InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Ajuda com betta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Ajuda com betta   Dom Abr 21, 2013 10:20 am

Pessoal aconteceu um negocio estranho aqui... To com o aquarinho estabilizado, purigem, siporax mini, filtragem superdimensionada (atman hf400 para 19L brutos) ph cravado em 7 usando buffer da seachem e um betta... Poise, a cauda do betta começou a degenerar, nao tem nada branco parecendo fungo nem vermelho como se estivesse ferido por bactérias, o bicho ta esperto fazendo ninho e ate pula fora da agua pra pegar a ração no meu dedo kkk
Apenas ta sumindo a cauda dele... Ontem fiz um banho de imersão em permanganato com metade da dose, uns 500mg por litro durante uns 30 segundos ele nem sentiu inclusive se alimentou logo após... Hj vou fazer com 1g por litro.
A amônia ta menos de 0,25ppm a cor ta mais perto do 0ppm... Nunca tinha acontecido comigo isso. Vou tentar tirar uma foto e fazer um upload mais tarde pois estou acessando do celular.
Ja criei muitos bettas antigamente e ja tinha visto isso acontecer mas nao desse jeito, sempre com aspectos diferentes da lesão, ou aquele aspecto de algodão ou avermelhado corroído, nunca desse jeito... Parece que cada dia desfia mais e mais.
Ps: ele esta sozinho no aquario.

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 593

MensagemAssunto: Re: Ajuda com betta   Dom Abr 21, 2013 11:50 am

fala grande Rubem,

Vc sabe que eu crio Bettas, porém nunca aconteceu comigo isso, mas mesmo sabendo os cuidados que vc tem com seus peixes faço a pergunta, como está o ph?

Pergunto pq já vi caudas racharem, rasgarem com facilidade em águas ácidas!

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

Número de Mensagens : 123

MensagemAssunto: Re: Ajuda com betta   Dom Abr 21, 2013 11:59 am

Marcelo, acho que o Rubem já respondeu sua dúvida:

Rubem Dias escreveu:
ph cravado em 7 usando buffer da seachem

Interessante esse caso, pH neutro, amonia controlada, filtragem hiper dimensionada. E provavelmente não existe cloro na água. E mesmo assim, nadadeiras corroídas sem sinal claro de ataque de fungos ou bactérias. Meu palpite: se todos os parâmetros estão ok + alimentação de qualidade, então provável que seja uma doença congenita ou algo similar.

Tentar pesquisar alguma coisa no oráculo para ver se encontro algo sobre isso.

Bizarro.
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

Número de Mensagens : 123

MensagemAssunto: Re: Ajuda com betta   Dom Abr 21, 2013 12:11 pm

Rubem,

dando uma pesquisada sobre doença de betta, acabei descobrindo que falei besteira e não tem nada a ver com doença congenita. Encontrei isso aqui no site http://www.bettabrasil.com.br/artigo_067.asp:

"Nadadeiras roídas: Pode ter várias causas geralmente são bactérias. As nadadeiras ficam esbranquiçadas e se desfazem. O pH ácido favorece o seu aparecimento, neste caso, antes de iniciar o tratamento corrija o pH (elevando-o). Em seguida use um bactericida comercial ou azul de metileno a 5%. Em casos mais graves pode se usar também Tripaflavina (1 g/100 litros) ou Aureomicina (10 mg/1 litro), por 2 ou 3 dias, ou ainda, Tetraciclina (50 mg/2 litros), durante 7 dias, trocando a água e o medicamento, mantendo o "aquário-hospital" em local escuro."

O amigo Marcelo tinha razão na questão do pH ácido, por favorecer a manifestação das bactérias causadoras da moléstia, mas que não é o caso da água do aquário do Rubem. Pode ser que as bactérias estejam lá, mas com o pH controlado deve ser mais fácil de tratar.

Espero não ter falado muita besteira e ter ajudado.

Abraços
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda com betta   Dom Abr 21, 2013 12:21 pm

Poise no inicio a alguns dias achei que ele tivesse rasgado uma parte da cauda em alguma ponta de tronco ou coisa parecida, descartei a cauda sendo sugada pelo filtro pois esta quase na vazão mínima. Uso o buffer para tamponar em 7 o ph, aqui nao encontrei aquele betta basics que deixa em 7.2... Mas ja cheguei a manter bettas em agua levemente acida ai em Belém e ja tinha visto as infecções... Muito estranho... Vou dar outro banho de permanganato nele hoje e esperar, qqr progresso posto aqui... Ainda estou devendo uma foto.
Esqueci minha senha do photobucket...rsrsrs Embarassed

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 593

MensagemAssunto: Re: Ajuda com betta   Dom Abr 21, 2013 1:02 pm

2.0 escreveu:
Marcelo, acho que o Rubem já respondeu sua dúvida:

Rubem Dias escreveu:
ph cravado em 7 usando buffer da seachem

Interessante esse caso, pH neutro, amonia controlada, filtragem hiper dimensionada. E provavelmente não existe cloro na água. E mesmo assim, nadadeiras corroídas sem sinal claro de ataque de fungos ou bactérias. Meu palpite: se todos os parâmetros estão ok + alimentação de qualidade, então provável que seja uma doença congenita ou algo similar.

Tentar pesquisar alguma coisa no oráculo para ver se encontro algo sobre isso.

Bizarro.

2.0,

Acho que li tão rápido que não percebi, falha nossa....

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda com betta   Dom Abr 21, 2013 1:25 pm

Desculpem a qualidade da foto, mas da pra ver a margem da cauda, apenas um pouco descolorida em relação ao resto, nao esta branca nem vermelha.
Acho que ele rasgou em algum tronco e pegou alguma bactéria, mas nao deve ser muito virulenta e o animal esta com a imunidade boa, pois nao esta mostrando os sinais clássicos de infecção bacteriana.

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda com betta   Dom Abr 21, 2013 8:25 pm

Dei um banho com permanganato de 30 segundos na concentração de 1g por L...
O bicho ficou um pouco abalado, qualquer mudança posto aqui. Vou fazer uma tpa daqui a pouco.

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Ajuda com betta   Seg Abr 22, 2013 9:13 am

Fala Rubenildo, boa sorte aí no tratamento do primo do azulão hehehe...

OBS: Eu não descartaria a hipótese de a cauda ter colado na entrada do filtro...

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda com betta   Seg Abr 22, 2013 10:17 am

Nem cheguei a fazer a tpa ontem pq o bicho ficou mais de 1 hora com as nadadeiras fechadas e escondido no fundo entre as plantas, mas quando fui olhar depois ja tava bem esperto e ate comeu ração... Essa semana coletei umas larvas de mosquito e ele fez a festa. Notei que a margem da nadadeira que estava meio "desbotada" se desfez, vamos ver se para de desfiar pelo menos e quem sabe volte a crescer.

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda com betta   Seg Abr 22, 2013 10:21 am

Ras Miglio escreveu:
Fala Rubenildo, boa sorte aí no tratamento do primo do azulão hehehe...

OBS: Eu não descartaria a hipótese de a cauda ter colado na entrada do filtro...

Pior que na foto ele ta lembrando o finado azulão!!! Mas o original tinha quase o dobro do tamanho dele, era enorme... O legal desse atual é que dependendo da luz ele muda de azul para verde, tem uma cor bem bonita apesar de nao ter um formato do corpo excelente, espero que se recupere.
Miglio acho q nao foi o filtro pois como esta com uma vazão baixa as vezes vejo ate uns plarnobis passeando na entrada do filtro e nao sao sugados...

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda com betta   Dom Maio 05, 2013 12:09 am

So postando os resultados... A cauda do betta ja voltou a crescer (uns 5mm)... Nunca tinha usado o permanganato e achei um ótimo tratamento para emergências... Assim que der posto uma foto da cauda.

MensagemAssunto: Re: Ajuda com betta   

Ajuda com betta
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» ajuda pf acelerar ciclagem e morte subita
» Meu Betta está a dias sem comer ração!
» Cauda do meu Betta desfiando
» Pedido de ajuda Pombo-bravo Columba oenas
» Boa noite. Meu Betta estava com "popeye", e perdeu o olho hoje numa troca 50% do hospital.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Doenças, Prevenção e Tratamento.-
Ir para: