InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Congelando Náuplios, dúvida!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Gi Surian
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 35

MensagemAssunto: Congelando Náuplios, dúvida!!!   Sex Maio 10, 2013 3:53 am

Very Happy Olá, sou nova por aqui. Peço desculpas caso faça algo "errado", rs. Aceito ajuda, correções, etc.
Question Question Minha dúvida é como congelar os náuplios, melhor: antes de oferecer para minha nova cria de bettas, lavo esses náuplios com água doce. Pra congelar, devo deixar sem passar pela água doce? Andei congelando mas do modo que dou pros meus bettinhas, lavados com água doce. Será q os mesmos não servem mais para nada? Andei lendo que esses devem ir pro congelador na água salgada mesmo. cyclops cyclops Agora a dúvida... Podem me ajudar?

Rolling Eyes Question Outra coisa: me falaram que os náuplios congelados, ao serem inseridos no aquário para os bettas, eles voltam a nadar, ou seja, são congelados e renascem? Achei meio maluco isso. O que me dizem? Question
Perdão pela ignorância, estou começando, sei muito pouco, mas amo td isso e quero muito aprender.
Desde já agradeço.
Beijos!
Gi Surian

Última edição por Gi Surian em Sex Maio 10, 2013 7:27 am, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário http://www.gi-docencantomagia.blogspot.com
luiz eduardo s. da silva
Regular
Regular

Número de Mensagens : 194

MensagemAssunto: Re: Congelando Náuplios, dúvida!!!   Sex Maio 10, 2013 6:11 am

Seja bemvindo amigo, quanto a sua dúvida qdo eu comprava congelados els vinham em agua salgada, ai eu lavava diversas vezes (uma 4 vezes) e alimentava os peixes sem problemas nenhum, agora qto a eles voltarem a nadar depois de congelados, desconheço.
Ver perfil do usuário
marceloparedes
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 593

MensagemAssunto: Re: Congelando Náuplios, dúvida!!!   Sex Maio 10, 2013 7:28 am

Gi, seja bem vinda.

Qto a suas dúvidas, tanto faz vc congelar na água salgada qto na água doce, não sei onde inventaram esse negócio de que dar os náuplios em água salgada vai fazer mal para os bettas, pelo contrário, o sal é benéfico para os bettas e recomendado para o combate a bactérias, vc já ouviu falar que tem muitas piscinas hoje deixando de usar o cloro e passando a usar o sal. Então para bettas o sal é até recomendado, mas se vc achar que deve lavar, sem problemas também. Eu pro exemplo lavo, depois de coar, os náuplios com metade de água salgada e metade água doce, isso pq não tenho só bettas, tenho tb Killies que não são muito apreciadores de sal, também faço isso pq eu guardo meus náuplios na geladeira e na água doce eles não sobrevivem muito tempo, com um pouco de água salgada misturada consigo que eles vivam resfriados por pelo menos 2 dias, isso acontece pq na geladeira o metabolismo dos náuplios é reduzido a quase zero e assim permaneçem vivos. Elevando-se a temperatura ao ambiente os náuplios voltam a se movimentar. Acho que o que vc leu sobre eles reviverem seja referente ao resfriamento, pq sobre o congelamento nunca vi nem ouvir falar que eles tenham revivido. Só uso o congelamento qdo viajo por mais de 4 dias, pois assim fica fácil vc orientar qualquer pessoa para fornecer o alimento, pois basta colocar uma pedra de gelo(com náuplios congelados) no aqua dos alevinos.

Qualquer dúvida estamos ai.

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
Daniel Alves
Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 12

MensagemAssunto: Re: Congelando Náuplios, dúvida!!!   Sex Maio 10, 2013 4:08 pm

Olá, pessoal.

Quando houve aqui a necessidade de congelar náuplios para uso posterior, eu simplesmente os coei e congelei direto, sem lavar. Não houve problemas.

Abraço.
Ver perfil do usuário
Higo Abe
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 47

MensagemAssunto: Re: Congelando Náuplios, dúvida!!!   Dom Maio 12, 2013 1:39 am

Nauplios em agua doce ou agua salgada tanto faz, no entanto melhor congelar ja em agua doce, na hora de alimentar seus larvas e alevinos jogue a pedra de gelo em pedaços para que a artemia, seja despejado no aqua aos poucos (dependendo da quantidade de agua cuidado para n alterar a temperatura), uma vez que os nauplios estao mortos e n "reviverão" em hipotese nenhuma!! as artemias congeladas ja mortas e em estado de decomposição (proteina animal ja morta entra em decomposição mesmo congelada, se n a carne na geladeira teria validade ilimitada!!), prejudicarão em dobro a qualidade de sua agua, evite sobras... prefira nauplios vivos, mas se tiver de usar os congelados, tenha certeza que todos serão consumidos...

esclarecendo o que o amigo marceloparedes disse, o sal é amplamente usado no controle e tratamento de alguns parazitos externos, e fungos, ele serve tambem para controlar a troca de ions das branquias do peixe, um peixe estressado pode desregular o equilibrio osmotico, o incremento da quantidade de sal na agua vem a ser uma maneira de realizar este equilibrio... o sal tambem estimula a produção de muco, que é a 1º barreira de proteção dos peixes. Varios estudos, até um nosso com larvas de P. brevis mostrou que a agua levemente salinizada a 2% pode vir a ser benefico melhorando niveis de desevolvimento zootecnico e sobrevivencia, alem de aumentar o tempo de vida das artemias, que ficam vivas por mais tempo na coluna d'agua, sendo assim disponivel por mais tempo...

abraço
Ver perfil do usuário
Higo Abe
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 47

MensagemAssunto: Re: Congelando Náuplios, dúvida!!!   Dom Maio 12, 2013 1:42 am

Há... cada peixe tem uma resistencia para a quantidade do sal... uns são mais resistentes outros menos, n vão sair colocando sal em todo aqua que vai dar...

duvida??

Abraços
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Congelando Náuplios, dúvida!!!   Seg Maio 13, 2013 3:31 pm

Só descolgelar normalmente e oferecer pro seu betta... segue as orientações do Marcelo Paredes e é só correr pro abraço rs.

Regular
Regular

Número de Mensagens : 260

MensagemAssunto: Re: Congelando Náuplios, dúvida!!!   Sab Maio 25, 2013 8:32 pm

Pessoal estou tendo uma dificuldade na hora de coar os nauplios de artêmia salina.

Estou usando um pano para retê-los e reaproveito a mesma água no "artêmieiro".

Retiro do pano com uma faca (raspando) e insiro no aqua.

Existe alguma dica de material mais fácil para fazer o serviço, já que coador de plástico não tem diâmetro para reter os nauplios?
Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/lucianolutti.rios
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Congelando Náuplios, dúvida!!!   Sab Maio 25, 2013 8:39 pm

Fala Lutti!!! Tava sumido homem! Rsrsrs
Eu usava uma redinha a mais fina que tem, parece uma tela de silk screem coava na boa... Uma meia calça de mulher deve coar pena que fica difícil de ver os nauplios nela por causa da cor... Uma vez usei uma meia velha minha, daquelas fininhas que usa com sapato social... A redinha é mais facil de encontrar, se nao me engano é a número 0, alguem me corrija se estiver errado.
Grande abraço!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Congelando Náuplios, dúvida!!!   Seg Maio 27, 2013 12:56 am

Lutti,

Não sei se vc açessouo tópico fixo de como eclodir artêmias, lá eu mostro como faço até hoje, ou seja, uso para coar um tecido bem fino, quer dizer no meu caso, uso mesmo minhas coecas velhas e depois para retirar do pano eu inverto o pano em um outro recipiente e jogo água doce ou salgada no sentido inverso dos náupios, assim todos serão retirados pela passagem da água (doce ou salgado) e ficarão nadando na água.

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Congelando Náuplios, dúvida!!!   Ter Maio 28, 2013 9:44 am

É verdade, tinha esquecido do método do Marcelo Paredes... Será o coador o segredo da saúde dos peixes dele??? tongue
Abraço!

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Congelando Náuplios, dúvida!!!   Ter Maio 28, 2013 10:32 am

marceloparedes escreveu:

"... para retirar do pano eu inverto o pano em um outro recipiente e jogo água doce ou salgada no sentido inverso dos náupios, assim todos serão retirados pela passagem da água (doce ou salgado) e ficarão nadando na água...
Marcelo Paredes

Realmente!
Como não pensei nisso antes? Obg amigo!
Lutti Rios
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Congelando Náuplios, dúvida!!!   Ter Maio 28, 2013 10:34 am

Rubem Dias escreveu:
Será o coador o segredo da saúde dos peixes dele???

Só pode ser! Ou talvez seja o motivo dos peixes serem tão apaixonados pelo dono! KkkkKKkkkkKKKKkkkkKKk #RiAlto

Abçs
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Congelando Náuplios, dúvida!!!   Ter Maio 28, 2013 12:39 pm

kkkkkkkkkk eis o segredo!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Congelando Náuplios, dúvida!!!   Ter Maio 28, 2013 5:39 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ver perfil do usuário
TeixeiraBE
Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 13

MensagemAssunto: Re: Congelando Náuplios, dúvida!!!   Qua Maio 29, 2013 5:33 pm

Lutti Rios escreveu:
Pessoal estou tendo uma dificuldade na hora de coar os nauplios de artêmia salina.

Estou usando um pano para retê-los e reaproveito a mesma água no "artêmieiro".

Retiro do pano com uma faca (raspando) e insiro no aqua.

Existe alguma dica de material mais fácil para fazer o serviço, já que coador de plástico não tem diâmetro para reter os nauplios?

Amigo,

Experimente coadores de pano para café, são vendidos em bons supermercados e são muito práticos e baratos(vários tamanhos, escolha o que te agradar mais). Eu os utilizo com bastante sucesso. Na ausência de cuecas velhas, são uma ótima opção. Rsrsrs.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Congelando Náuplios, dúvida!!!   

Congelando Náuplios, dúvida!!!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dúvida da gravidez da minha Molinesia
» Até quanto tempo de vida kinguios podem crescer?
» AJUDA! Tartaruga "grávida" com comportamento estranho
» Como atrair a vida selvagem para o seu jardim?
» Qual o tempo vida de um canário harzer roller?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Doce em Geral-
Ir para: