InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Preciso de ajuda - algas sem controle

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Daniel Telles
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 93

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Seg Abr 08, 2013 2:35 pm

MAs elas não voltam ?
Ver perfil do usuário
Marcelo Correa
Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 436

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Seg Abr 08, 2013 3:08 pm

olha, a sim a possibilidade que elas voltem, assim como elas podem não voltar.
Aquarismo e Aquapaisagismos é isso um grande teste de paciência, mais ai que esta a coisa boa quando a gente vence a maldita o sabor da vitoria é melhor.
Ver perfil do usuário
Diogo Neves
Regular
Regular

Número de Mensagens : 352

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Seg Abr 08, 2013 3:27 pm

concordo com o Marcelo.....tive problemas sérios com o meu aqua...as plantas estavam todas marrons....(algas)....mas tava cheio...uma coisa horrível... diminui o fotoperíodo...e fiz TPAs regulares...ai foi embora hehehe...mais de duas semanas na luta!!
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Seg Abr 08, 2013 3:40 pm

Pode tentar também o famoso "apagão" Wink

Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Seg Abr 08, 2013 3:44 pm

Apagão pode ser uma boa.... so fico no receio por causa dos discos
Ver perfil do usuário
Diogo Neves
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Seg Abr 08, 2013 3:49 pm

Daniel Telles escreveu:
Apagão pode ser uma boa.... so fico no receio por causa dos discos

a priori acho melhor diminui o tempo da luz....e gradativamente ..e vai acompanhando..até para estressar os discos...
Ver perfil do usuário
marceloparedes
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 593

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Seg Abr 08, 2013 3:53 pm

Pessoal,

Esqueceram da palestra?

Segundo o Vlad algas não são devido a iluminação, são devido aos nutrientes na água!!!

É também estou e sempre fui reticente em descartar a iluminação do conjunto da obra!!!

Mas como gosto de adaptar a verdade dos outros com a minha, também faria uma redução no fotoperíodo com muitas TPA's para reduzir os nutrientes, ou medições para tentar descobrir o que está causando isso (phosfato, ferro, nitrato, etc.) e corrigir usando algum produto no filtro para eliminar tais nutrientes.

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
Diogo Neves
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Seg Abr 08, 2013 3:57 pm

marceloparedes escreveu:
Pessoal,

Esqueceram da palestra?

Segundo o Vlad algas não são devido a iluminação, são devido aos nutrientes na água!!!

É também estou e sempre fui reticente em descartar a iluminação do conjunto da obra!!!

Mas como gosto de adaptar a verdade dos outros com a minha, também faria uma redução no fotoperíodo com muitas TPA's para reduzir os nutrientes, ou medições para tentar descobrir o que está causando isso (phosfato, ferro, nitrato, etc.) e corrigir usando algum produto no filtro para eliminar tais nutrientes.

Abs

Marcelo Paredes

hehe não fui para a palestra No .....droga queria ter ido....hehe....mas então o fator principal para resolver o problema deve ter sido as TPAs
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

Número de Mensagens : 254

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Seg Abr 08, 2013 8:52 pm

Seria legal se vc colocasse todo setup do aqua. Sei que até engraçado descordar de um monstro como Vladimir, mas não e possível q excesso de nutrientes por si so tragam algas. até evito um pouco este assunto pq fico tendo q citar exemplo dos outros, já usei doses fertilizantes 10 vezes maiores q o recomendado, e isso eqüivale em media 3 vezes mais do q as plantas podem absorver então pq não pareceram algas? Bem de qualquer maneira não pude ir a palestra q gostaria muito de ter ido pq estava viajando então não sei em q conotação ele falou isso
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Seg Abr 08, 2013 11:18 pm

A origem não é um consenso, mas sabe-se que as TPA´S ajudam a acabar com a infestação, sou a favor da remoção mecânica para auxiliar, seja esfregando as folhas ou podando as mais afetadas... sempre antes das TPA´S.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Seg Abr 08, 2013 11:24 pm

Basicamente faço o seguinte, luz moderada (a luz realmente não provoca algas) muito fertilizante para garantir q não falte e muito mas muito CO2 mesmo. Caso não haja CO2 suficiente muita luz torna-se um problema
Ver perfil do usuário
Marcelo Correa
Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 436

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Ter Abr 09, 2013 8:33 am

Amigos eu acredito que a luz ajuda sim a aumentar o numero de algas, porque a maioria dos seres vivos precisam de luz para se desenvolver, assim com as plantas as algas precisam de luz para crescer. Então eu quando tenho alga diminuo o período de luz no aquário e aumento o numero de tpas e também esfrego as folhas com uma escova de dente de criança bem levemente e limpo os vidros do aquário e o filtro, já faço isso a muito tempo é da certo.
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Ter Abr 09, 2013 10:29 am

Marcelo Correa escreveu:
Amigos eu acredito que a luz ajuda sim a aumentar o numero de algas, porque a maioria dos seres vivos precisam de luz para se desenvolver, assim com as plantas as algas precisam de luz para crescer. Então eu quando tenho alga diminuo o período de luz no aquário e aumento o numero de tpas e também esfrego as folhas com uma escova de dente de criança bem levemente e limpo os vidros do aquário e o filtro, já faço isso a muito tempo é da certo.

Concordo em tudo que o Marcelo disse, acho essa a melhor solução.

Lembram do tripé? Co2, Luz e Nutrientes, caso algum falte as algas assim como as plantas não se desenvolverão.

Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Ter Abr 09, 2013 10:42 am

Aumentar o CO2 vai ajudar a combater as algas?
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Ter Abr 09, 2013 11:48 am

Relendo aqui, realmente me expressei mal, por exemplo amônia provoca algas mas sem luz como ela se desenvolvera? Quanto mais luz maior e a demanda do aquário por nutrientes e CO2 mas como coloco mas nutrientes q o necessário isso se torna uma variável morta, o mesmo raciocínio do "filtragem biológica quanto mais melhor" o problema e o CO2 e difícil manté-lo em níveis altos acima de 30 ppm, se algo (CO2 ou nutrientes) faltar vc terá algas e porosos q baixos níveis de CO2 e muitas vezes o vilão das algas
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Ter Abr 09, 2013 8:22 pm

Este link aqui é de um artigo da Tropica é um texto muito bem fundamentado e o melhor, ao contrario dos textos de Tom Barr, este não perde formatação ao ser traduzido. ( a perda da formatação é pior do que a deficiencia do google em traduzir).
http://www.tropica.com/en/tropica-abc/basic-knowledge/co2-and-light.aspx
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Ter Abr 09, 2013 8:55 pm

Acabei encontrando agora um dos textos de Tom Barr traduzido para o portugues por Rafael Compassi, este texto é basico tem como principal objetivo fundamentar o E.I.

segue link: http://www.forumaquario.com.br/portal/estimative-index/
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Ter Abr 09, 2013 10:59 pm

Realmente Ras, trocas parciais de agua resolve em muitos casos o problema com algas, os motivos do pq resolve é que parace equivocado, pois a crença é que com trocas parciais de agua se baixa o nivel de nutrientes e com isso se resolve o problema.
Existe um texto de Tom Barr onde ele linkado a uma entrevista do Sr. Dupla, dono da famosa marca de equipamentos alema Dupla, essa entrevista é de 1986, e já nesta época Dupla explicava pq isso funcionava. Não encontrei este texto agora, mas acho que dá para ter uma ideia sem ele.
Se virmos esta tese de mestrado deste link: http://www.cprm.gov.br/publique/media/diss_elyana.pdf
onde apartir da pagia 42 mostra uma média da composição fisico quimica dos mananciais e rios de Belém, podemos ter uma ideia do que acontece.
Ao trocar a agua do agua adicionamos grande quantidade de nuntrientes, alguns mais outro menos, no caso do fosforo por exemplo chega a ter por exemplo até 0,21mg/l . Se olharmos no site na Seashem: http://www.seachem.com/Products/product_pages/FlourishPhosphorus.html
Veremos que é mais fosforo do que é adicionado com o Flourish Fosforo.
è possivel de ver no trabalho também a quantidade de co2 adicionada, aproximadamente 28 mg/l, muito mais que grande maioria das pessoas adiciona.
Apesar de não ter encontrado o link da entrevis de Dupla, ele fala exatamente isso, só que ele usa exemplos de outras regiões.
Lembrando também que trocas de agua baixa os niveis de amonia (exeto se na agua já contiver muita amonia) e amonia provoca algas.
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   Ter Abr 09, 2013 11:27 pm

Existe uma coisa que eu gostaria de comentar, não existe motivo algum do pq isso funcionará com uns e não com outros. Uma frase que ficou famosa pelos defensores destas ideias é "prove isso a sí mesmo", ou seja faça e veja por sí mesmo os resultados, existem coisas que nunca entendi direito, por exemplo, nunca encontrei uma explicação clara e direta do pq vc controla as algas destas maneira, mas controla, é só fazer.
1- use todo o conhecimento existente para manter baixo os niveis de amonia
2- use mais fertilizantes que as plantas possam consumir (como normalmente as pessoas não possui os sais, no minimo triplique a dose recomendada de um fertilizante líquido, sei que sai caro, mas depois vc nunca mais irá comprar fertilizantes liquidos mesmo, logo vc percebera que é dinheiro jogado fora. Compre fertilizantes do Rc flora por ser mais barato, ele é tão bom quanto o da Ada pq é feito da mesma maneira).
3- mantenha elevados niveis de co2 (esta parte é a mais dificil e a mais importante), para manter niveis altos de co2 sem matar seus peixes é preciso oxigenar a água, pouco o2=co2 tóxico, tente injetar 40 mg/l, talvez seja pouco suba o co2 com caltela pq ela mata seus peixes.
As algas apareceram, é pq vc tem pouco co2, ou vc sobe ele, ou baixa a luz para diminuir a demanda, em muitos casos será preciso fazer os dois.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - algas sem controle   

Preciso de ajuda - algas sem controle
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» PRECISO DE AJUDA RING NECK
» Preciso de ajuda
» Atenção preciso de ajuda com meu lago...
» Preciso de ajuda para montar meu aquário de ciclídeos americanos!!
» Iniciante nos peixinhos! Preciso de ajuda.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Comunidade GPA :: Álbum de Fotos-
Ir para: