InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

Número de Mensagens : 240

MensagemAssunto: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Ter Set 10, 2013 7:50 pm

Galera,

Eu quero modificar o meu skimmer reefoctopus externo e recirculante modelo: DNW-110-6520B pq o segredo está na vazão de ar que só vem em bombas cujo bico da saída de água é mais largo então eu descobri que a pressão da bomba tem a ver com qtos watts independentemente da vazão já que a bomba original tem 13 watts e quero utilizar para jogar a água para dentro do skimmer enquanto a mais potente com watts maiores ficam recirculando pode ser assim ou fará com que o skimmer pare de trabalhar? caso contrário eu vou usar a bomba original dele lembrando que ela é uma OTP-1000S e possui uma vazão de 1000 litros por hora e tem 13 watts de potência, mas eu queria usar ela como recirculante enquanto a outra tenha a mesma potência dela de 13 watts com a mesma vazão de 1000 L por hora que é a SB1000 com impeller modificado para jogar a água já com a espuma e a bomba original fica recirculando assim deixa o skimmer mais potente? Por acaso alguém já fez isso para opinar pq eu ainda vou montar o meu marinho e estou com medo de comprar e de repente não dá certo ai a bomba ficará aqui jogada e ainda tem outra coisa: se eu for testar não adiantará nada pq o meu aquário será recém montado e aquario marinho recém montado está inseto de matéria orgânica e não vai dar certo essas coisas de testar. Agradeço já pela resposta!
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: alô Cetera, cadê vc?   Sex Set 13, 2013 8:36 pm

Poxa gente, o Cetera nem apareceu para tirar essa dúvida minha.. =(
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Sab Set 14, 2013 5:15 pm

Infelizmente sou leigo em aquários marinhos...

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Sab Set 14, 2013 7:45 pm

ola Leonardo.......

só para que os demais amigos possam entender.......

a gosso modo..o skimmer comum (venturi)....funciona com uma bomba de captação acoplada a um tubo de reação. ..esse tubo forma bilhoes de micro bolhas que sao responsáveis pela desnatacao de proteinas (retirada de sujeira) do aquario.....

o skimmer recirculante .......funciona com uma bomba de captação. ....e outra de recirculação. ....o que proporciona uma filtragem muito superior ...normalmente a de recirculação vem no skimmer......a de captação compramos separado.....

podemos considerar dois tipos de potencia quando falamos de bombas para um recirculante.... a primeira potencia e a de base (captação)......que para o modelo do seu skimmer nao deve ser inferior e nem superior a 1000 litros hora......

a segunda potencia é a recirculante (recirculacao).....que no caso do seu skimmer pode variar de 980 a 1000 a litros hora.....então pode fazer essa adaptação sem problemas.......porque como sabemos......o skimmer recirculante terá que usar uma bomba extra de qualquer forma .......então o amigo nao ficara com nenhuma bomba sem uso ou descartada.......voce tera que comprar apenas o impeler e acoplar a bomba ja existente........o impeler é relativamente barato......

o uso de um impeler modificado na bomba de captacao (base)....pode trazer beneficios ao funcionamento do skimmer como pode tirar a potencia da bomba de captacao.......os skimmer octupus pequenos tem essa desvantagem.....nunca fiz esse teste. .....porque um skimmer recirculante nao precisa ser tunado.......ou seja.......nao precisa fazer adaptações para que ele funcione melhor.....ele ja vem perfeito de fabrica. ..
nao podemos esquecer um detalhe importante......o skimmer tira praticamente tudo da agua.....nao somente as impurezas......tira o resto tambem......ou seja, importantes elentos traço que São primordiais para o perfeito equilibrio do aquario.........hiperdimensionar sua filtragem pode trazer mais problemas do que beneficios......fique certo disso.......

mais o que faz a diferença nesse tipo de aparelho é o plate (prato com furos na base do skimmer).......aliado a recirculação. ....

o plate otimiza de forma muito impressionante a desnatação de proteinas.......inclusive tive a oportunidade de visitar o Sergio da Star fish em são paulo.......que hoje é dono da marca Morato......que fabrica skimmers com sistema de venturi (sem recirculação)......

ele inclusive esta fazendo adaptações nos novos morato com a adição do Plate.....otimizando o sistema venturi........de qualquer forma o sistema recirculante ainda é a melhor opção quando falamos de desnatacao de proteinas.......

grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Dom Set 15, 2013 2:53 pm

Cetera,

O meu reef será de 540 L (150x60x60) + 100 L do sump (50x50x40) e esse skimmer reefoctopus é para reef de 300 a 500 L e já que eu vou colocar para trabalhar junto com o Dymax Ls30 (esse não é recirculante e sim somente venturi normais) que é para reef de 600 a 800 L será que eles trabalhando juntos dão conta do recado num reef desse??? pq sozinho ele não vai dar conta e já no caso do skimmer dymax eu não boto muita fé nele e penso em colocar um difusor de madeira antes do compartimento do impeller, mas é dentro da bomba e esse difusor é ligado em um compressor e ar e sai com micro bolhas dentro dela e como ela vai puxar o ar que ela mesma produz sem ser do compressor e essas bolhas do compressor entra junto com as da bomba levando para dentro do skimmer, desta maneira deixará ele mais potente??? eu quero superdimensionar ele, pq um reef desse tamanho é muito dinheiro... Agradeço já pela sua ajuda!

OBS.: o meu skimmer reef octopus é esse do video:

Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Dom Set 15, 2013 8:28 pm

olá Leonardo....

o conjunto desses dois skimmers e mais do que suficiente para o seu aquario.....
nao coloque o compressor com pedra porosa.....nao surtirá efeito...

grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Seg Set 16, 2013 6:49 pm

Cetera,

Como é para eu saber a hora certa para usar o dymax? pq vc falou que na sua opinião é para eu usar somente o recirculante e depois para colocar o dymax para trabalhar junto com o reefoctopus caso for preciso ou necessário e logo antes de eu responder, vc editou a mensagem por isso eu não entendi o motivo de vc ter editado a ultima mensagem que você respondeu.

o meu skimmer da DYMAX é esse: LS30

Última edição por Leonardo Alcantara em Qui Set 19, 2013 3:34 am, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Seg Set 16, 2013 7:46 pm

olá Leonardo...

quando montamos um aquario marinho.....devemos popular o aquario respeitando a ideia de adequação a biologia do mesmo......ou seja....o aquario deve ser populado devagar...... seja por peixes ou por corais.......

partindo desse principio......voce nao tera peixes e corais que possam produzir em 500 litros de aqua materia organica que justifique o uso de 2 skimmers......pelo menos durante os primeiros 6 meses.....

nesse sentido é que havia colocado o uso do recirculante inicialmente.......depois com a colocação de novos habitantes voce poderia pensar em adicionar mais um skimmer......

mais isso vai muito da experiencia e do olho de cada hobbysta......do tipo de peixes que pretende manter e etc....mais seguramente o recirculante dara conta do recado nos primeiros 6 meses....

grande abraço

Última edição por Denis Cetera em Sab Set 21, 2013 10:13 am, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Seg Set 16, 2013 9:00 pm

Cetera,

Os peixes que eu quero manter são 10 ou 11 peixes + os corais moles e coloridos por causa da minha iluminação que está em outro tópico "iluminação a Led" na página 10 em que vc afirmou que eu posso manter por causa dos lúmens das lampadas. Então eu não quero manter SPS, pq eu sei que esses corais são corais duros e exigem água mais limpa por isso tenho certeza de que se eu fosse colocar esses corais o skimmer não irá dar conta e não faço a minima idéia dos SOFTS e LPS, vc pode me informar?? eu penso em colocar somente os corais que vc botou em um outro tópico" corais para iniciantes "  e em relação aos peixes que quero manter são:

1 ) 01 yellow tang
2 ) 01 hippo tang ( Hepatus )
3 ) 01 purple tang
4 ) 01 scopas tang (esse pode ser retirado caso o skimmer não der conta, pq os tangs são peixes que sujam muito a água ai eu fico com 3 tangs acima mais os restantes abaixo)
5 ) 01 mandarim
6 ) 01 blênio bicolor
7 ) 01 gramma royal
8 ) 01 centropyge aurantonontus
9 ) 01 centropyge multicolor
10 ) 02 ocellaris

e qto aos invertebrados:

1 ) 01 camarão de anêmona ( se possivel manter anêmona )
2 ) 01 camarão cleaner
3 ) 01 camarão stenopus
4 )  ? de camarão bailarino (isso vai depender do aquário caso estiver aiptasias pegas de caronas)
5 ) paguros
6 ) turbo snails

Vc acha que os skimmers irão dar conta? Agradeço já pelo sua resposta!

Última edição por Leonardo Alcantara em Qua Nov 20, 2013 7:00 pm, editado 2 vez(es)
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Seg Set 16, 2013 11:10 pm

ola Leonardo.....

os tangs nao sujam tanto assim.....de qualquer forma a fauna esta muito bem escolhida.......

como ja colocado.....os skimmers vao ser mais do que suficientes para esta quantidade de peixes........

os corais moles e lps ao contrario dos sps.....preferem uma agua mais carregada.....eles.sintetizam parte de seu alimento proveniente de nutrientes na agua......ou seja......em aquarios com grande desnatacao de proteinas.....o crescimento desses corais cai de forma significativa. .....

o camarão de anemona é belissimo......mais extremamente indefeso......pode ser que vire petisco em seu aquario....a especie mais comum em nossa costa é o periclemenes yucatanicus...inclusive reproduz com facilidade.....

se tiver facilidade de conceguir a bubble tips ana.....voce pode tentar mantê-la em seu aquario....coloque mais proxima das lampadas que puder.....o periclemenes ficará mais seguro se tiver uma pequena anemona no aquario...

evite colocar stenopus.....sao incompativeis com a maioria dos camarões. ...crescem muito e podem capturar peixes menores....principalmente a noite.....

o cleaner é uma otima pedida......mais provavelmente a especie que voce vai encontrar no mercado é o lysmata gramabhi....é um camarão nacional de aguas profundas do Atlântico. .....diferente do cleaner do pacifico......sao muito parecidos......mais o nosso é um pouxo mais timido.....proporcione tocas para esse camarão. ....

evite os bailarinos......podem atacar anemonas ou corais que lembrem esses animais.....a beleza de um clener vale mais do que 100 bailarinos.....

o restante esta perfeito....sem duvida sera um belo projeto.....

grande abraço

Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Seg Set 16, 2013 11:49 pm

Cetera,

Vc acha que o Gramma Royal é capaz com comer os camarões???
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Ter Set 17, 2013 7:57 am

sem problemas.....as duas especies tanto o grama loreto quanto o gramma brasiliensis sao muito tranquilos em relação a predar camarões. .....opte por comprar esses peixes pequenos....sua adaptação é mais tranquila....

grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Sab Set 21, 2013 3:14 am

Denis Cetera escreveu:
ola Leonardo.....

os tangs nao sujam tanto assim.....de qualquer forma a fauna esta muito bem escolhida.......

como ja colocado.....os skimmers vao ser mais do que suficientes para esta quantidade de peixes........

os corais moles e lps ao contrario dos sps.....preferem uma agua mais carregada.....eles.sintetizam parte de seu alimento proveniente de nutrientes na agua......ou seja......em aquarios com grande desnatacao de proteinas.....o crescimento desses corais cai de forma significativa. .....

o camarão de anemona é belissimo......mais extremamente indefeso......pode ser que vire petisco em seu aquario....a especie mais comum em nossa costa é o periclemenes yucatanicus...inclusive reproduz com facilidade.....

se tiver facilidade de conceguir a bubble tips ana.....voce pode tentar mantê-la em seu aquario....coloque mais proxima das lampadas que puder.....o periclemenes ficará mais seguro se tiver uma pequena anemona no aquario...

evite colocar stenopus.....sao incompativeis com a maioria dos camarões. ...crescem muito e podem capturar peixes menores....principalmente a noite.....

o cleaner é uma otima pedida......mais provavelmente a especie que voce vai encontrar no mercado é o lysmata gramabhi....é um camarão nacional de aguas profundas do Atlântico. .....diferente do cleaner do pacifico......sao muito parecidos......mais o nosso é um pouxo mais timido.....proporcione tocas para esse camarão. ....

evite os bailarinos......podem atacar anemonas ou corais que lembrem esses animais.....a beleza de um clener vale mais do que 100 bailarinos.....

o restante esta perfeito....sem duvida sera um belo projeto.....

grande abraço

cetera,

O que eu faço para a anêmona ficar no local, pergunto isso pq eu sei que ela anda pelo aquário e de repente eu coloco em um local próximo da luz e ela resolve sair.... a escolha do local vai depender da vontade dela e não do aquarista e se ela escolhe um local onde não possui luz suficiente e morre como é que fica??? e por falar que ela anda, eu tenho medo que ela vá para cima dos corais e queimar todos eles, já pensou? e tem uma maneira de evitar que ela se aproxime e queime os corais ??? Agradeço já pela resposta.
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Sab Set 21, 2013 6:52 am

olá Leonardo..

nos posts e topicos anteriores voce menciona o vontade de ter uma anemona no aquario......imaginei que voce tivesse alguma experiência em manter esses animais.....vejo que não é o caso pelo seu questionamento anterior......anemonas nao sao uma boa pedida pada iniciantes.....de qualquer forma para efeito de informação vou passar algumas dicas importantes sobre esses animais.....

para evitar problemas.....a anemona deve entrar antes dos corais.......normalmente depois de ambientadas. ....elas dificilmente saem do lugar que escolheram. .....

opte por animais menos exploradores. ....a buble tips anan e uma das melhores opções. ...andam muito pouco no inicio e quase nunca quando ambientadas......muito cuidado com bombas de circulação nesse periodo que levará aproximadamente uma semana......

a anemona apesar de nao possuir olhos.....possue um sentido de  sobrevivencia incrivel.....nunca ficaria em um lugar onde nao consiga se desenvolver de forma plena no aquario(luz....alimentacao......e etc...)o comportamento de isolamento acontece com individuos feridos....doentes ou sob forte extress....

na hora de montar o hardscape......tente fazer com algumas rochas uma especie de buraco....suficiente para que a anemona tenha espaco e nao consiga sair.....esse cercado de rochas deve ser vertical ou levemente inclinado......se for deitado demais a anemona pode deslizar e escapar.....

o buraco não pode ser muito raso.....coloque uma camada de durepox no fundo evitando que a anemona escape por baixo.....faça ´pequenos orificios nessa placa de durepox, dessa forma a anemona tambem recebera circulação por baixo da rocha.....condicionaremos o animal a receber a luz que precisa para se recuperar  do estress da coleta......e apesar de haver um desconforto no inicio......ela vai se adaptar naquele espaço com o passar dos dias......

depois de uma semana......ofereça um pedaço de camarão ou qualquer organismo marinho.......a porção deve ser minuscula.....cerca  de 5 por 5 mm.....ou menor.....ela comera com muito vigor.....alimente dia sim e 2 dias não.......sempre em pedaços diminutos.......a ambientação em relacao ao local definitivo da anemona estara completa......

as bubble sao bem tranquilas......escolha bem o local que dede ter o maximo de luz possivel.......por segurança observe o desenvolvimento da anemona....depois é so começar com corais menos agressivos.....e de preferencia colocar em locais um pouco distande dela......mais fique tranquilo que é tudo uma questao de adaptação. .....animais marinhos sao assim mesmo.....

grande abraço
Ver perfil do usuário
MarceloCaetano
Regular
Regular

Número de Mensagens : 183

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Sab Set 21, 2013 1:50 pm

Pra quem não manja absolutamente nada de aquários marinhos, está sendo muito bom acompanhar este tópico, obrigado Cetera, pela ajuda que dá aos colegas do fórum!
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Sab Set 21, 2013 7:28 pm

Valeu, Cetera!

Eu realmente já tive um marinho, mas nunca tive reef ( marinho com corais ) e sim Fish Only ( somente peixes ) só q eu queria colocar os corais para ter mais experiencia, eu deixei o marinho ciclando por 2 meses sendo que no primeiro mês eu adicionei stability e depois não adicionei mais e fazia teste e amonia, nitrito e nitrato só dava zerados e logo após eu adicionei o yellow tang que era bem pequeno do tamanho da rede de um betta e depois de um mês com o yellow ele realmente cresceu e engordou muito eu adcionei mais 2 palhaços clarkiis e isso ficou por quase 1 ano pq eu não deixava sobrar nem um pico de ração só que eu não adicionei corais pq começei a ter problemas de cálcio com a reserva alcalina e não deu algas pinks, após esse periodo me deu uma crise de epilepsia ai eu cai e o meu nariz foi cortado quase perto do olho e tive que levar 3 pontos e fiquei no hospital por 1 semana pq o médico não me deu alta para eu sair do hospital pois iria me operar só que não foi preciso ai eu fiquei fora de casa sse tempo todo e a minha tia que ficou alimentando os peixes eu não sei se ela deixou sobrar alimento e com isso infelizmente fez o nitrato ir lá para as alturas, mesmo com tpas ele não baixava nem com reza brava, ai tive que desmontar... que fim triste.
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Sab Set 21, 2013 7:51 pm

olá Leonardo...

que bom que agora esta tudo bem......digo em relação a sua saúde e tambem ao ânimo por um novo projeto.....

as algas pink normalmente crescem principalmente por 2 fatores principais .....indice de calcio entre 350 e 450 ppm aliado a uma exelente iluminação. ....em alguns desses pontos seu antigo projeto não estava ideal.....

de qualquer forma agora com o novo projeto.....tudo pode ser planejado para evitar essas carencias.......as trocas parciais repõem elementos importantes.....principalmente o calcio e o magnésio que são fundamentais para o perfeito crescimento dos corais e algas calcareas. .....

com indices de magnesio perfeitos.....podemos eliminar a ameaça das temiveis algas filamentosas.....que podem sufocar corais e diminuir de forma significativa o potencial redox(poder de oxidação biologica) do seu aquario.......

grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Sab Nov 02, 2013 4:36 pm

Cetera,

Responda - me uma dúvida que eu tenho: qto mais bomba o aquario tiver mais quente a água fica e faz com que o chiller trabalhe mais, certo, então o meu skimmer reefoctopus precisa de uma bomba de captação que é vendida separadamente conforme vc falou acima e eu vi em um tópico do Ipaq que o pessoal estão discutindo sobre a recirculação do sump e eu aproveitei para te perguntar se eu posso usar a bomba de recalque como captação do skimmer pq no tópico fala que a bomba de recalque dá para fazer 2 coisas que é fazer o retorno ao aquário e fazer a recirculacão do sump, logo tive uma idéia para não usar mais uma bomba para o skimmer pois esquentará mais ainda a água do meu aquário e como sump recirculante a água do sump fica mais limpa. Clique aqui para ir ao tópico do Ipaq, leia tudo em todas as páginas e me responda o que vc me sugere sobre isso?
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Sab Nov 02, 2013 6:20 pm

olá Leonardo.....

primeiramente devemos entender que recalque ou recirculação de sump.....sao fatores separados da filtragem do skimmer....seria impossivel usar a bomba de captação do skimmer e ao mesmo tempo usá-la como recalque....

a bomba de recirculação do octupus nao esquenta tanto....porque ela é de baixa potencia......eu usaria uma bomba com 2 x a litragem do seu aquario pra recalque (sarlo better 1000)que esquenta pouquissimo.......em vez de bombas mais fortes..

em minha concepção. ....sumps nao devem ser recirculados......pois representam uma quantidade de aqua muito pequena em relação a litragem total do aquario......

e nao podemos esquecer que o skimmer trabalha sobre a tenção da agua......se monvimentamos a agua do sump.....compremetemos essa tenção e consequentemente o funcionamento ideal do skimmer.....

um fator muito importante é a circulação do aquario principal que aumenta o potencial redox...nao do sump......com uma bomba voce pode circular o aquario inteiro......evitando um pouco do aquecimento por parte das bombas....

estou usando um equipamento fantastico chamado WP 25 da marca JEBAO.....é uma bomba miniscula com capacidade de 8000 litros hora ajustaveis.....que nao esquenta.....e simula ondas no aquario......retirei 3 koralias do meu aquario e coloquei somente ela......as koralia comeram pueira.....custo beneficio fantastico.....

grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Sab Nov 02, 2013 7:22 pm

Obrigado pela informação Cetera,

Mas o Narita da aquanorte me vendeu uma via aqua 8000 como recalque e 4 maxi jet 900 para circulação eu realmente não consigo entender o recalque, pq em um site de lojas da internet fala que para funcionar o chiller bacana eu devo usar uma bomba de recalque no minimo 2000 L/h e no máximo 4000 L/h para a água do chiller resfriar de uma forma bacana, pq o meu chiller é o da NY do Brasil de 3/4 hp e o meu medo é não resfriar a água por causa da vazão muito forte assim pode deixar o chiller trabalhar em sobrecarga e queimar o compressor por mais que ele seja potente e eu tento explicar para os lojistas a minha preocupação só que infelizmente eles não podem ficar me dando atenção e eu entendo que eles são muito ocupados e os funcionários também! Então isso é o fato, eu tento falar para o lojista a respeito do meu sump só que eu não quero ocupar o tempo deles e queria saber se o sump como do modelo abaixo serviria?

Última edição por Leonardo Alcantara em Seg Nov 04, 2013 8:16 pm, editado 3 vez(es)
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Sab Nov 02, 2013 7:30 pm

Cara sou totalmente leigo em reefs, mas pelo que entendi a circulação aquario/sump deve ser de 1 a no máximo 3x o volume total do sistema para ser eficiente, já a circulação no display deve ser ajustada pois cada caso é um caso... Já no chiller pelo meu entendimento, quanto mais rápido a água passar menos ela vai resfriar, e quanto mais bombas vc coloca em um aquario numa região quente como a nossa mais trabalho vc vai dar o sistema de resfriamento, ou seja superdimensionar as vezes so traz gasto energético e calor...

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Sab Nov 02, 2013 9:21 pm

olá Leonardo.....

o conselho que dou a você. .....é que filtre as informações e busque a melhor forma de montar seu projeto com tranquilidade e planejamento. ...

o que ocorre é que voce é um cara estudioso....busca sempre novas alternativas
....mais o excesso de possibilidades esta confundindo seu projeto.....lembre-se. ....filtre as informações. .....você encontra tanta coisa que acaba perdendo o rumo em relação a montagem.....

por exemplo......esse sump que você mostra como o objetivo para a sua montagem.....nao esta sendo analizado ao meu ver de forma correta.....note que uma bomba é usada para tocar o skimmer e fazer o recalque. ....

o skimmer produz bilhões de microbolhas....veja que o retorno se da pelo skimmer....isso significa. ...que o recalque levará para o aquario principal......uma quantidade enorme de microbolhas.....

que alem de comprometer a estética do aquario......irá incomodar e ate comprometer a saude dos corais....principalmente os de polipos menores...

o que quero colocar ao amigo.....é que a Internet possui informações de todo tipo.....analize cada informaçao. ...e defina seu projeto....nao fique mudando porque viu algo diferente......aqui ou ali....crie a sua experiencia.......cada caso é um caso......cada aquario tem suas caracteristicas....

infelismente as lojas de aquarismo em sua maioria....não atendem de forma pratica .....imagine 4 max jets para circulação em um aquario de 500 litros?......

as max jets nao sao usadas a muitos anos.devemos evitar bombas de circulacao que utilizam ventosas......primeiro......o seu fluxo é direcionado....bombas de fluxo direcionado sao usadas para recalque. ...nao para circulação. .....a 15 anos atrás. ....eram a unica opçao .......hoje sabemos que bombas de circulação devem ter movimentação difusa......como é o caso das koralias.....sun sun e outras...

como coloquei ao amigo.....apenas 1 bomba estream (movimento difuso) seria suficiente para movimentar todo o seu reef.....existem opções de até 12 mil litros hora.....

em relação ao recalque......sou discípulo de um mestre (Joao Carlos Basso) que define como ideal um recalque entre 1 a 4 vezes o volume do aquario.....ou seja....em um aquario de 500 litros....um recalque entre 500 a 2000 litros...

o chiller deve funcionar de forma eficaz em 500 litros......entre 3 a 4 vezes o volume do aquario ......ou seja.....entre 1500 a 2000 litros hora....esse foi o meu ensinamento. ....o Basso é uma das maiores referências no mundo em relação a aquarios marinhos.....

de qualquer forma......analize com cuidado e tranquilidade seu aquario.....duvidas fazem parte de todo o planejamento. ....

grande abraço

Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Sab Nov 02, 2013 10:02 pm

cetera, a bomba de recalque via aqua tem uma vazão de 8500 L/h ou seja mais de 10x isso foi o recomendado pelo Narita, porém o André me falou que com o tempo ela perde vazão será que isso é verdade? caso for positiva a resposta ai eu não irei usar essa bomba para resfriar e sim a minha que é a via aqua 2300, mas infelizmente o eixo do impeller dela quebrou e eu não sei o que fazer e em relação a maxi jet 900 foi o Narita que me passou... Pq aqui em belém é mto dificil encontrar aquelas bombas de circulação da sun sun e eu tinha 2 só que uma pifou e fiquei com 1 que está perfeita e ele não possui ventosas e sim imã só que eu guardei a parte do imã para comprar outra que seja de ventosa ai eu troco a peça e coloco o imã, pois devem ser mais baratas.

Última edição por Leonardo Alcantara em Sab Nov 02, 2013 10:38 pm, editado 2 vez(es)
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Sab Nov 02, 2013 10:32 pm

olá Leonardo.....

fique atento em relação a esse equipamento. .....as bombas VIA AQUA costumam travar em aquarios marinhos....sofrem uma especie de superaquecimento e travam....voltando a funcionar depois de desligadas por alguns minutos.......ja tive essa triste experiencia...e perdi alguns corais.......fique atento....

as bombas de qualidade nao perdem rendimento tão rapido....é claro que depois de alguns anos.....elas ficam um pouco mais fracas ......mais isso demora bastante....

acredito que o logista tentou compensar a fraca opção de circulação 4 maxjet 900 = 3600 litros hora.....colocando um recalque mais forte de 8500 litros hora......

a circulação ideal para o seu aquario seria de 9500 a 10 000 litros hora....o recalque perde aproximadamente 30% de sua potencia na subida....ou seja....8500 - 30 % = 6250( recalque restante)....

somando o recalque restante + a circulação temos 6250 + 3600 = 9850 litros hora.....bingo
então foi exatamente isso.....foi feita uma compensação no recalque para adequar sua...... circulação

grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Sab Nov 02, 2013 10:39 pm

e qto a refrigeração o recalque vai passar muito rápido e não vai resfriar? e o que eu faço qdo elas travarem para não perder os corais? e por falar em modelo de sump o que vc acha da foto abaixo:

Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   

dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Dúvidas sobre Periquitos Australianos
» Dúvidas sobre jabuti-piranga
» Dúvidas sobre como cuidar de uma Tigre D'água
» Dúvidas sobre filtro UV