InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 BAIXANDO e ESTABILIZANDO: pH / KH e GH

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rodolfo_
Colaborador
Colaborador
avatar

Número de Mensagens : 448
Idade : 33
Data de inscrição : 02/09/2012

MensagemAssunto: BAIXANDO e ESTABILIZANDO: pH / KH e GH   Sex Ago 30, 2013 10:59 am

Tenho discos, e onde moro atualmente a água é rica em cálcio e magnésio, consequentemente, pH acima de 7.8, o que não é nada ideal para os discos.
Depois de pesquisar, depois de tentativas, consegui corrigir e estabilizar os parâmetros: pH; KH e GH.
Parâmetros anteriores:
pH: 7.8
GH: 7
KH: 7
Para baixar o pH, antes é necessário neutralizar os altos teores de Cálcio e magnésio, se não, a gente baixa o pH e depois sobe denovo. O discus Buffer tem essa função: precipitar Cálcio e Magnésio, mas....as vezes não dá conta.

Primeira medida tomada:
Amolecer a água. O que usei? AZOO WATER SOFTENER (RESINA CATIONICA). Essa resina retira da água, devido alto poder de troca catiônica, os íons de Cálcio e Magnésio. Baixou o pH? Não, mas baixou o KH e o GH de 7 para 5. O ideal para Discos é abaixo de 3. Usei 250g da resina para 350L de água do aquário. Vem com uma bolsinha, só soltar no SUMP.


Segunda medida tomada:
Mesmo usando a Resina, ela não conseguiu baixar o KH e o GH, o que fiz? Usei Vinagre de maça. Misturei em um pote, água e vinagre, até pH atingir 6.4. Deu 500ml de solução (vinagre+água). Fiz gotejamento por gravidade, a solução ia pingando aos poucos no aquário e o pH baixando bem devagar. Quando inserimos o vinagre (ácido), ele vai consumindo aos poucos as reservas alcalinas do aquário. De forma que cada vez que fazemos isso a tendência é a água amolecer cada vez mais. Quando o pH do aquário chegou a 6.6, parei o gotejamento e inseri um tamponador.

Terceira medida tomada:
Para tamponar em 6.6 o pH usei um medicamento de farmácia a base de fosfato. Chama-se Phosfoenema. 5ml para cada 50L. Apliquei direto no aquário. Preço deste produto: R$11,00




Quarta medida tomada:
Após fazer o procedimento do vinagre+phosfoenema, inseri fibra de coco no sump. Essa medida ajuda a baixar o pH aos poucos.



Após esses quatro passos, meu pH ficou em 6.6 e GH e KH em 5. Depois de 24h medi o pH e o bendito subiu para 7.2, com GH e KH em 5.

Apliquei vinagre e Phosfoenema por 4 dias seguidos. O pH baixava para 6.6 e subia novamente para 7.2 depois de 24h. Porém, aplicando o vinagre (ácido) as reservas alcalinas foram sendo consumidas. Lembrando que tb a resina da azoo estava no sump. Após o quarto dia de vinagre+phosfoenema o pH bateu os 7.2, mas o GH e o KH estavam em 3. Ideal para discos e propicio para baixar e estabilizar o pH.

Quarta medida tomada:
Aplicação de Discus buffer.
Discus buffer ajusta o pH da água a valores ácidos no intervalo de 5.8-6.8, ideais para um bom desenvolvimento dos Discus e outros peixes que requeiram um meio ácido. Está totalmente baseado no fosfato e está livre de carbonatos. Uma embalagem de 250 gramas trata até 3.000 litros. Comprei 1KG, paguei R$180,00. Pois vou precisar eternamente desse produto, para trocas parciais, enquanto morar por aqui.
Em apenas uma aplicação, baixe o pH para 6.4 e KH e GH para 2.
Esta estável e não estou mais tendo problemas com isso. Só adiciono o Discus Buffer nas trocas parciais.
Apliquei 7g para cada 40 litros.


Conclusão?

Com valores de KH e GH acima de 4/5, o Discus Buffer não dá muito conta. Preparei a água para o uso deste produto. O phosfoenema é a base de fosfato (mesma princípio ativo do Discus Buffer), tampona, porém, não precipita Cálcio e Mg. o Ácido (vinagre de maçã) consumiu e Baixou o KH e GH para 3, com KH e GH nestes patamares o Discus Buffer dá conta de amolecer mais a água, baixar o pH e estabilizar a parada.
Espero que seja útil amigos
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador
avatar

Número de Mensagens : 2112
Idade : 34
Data de inscrição : 22/05/2008

MensagemAssunto: Re: BAIXANDO e ESTABILIZANDO: pH / KH e GH   Sex Ago 30, 2013 1:36 pm

Valeu Rodolfo, bem importantes essas informações e as dicas dos produtos alternativos que ajudaram a resolver o seu problema.
Abraço!!!

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
BAIXANDO e ESTABILIZANDO: pH / KH e GH
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» água do aquario evapora muito?
» CANARIO BELGA - É ARTE
» Femea de papa capim
» Azulão baixando várias vezes a calda quando defeca

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Doce em Geral-
Ir para: