InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Devaneio sobre aquarios auto ciclaveis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ernani
Regular
Regular

Número de Mensagens : 242

MensagemAssunto: Devaneio sobre aquarios auto ciclaveis   Sab Ago 17, 2013 12:34 pm

Um tempinho atrás, li uns artigos sobre aquários autocicláveis, sem bomba, sem substrato fértil, sem filtro, sem TPA, coisas do tipo. Há muitas discussões e quem diga que não é possível, que é desumano com os peixes, etc.
Pois bem, minha intenção não era testar peixes em um ambiente hostil, eu tenho um organizador plástico onde estava tentando condicionar uns discos selvagens com ração. Desisti da ideia mas não joguei toda água fora, mantive metade da litragem, uns 20l, para guardar umas podas de cabomba, samambaia d'água, brotos de alface d'água e aguapé.
Como é uma água já ciclada, sem cloro passei a usá-la para lavar as mídias biológicas e mantê-las lá enquanto limpo os filtros e adicionei umas pomaceas, pois tinha muitas aqui. Este recipiente tem pouco mais de um mês e as pomáceas vêm se desenvolvendo normalmente, as vezes jogo um pouco de ração de fundo, mas sem muito compromisso.

Outro dia eu estava observando o recipiente pra ver se não tinha larvas de mosquito e para minha surpresa vi um ser pequeno ainda movendo-se por entre as cabombas, tentei tirar uma foto mas não saiu nada que prestasse. Em um outro tópico falamos sobre meus nanostomus estarem cruzando no tanque principal e um amigo com experiência postou fotos dos alevinos, e então pude identificar com pouca margem de erro: era um alevino dos nanostomus do meu aquário, os ovos provavelmente vieram em alguma poda de cabomba e eclodiram neste ambiente onde não há bomba de circulação, não há compressor de ar, não tem filtro, está carregado de detritos desprendidos das mídias biológicas que mergulho na água e praticamente não tem alimentação de ração. Eu consegui localizar e fotografar dois alevinos já bem grandinhos, não sei se há outros, mas parece que a teoria do autociclavel não é tão absurda assim.

Os dois alevinos próximos da flor d'água.

Bom, não estou querendo criar polêmica nem recomendo ninguém a meter peixes num ambiente sem filtragem ou coisa do tipo, apenas compartilho a minha surpresa com o ocorrido, pois sequer foi algo intencional.
Ver perfil do usuário
MarceloCaetano
Regular
Regular

Número de Mensagens : 183

MensagemAssunto: Re: Devaneio sobre aquarios auto ciclaveis   Sab Ago 17, 2013 6:24 pm

Como diria aquele ator d'A Mosca no filme Parque dos Dinossauros: "A vida sempre dá um jeito"...
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Devaneio sobre aquarios auto ciclaveis   Sab Ago 17, 2013 8:23 pm

Acho que para os alevinos e o lugar mais seguro possível, mas depois de adultos e em cardume precisam de mais oxigenação, e nesse ambiente de pouca litragem nao sei se e possível...
Agora em um tanque grande com plantas acho que e possível sim manter uma estabilidade a longo prazo, mas depende muito das espécies que você quer manter...
Vou dar meu testemunho aqui, tinha um casal de epiplathys dagetti em um comunitário de 70 litros, tirei uma alface d'água que estava grande e fazendo sombra e joguei em uma bacia que tinha no máximo uns 5-6 litros de agua, a mesma pegava um sol matador da tarde e tinha umas ampularias filhotes tb... Um belo dia meu irmão pegou a bacia e disse que tinha um peixe dentro, fiquei P... Da vida e xinguei ele, mas caiu a ficha que tinha os killies no aqua principal... Corri e achei um macho de e. dagetti de quase 1cm, devem ter nascido vários, porém nesses 5 litros estavam vivendo também mais de 10 larvas de libélula!!! Então coloquei o killi Highlander em um aquarinho de 10l e criei até adulto.

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 593

MensagemAssunto: Re: Devaneio sobre aquarios auto ciclaveis   Dom Ago 18, 2013 1:06 am

Ambiente perfeito para criação de alevinos de ovíparos, pois nesse ambiente existem vários microorganismos que ervem de excelente alimentos as crias. Tem criadores que tem esses tanques só para servirem parte dessa água a seus alevinos como infusórios.

No passado, final dos anos 70 e início dos 80, antes do aparecimento comercial dos náuplios, ninguém conseguia criar bettas nem a maioria dos peixes ovíparos, pois todos morriam não conseguia-se alimentá-los com ração ou o que existia no mercado, mas como os criadores conseguiam? Eles usavam o que se chamava de adubação de tanques, que consistiam em botar na água nova dos tanques, matérias orgânicas em decomposição (fezes, sangue, e outros) em quantidades adequadas, deixando-se maturar por 30 dias ou mais e após colocavam plantas de fácil desenvolvimento para consumo e tratamento da amônia. Com o tempo explodiam colônias das mais diversas criaturas micro e macroscópicas, com isso colocava-se as proles e só tiravam os peixes já praticamente adultos e nesse tempo praticamente não se colocava qualquer alimento. Esse era o segredo dos criadores que nós aquaristas nem sonhavamos.

Autociclagem é uma outra forma de se chamar a maior lei que a natureza possui, que é a propriedade de sempre se buscar o equilíbrio, lembram-se de quanto estudantes? Em quase todas as ciências que estudamos temos propriedades que descrevem esta mesma característica da natureza, que é a tendência de se buscar o equilíbrio, a autociclagem nada mais é do que a mesma coisa.

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Devaneio sobre aquarios auto ciclaveis   

Devaneio sobre aquarios auto ciclaveis
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Montando um aquário caseiro
» Aquário somente com plantas artificiais