InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Dom Nov 03, 2013 7:11 am

o recalque fortissimo compensa de um lado a circulação. ....e de outro compromete em parte o resfriamento. .....a agua vai passar muito rápido pelo chiller......o fato é que temos alguns erros no projeto.......vamos analizar juntos....

circulação

uma circulação de 4 maxjets totalizam 3600 litros......essa circulação seria para um aquario de 180 litros......o seu terá 500 litros......

seu projeto esta focado em tangs.....esses peixes preferem aguas turbulentas. ...quando mantive um aquario de tangs minha circulação era 30 vezes o volume do aquario.....mais mantendo 20 vezes que é o normal....ja sera suficiente...

os equipamentos estao novos certo?....tente trocar as bombas na loja.....as max jets sao bombas relativamente caras.....voce terá um bom credito para comprar bombas mais potentes e com circulação difusa......nao direcionada......

recalque

você comprou uma bomba de 8500 litros hora indicada por seu logista......essa bomba Via Aqua...alem de nao ter boa durabilidade em aquarios marinhos esquentara muito a agua...... é um verdadeiro trambolho.....um equipamento muito grande sem duvida........

o recalque ideal para o seu aquario seria uma sarlo better 2000....bomba nacional de exelente qualidade e nao esquenta tanto.....alem de ser muito mais barata em relação a chinesa via aqua......tente trocar a via aqua 8500 tambem....

sump

esse sump do desenho é exatamente o meu sump......em minha opinião essa é a melhor configuração possivel.....sempre montei dessa forma e tive exelentes resutados.....

grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

Número de Mensagens : 240

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Dom Nov 03, 2013 12:24 pm

obrigado mais uma vez cetera, mas surgiu uma dúvida que o que diminui o volume do aquario é a qte de rochas ( em kg ) mais o substrato mais a espressura do vidro então o meu aquario mede 150x60x60 com vidro de 10mm e travas transversais superiores e tem travas no fundo só que eu não sei te dizer como é o tipo dessa trava pois ela fica em 4 cantos do aquário... ai a medida fica 148x58x58 e dá 497,8 Litros, ou seja, 498 Litros ai vem 90 kg de aragonita mais 30 kg de rochas a litragem cai de 498 para 378 L mais o sump que eu não sei qto litros vai dar, pq 100 L ele não vai ter não pois ele não vai ficar cheio até a borda para ter td isso de litragem e ele mede 50x50x40, e eu estou preocupado tbm por causa do espaço dele para caber 2 skimmers ( sendo 01 Dymax Ls 30 + 1 reef octopus DNW-110-6520B), uma caixa de reposição e reator de calcio pois posso precisar dele e eu quero espaço suficiente para colocar o reator, a caixa de reposição e o skimmer, mas eu quero colocar siporax também.

Última edição por Leonardo Alcantara em Dom Nov 03, 2013 1:29 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Dom Nov 03, 2013 12:50 pm

a questão é planejar o tamanho de forma cuidadosa,....

aqui um exemplo do equipamento que estou usando.....a bomba JEBAO..

http://youtu.be/mEO-rgw2DkQ

o modelo que uso é 8000 litros hora, esse do video é de 20 mil litros hora, esse conceito de usar varias bombas para distribuir melhor a circulação no aquario é coisa do passado....infelismente algumas lojas insistem em mante-lo.....

grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Dom Nov 03, 2013 1:18 pm

cetera, esse wave maker se eu colocar no aquario cheio ( quase perto da borda, uns 2 cm abaixo da borda ) ele vai fazer uma onda como essa do video e vai jogar água para fora ? pq se for assim não adianta pq eu gosto de aquário cheio q fica mais bonito do que ficar parecendo uma linha dessa ondulando o meio do recife de corais ... fica esquisito, mas se nós queremos tudo para o bem estar dos bichos então fazer o que, né?
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Dom Nov 03, 2013 1:37 pm

olá Leonardo.....ela não joga a agua fora....fique tranquilo rs....

a medida que o aquario fica mais cheio....ela passa a fazer o movimento de onda menor....o equipamento é muito top, e custa 1/4 do valor de uma equivalente....

http://youtu.be/_FAn3VN9qMc

além disso voce define a movimentação, um dos melhores investimentos que fiz até hoje no hobby sem duvida ....

grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Dom Nov 03, 2013 2:35 pm

cetera, eu gostaria muito de comprar pelo e-bay tudo isso só que eu não sei fazer compras pelo e-bay vc pode me ensinar ? E dou preferencia para comprar lá fora, pq aqui é tudo caro já no sudeste e no sul e imagine aqui no norte que é mais caro do que no sudeste e no sul, assim não dá. E wave maker só precisa somente 1 bomba para fazer toda essa onda de turbulência?
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Dom Nov 03, 2013 2:55 pm

exatamente. ....apenas 1 wavemaker é suficiente........em relação a compra pelo ebay nao tenho muita experiencia......comprei com o Dennis Quaresma a bastante tempo ....e foi quem negociou junto com o vendedor.....

mais temos amigos aqui no forum com experiencia nesse tipo de compra....vamos.aguardar alguem se pronunciar....

abraço

Última edição por Denis Cetera em Dom Nov 03, 2013 5:00 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

Número de Mensagens : 123

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Dom Nov 03, 2013 4:58 pm

Aproveitar o gancho e fazer uma pergunta:

Com o uso de apenas uma bomba wave maker, digamos que posicionada no lado esquerdo do aquário, não haverá pontos cegos de circulação do lado direito?

Abraço!
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Dom Nov 03, 2013 5:11 pm

olá Minotto.....

esse é o principal diferencial dessas bombas....os pontos cegos nao existem usando esse tipo de equipamento.....com a simulação de ondas.....a circulação chega em cada cm do aquario.....

mais pra que isso aconteça. ....devemos respeitar o comprimento do aquario que cada modelo da Jebao exige....

por exemplo:

Jebao WP 10 aquarios com comprimento até 85 cms

Jebao WP 25 aquarios com comprimento até 160 cms

Jebao WP 40 aquarios com comprimento até 200 cms...

grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Dom Nov 03, 2013 9:00 pm

então como o comprimento do meu aquário é de 150 cm e eu devo adquirir uma Jebao WP 25 como essa bomba é para aquário de 160 de comprimento e o meu é de 150 ai a onda vai jogar água para fora por ser um pouco mais forte?

Última edição por Leonardo Alcantara em Dom Nov 03, 2013 9:10 pm, editado 2 vez(es)
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Dom Nov 03, 2013 9:08 pm

a bomba Jebao WP 25 é para até 160 cms.......não apenas para 160 cms......seu controle de vazão vai de 3000 a 8000 litros hora....como o seu sistema de onda ......é possivel uma circulação perfeita mesmo em aquarios maiores....

grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Dom Nov 03, 2013 9:12 pm

já ia esquecendo uma pergunta: Qual a diferença entre esse jebão e o vortech ? pq tenho lido relatos em muitos foruns como brasilreef, reefcorner, Ipaq, etc... falando muito bem do vortech... e esse jebão foi vc que falou primeiro.
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Dom Nov 03, 2013 9:56 pm

a vorgech e a jebao basicamente fazem a mesma coisa.......sao bombas com tecnologia de ponta acompanhadas por um wave maker.....que simula ondas de diversas proporções. ....

sao o que ha de mais avançado em relação a circulação de nossos reefs....

mais a principal diferença é o preço. ....

uma Jebao WP 25 custa em torno de 470 a 520 reais......uma similar vortech com potencia parecida.....custa entre 2.700 a 3.100 reais....

fora do Brasil esse equipamento é largamente usado......no Brasil a Jebao chegou a pouco tempo....

grande abraço

Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Qua Nov 20, 2013 4:14 pm

Denis Cetera escreveu:
o recalque fortissimo compensa de um lado a circulação. ....e de outro compromete em parte o resfriamento. .....a agua vai passar muito rápido pelo chiller......o fato é que temos alguns erros no projeto.......vamos analizar juntos....

circulação

uma circulação de 4 maxjets totalizam 3600 litros......essa circulação seria para um aquario de 180 litros......o seu terá 500 litros......

seu projeto esta focado em tangs.....esses peixes preferem aguas turbulentas. ...quando mantive um aquario de tangs minha circulação era 30 vezes o volume do aquario.....mais mantendo 20 vezes que é o normal....ja sera suficiente...

os equipamentos estao novos certo?....tente trocar as bombas na loja.....as max jets sao bombas relativamente caras.....voce terá um bom credito para comprar bombas mais potentes e com circulação difusa......nao direcionada......

recalque

você comprou uma bomba de 8500 litros hora indicada por seu logista......essa bomba Via Aqua...alem de nao ter boa durabilidade em aquarios marinhos esquentara muito a agua...... é um verdadeiro trambolho.....um equipamento muito grande sem duvida........

o recalque ideal para o seu aquario seria uma sarlo better 2000....bomba nacional de exelente qualidade e nao esquenta tanto.....alem de ser muito mais barata em relação a chinesa via aqua......tente trocar a via aqua 8500  tambem....

sump

esse sump do desenho é exatamente o meu sump......em minha opinião essa é a melhor configuração possivel.....sempre montei dessa forma e tive exelentes resutados.....

grande abraço
cetera,

Que tal se eu colocar um T na saída da água dessa bomba de recalque, esse T vai diminuir a vazão onde um lado envia para o chiller resfriando ela e a leva para o aquario principal para movimentar a superfície enqto o outro lado leva a água direto para o aquário, desse jeito melhorará o resfriamento?

Última edição por Leonardo Alcantara em Qua Nov 20, 2013 4:50 pm, editado 2 vez(es)
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Qua Nov 20, 2013 4:46 pm

Denis Cetera escreveu:
ola Leonardo.....

os tangs nao sujam tanto assim.....de qualquer forma a fauna esta muito bem escolhida.......

como ja colocado.....os skimmers vao ser mais do que suficientes para esta quantidade de peixes........

os corais moles e lps ao contrario dos sps.....preferem uma agua mais carregada.....eles.sintetizam parte de seu alimento proveniente de nutrientes na agua......ou seja......em aquarios com grande desnatacao de proteinas.....o crescimento desses corais cai de forma significativa. .....

o camarão de anemona é belissimo......mais extremamente indefeso......pode ser que vire petisco em seu aquario....a especie mais comum em nossa costa é o periclemenes yucatanicus...inclusive reproduz com facilidade.....

se tiver facilidade de conceguir a bubble tips ana.....voce pode tentar mantê-la em seu aquario....coloque mais proxima das lampadas que puder.....o periclemenes ficará mais seguro se tiver uma pequena anemona no aquario...

evite colocar stenopus.....sao incompativeis com a maioria dos camarões. ...crescem muito e podem capturar peixes menores....principalmente a noite.....

o cleaner é uma otima pedida......mais provavelmente a especie que voce vai encontrar no mercado é o lysmata gramabhi....é um camarão nacional de aguas profundas do Atlântico. .....diferente do cleaner do pacifico......sao muito parecidos......mais o nosso é um pouxo mais timido.....proporcione tocas para esse camarão. ....

evite os bailarinos......podem atacar anemonas ou corais que lembrem esses animais.....a beleza de um clener vale mais do que 100 bailarinos.....

o restante esta perfeito....sem duvida sera um belo projeto.....

grande abraço

Cetera,

Voltando a falar sobre skimmer sem querer dizer que eu não acredito em vc, nos lojistas ou em pessoas de outro fórum, pq ninguém é o dono da verdade, mas eu não consigo entender como um membro de outro fórum fala que o skimmer que tenho não vai dar conta na fauna que quero e todos os usuários mandam eu trocar o reefoctopus... e olhe o que um membro da Brasilreef me falou que os tangs são cagões e os skimmers não irão dar conta e ainda tem o pessoal da reefcorner estão mandando eu trocar o skimmer pq eles não pensariam 2x e trocaria logo e vc falou que os tangs não são cagões e os meus skimmers darão conta e eu não estou conseguindo entender e vc pode me explicar? pq assim se eu ficar na dúvida eu vou acabar desistindo do marinho.
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Qui Nov 21, 2013 12:28 am

olá Leonardo....

vamos entender a questão. ...

você vai montar um aquario de aproximadamente 500 litros....e sua fauna principal sera composta por tangs.......

os tangs em geral assim como todos os peixes...se alimentam....assimilam os nutrientes....e produzem fezez...isso faz parte do processo fisiologico de todos os peixes.....não existe um peixe que defeca mais do que outro (exceto kinguios).....

o que devemos entender é que o tang é um peixe relativamente grande....e suas fezez serão proporcionais....se o hobbysta manter o peixe em uma litragem adequada....o impacto em relação a produção de detritos será minima....

muitos hobbystas que criam esses mitos de peixes que sujam muito ......normalmente mantem tangs em litragens inadequadas....como exemplo...ja vi muito tangs em aquarios de 120 litros todo o peixe marinho que pode chegar a pelo menos 25 cms .....como é o caso de muitos tangs....

obviamente vai sujar demais um aquario desse tamanho....afinal estão em uma litragem inadequada.....então a questão é outra.....não é o peixe que é cagão......e sim o hobbysta que esta mantendo o peixe em uma litragem errada.

em relação ao skimmer....você usará 2 em seu aquario.....é mais do que suficiente....o reef octupus e um exelente equipamento...de qualquer forma só posso opinar pela minha experiência. ...não pela experiencias de colegas de outros foruns....

as vezes um projeto é avaliado em alguns fóruns. ....pela capacidade do avaliador. ...ou seja....as vezes o hobbysta não tem a experiência de manter determinado peixe com determinado equipamento.....e simplesmente diz que não dá. ....não é porque ele nao consegue.....que significa que você tambem nao conseguirá. .

vou te dar um exemplo....

um dos meus aquarios marinhos......foi montado a 3 anos.....nunca teve skimmer....e tambem nao fiz trocas parciais durante esse periodo....so reponho elementos traço....mantenho um sistema ATS para a redução de nitrato......

se voce chega nesses foruns e fala isso...os caras vao te chamar de louco....exatamente porque muitos não tem o olho clinico e a experiência para manter aquarios nesse conceito....e vao dizer que é impossível. ....mais não é porque não conseguem que significa que eu não consigo.....entende?...

obviamente que jamais indicaria uma montagem assim para um iniciante....é preciso muito estudo e paciência. ....então o ideal e montar com os equipamentos convencionais....que darão uma margem de acerto maior.....

a opinião de terceiros servira apenas como referência. ....quem determinará o caminho do projeto é você......saiba filtrar as informações. ...e mãos a obra......

grande abraço

Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Qui Nov 21, 2013 12:50 am

cetera,

Vc explicou sobre o skimmer ideal, mas não explicou sobre a respeito do T que será colocado na boca da saída de água da bomba de recalque para dividir a vazão que poderá ser útil para ajudar no resfriamento não deixando o chiller trabalhar em sobrecarga, o que vc acha sobre a respeito disso? E se vc fosse eu, trocaria o skimmer reefoctopus pelo BBM C9? pergunto isso pq um skimmer superdimensionado pelo que sei faz mal, pq tudo em excesso prejudica, alem de remover todos os elementos traços e minerais importantíssimos para os seres vivos, mas me fale uma coisa: 540 L para ter 4 tangs está sendo pouquíssima litragem, pq pelo cálculo da medida do aquario ele dá 540 L, mas na verdade ele não terá td isso de litragem pq a espressura do vidro, o substrato e as rochas irão diminuir o volume do tanque... ai a litragem ficará pouca sem falar que o sump dá 100 L e refúgio que ele pode ter isso diminui a litragem, ele não ficará o tempo todo cheio até na borda, por mais que fosse possivel, nem dará 100 L nisso por causa da espressura do vidro e das divisórias que terá dentro dele, mas é impossível manter o sump cheio até na borda pq ao faltar luz a água do aquario vai descer e encher o sump e se ele tiver cheio na borda para ter as litragens, que mencionei, vai causar transbordamento e vai alagar a casa.
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Qui Nov 21, 2013 6:56 am

olá Leonardo

um T na saida da bomba de recalque em minha opinião nao vai otimizar o chiller.....nem vai diminuir tanto assim a vazao da bomba.....o que pode acontecer e a bomba queimar devido a precao do T......bem comum nesse tipo de equipamento viaaqua.....é muito mais facil você comprar uma sarlo better 1000 ou 2000 para o recalque ....assim vai otimizar o chiller.....tente trocar essa bomba via aqua...ou simplesmente nao use.....

é preferivel inicialmente ter uma circulação menor.....do que usar um equipamento que vai diminuir sensivelmente a eficiência do chiller...alem de esquentar enormemente o aquario....isso é o que eu faria....

em relação ao skimmer....em uma montagem recente...estou infelismente usando um bubble magus C5 em um aquario de 250 litros....o skimmer é muito ruim....os bubble sao dificeis de regular....so não comprei o reff octupus porque na loja não tinha no momento....me arrependi amargamente......o octupus é muito mais top......eu jamais trocaria um octupus por um bbm...insependente do modelo....essa é a minha opinião. ....

em relação a litragem ela é mais do que suficiente ...ja mantive quatro tangs em 380 litros....seu aquario sera muito maior......tive...1 yellow tang....1convict....1 ponder brown...1 yellow eye...o segredo e nao colocar tangs muito agressivos....tipo o clown tang.....aquiles...ou o sohal......que sao extremamente agressivos em relacao a outros tangs......mantive esse aquario por 4 anos sem perdas.....

mais se o amigo esta inseguro. ....opte por colocar 2 especies de tang somente....e o restande dos peixes você pode escolher com calma....e dou mais um conselho...

quando o amigo coloca que não dá pra manter e que a litragem é insuficiente.....não é baseado em sua experiência. ....e sim em pesquisas no google e foruns....é isso que me preoculpa bastante.....o excesso de informações onde a teoria predomina.....nunca será benefico para o seu projeto......ou o projeto de qualquer um...

esta na hora de sair da teoria....e tornar a pratica prioridade....so assim o amigo ganhará a sua experiência em relação ao hobby.....como ja coloquei.....a opinião de terceiros só servira de referencia. ......o resto é com você...

grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Seg Abr 07, 2014 10:04 pm

Cetera,

Qual vc acha melhor: wave maker mesmo ou o sistema closed loop que é mais clean e não aparece as bombas e seus fios para tudo que é lado, foi o Basso que criou esse sistema e está em outros fóruns de marinhos.
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   Dom Maio 04, 2014 3:57 am

Cetera,

Como o sistema closed loop foi criado e deixou o visual ultra clean e gostaria de pedir a sua opinião, pois eu sei que para ter um sistema closed loop é necessário furar o vidro para que a água recircule pela bomba e isso exige certa experiencia, conforme vc me falou pelo facebook, e ainda pode correr o risco de uma anêmona, paguros, turbo snail e invertebrados serem sugados pela bomba então como estava vendo na internet, existe pessoas que usam o turbo de pvc para segurar as rochas e veio uma ideia, mas não sei se vai dar certo pois eu tbm já pensei em fazer o sistema closed loop furando o vidro ( sem saber que isso exige experiencia ) para usar a bomba de recalque só para movimentar o aquário todo para colocar esses animais que citei sem correr o risco de serem sugados, só que no final eu percebi que ao faltar luz o aquário todo vai esvaziar transbordando o sump isso seria uma grana no lixo, por isso estou criando esse tópico pois os lojistas daqui não tem experiencia em fazer isso, ai veio essa ideia na minha cabeça:

cor cinza -> os turbos de pvc
circulo roxo -> bomba de circulação
cor vermelha -> itens marcados que explicarei como isso funcionará.

foto:

Na 1ª imagem da foto mostra a parte frontal do aquário e a parte marcada de vermelho é retirada ficando somente o cano cinza que é o tubo de pvc por onde a bomba de recalque retorna para o aquário passando por dentro dos tubos que ficarão na posição vertical, no canto do aquário e os tubos debaixo ficarão escondidos sob o substrato, já na 2ª imagem mostra na vista superior do aquário ( de cima para baixo ) como vai ser montado e se for mantida a parte marcada de vermelha na frontal do aquário como na 1ª imagem a bomba de recalque não será usada no cano cinza do lado direito da imagem para circular o aquário e sim será usada uma bomba de circulação que é o circulo roxo ela vai ficar fora do aquário na parte traseira, sugando a água através do turbo marcado de vermelho na frontal do aquário e jogando-a até chegar no fundo para ser jogado para a superfície, o que vc acha dessa ideia?? pq estou cansado de ver bombas no display ou com algo que pareça movimentando a superfície como os buracos do joelho a mostra, pq eu vejo gente usando a bomba de recalque como circulação colocando um T no meio e os joelhos nos cantos do aquário. E o cano vertical será pintado de preto para ser camuflado. Agradeço já pela sua ajuda.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer   

dúvidas sobre bombas a serem usadas no skimmer
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Dúvidas sobre Periquitos Australianos
» Dúvidas sobre jabuti-piranga
» Dúvidas sobre como cuidar de uma Tigre D'água
» Dúvidas sobre filtro UV