InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

dúvida sobre o skimmer X nitrato e fosfato em aq. dulcicola

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

Número de Mensagens : 240

MensagemAssunto: dúvida sobre o skimmer X nitrato e fosfato em aq. dulcicola    Sab Mar 30, 2013 4:44 am

Galera,

A minha dúvida pode parecer boba ou paranoica, mas eu sei que o skimmer não funciona em água doce e sim em marinho e pelo que vi em um link do youtube eu vi o skimmer funcionando em água doce e pesquisei sobre ele e descobri que as pessoas colocam vinagre para testar ou fazer espumas para limpar a camada gordurosa ou a pelicula de skimmer novo para que ele funcione melhor mas a dúvida veio atráves do método da vodka em aquario marinho e esse tal método de vodka é para remover o nitrato e o fosfato então veio na minha cabeça que colocando o vinagre no aquário de água doce e ligar ele provavelmente vai fazer a espuma como se faz no marinho e ele vai tirar a espuma escura que pode ser o nitrato e o fosfato juntos, mas eu tenho certeza que vai cair o PH pois o vinagre é azedo. Alguém pode me explicar direito sobre isso?
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: dúvida sobre o skimmer X nitrato e fosfato em aq. dulcicola    Sab Mar 30, 2013 8:11 am

Rapaz, boa pergunta... Com certeza vai acidificar, mas não sei como funciona esse sistema da vodka só ouvi falar...
Eu imagino que o skimmer funcione em agua salgada devido a densidade da mesma que é diferente da doce fazendo a espuma se acumular no copo.
Agora vai que o vinagre muda a densidade do aquario doce e o skimmer funciona??? Vamos deixar para os mais entendidos...

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: dúvida sobre o skimmer X nitrato e fosfato em aq. dulcicola    Sab Mar 30, 2013 8:50 am

Olá amigos.................primeiro devemos entender que a sistematica de um aquario de agua doce é completamente diferente de um marinho...........a densidade a grosso modo é quantidade de sal presente na agua, ou seja, quanto mais sal maior a densidade e vice versa......o skimmer não funciona em agua doce porque a densidade é zero.........a densidade minima para o skimmer funcionar 100% é 1020......em densidades mais baixas tipo 1016 ele ate funciona, mais retira 1/4 de sua capacidade.........o vinagre não ativara a desnatação........somente o sal pode fazer isso..........a ideia de usar um skimmer em um aquario de agua doce teria o efeito de oxigenação apenas, mais um filtro externo ja faz isso, ........grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvida sobre o skimmer X nitrato e fosfato em aq. dulcicola    Sab Mar 30, 2013 2:58 pm

Rubem Dias escreveu:
Rapaz, boa pergunta... Com certeza vai acidificar, mas não sei como funciona esse sistema da vodka só ouvi falar...
Eu imagino que o skimmer funcione em agua salgada devido a densidade da mesma que é diferente da doce fazendo a espuma se acumular no copo.
Agora vai que o vinagre muda a densidade do aquario doce e o skimmer funciona??? Vamos deixar para os mais entendidos...

eu acho que ele remove as bactérias pq eu já li um relato em outro forum que eu não me lembro qual e nele falou que jogaram cerveja no aquário de água doce de disco e a água ficou turva e não mataram os peixes, só que os peixes ficaram ofegantes já que eu imagino que seria a mesma coisa com a vodka em aquario marinho, mas no caso da vodka se vc colocar acima do limite a água também fica turva e eu já tive aquario marinho e adicionava vodka que é uma dor de cabeça desgraçada pois vc não pode esquecer de adicionar nem um dia tem que ser todo os dias e a vodka serve para remover nitrato e fosfato e ainda gasta muito teste pois vc tem que ficar fazendo toda semana para ver se ambos cairam e se desapareceu vc tem que diminuir a dosagem pela metade e manter assim e testar caso no proximo teste estiver zerada ai vc mantem assim mas se no proximo teste der nitrato ou fosfato vc tem que aumentar a dose por tanto não tem dosagem fixa e varia muito e é complicada mesmo....
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvida sobre o skimmer X nitrato e fosfato em aq. dulcicola    Sab Mar 30, 2013 3:08 pm

Cetera escreveu:
Olá amigos.................primeiro devemos entender que a sistematica de um aquario de agua doce é completamente diferente de um marinho...........a densidade a grosso modo é quantidade de sal presente na agua, ou seja, quanto mais sal maior a densidade e vice versa......o skimmer não funciona em agua doce porque a densidade é zero.........a densidade minima para o skimmer funcionar 100% é 1020......em densidades mais baixas tipo 1016 ele ate funciona, mais retira 1/4 de sua capacidade.........o vinagre não ativara a desnatação........somente o sal pode fazer isso..........a ideia de usar um skimmer em um aquario de agua doce teria o efeito de oxigenação apenas, mais um filtro externo ja faz isso, ........grande abraço

o vinagre não ativará a desnatação, mas como ele faz a espuma no skimmer é isso que é a explicação que eu quero entender.
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvida sobre o skimmer X nitrato e fosfato em aq. dulcicola    Sab Mar 30, 2013 4:56 pm

Olá Leonardo.............como voce deve saber.......o skimmer depois de um tempo acumula uma certa quantidade de algas calcareas em seu interior e na(s) bomba(s) o que acaba por diminuir seu rendimento......e normalmente fazemos uma manutenção e limpeza utilizando agua doce e vinagre deixando o skimmer bater por 24 a 48 horas.........eliminando boa parte das algas calcareas.........em skimmers novos fazemos o mesmo procedimento..........a espuma que aparece é uma reação quimica entre o vinagre + agua + esmoldante que é muito comum em skimmers novos........uma reação muito parecida com o detergente que sob forte movimentação de agua formara espuma.........nesse caso o skimmer não esta em processo de desnatação..........não esta retirando nada da agua........esta sendo limpo, o que é bem diferente......... ..........o processo deve ser feito em recipiente separado do aquario..........sob pena de perder todos os habitantes do mesmo.............grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvida sobre o skimmer X nitrato e fosfato em aq. dulcicola    Dom Jul 21, 2013 8:09 pm

cetera,

Eu estava lendo e vi que no aquário marinho pode ser usado o método Balling que é usado para o controle de cálcio, de magnésio e RA (bicarbonato de sódio) e com o tempo a salinidade aumenta por isso temos que tomar cuidado com o reef caso se usa esse método, Logo me deparei que tem pessoas que usa no lugar do sal marinho o cloreto de cálcio para substituir o cloreto de sódio no aquário de ciclideos africanos que vai endurecer a água e aqui no forum tem um tópico de buffer caseiro que desenterrei faz um tempo já e nele se usa completamente o mesmo ingrediente do método balling, mas como o aquário de ciclideos africanos não é de água salgada e com o tempo esses ingredientes vão aumentar a salinidade será possivel usar o skimmer no aquário de ciclideos africanos???
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvida sobre o skimmer X nitrato e fosfato em aq. dulcicola    Dom Jul 21, 2013 10:05 pm

Olá Leonardo......

O cloreto de cálcio apesar de ser um sal.........não aumenta a densidade de um aquario de ciclideos africanos.......na verdade ele aumenta a dureza da agua  o que  é bem diferente........o cloreto de magnésio tambem da mesma forma......então  a resposta é  infelismente  não. ..........não é possivel usar o skimmer nesse aquario...........primeiro  porque é um equipamento projetado para aquarios marinhos.........segundo.......a densidade minima para o perfeito funcionamento do skimmer seria 1020........densidade letal para praticamente  100 por cento das especies dulcicolas.......grande abraço
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: dúvida sobre o skimmer X nitrato e fosfato em aq. dulcicola    

dúvida sobre o skimmer X nitrato e fosfato em aq. dulcicola
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dúvida sobre perda de pele
» lago de jardim - dúvida sobre bomba
» Projeto do aquário - dúvida sobre construção
» Dúvida sobre os sticks - URGENTE
» Dúvida sobre tratamento

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Doce em Geral-