InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  

Compartilhe | 

MEUS PEIXES MORRERAM. AJUDEM!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
mauricio2904
Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 17

MensagemAssunto: MEUS PEIXES MORRERAM. AJUDEM!!!   Seg Maio 20, 2013 10:14 am

Tenho um aquário de 80 litros, filtro atman hf400, ph 7.2.
Ontem quando fiz minha TPA de 40%, sempre faço com "águra da rua"(concessionária) pois quase não tem amônia, apesar de ter muito cloro. Porém, ontem decidi colocar água do poço, pois esta é muito mais cristalina, só que não fiz nenhum teste nela,então,meus peixes começaram a morrer um por um, quando fiz o teste no aquário e verifiquei que a amônia estava em 6 ppm. Apesar da tristeza deixei meu aquário ciclando de novo, sem nenhum peixem pra ver se tira toda amônia.
A pergunta é a seguinte:
1-O que devo fazer para retirar a amônia do aquário(produtos químicos,tpa´s, carvão, ativado...)?
2-Que água vcs usam ao fazer a TPA(de filtro, da rua, do poço)?
3-Se eu for comprar um filtro para tirar água da torneira, qual é o indicado?
4-Qual água é mais fácil de tratar para colocar no aquário, do poço ou da rua?
Desde já agradeço!
Ver perfil do usuário
Ernani
Regular
Regular

Número de Mensagens : 242

MensagemAssunto: Re: MEUS PEIXES MORRERAM. AJUDEM!!!   Seg Maio 20, 2013 11:12 am

Olá Maurício, vou tentar te dar algumas dicas de iniciante, mais tarde amigos mais experientes poderão complementar.
- Se você já está com este pico de amônia tão alto pode usar emergencialmente zeolita, você encontra em lojas de aquarismo como removedor de amônia ou no supermercado ou pet shops como areia de gato. Eu tive uma emergência e comprei tidy cats no formosa po R$ 11,00 2Kg
- Em casa eu uso duas fontes de água para TPA e reposição: Da torneira tratada com aquasafe ou algum outro condicionador para retirar o cloro e outros possíveis metais pesados. Uma curiosidade, a água assim que retirada da torneira tem PH 6.4 e depois que o cloro é removido, passa pra 7.4, por isso também uso água coletada da chuva, especialmente para meu tanque principal onde mantenho o PH 6.4 a 6.6. No outro onde mantenho água entre 7.2 e 7.4, quando uso água da chuva uso uma medida de Bicarbonato de sódio para que não aja choque de alteração brusca de PH que prejudica bastante os peixes.
- Você pode usar estes filtros de torneira da 3M para retirada do excesso de cloro e alguns metais mas ainda assim recomendo o uso de algum condicionador para ter certeza que a água não vai pro aquário com alguma substância nociva ao habitantes.
- Depende da qualidade da água do seu poço, muitos poços de pouca profundidade podem sofrer contaminação do lençol freático e poços que não artesianos tendem a acumular matéria orgânica. A água da rua, pelo menos teoricamente, tem melhor qualidade por receber tratamento para ser potável.

Uma outra dúvida aqui, por que 40% do volume na TPA? Você tem excesso de peixes neste Aquário?
Geralmente não ultrapasso 20% do volume do aquário para evitar maiores desequilíbrios ao ecossistema do mesmo.

Meu sonho de consumo e projeto para futuro é um aquário autociclante, sem TPA's, sem CO2, sem bombas nem filtro, apenas reposição da água perdida na evaporação. "Isso é impossível!", já ouvi de outros aquaristas, mas eu sei que é possível, só exige paciência de Jó.
Autociclante Esquema Sunshine
Ver perfil do usuário
mauricio2904
Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 17

MensagemAssunto: Re: MEUS PEIXES MORRERAM. AJUDEM!!!   Seg Maio 20, 2013 4:12 pm

eu devo então, deixar o filtro rodando normalmente até a amônia se esvair, ou tenho que fazer TPAs?
Ver perfil do usuário
Ernani
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: MEUS PEIXES MORRERAM. AJUDEM!!!   Seg Maio 20, 2013 5:32 pm

Se o aquário está sem peixes e vai ciclar novamente, o ideal seria não fazer tpa's no meio do processo mas esta quantidade de amônia está muito alta, enfim vamos ver se algum forista mais experiente dá uma opinião por aqui.
Reforçando a questão da zeolita: Removedor de Amônia FVM
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: MEUS PEIXES MORRERAM. AJUDEM!!!   Ter Maio 21, 2013 3:39 am

Olá amigos................apenas como complemento as ótimas informações passadas pelo amigo Ernani............se a quantidade de bacterias nitrificantes estiver ideal, ou seja, se o aquario estiver ciclado da maneira certa............a amonia deverá estar em 0 ppm em aproximadamente 3 a 4 dias.........a grosso modo as bacterias nitrificantes consomem entre 1 a 1,5 ppm de amonia em aproximadamente 24 horas.........se o aquario estiver sem peixes é só esperar alguns dias e tudo ficará normalizado..............usar um bom condicionador de agua é muito importante nessas tpas............com todo o respeito ao amigo Ernani..............a agua de chuva não é propria para aquarios.........apesar de parecer uma opção economica e natural..........normalmente apresenta niveis muito altos de sulfatos, acido formico, acido acético, amonio, nitrato e etc.......o nitrato em concentrações altas é toxico.........usando apenas agua de chuva........os peixes podem apresentar sérios problemas a médio prazo...........se o aquario for densamente plantado com plantas de crescimento rapido(cabombas, elodeas, higrophyla polysperma, aguapé e etc.....)podem amenizar de certa forma o acumulo de nitrato pois o consomem de forma absurda .......nesse caso os peixes e o sistema podem apresentar problemas a médio longo prazo.........em geral a média de concentração de nitratos na agua de chuva em cidades brasileiras vai de 0,69 a 0,97 ppm por litro..........a agua de torneira aliada a um bom condicionador ainda é a melhor opção para os nossos aquarios( aquarios de agua doce)..........pois na maioria dos casos apresentam maior segurança para os nossos sistemas.............grande abraço
Ver perfil do usuário
Ernani
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: MEUS PEIXES MORRERAM. AJUDEM!!!   Ter Maio 21, 2013 6:48 am

Denis, obrigado pela informação, desconhecia este detalhe. Talvez não tenha percebido nenhum impacto por fazer tpa's em volume pequeno, mas com essa informação vou repensar esta estratégia afim de manter meus peixes saudáveis!
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: MEUS PEIXES MORRERAM. AJUDEM!!!   Hoje à(s) 5:27 am

MEUS PEIXES MORRERAM. AJUDEM!!!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Meus peixes morreram todos!!!!
» Meus peixes estão morrendo e não sei o porquê
» Meus peixes Kinguios só ficam no fundo do aquário
» Lago Paulo Andre,Meus peixes estao morrendo !!!
» qual a melhor ração para meus peixes??

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Comunidade GPA :: Bate papo-
Ir para: