InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Minotto
Regular
Regular

Número de Mensagens : 123

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qua Jun 05, 2013 7:22 pm

Lutti,

apesar do elevado nivel de amonia, mantendo o pH acido, ela nao vai influenciar na respiração dos peixes. Se notar que o pH está subindo, a ponto de ficar alcalino, que é onde a amonia fica toxica e passa a sufocar os peixes, injeta CO2 (pode ser de garrafada) para baixar o pH até o nivel desejado. Em casos de amonia alta e com peixes amazonicos, eu deixaria ele em 6.0, no maximo 6.6, controlando via injeção de CO2. Importante: se for injetar o CO2 para controlar o pH, certifique-se que a dureza da água (KH) esteja proxima de zero, pois se estiver muito acima e com pH ácido, significa muito CO2 dissolvido o que poderia piorar o problema de sufocamento. Deixando pH 6.6 com KH 0 (usando injecao de CO2), o nivel de CO2 na água não é o suficiente para prejudicar os peixes.

Boa sorte!

Abraços!
Ver perfil do usuário
Lutti Rios
Regular
Regular

Número de Mensagens : 260

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qui Jun 06, 2013 12:10 pm

2.0 escreveu:
... controlando via injeção de CO2 ...

Então,
Meu cilindro caiu e quebrou uma conexão dentro da solenóide, vou ver se consigo por "garrafada", no momento estou tentando resolver isso...

Obg pela dica abraço.
Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/lucianolutti.rios
Rodolfo_
Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 448

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qui Jun 06, 2013 1:15 pm

Citação :
Então, Meu cilindro caiu e quebrou uma conexão dentro da solenóide, vou ver se consigo por "garrafada", no momento estou tentando resolver isso...

Lutti, vá na Bordalo Mangueiras.
Lá eles vendem estas coneções, soldam e tb podem recomendar um torneiro bom.
Mas quase certeza que vc resolva isso lá mesmo.
Endereço: Tv: Lomas Valentinas, 2040 (em frente ao bosque)
Abraço Lutti
Ver perfil do usuário
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Sex Jun 07, 2013 8:36 pm

Rodolfo_ escreveu:
Mas quase certeza que vc resolva isso lá mesmo.
Endereço: Tv: Lomas Valentinas, 2040 (em frente ao bosque)
Abraço Lutti

Vc é o cara!
Valeu Rodolfo!
Abração!
Rodolfo_
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Sex Jun 07, 2013 8:41 pm

Resolveu? Foi lá?
Ver perfil do usuário
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Sex Jun 07, 2013 8:49 pm

Srs mais algumas fotos:

A luminária ainda não está suspensa, vou adaptar duas Lâmpadas (rosa/azul) ainda e fazer a base para fixação na parede.

Continuo com 1ppm de amônia : Optei pela dica do amigo "2.0" e fiz uma garrafada para tentar reduzir o PH que ainda continua em 7,5.

Comprei pela internet mais 1 litro de Siporax e 100ml de Purigem para dar uma Turbinada no meu canister e tentar agilizar a ciclagem.
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Sex Jun 07, 2013 9:01 pm

Rodolfo_ escreveu:
Resolveu? Foi lá?
Ainda não fui, acabei de ver a msg mas amanha com certeza passo lá.
Rodolfo_
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Sex Jun 07, 2013 9:02 pm

E o Livro, chegou?
Ver perfil do usuário
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Sex Jun 07, 2013 9:03 pm

Rodolfo_ escreveu:
E o Livro, chegou?
Ainda não, nem sabia que já estava a caminho rsrsrsrs
Mas confirmo com vc assim que chegar em mãos.
Minotto
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Sex Jun 07, 2013 9:16 pm

Lutti,

Chegou a medir o KH antes de começar a injetar CO2? É muito importante.

Abraços
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Sex Jun 07, 2013 9:24 pm

Legal Lutti, com o passar dos dias e as suas providencias quanto a filtragem vai dar tudo certo, os troncos ficaram bem dispostos tb. E ai, pretende colocar mais discos?!?
Abraço!

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Sex Jun 07, 2013 9:31 pm

2.0 escreveu:
Lutti,

KH? Oque é isso? (Zoeira)

Não amigo, nunca medi nada além de Amônia e PH.

Até porque muitas pessoas referenciam essas outras medições como desnecessárias, então, quem sou eu pra duvidar deles? rsrsrs

Mas se sentir que há algum tipo de alteração no comportamento dos peixes eu interrompo imediatamente com o processo.

Assim que chegar em casa vou medir novamente o PH e verificar o medidor de CO2 que tenho no aqua.
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Sex Jun 07, 2013 9:34 pm

Rubem Dias escreveu:
Legal Lutti, com o passar dos dias e as suas providencias quanto a filtragem vai dar tudo certo, os troncos ficaram bem dispostos tb. E ai, pretende colocar mais discos?!?
Abraço!

Obg amigão, no momento ainda não pretendo incluir mais nenhum peixe no aqua, pelo menos até resolver esse problema de ciclagem, mas futuramente sim, quem sabe ter um cardume com uns 10~12, ia ficar lindão!
Minotto
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Sex Jun 07, 2013 9:58 pm

Lutti Rios escreveu:
2.0 escreveu:
Lutti,

KH? Oque é isso? (Zoeira)

Não amigo, nunca medi nada além de Amônia e PH.

Até porque muitas pessoas referenciam essas outras medições como desnecessárias, então, quem sou eu pra duvidar deles? rsrsrs

KH, a grosso modo, é a alcalinidade da água.

Não sei quem lhe deu tal informação, mas é furada...explico: quando se injeta CO2 no aquário (seu caso) ou se faz montagens alcalinas é de extrema importância monitorar o KH...entre outras coisas ele mostra o quão díficil ou fácil é para o pH da água alterar e ao mesmo tempo nos diz o quanto de CO2 está dissolvido (quando cruzamos os dados PhXKH). No seu caso é importante medir esse indicador para vc ter segurança na injeção do gás carbônico e não prejudicar seus peixes. Claro que vc pode usar o "olhômetro", mas não é o recomendado. O teste de KH da Alcon não é caro e para aquários de água doce é o suficiente (não precisa gastar uma fortuna num teste da Red Sea, por exemplo).

Como li em posts anteriores que a água da sua casa sai ácida da torneira e no aquário fica alcalina, é bem provável que o KH dela seja perto de 0, nesse caso, não vai haver perigo na injeção de CO2, a não ser que o pH caia para ínidices próximos de 5.0.

Outra coisa que notei: vc mencionou que há um aerador/borbulhador funcionando. O que vou falar pode até parecer idiota, mas se vc não desligar ele, a injeção do CO2 não vai fazer efeito. Os filtros movimentando a água já são suficientes para oxigená-la. Casos de sufocamento por amônia não tem a ver com a disponibilidade de O2 na água e sim com altos índices de amônia + Ph acima de 7. Então no seu caso, eu desligaria o aerador, deixando apenas os filtros e a garrafada de CO2 para baixar o pH. Quando este abaixasse de 7, chegando em 6.6 + ou -, deixando de ser tóxica, seus peixes voltarão a respirar normalmente.

Vou procurar um artigo que explica o porquê da amônia ficar tóxica em pH alcalino, mas usando uma comparação grosseira, é mais ou menos o que acontece nos pulmões das pessoas ao ingerir monóxido de carbono: criam reações químicas estáveis nos alelos dos pulmões, os matando de asfixia com o tempo e com isso diminuindo a capacidade pulmonar do individuo. A amonia em meio alcalino sofre uma alteração em sua ligação quimica e com isso, "gruda" nas branquias dos peixes (como o CO faz nos humanos), o q faz os mesmos sufocarem por terem sua capacidade de trocas gasosas diminuida. Então quando você tem água alcalina e muita amônia, imagine que seus peixes estão trancados em uma garagem pequena com um carro ligado. O que acontece depois a gente já sabe. Desculpa pela explicação simplória e "retardada", foi apenas com intuito de deixar mais didática. Smile

Me desculpa se em algum momento pareci taxativo ou arrogante, minha intenção é de apenas ajudar o amigo.

Abraços!
Ver perfil do usuário
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Sex Jun 07, 2013 10:17 pm

2.0 escreveu:
Me desculpa se em algum momento pareci taxativo ou arrogante, minha intenção é de apenas ajudar o amigo. Abraços!

Que isso amigão, de forma alguma! Toda ajuda e colaboração é sempre bem vinda! Ainda mais de uma pessoa tão gabaritada quanto vc que é acadêmico na área.

Não quis parecer indiferente a sua sugestão, foi somente uma colocação quanto a necessidade do exame.

O aerador não está sendo usado com a mangueirinha pra fora, está somente movimentando a água do aqua, sendo assim, acho que não estará interferindo da disperção do CO2 correto?

Vou ter que me ausentar agora, mas ressalto, me desculpe se o amigo me entendeu de forma errada.

Grande abraço!
Minotto
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Sex Jun 07, 2013 10:31 pm

Não te entendi errado não. Tá tudo numa boa! Very Happy

Boa sorte com o aquário!

Abraços!
Ver perfil do usuário
Rodolfo_
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Sex Jun 07, 2013 10:33 pm

Será um remake? rs...
Ver perfil do usuário
MarceloCaetano
Regular
Regular

Número de Mensagens : 183

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Dom Jun 09, 2013 10:48 am

Show de bola Lutti, esse aqua promete!

Parabens pela montagem!
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Dom Jun 09, 2013 2:36 pm

Conforme prometido, estou postando link para uma matéria da revista TFH - Tropical Fish Hobbyist - uma das mais conceituadas sobre o nosso hobby - que fala sobre a amônia e compostos nitrogenados no aquário e a forma como isso afeta os peixes etc.

Se não conseguirem abrir o link, me avisem que dou um ctrl c / ctrl v do texto aqui.

Se alguém tiver dificuldade para entender o idioma, pode usar o google translator / babylon.

Ammonia: The Silent Killer

Abraços!
Ver perfil do usuário
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Ter Jun 11, 2013 12:07 pm

Srs, depois de praticamente um dia inteiro para fazer o upload consegui disponibilizar um video do aquario:

Assim talvez possa ser melhor a visualização por parte dos amigos do fórum.

A luminária ainda está adaptada em cima das travas do aqua, só que elas ficarão suspensas acima do tronco emerso, decidi tentar inserir bromélias na parte externa, brevemente mais atualizações.
Ernani
Regular
Regular

Número de Mensagens : 242

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Ter Jun 11, 2013 3:39 pm

Tá ficando muito lindo, vi que você tem barbos no aquário, não consegui mantê-los junto com os bandeiras, depenou o bichinho todo.
Ver perfil do usuário
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Ter Jun 11, 2013 4:45 pm

Ernani escreveu:
Tá ficando muito lindo, vi que você tem barbos no aquário, não consegui mantê-los junto com os bandeiras, depenou o bichinho todo.

Obg amigo!

Então, rola uma treta entre eles de vez em quando...
Os barbos são mto chatos mesmo, o problema é que eles tentam pegar aquela nadadeira "bigode" do bandeira e eles se assustam pacas, mas como meu aqua é grande eles se escondem atrás de um tronco quando isso acontece e os barbos logo se distraem com outra coisa.

Uma grande dificuldade que estou tendo nesse momento é quanto a alimentação dos outros peixes (Bandeiras e Discos) pois os barbos são vorases e muito ágeis, mal deixando alimento para os outros.

Mas se isso se agravar, os barbos que vão dançar do aqua Laughing
Anderson Almeida
Regular
Regular

Número de Mensagens : 353

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Ter Jun 11, 2013 5:05 pm

Lutti, eu nao compunha minha fauna com outros peixes, como os discos, por causa dos Barbos, pois sei que esses pequenos são rápidos na hora de se alimentar e ainda são implicantes, porém, dão um bom ar de agitação no aqua, deixando-o mais alegre e movimentado.
Sinceramente, acredito que os barbos deverão sair da sua fauna, para evitar a desnutrição dos peixes mais lentos, pois como vemos no meio humano, os tímidos até deixam de comer perto daqueles que são mais agitados para se alimentar.
Eu mesmo tive que me desfazer dos meus barbos para por os meus discos.
Ver perfil do usuário
Rodrigo R
Regular
Regular

Número de Mensagens : 346

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Ter Jun 11, 2013 9:26 pm

Assisti ao vídeo agora e rapaz, seus Discos estão muito grandes, parece um vinil. Os Bandeiras Estão ótimos também.
Ver perfil do usuário
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   Qua Jun 12, 2013 7:47 pm

Descobri que uma das causas possíveis da aMônia estar alta no meu aquário é consequência das plantas, elas estão naquele momento de "definhar" e crescer novos brotos, e isso, conforme li em outros tópicos também é causador do aumento de amônia no aquário...
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45   

LUTTI: MONTAGEM DO 150 x 45 x 45
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Montagem de Terrário Passo a Passo
» Montagem de Aquário Marinho - SUMP
» Montagem do móvel para aquário 360L
» Agora sim, passo a passo com fotos da montagem do aquário.
» Montagem do aquário de 187.20 Litros.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Doce em Geral-
Ir para: