InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

duvidas com o chiller!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

Número de Mensagens : 240

MensagemAssunto: duvidas com o chiller!!!   Sab Out 05, 2013 9:08 pm

Galera Marinheira e Cetera,

Eu vou montar um reef de 540 L ( 150x60x60 ) + 100L do sump ( 50x50x40 ) e o lojista me recomendou um chiller de 1/3 hp, que é para aquario de 700 L, pois é o da NY Brasil e eu já comprei, só que eu estou com medo de que ele não dê conta no aquário e fica trabalhando direto o que faz com que o tempo de vida dele diminua e queime o compressor ai eu não terei mais dinheiro para comprar outro chiller pq aqui, Belém - PA, é um local absurdamente quente e ainda sem falar na conta de energia eletrica e por ficar trabalhando direto pode fazer com que ela venha altíssima, por isso tenho lido relatos dos amigos nos fóruns, falarem que tem que comprar um chiller superdimensionado ou seja o chiller tem que ter uma potência equivalente ao dobro da litragem do aquário, mas eu expliquei para o lojista tudo isso e ele me falou que o volume do meu aquario pelo calculo dá certamente 640 litros, mas ao ser montado ele não vai ter tudo isso de litragem pq o substrato, as rochas e a espressura do vidro irão diminuir o volume e o sump não vai ficar o tempo todo cheio até as bordas para ter uma litragem de 100L e eu peço opinião dos amigos mais experientes me orientar a fazer com que o chiller dure por muito tempo sem queimar como um ar condicionado, ou como o compressor de geladeira porque ligar para resfriar rápido somente 0,5 grau e desligar ele não fica trabalhando direto ao invés de ficar 1 hora ligado para chegar ao 0,5 grau abaixo é muito tempo ligado o que compromete a vida do compressor, e alguém pode me dizer tudo o que é preciso para que o chiller dure mais tempo.

OBS.: Não quero que o chiller trabalhe em sobrecarga ou seja trabalhar acima do funcionamento normal de um compressor, entende? Agradeço já pelas respostas.

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: duvidas com o chiller!!!   Dom Out 06, 2013 9:36 am

ola Leonardo.......

o calculo de potencia para o chiller não é tão smples assim......infelismente alguns logistas usam o fator litragem como referencia.......na maioria dos casos o hobbysta compra o equipamento e ele acaba nao dando conta.

o que potencializa o calor além da temperatura ambiente...... são os equipamentos utilizados no aquario .....principalmente em relação a quantidade de bombas......esse detalhe faz toda a diferença. .....1/3 nao dará conta......voce deve optar por pelo menos 3/4.......

um outro detalhe fundamental....é em relação ao local onde fica o chiller......muitos hobbystas por motivos estéticos. .....colocam o chiller dentro do móvel. ......esse equipamento nunca deve ficar dessa forma.....sempre fora do móvel. ....o que aumenta consideravelmente sua vida útil. ...

o chiller libera muito calor no momento do resfriamento........se mantido no movel vai aquecer o ambiente e consequentemente o aquario....normalmente duram muitos anos.......revise o equipamento pelo menos a cada 12 meses.....

grande abraço

Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: duvidas com o chiller!!!   Dom Out 06, 2013 4:41 pm

cetera,

Um amigo meu do facebook, me falou que temperatura variando no máximo 2 graus não faz mal aos animais e o segredo está no controlador que tem que ser programado para ligar a temperatura de 2 em 2 graus e dessa maneira faz com que o chiller trabalhe menos com a ajuda das ventoinhas de 15x15 e descansa mais assim evita que ele trabalhe toda hora ou seja não fique trabalhando em sobrecarga e as bombas que irei usar são 4 maxi jets para circulação, 3 bombas para o skimmer e 1 bomba para recalque e a minha luminária são 2 com 4 T5 de 35 watts cada que se totaliza 8 lampadas T5. vc acha muito exagerado? e em relação ao local onde será colocado o chiller, esse local vai ser colocado em uma área livre ao ar aberto na área de lavar roupa coberta, ou na varanda, ou no pátio onde o vento quente sai para a rua ou para o ar livre no caso da área de lavar roupa.
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: duvidas com o chiller!!!   Seg Out 07, 2013 7:17 am

olá Leonardo....

primeiramente devemos entender a sistematica de um recife de coral....principalmente em relação a temperatura. ...

como sabemos......esses berços naturais podem ocupar áreas gigantescas na natureza.....e estamos falando de um volume de agua infinitamente superior a um sistema fechado(aquarios)......durante todo o ano.....a variação de temperatura é praticamente inexistente......

isso significa que esses animais não possuem nenhum tipo de adaptação natural para variações de temperatura.....e são muito sensiveis a esse detalhe.....

.....0, 5 graus é o fator limite para variações em aquarios marinhos......use colers pra ajudar..... voce pode direcionar o chiller para temperatura maior e os collers para temperatura menor.......

use 4 collers de 14 x 14......ligados a um sensor....direcione o acionamento para ligar em 26, 5 e desligar em 26 graus........no caso do chiller......direcione o acionamento para 27, 5 e desligar em 27 graus.......

dessa forma......mesmo que os collers nao consigam manter os 26 graus por um periodo maior de tempo......o chiller so ligará na temperatura de segurança......27, 5 graus......conservando seu equipamento por muito mais tempo......

e a variação de temperatura será suave.....dando tempo para que o organismo dos animais não sofra com a elevação da temperatura. .....acredito ser a melhor opção para o seu projeto....

grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: duvidas com o chiller!!!   Seg Out 07, 2013 7:06 pm

cetera,

Problema resolvido, eu troquei o chiller por um de 3/4, mas tem um detalhe que deveríamos fazer para o chiller dure mais tempo, esse detalhe vai depender de inúmeros fatores, como por exemplo: deixar ele num local fresco e a céu aberto sem receber luz direta de sol e chuva ao invés de deixar dentro de casa e fora do móvel sem falar que dentro dele é pior, substituir por lampadas de watts maiores com lúmens menores por watts menores com lúmens maiores no caso das T5 ou substituir por Leds ao invés de usar lampadas HQIS que a diferença destes tipos de lampadas são enormes no calor, usar somente um anel na borda superior ao invés de usar aquario com tampas convencionais, o que facilitaria a troca gasosa e a instalação das ventoinhas e as luminárias de T5 e as Leds, verificar a potencia das bombas do skimmer, da circulação e do recalque, pois essas com maior potencia ou com maior consumo energético, aquecem demais a água e tbm deveríamos colocar o aquário em um local onde receba ar condicionado juntos com as ventoinhas nele já que em local onde o aquário vai ficar não tenha ar condicionado não há motivo para ficar se preocupando pois tem que ver a temperatura ambiente, mas é melhor colocar em ambiente com ar condicionado, enfim todos esses fatores juntos ajudaria a facilitar muito a conservar o chiller.... tudo isso depende das coisas, pq estaremos tirando o calor da água que ajudaria o chiller a não trabalhar muito... não esqueçendo de fazer a manutenção no tempo certo! E o importante é a temperatura ambiente pq tem que ser colocado em um local onde tenha algum céu aberto por perto e não bata sol em nenhuma das paredes do ambiente já está ótimo para conservar o tal aparelho (isso fica como uma dica para quem não usa ar condicionado), pq do que adianta colocar um chiller da maior potência se não tiver os seguintes cuidados ai nenhum equipamento aguenta nem vai fazer milagre.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: duvidas com o chiller!!!   

duvidas com o chiller!!!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Duvidas sobre coleiros ?
» REPRODUÇÃO E DUVIDAS COM CALOPSITAS.
» Esclarecendo duvidas sobre curio!
» Duvidas faceis
» 1 Tartaruga algumas duvidas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Marinho em Geral-