InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Zeolitas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rodrigo R
Regular
Regular

Número de Mensagens : 346

MensagemAssunto: Zeolitas   Seg Ago 12, 2013 5:25 pm

Onde comprar em belem?
Ver perfil do usuário
Erich kammann
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 39

MensagemAssunto: oi   Seg Ago 12, 2013 6:07 pm

Rodrigo R escreveu:
Onde comprar em belem?
a zeolita voce poder acha no mercado livre a natural 37,99
2,2kg.[Zeólita - Removedor Natural De Amonia Tóxica - Cubos 2,2lt)
tambem voce poder usa o tidy cat vende nos mercadinhos esta 3 a 5 reais..
so que a zeolita muda o ph para 7.0 e o natural de rocha nao.okye
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

Número de Mensagens : 123

MensagemAssunto: Re: Zeolitas   Seg Ago 12, 2013 7:05 pm

Pessoal,

Esses dias comprei o Purina Tidy Cat pra testar aqui em casa - no rótulo diz produto mineral originário da Patagonia. Custou quase 20 conto um pct de 5kg (ou seriam 3kg?) no Yamada.

Enfim, enchi um garrafão com 10L de água da torneira do meu prédio, que é de poço artesiano e sai com 2 ppm de amonia, + ou - 1kg desse Tidy e deixei lá uma semana circulando para ver no que dava.

Resultado = Amonia ficou na mesma e esse Tidy parece que se desmancha, fica meio "lodoso", se fosse usar no aquário, turvaria a água. Achei horrível. Porém, não alcaliniza.

Não sei se comprei o Tidy errado, vou tirar umas fotos da embalagem e tentar postar aqui.

Se alguém aí já usou o Tidy com resultados satisfatórios de remoção de amonia, por favor, compartilhe e informe como era a embalagem, dizeres e etc.

Abraços!
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Zeolitas   Seg Ago 12, 2013 10:55 pm

Conforme prometido, seguem as fotos do pacote de Tidy Cat's que comprei para testar e que não vi resultados. Ah, é uma embalagem de 2Kg, e não de 5Kg como mencionei erroneamente acima.

Fotos:

Também não reparei na mudança de cor, como diz na embalagem. Não sei se só funciona com urina de gato ou se era pra funcionar com amônia também. O que mais me deixou insatisfeito com o produto em questão, é que em contato com a água ele se esfarela e vira uma lama com o tempo, deixando a água muito turva. Quando usei em sachês, melhorou significativamente o problema dele soltar "lama" na água, mas mesmo assim, quando manuseei o sachê de forma mais brusca, soltou um pouco de "lama".

Se os amigos quiserem, posso providenciar outro teste, com registro fotográfico de todas as etapas.

Enfim, se alguém obteve resultado satisfatório com o uso dessas areias de gato para remoção de amonia, por favor, gostaria que compartilhasse essas informações. Fiquei frustrado com essa areia e acredito que o único caminho para remover a amonia da água da torneira seja através de um DI, já que no apto. onde moro não há espaço para colocar uma caixa da água / aquário de grande capacidade, com midia biologica, para servir de reservatório de "decantação" para as tpa's dos meus aquários.

Ideias são bem-vindas.

Abraços!
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

Número de Mensagens : 254

MensagemAssunto: Re: Zeolitas   Ter Ago 13, 2013 11:48 am

Vc pode usar um condicionador para romover amônia,
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Zeolitas   Ter Ago 13, 2013 5:56 pm

Oi Amaralfh,

Pois então, já considerei o uso dos condicionadores, como doses altas de prime ou toxivec, porém, no meu caso, esses métodos para grandes volumes de água seriam muito dispendiosos e pouco eficientes. Consideraria o uso deles mais para casos emergenciais e acredito que a bula do Toxivec ainda menciona algo como sendo agressivo a alguns tipos de plantas e invertebrados. Como ainda não tenho teste de nitrato, também não sei/desconheço, se esses produtos transformam a amonia em nitrato ou não, mas em caso positivo, seria quase o mesmo que "trocar 6 por meia dúzia".

O que eu uso em caráter emergencial é o AmGuard, que torna as moléculas de amonia atoxicas por um periodo de tempo, a fim de serem consumidas pela biologia do filtro. Porém é um tratamento dispendioso e cansativo, pois deve-se aplicar o mesmo todos os dias a fim de manter a amonia controlada até o filtro conseguir consumí-la.

Por uns cálculos que fiz, sai menos dispendioso montar um DI DIY do que comprar garrafões de água mineral sem amônia.

De qualquer forma, estou providenciando um outro teste com Tidy e assim que concluido, postarei os resultados.

Abraços!
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Zeolitas   Ter Ago 13, 2013 6:10 pm

Bem este e um teste que ia fazer mas para o fim do ano, e so depois postaria mas se vc quiser tentar http://www.vidaagropecuaria.com.br/html/Oxigen.htm este nao o melhor link mas como to pelo tel foi o q deu para se virar. Garanto q resolve o problema igual a um prime etc o será necessário fazer e descobrir qual a menor dose que resolva o problema, quando estiver com um computador explico melho, o preço? Quase de graça
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Zeolitas   Ter Ago 13, 2013 6:27 pm

Rapaz,

se esse produto é tudo que promete...vai ser uma revolução no tratamento de amônia.

Sabe onde se encontra para venda aqui por Belém e preço aproximado?

Seria só usar na água como condicionador antes de por no aquário? Não ficam resíduos nocivos a peixes/invertebrados/plantas/biologia do filtro?

Abraço!
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Zeolitas   Ter Ago 13, 2013 6:51 pm

Mad 
Caramba!!! Valia até a pena montar um aquario pra testar... Se funcionar seria preciso uma quantidade ínfima...

