InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Alguem vende substrato fértil ou laterita? onde comprar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
rodrigolima250s
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 98

MensagemAssunto: Alguem vende substrato fértil ou laterita? onde comprar?   Seg Jun 10, 2013 10:27 am

Pessoal, comprei 7kg de seachem fluorite, mas preciso de mais uns 7kg de substrato fértil.

Alguém sabe onde posso comprar algo não muito caro pra complementar? vou usar areia inerte por cima..
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Alguem vende substrato fértil ou laterita? onde comprar?   Seg Jun 10, 2013 11:35 am

Usa húmus tratado... Faz como o Rodolfo ensinou colocar no telhado em uma assadeira naqueles dias de sol... Esteriliza tudo, faz uma camada de 1cm e corre pro abraco!!!

Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 448

MensagemAssunto: Re: Alguem vende substrato fértil ou laterita? onde comprar?   Seg Jun 10, 2013 12:04 pm

Rodrigo, use humus mesmo.
No meu substrato fértil eu não utilizo somente húmus, falando agronomicamente, não vejo necessidade, de Ferro, pois a nossa água paraense já tem muito ferro, e Fe demais prejudica o desenvolvimento das plantas. A laterita é boa para outras regiões do Brasil.
Além do húmus coloco na camada fértil 30% de areia de gato TID CATS (tem pra vender em qualquer supermerco LÍDER).
O PQ da areia de gato:
Essa areia de gato é um tipo de argila que de forma grosseira se chama Argila do tipo 2:1, e o húmus tem um pouco de argila do tipo 1:1. A Argila 2:1 tem a capacidade de reter nutrientes em sua composição, e nos aquários isso acaba sendo benéfico pois evita que estes nutrientes fiquem solubilizados em água e disponíveis para surgimento das algas. O nutriente "fixado" as partículas de argila, ficam disponíveis as raízes, sendo desta forma melhor aproveitados.
Um destes componentes que areia de gato "puxa" da água é a amônia, evitando que ela fique disponível na água. A amônia é toxica aos peixes, quando "fixada" à camada fértil e não livre na coluna de água, as bactérias presentes na camada fértil assimilam a amônia e a transformam em nitrogênio não tóxico, o qual é assimilável pelas plantas. Lembrando que o Nitrogênio é o macronutriente responsável pelo crescimento em quantidade e vigorosidade das folhas.
Dai vc poderia complementar com Húmus+Areia Tid Cat
Ver perfil do usuário
rodrigolima250s
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Alguem vende substrato fértil ou laterita? onde comprar?   Seg Jun 10, 2013 2:46 pm

Eu já tive um plantado com humus.. lavei e tratei no forno a 300 graus.. e tinha uma camada bem alta da areia de filtro de piscina por cima..

Mesmo assim, depois de muito tempo (mais de um ano de montado), começou a escapar humus, pouca coisa, mas sujava.. e quando desmontei foi um sacrifício para limpar, e olhe que era um aquario "pequeno", pois pelo menos dava pra virar e lavar..

Tenho receio de usar humus nesse meu aquario.. são 450 litros.. primeiro que impossível carregar o aqua, segundo que ele é alto (60cm de altura).. se começar a sujar, vai ficar complicado de resolver o problema, até pq ele fica na cabeceira da minha cama...

Será que a Tidcat impede que ocorre essa fuga? aconselham mesmo assim a por um pouco de humus? colocaria humus + tidcat, depois seachem fuorite, e depois areia de construção (é a que está no aqua).. ?

O aquario tem 1,5 x 50 x 60A.. tenho apenas 7kg de seachem flourite... não sei quantos kg de areia tem no aqua, mas tem uns 5cm de areia no aqua todo... o que aconselham?

Ver perfil do usuário
MarceloCaetano
Regular
Regular

Número de Mensagens : 183

MensagemAssunto: Re: Alguem vende substrato fértil ou laterita? onde comprar?   Ter Jun 11, 2013 8:23 pm

Olá Rodrigo, você já definiu que plantas vai usar? dependendo das plantas talvez nem precise de substrato fértil, plantas lowtec não são exigentes e conseguem retirar boa parte dos nutrientes direto da água através das folhas.

Outra coisa, dependendo do layout que você for montar, você pode concentrar o substrato fértil apenas aonde ficarão as plantas e deixar a areia ou outro substrato inerte espalhado por todo o resto do aqua, aonde não vai ter planta, com isso não precisará de tanto substrato fértil.

Da última vez que usei laterita o único lugar que encontrei foi com o Edson lá do Canto do Betta.

Se você não quiser usar humus, pode tentar Aquasolo que pode ter contato com a coluna d'agua e também tem um preço mais acessível, você encontra Aquasolo na Aquanorte ou indo direto na fonte, se não me engano, o Alex de outeiro.

Abraço!
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Alguem vende substrato fértil ou laterita? onde comprar?   Qua Jun 12, 2013 9:31 am

A areia de construção é muito fina e tende a compactar muito com o tempo podendo atrapalhar o desenvolvimento das plantas com raízes mais finas... Outra, a camada de húmus nao deve passar de 1cm, é o suficiente. Uma vez vi envolverem o húmus com argila fazendo umas bolinhas e deixando secar, depois eram enterradas aonde ficavam as raízes das plantas. A maioria so necessita de fertilização liquida... No máximo umas pastilhas ou essas bolinhas de que falei.

Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Alguem vende substrato fértil ou laterita? onde comprar?   Qua Jun 12, 2013 9:45 am

Bom pessoal, resolvi usar o humos então, em pouca quantidade.. comprei 4 kg de humos e 6kg de tidicat.. vou misturar 4kg do humos tratado com 4kg do tidcat, os outros dois kg de tidcat vou por por cima dessa mistura, depois o seachem fluorite e depois areia.. 

Já havia lido sobre a areia de construção compactar, mas vou tentar com a areia de construção mesmo que é a que já está no aquário, até pq já vi varios topicos com montagens com essa areia, e dando certo.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Alguem vende substrato fértil ou laterita? onde comprar?   Qua Jun 12, 2013 10:15 am

Como eu te falei, da sim para usar a areia de construção, apenas se voce quiser um plantado exuberante e acho que nao e seu caso pela litragem do aquario ela cumpre tranquilo a função, apenas as raízes mais fininhas irão ter dificuldade de penetrar no substrato compacto. Mas nao significa que suas plantas irão ficar feias, lembre-se que os famosos Bonsai orientais sao criados em vasos rasos com substratos compactados que inibem o crescimento da arvores tornando-se aquelas miniaturas lindas que nos vemos. Basta voce oferecer a iluminação e fertilização corretas para as espécies.
Grande abraço!!!

Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Alguem vende substrato fértil ou laterita? onde comprar?   Qua Jun 12, 2013 10:30 am

Rubem, obrigado pelo retorno.

Na verdade eu espero conseguir ter umas plantas bem bonitas, inclusive algum carpete que ainda não defini qual..

Considerando que a quantidade de areia que tenho no aquário atualmente eu acho que não será o suficiente, posso pensar em acrescentar areia de filtro de piscina, misturando as duas, ou deixando apenas uma camada fina da de construção por cima, pois acho a mesma mais bonita, branquinha.. o que acha? 

Ainda não defini a flora, e se possível gostaria de sugestão, inclusive em relação ao carpete considerando que meu aquário é alto (60cm).. pretendo comprar as plantas com o denis lá na mário covas conforme vi em um tópico na área de plantados..

a iluminação já tenho, formada por 10 lampadas compactas de 30w 6400k.. ainda tenho espaço pra acrescentar mais umas 3 ou quatro se for necessário..
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Alguem vende substrato fértil ou laterita? onde comprar?   Qua Jun 12, 2013 12:26 pm

Eu também acho a areia de construção mais bonita. Um carpete bom pra vc seria de E. Tenellus mas vão melhor com iluminação forte... Outra opção seriam as sagitarias so acham que crescem um pouco mais que as echinodorus ....

Regular
Regular

Número de Mensagens : 346

MensagemAssunto: Re: Alguem vende substrato fértil ou laterita? onde comprar?   Qua Jun 12, 2013 12:41 pm

Recomendo você a nao misturar as areias. Com o tempo e a movimentação da água, a areia de filtro vai subindo para a superfície. E vai achar tirando toda uniformidade da areia de construção.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Alguem vende substrato fértil ou laterita? onde comprar?   

Alguem vende substrato fértil ou laterita? onde comprar?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Onde comprar Tartaruga Tigre D'Água?
» Onde comprar Silicone de aquário?
» locais onde comprar tartarugas terrestres em lisboa
» Onde comprar um trica Ferro?
» Onde comprar coleiro fêmea

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Comunidade GPA :: Classificados-
Ir para: