InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Novo aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
ryuujin
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 75

MensagemAssunto: Novo aquário   Ter Mar 12, 2013 4:15 pm

Conforme solicitação estou fazendo tópico com o meu, para ter uma ajuda mais precisa

Fiquei sabendo desse fórum ontem... penei 5 anos sozinho... T.T

Seguinte, eu montei com uns amigos nesse domingo o meu primeiro aquário plantado.

Ele é de 100L (bruto).

75 x 45 x 30

Usei humus de minhoca (cozido e lavado),

Areia de construção (leito de rio, lavada),

Cascalho de rio (era o substrato que eu usava no "artificial").

Uso CO2 caseiro também.

Uso dois filtros externos nesse aquário, ambos com cerâmica de vidro e filtragem com aquele material parecido com o usado para edredom e carvão ativado.

Agora eu fiquei com o problema de iluminação, pois gostaria de botar um musgo no tronco e mais algumas plantas.

(a foto não foi adicionado pois o site fica me dizendo qeu não tenho permissão para postar links externos e e-mails, estou usando o imageshack para fazer upload da foto...)

O problema é que eu uso a tampa de um aquário bem menor e uma lâmpada de 46W.

Já postei num outro tópico a respeito de lâmpadas de led para melhorar a iluminação.

Queria saber os comentários de vocês e críticas para ficar mais bonito! =D

Abraços!
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Ter Mar 12, 2013 7:48 pm

Poise, tem como voce tirar as lâmpadas originais e adaptar compactas? Tipo uns 4 bocais, dai usa lâmpadas de 20 a 25w dependendo da sua necessidade.
Para postar imagens voce precisa mesmo de um site de hospedagem, dai copia o link e cola aqui. Tem um tutorial fixo e "álbum de fotos".
Abraço!!!

Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Ter Mar 12, 2013 9:07 pm

Valeu, vou ler os tutoriais, ver se melhora.

Quanto as luzes estou pensando em adaptar led mesmo, fazer algo mais bacana do que só as lâmpadas mesmo... =D
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 8:16 am

Eu ainda estou aprendendo sobre os leds, tem um tópico aberto falando sobre eles... Se voce quiser plantas pesquise bem o tipo de led, precisa ser de alta potência... Ou compra uma luminária led pronta pela internet.
Abraço!!!

Regular
Regular

Número de Mensagens : 194

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 8:25 am

Amigo, estou quase terminando o meu nano com leds de 10watts, este final de semana devo estar postando fotos atualizadas, qualquer dúvida é só perguntar.
Ver perfil do usuário
ryuujin
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 9:45 am

Pois então:

Algumas informações a respeito.

A água de casa (poço) tem Ph de 7,6, enquanto que o aquário está com Ph em torno de 7 (7 -6..

Sei que o Kh é alto pra caramba, não sei valores pois não tenho teste, foi um amigo que veio e fez o teste e disse que era alto...

Tenho dois aquários, um está só com os peixes grandes (4 piabas que pesquei num igarapé perto de mosqueiro) e um labus frenatus e um balashark.

Acredito que todos esses sejam de água mais ácida, porém estão em água de 7,4, estou fazendo a ambientação deles para já colocá-los no aqua com água ácida...

As piabas ficam todas num canto paraaaadas... nem se mechem...

Vocês acham que elas vão comer os neons que botei no aqua grande?

Abraços
Ver perfil do usuário
ryuujin
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 9:59 am

Última edição por ryuujin em Qua Mar 13, 2013 10:26 am, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
ryuujin
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 10:00 am

Blz, postar a foto eu postei, agora como eu diminuo isso? 0.o
Ver perfil do usuário
ryuujin
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 10:06 am

Essa é só pra mostrar os neons. =D

Última edição por ryuujin em Qua Mar 13, 2013 10:26 am, editado 2 vez(es)
Ver perfil do usuário
Diogo Neves
Regular
Regular

Número de Mensagens : 352

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 10:16 am

ryuujin vc está postando como essas fotos ? tá dando erro 403 ...
Ver perfil do usuário
ryuujin
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 10:20 am

Imageshak, clico no botão aqui de cima para fazer upload, vou pro imageshak, pego o link da foto e boto entre os parâmetros [img][/img] (é claro que coloco tudo maiúsculo, porém para dar o exemplo coloquei minúsculo)

Eu visualizo gigantescamente aqui, mas daí dá problema depois... pelo visto.
Ver perfil do usuário
ryuujin
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 10:27 am

Tentei ajustar os posts antigos, confere se aparecem as fotos aí, pois aqui, novamente, aparecem...
Ver perfil do usuário
Diogo Neves
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 10:28 am

ryuujin escreveu:
Imageshak, clico no botão aqui de cima para fazer upload, vou pro imageshak, pego o link da foto e boto entre os parâmetros [img][/img] (é claro que coloco tudo maiúsculo, porém para dar o exemplo coloquei minúsculo)

Eu visualizo gigantescamente aqui, mas daí dá problema depois... pelo visto.

kkk agora conseguir ver a imagem dos tetras...kk..gigantesca....estão bonitos...mas tenta converter a imagem pra 650X350....qualquer programa de visualização de imagem faz isso...
Ver perfil do usuário
ryuujin
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 10:28 am

Merolhou? =P
Ver perfil do usuário
ryuujin
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 10:30 am

Pois então, a montagem desse aquário, no domingo, foi com a ajuda de um amigo, que também me doou todas essas plantas, praticamente.

Porém ele está com problemas de fosfato alto no aqua, logo as plantas vieram com algas... como o meu não tem níveis cavalísticos de fosfato, ele acredita que elas iram morrer...

O que me dizem?
Ver perfil do usuário
Diogo Neves
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 10:36 am

ryuujin escreveu:
Pois então, a montagem desse aquário, no domingo, foi com a ajuda de um amigo, que também me doou todas essas plantas, praticamente.

Porém ele está com problemas de fosfato alto no aqua, logo as plantas vieram com algas... como o meu não tem níveis cavalísticos de fosfato, ele acredita que elas iram morrer...

O que me dizem?

de fato possivelmente vão morrer mesmo...a sua luminária não está suficiente (digo por não cobrir todo o aquario)...o meu aqua teve um surto de algas marrom...mas fui controlando o fotoperíodo e hoje estou praticamente livre delas
Ver perfil do usuário
ryuujin
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 10:46 am

Não tenho foto dos outros peixes, que são as piabas, balashark e o labus frenatus.

Achas que as piabas vão comer os neons?

Estou elaborando uma iluminação melhor, acredito que até o dia 23 deste mês eu resolvo... vou usar led no aqua inteiro.

Quero comprar uns leds azuis para simular luz noturna, alguma dica, ou contra-indicação?
Ver perfil do usuário
Diogo Neves
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 11:07 am

ryuujin escreveu:
Não tenho foto dos outros peixes, que são as piabas, balashark e o labus frenatus.

Achas que as piabas vão comer os neons?

Estou elaborando uma iluminação melhor, acredito que até o dia 23 deste mês eu resolvo... vou usar led no aqua inteiro.

Quero comprar uns leds azuis para simular luz noturna, alguma dica, ou contra-indicação?

cara andei estudando sobre leds..ainda sou meio leigo...mas acho uma execelente ideia...e a luz azul é otima tbm..além de dá um charme ao aquario....vou ficar acompanhando..assim que fizer posta fotos..ai crio coragem pra montar o meu hehe....e a principio não vi nenhuma contra-indicação sobre o uso de leds....
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 11:22 am

Quanto aos leds, estou estudando o uso dos mesmo desde o ano passado, cheguei a adquirir aqueles holofotes com leds de 10w no mercado livre, porem nao gostei do resultado desses em especial por achar que dispersam muito a luz. talvez se viessem com lente fechando o foco para 80° ficariam melhores. Enfim, após vários estudos, cheguei a conclusao (ainda tenho de testar na pratica para comprovar) que a melhor solução em iluminação leds para aquarios plantados e marinhos é utilizar leds de 3W da marca Cree (possuem o melhor aproveitamente fotossintetico do mercado (PAR)), espaçados de forma a distribuirem a luz por inteiro no aquário, ao invés dos faixos concentrados dos leds mais potentes, com lentes de 80º.

Por ser ainda pouco difundido em aquários de água doce, não encontramos muito projetos, mas os fóruns de reefs estão lotados.

Só preparar o bolso, pois comprar uma luminária dessas prontas não sai barato. O ideal é a pessoa ter habilidades DIY, importar os leds da China junto dos drivers (fonte de alimentação), aguardar + ou - 1 mês para chegar (e rezar para Receita não confiscar), adquirir um bom dissipador em aluminio aqui pelo Brasil mesmo (sai mais em conta) e montar sua luminária.

Se for criativo e tiver grana para gastar, ainda pode comprar um Arduino para controlar os leds e recriar no aquario efeitos de nascer e pôr do sol, luz da lua e tempestades (simulação de raios).

Vantagens do led = baixo consumo de energia, não transfere calor à água, longa durabilidade sem perder brilho (entre 5 a 6 anos).

Desvantagens = alto custo inicial (compatível com HQI´s e calhas T5 de marcas top), dificuldade em encontrar componentes à preços acessíveis no Brasil.
ryuujin
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 11:31 am

Valeu Lucas, pelo compartilhamento das ideias.

Estou pensando em fazer com aquelas fitas de led, ou algo do gênero.

Quero ir a uma loja que venda leds para me informar a respeito, qual melhor led, que espalhe luz, não concentre... coisas do gênero que você comentou.

Só tenho receio que aqui em Belém não temos uma mão de obra tão qualificada, muito menos de vendedores... =P

Veremos o que eu consigo, pois meu irmão manja um cadim dessa parte eletrônica e é meio empolgado em fazer essas coisas...

Se eu fizer e der certo eu posto aqui, se não der certo posto do mesmo jeito. =P
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 11:55 am

Ryu,

Infelizmente, lamento em informar, mas aqui em Belem vc nao encontrará nem os leds, nem pessoas com conhecimento para te indicar esses leds utilizados em aquários.

No maximo vão te indicar leds para iluminação ambiente/residencial/comercial ou para placas publicitarias/jardins etc.

Já que o teu bro manja de eletrônica, recomendaria que vcs estudassem sobre os leds da Cree, seu irmão vai saber calcular os materiais necessários, aí vcs podem cotar com os vendedores chineses (nos foruns sempre indicam as lojas Rapid Led e Deal Extreme).

Eu estou mais ou menos no mesmo processo, mas devido ao corte orçamentário destinado ao hobby neste inicio de ano, estou esperando passar à época das vacas magras para montar minha calha.

Att,
Diogo Neves
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 11:58 am

Lucas B Minotto escreveu:
Ryu,

Infelizmente, lamento em informar, mas aqui em Belem vc nao encontrará nem os leds, nem pessoas com conhecimento para te indicar esses leds utilizados em aquários.

No maximo vão te indicar leds para iluminação ambiente/residencial/comercial ou para placas publicitarias/jardins etc.

Já que o teu bro manja de eletrônica, recomendaria que vcs estudassem sobre os leds da Cree, seu irmão vai saber calcular os materiais necessários, aí vcs podem cotar com os vendedores chineses (nos foruns sempre indicam as lojas Rapid Led e Deal Extreme).

Eu estou mais ou menos no mesmo processo, mas devido ao corte orçamentário destinado ao hobby neste inicio de ano, estou esperando passar à época das vacas magras para montar minha calha.

Att,

lucas assim que começar o projeto queria poder acompanhar hehe...estou muito curioso...e adoro FVM hehe
Ver perfil do usuário
ryuujin
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 12:00 pm

Lucas B Minotto escreveu:
Ryu,

Att,

Cara eu altamente recomendo o dealextreme, já compro nele a muito tempo e sempre chega!

As vezes leva 2 meses, mas chega. =P

vou conversar com ele. =P

valeu!
Ver perfil do usuário
ryuujin
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 3:34 pm

Então, descobri o valor do kH de casa. Está em 8.

A fibra de coco ajuda a quebrar isso, ou a folha de castanhola?

Ambos vão fazer a água ficar com cor de chá?

Como administro ambos?

Já perguntei essas coisas em outros tópicos, mas não tive respostas... T.T

Agradeço muito a ajuda gente!

Ver perfil do usuário
Diogo Neves
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   Qua Mar 13, 2013 3:39 pm

ryuujin escreveu:
Então, descobri o valor do kH de casa. Está em 8.

A fibra de coco ajuda a quebrar isso, ou a folha de castanhola?

Ambos vão fazer a água ficar com cor de chá?

Como administro ambos?

Já perguntei essas coisas em outros tópicos, mas não tive respostas... T.T

Agradeço muito a ajuda gente!

a folha vai sim deixar a cor de chá....(não gosto muito parece que é suja..hehe) ..com relação a fibra de coco nunca usei..mas já vi resultados satisfatorios...vou deixar com quem já tem experiencia com ela.(mas creio que a fibra não deixa com a cor tão acentuada como a folha)
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Novo aquário   

Novo aquário
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Novo Aquário para tartaruga !
» Novo aquário de ciclídeos americanos.
» Duvida em Montar novo Aquário
» Apresentação Luciano + setup aquario + fotos