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Zeolitas   Ter Ago 13, 2013 6:58 pm

Exato Rubens, tem que testar em escala pequena pois se algo der errado o prejuiso tb é pequeno a medida que os resultados surgirem se aumenta a escala do teste.

Que ele funciona certamente que sim , ele foi feito para isso oxidar amonia e cloramidas
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Zeolitas   Ter Ago 13, 2013 7:18 pm

Todo condicionador e um oxidante este produto e muito semelhante ao aquasafe da tetra. Quanto atoxidade, existe umaficha de todos os produtos químicos na net, e tb sobre este, nesta ficha si que e toxico para peixes a uma concentração de 3,5 gramas por litro mil vezes mais que a genco recomenda, e possivelmente a dose para aquários seja ainda menor que a proposta para genco. So testando para saber. Acho muito promissor este produto
Ver perfil do usuário
Ernani
Regular
Regular

Número de Mensagens : 242

MensagemAssunto: Re: Zeolitas   Qua Ago 14, 2013 10:45 am

Eu tenho este produto no meu aquário misturado com zeolitas específicas de aquarismo que comprei em uma loja.
Não faço teste de amônia a muito tempo, mas posso dizer que as pedrinhas saturam e mudam de cor depois de um certo tempo.
Antes de usar em um sachê dentro do filtro, lavei bastante para retirar as partículas menores, também deixei alguns soltos dentro do aquário. Se não for tão efetivo como removedor de amônia, serve para colonizar bactérias por sua porosidade.
Ver perfil do usuário
MarceloCaetano
Regular
Regular

Número de Mensagens : 183

MensagemAssunto: Re: Zeolitas   Sab Ago 17, 2013 7:23 pm

amaralfh escreveu:
Bem este e um teste que ia fazer mas para o fim do ano, e so depois postaria mas se vc quiser tentar http://www.vidaagropecuaria.com.br/html/Oxigen.htm este nao o melhor link mas como to pelo tel foi o q deu para se virar. Garanto q resolve o problema igual a um prime etc o será necessário fazer e descobrir qual a menor dose que resolva o problema, quando estiver com um computador explico melho, o preço? Quase de graça
É por essas e outras informações que eu adoro este fórum,  valeu por compartilhar Amaral! Realmente valeria a pena testar, o preço é bem em conta, vi na net um pacote de 500g custando R$18,90.... daria pra tratar 40.000 L de água... nada mal...
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Zeolitas   Qua Ago 21, 2013 9:31 pm

Pessoal,

Vou postar fotos do teste que realizei com o Tidy Cat, dessa vez em um outro frasco. Acredito que imagens falam mais do que várias palavras.

Frasco com água utilizado no teste:

Quantidade de Tidy Cat utilizada:

Tidy Cat logo após introdução no frasco de testes: percebam como a água turvou logo de inicio:

Visto por outro angulo, turva bastante:

Teste de Amonia Inicial = 2ppm!!!:

Após 1 semana, eis os resultados:

Reparem como os pedras iniciais do Tidy se quebraram em várias outras quando em contato com a água. A lama decantou, melhorando a visibilidade também. Apenas não percebi, nesse tempo, qualquer alteração significativa na coloração do produto:

Por outro angulo, a qualquer movimento da água, a lama sobe, prejudicando a visibilidade. Reparem que a mesma se acumulou no fundo do recipiente:

O tão aguardado teste de amonia: reduziu para 0,25 ppm:

Por outro angulo:

Observações:

1) Com base no teste, pode-se dizer que o produto avaliado remove amonia, porém, a longo prazo, por tanto não pode ser usado em caráter emergencial, mas pode ser usado em um reservatório de decantação com a finalidade de servir de água para reposição de TPA's, etc.

2) Por ter a característica de se "esfarelar" em contato com a água, acaba a turvando por demais. Então se deve evitar agitação da água no local de uso do produto ou usá-lo em sachês de poros bem finos para tentar amenizar o problema.

3) Não sei se é possível realizar generalizações, pois este teste teve características bem específicas.

Por fim, gostaria de mencionar que estou iniciando um teste de cunho prático: vou novamente voltar a usar um garrafão de 20L com o fundo do mesmo coberto de Tidy e aguardar uma semana para ver os resultados.

Espero ter contribuido com essa questão da viabilidade do Tidy para uso como removedor de amonia.

Aguardem os próximos resultados.

Abraços!
Ver perfil do usuário
amaralfh
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Zeolitas   Qua Ago 21, 2013 9:36 pm

Apenas para confirmar se foi a Zeolita que fez isso, faca o mesmo teste sem a zeolita, so agua mesmo e nas mesmas condições.
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Zeolitas   Qua Ago 21, 2013 9:39 pm

Conforme mencionado no post das fotos, o produto em questão é o Tidy Cats.

Quanto a sua pergunta, Amaralfh, vc gostaria que eu fizesse um teste apenas com agua?
Ver perfil do usuário
Vagner_Soares
Regular
Regular

Número de Mensagens : 102

MensagemAssunto: Re: Zeolitas   Qui Ago 22, 2013 10:59 am

Obrigado Minotto, por se dispor a compartilhar, todo o processo dos testes realizados, não apenas com o relato, mas também com fotos.
Aqui em casa, enfrento o problema de amônia também. A água é de poço, a amônia fica no ponto máximo, ou até mais, com o teste da Alcon. Ou seja, toda semana tenho que comprar 1 ou 2 garrafões de água mineral exclusivamente para a tpa do aquário. E aí, enfrento outro problema... O PH. A água "mineral" vendida em Belém, é muito ácida.

Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Zeolitas   

Zeolitas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Zeolita!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Comunidade GPA :: Classificados-
Ir para: