InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Igarapé Samambaia, Santa Bárbara do Pará

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ernani
Regular
Regular

Número de Mensagens : 242

MensagemAssunto: Igarapé Samambaia, Santa Bárbara do Pará   Dom Maio 12, 2013 8:25 pm

Mesmo não tendo havido o 6º Encontro no sábado (pelo menos eu não vi confirmação) aproveitei que estava em Santa Bárbara e dei um passeio neste balneário que já conhecia mas desta vez fui olhando com outros olhos.

visão geral

cabombas(?)

estas espécies de tanques desativados estão repletos de peixes e cabombas

Última edição por Ernani em Dom Maio 12, 2013 8:29 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Ernani
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Igarapé Samambaia, Santa Bárbara do Pará   Dom Maio 12, 2013 8:27 pm

E voltei pra casa com 3 Acarás festivos, 2 pequeninos e um grandinho, uma dúzia de nanostomus e uns Neons negros!
Eu não os coletei, o dono do balneário os tinha em um aquário e depois de um bom papo ofereceu-me por uma quantia simbólica. Trouxe também a Ninféia que tanto queria, umas cabombas, outras plantinhas e um tronco muito bacana.

Última edição por Ernani em Seg Maio 13, 2013 1:47 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
João Martins
Regular
Regular

Número de Mensagens : 162

MensagemAssunto: Re: Igarapé Samambaia, Santa Bárbara do Pará   Dom Maio 12, 2013 10:05 pm

muito legal ernani, passa o mapa ai que pretendo dar uma volta lá
Ver perfil do usuário
Marcelo Correa
Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 436

MensagemAssunto: Re: Igarapé Samambaia, Santa Bárbara do Pará   Seg Maio 13, 2013 9:37 am

muito legal ernani, passa o mapa.
Ver perfil do usuário
Ernani
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Igarapé Samambaia, Santa Bárbara do Pará   Seg Maio 13, 2013 9:51 am

Este Igarapé fica bem próximo ao centro de Santa Bárbara, passando a granja colares, no início do cercado da fazendinha do outro lado da rua. Pra quem vem de mosqueiro fica do lado direito, tem uma placa na beira da estrada no ramal de entrada, da pista pro balneário tem pouco mais de 1KM.

Estes são os peixes que trouxe:

As plantas no isopor

O festivo (Acará Festivo, Mesonauta festivum corrigindo a identificação do peixe, obrigado aos amigos) já bem solto no aquário, ainda tem mais dois menorzinhos, o nado deles é um show a parte.

E a nuvem de nanostomus e neons negros com a Ninféia ao fundo

Última edição por Ernani em Seg Maio 13, 2013 1:34 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Daniel Alves
Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 12

MensagemAssunto: Re: Igarapé Samambaia, Santa Bárbara do Pará   Seg Maio 13, 2013 1:10 pm

Belas fotos.

Quanto ao peixe coletado, eu diria que não se trata de Acará-Bandeira, mas sim de Acará-Festivo.

Abraço!
Ver perfil do usuário
Anderson Almeida
Regular
Regular

Número de Mensagens : 353

MensagemAssunto: Re: Igarapé Samambaia, Santa Bárbara do Pará   Seg Maio 13, 2013 1:18 pm

Esses unifaciatus ou nanostomos são bem bonitos quando em cardumes grandes, eles fazem uma ótima composição. Eu tive desses e vale a pena ter eles como cardume alternativo aos neons cardinal, por ser de fácil acesso em nossos igarapés.
Ver perfil do usuário
Ernani
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Igarapé Samambaia, Santa Bárbara do Pará   Seg Maio 13, 2013 1:23 pm

Isso mesmo Daniel, estava confundindo as espécies.
Anderson, o cardume ficou muito bonito mesmo, só falta dar um jeito na iluminação do meu aquário que tá bem precária pra fazer uma foto legal do "enxame" de peixinhos!

Última edição por Ernani em Seg Maio 13, 2013 1:26 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Igarapé Samambaia, Santa Bárbara do Pará   Seg Maio 13, 2013 1:25 pm

Poise ernani, como o Daniel disse é um acara festivo (mesonauta festivus)... Quanto aos caracideos nao sei se sao neons negros... Deixo para os mais experientes, sempre tive essa duvida, mas sao peixes comuns nos nossos igarapés e ja me disseram que nao eram neons negros... Mas sao muito parecidos mesmo, olhando fotos na net e as suas a única diferença que vejo é a espessura da faixa negra que nos neons negros da fotos é mais larga...

Regular
Regular

Número de Mensagens : 123

MensagemAssunto: Re: Igarapé Samambaia, Santa Bárbara do Pará   Seg Maio 13, 2013 1:34 pm

Os caracídeos se tratam dos hyphessobrycon heterorhabdus, muito comuns na região.

Fotos Aqui!

Abraços
Ver perfil do usuário
Ernani
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Igarapé Samambaia, Santa Bárbara do Pará   Seg Maio 13, 2013 1:46 pm

Os Próprio 2.0.
Eles são tão abundantes neste igarapé que coloquei um matapi que meu pai fez com tela em uma área mais afastada da movimentação de pessoas com uns salgadinhos desses de bar dentro e uma meia hora depois tinha uns 10 desses nele.
Uma outra coleta interessante foi um monte de musgo muito interessante, só não sei se vai durar muito tempo pois os peixes estão adorando comê-lo, desculpem a qualidade da foto.
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Igarapé Samambaia, Santa Bárbara do Pará   Seg Maio 13, 2013 3:48 pm

Isso mesmo, seus supostos neons negros são heterorhabdus.

Sobre o festivo, seu nado realmente é muito elegante, lembra muito o nado do acará-bandeira.

Fico imaginando a quantidade de espécies existentes num igarapé desses.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Igarapé Samambaia, Santa Bárbara do Pará   Seg Maio 13, 2013 4:10 pm

Miglio, tem muita coisa mesmo. Um espécime que avistei nadando e achei muito bonito foi o Heros sp.
Havia muitos peixes que inclusive nem se incomodavam com a presença da gente.
Conversei com o dono do lugar, ele disse que já coletou uns cascudos e uns sarapós, além de outros peixes que ele não conhecia. Afirmou que vendeu alguns para uma loja de aquários em São Bráz.
Não me aventurei muito pra coletar porque não tenho experiência e só ia voltar pra Belém no domingo e de ônibus, peguei o telefone dele, caso a galera queira fazer uma expedição por lá, meu pai mora em Santa Bárbara e poderíamos usar a casa dele como base pra almoço e tal e combinar com o cara do balneário pra fazer umas coletas na boa!
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Igarapé Samambaia, Santa Bárbara do Pará   

Igarapé Samambaia, Santa Bárbara do Pará
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Garça híbrida (Egretta garzetta x gularis) em Santa Luzia, Tavira
» Samambaia folha larga
» Algum criador de Santa Catarina no fórum?
» Apresentação ao Grupo, José Batista - Santa Barbara d' Oeste/SP
» Criadores em Santa Catarina

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Comunidade GPA :: Expedições-
Ir para: