 (Não cortei para não ficar muito artificial o corte):
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   

LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Montagem de Terrário Passo a Passo
» Montagem de Aquário Marinho - SUMP
» Montagem do móvel para aquário 360L
» Agora sim, passo a passo com fotos da montagem do aquário.
» Montagem do aquário de 187.20 Litros.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Doce em Geral-
Ir para: