InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  

Compartilhe | 

Lotação num aquario de 260 litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
NardinoAmoras
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 26

MensagemAssunto: Lotação num aquario de 260 litros    Dom Out 20, 2013 5:34 pm

Tenho um aquario de 260 litros contendo 3 papagaios,2 Oscars 2 jackie dempsey 1 senegalus e 2 boca de fogo gostaria de saber o que vocês acham dessa situação minha filtragem são 1 canister de 800 L/h e 1 filtro interno pra aquario de 200 litros favor o que eu poderia melhorar?????
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Dom Out 20, 2013 8:41 pm

Qual o tamanho desses peixes? Se forem pequenos não há problema, mas lembre se que os oscars podem ficar com 35cm cada um... O poly apesar de ficar grande e demorar um pouco e um peixe q não se movimenta muito. Creio que os JD passem dos 20cm... Ainda tem os papagaios e os boca de fogo... Mesmo com uma super filtragem o espaço esta longe do ideal para eles...

Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Entendo   Seg Out 21, 2013 12:03 am

Mas então qual seria o ideal para eles????
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Seg Out 21, 2013 6:42 am

ola Nardino

a resposta é bem simples....

voce possui cerca de 10 peixes de tamanho consideravel .......com uma litragem incompatível. .....a litragem compativel seria de
no minimo 600 litros para essa quantidade de animais e levando em consideração seu comportamento territorial......

quem for se aventurar no mundo dos peixes Jumbo.......deve entender que o restante dos equipamentos deve acompanhar a mesma assinatura......consequentemente alem do aquario ser jumbo......a filtragem nao pode ficar em menos de 10 vezes o volume total do aquario......

isso significa que seu aquario possui menos de 1/3 da filtragem ideal para esses peixes...

noto sua preocupação em relação aos peixes......isso é muito positivo
..
..de qualquer forma .......se o seu objetivo for continuar com seu aquario de 260 litros......o ideal seria manter apenas 1/3 dos animais.....cerca de 3 peixes + o senegalus......otimize sua filtragem em pelo menos 2600 litros hora....

a outra opção seria deixar os peixes provisoriamente neste aquario......e montar um aquario maior com no minimo 600 litros.......e filtragem compatível de pelo 6000 litros h.......

infelismente essa é a unica forma de manter esses animais de forma plena no aquario.....são peixes de vida longa......de pelo menos 25 anos.....acredito que vale muito a pena proporcionar o melhor para nossos peixes.......alem de ser muito gratificante poder observar seu desenvolvimento em uma litragem apropriada ...

grande abraço e boa sorte.
...

Última edição por Denis Cetera em Seg Out 21, 2013 10:55 pm, editado 2 vez(es)
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Seg Out 21, 2013 12:40 pm

Assino embaixo o que o amigo Cetera disse...

Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: qual o tamanho   Seg Out 21, 2013 2:57 pm

O tamanho que esses meus peixes chegam????
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

Número de Mensagens : 123

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Seg Out 21, 2013 8:01 pm

Olá, Nardino!

Creio que o Rubem respondeu sua pergunta logo no segundo post:

Rubem Dias escreveu:
Qual o tamanho desses peixes? Se forem pequenos não há problema, mas lembre se que os oscars podem ficar com 35cm cada um... O poly apesar de ficar grande e demorar um pouco e um peixe q não se movimenta muito. Creio que os JD passem dos 20cm... Ainda tem os papagaios e os boca de fogo... Mesmo com uma super filtragem o espaço esta longe do ideal para eles...
Sou mais outro que concorda em gênero e grau com o que o Cetera falou.

Abraço!
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Seg Out 21, 2013 9:43 pm

Os papagaios ficam por volta de 20 cm mas podem chegar aos 30cm... Os bocas de fogo por volta de 12cm.
Sobre os jack dempseys dei uma pesquisada e fica por volta de 25cm... Os blue um pouco menos e os selvagens podem chegar a 30cm.

Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Pois afirmo   Ter Out 22, 2013 3:21 pm

Pessoal sou adepto a lotação e ela esta super bem, tirei os enfeites , os meus peixes ficam super tranquilos nunca tiveram um atrito pois coloquei eles no mesmo dia e estão do mesmo tamanho praticamente a minha filtragem é boa tem uma vazão de no minimo 5 vezes o volume então pessoal uma coisa concordo com a minha fauna eles vão pra um aquario maior penso nos de 500 litros sim mas com total certeza vou aumentar o meu numero de peixes.

Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Ter Out 22, 2013 9:31 pm

ola Nardino.....

com todo o respeito......em um topico recente.....foi colocada a questão da superlotação. ....e as diferentes vertentes em relacao ao tema......

infelismente os peixes nao conseguem demonstrar para o hobbysta o seu desconforto quando mantidos em uma situação de confinamento e manutenção inadequada.....

outros animais emitem sons....ou mesmo algum tipo de alerta fisico para demonstrar dor ou desconforto......os peixes não. ....isso de alguma forma coloca o suposto aquarista dedicado.....em uma situação de acomodação indireta natural.....

devemos entender que aquarismo é mais do que conseguir que peixes nao briguem no aquario......o aquariofilismo real significa manter a melhor qualidade de vida possivel para os nossos peixes.....

isso demanda uma filtragem compatível com o sistema....alem de uma exelente alimentação. ....e acima de tudo....uma litragem adequada para com os habitantes do aquario....

apenas para efeito de informacao.....seus peixes nao estão brigando porque foram colocados ao mesmo tempo......isso é mito......

esse procedimento normalmente so funciona com peixes da.mesma especie......e esse sucesso depende de varias variantes.....voce possui varias especies territoriais.....

o que ocorre é que peixes agressivos ou territoriais precisam de uma referencia de base territorial.....normalmente pedras.....enfeites.....plantas ....ate mesmo um aquecedor pode ser usado como referencia.......

como voce retirou os enfeites que........ provavelmente sao pontos de referencia territorial...seus peixes demonstram menos agressividade em relacao aos demais companheiros do aquario......

mais esse condicionamento simulando não um aquario e sim uma bateria de loja de aquarismo.....esta longe de ser um ambiente ideal para essas especies ......

por isso o conselho que dou a você. .....é que leia e estude bastante sobre os animais que pretende manter.......nós apenas podemos te mostrar o caminho......mais quem escolhe a forma de trilhar este caminho é você. .......

boa sorte e grande abraço

Ver perfil do usuário
NardinoAmoras
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Lotação é um ponto forte   Qua Out 23, 2013 9:56 am

Tenho um amigo que tem 6 Oscars e 2 arraias e nunca tiveram atrito eu ja to com esses peixes a uns 8 meses e não vejo problema com relação a retirada de enfeites foi justamente por causa dos atritos e por serem territorialistas.
ja vi videos com diversos peixes de lotação e os hobbystas não tem prejuizo,com relação a comida os meus comem rações da sera,tetra e jbl.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Qua Out 23, 2013 10:36 am

Boa sorte!!!

Regular
Regular

Número de Mensagens : 140

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Qua Out 23, 2013 11:54 am

tem gente que tem que abandonar paradigmas ultrapassados, e se atualizar, achar todo mundo acha, fazer ver se da certo sao poucos, inclusive aki no gpa, muita gente fala isso aquilo, mas so com embasamento em livros e alguns poucas pessoas que disseram tentar. Como falar em mito, coisas que a propria pessoa nunca tentou, cara a ciencia ta ai para provar que so podemos dizer se da certo ou nao atraves de testes e mais testes, e a te mesmo a ciencia mesmo com esses teste se torna ultrapassada, por tanto as coisas evoluem, negocio de dizer o que ta certo e o que nao ta, sem embasamento e muito superficial sem força de verdade.
Ver perfil do usuário
NardinoAmoras
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Lotação é um ponto forte   Qua Out 23, 2013 12:49 pm

Rubens é isso ai to percebendo isso aqui nesse forum se pudessem ver os meus peixes não vou dizer que não tem um ou outro atrito o detalhe é que como tem tanto peixe no aquario não tem foco pro priexe E estão super sadios.
Ver perfil do usuário
Rubem F
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Qua Out 23, 2013 12:54 pm

imagina meu aqua de 300 litros com 2 arraias e 5 oscars, kkkkkkk
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

Número de Mensagens : 123

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Qua Out 23, 2013 2:05 pm

Sem querer me meter, mas achei interessante que o autor do tópico faz uma pergunta para tirar uma dúvida, a qual é sabiamente respondida por dois dos membros mais queridos e elucidados deste fórum, para depois disso, alegar que ele está certo e se autoafirmar, provocando uma discussão em função do seu contraditório. Resumindo: qual o objetivo em buscar, aqui neste espaço, tirar uma dúvida, na qual, você mesmo, autor do tópico, já respondeu a si mesmo.

Uma coisa é seus peixes sobreviverem num espaço apertado. Com o nível das mídias de filtragem que temos à disposição é absolutamente possível, sim. Desenvolvimento pleno? Basta observar tais espécies em seus habitats, assim como hábitos de natação e convívio social para responder à essa pergunta.

Não existe o mais certo ou o mais errado em se tratando do aquarismo, mas, existem sim, os hábitos e costumes de cada espécie, cientificamente estudados e documentados por biólogos ou qualquer outro tipo de pesquisador, que deveriam ser respeitados e levados em conta por aquaristas, com o objetivo de serem mais responsáveis com o hobby e oferecerem aos seus peixes condições semelhantes ou até mesmo melhores às que encontramos na natureza.

Sugiro a moderação trancar o tópico antes que o flame fique pior.
Ver perfil do usuário
Rubem F
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Qua Out 23, 2013 2:18 pm

MInotto me desculpa parceiro, mas na minha ignorancia se o forum nao for feita pra discutir problemas ou ate mesmo soluções, e sim apenas para chegar pessoas dizendo o que esta certo ou errado, se colocar ou ser colocados como sabios epenas, e como falei anteriormente sem embasamento pratico, acho melhor mudar nome de GPA para clube da luluzinha, fica mais sabio.
OBS.: dizer que fez e ta dando certo, e outras dizerem que ta errado sem provas concretas, alem de algumas pessoas tomarem como flame e melhor trocar mesmo o nome do grupo
Ver perfil do usuário
NardinoAmoras
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Resposta    Qua Out 23, 2013 2:55 pm

Bom Minoto sempre onde fui sempre quis ser polemico para saber onde estou pisando nunca participei desse forum é a primeira vez mas ao meu ver to com o meu amigo Rubens realmente fiz uma pergunta a fim(teste) para saber o tal conhecimento daqui e pelo que vi poucos me responderem em nenhum momento vi tua resposta.E por respeito aos que me responderam com uma teoria ao meu ver ultrapassada eu respondi uma situação que eu mesmo consegui um objetivo essa região norte aqui tem gente com pensamento ultrapassado e não vai a lugar nenhum quando falei do meu objetivo alcançado vi que nenhum me perguntou como foi que eu consegui!?
sou jumbista to no ramo a 4 anos perdi peixes de mais mas por outras situações mas com relação a lotação dificil.
teoria é uma coisa pratica é outra coisa!!!!

Agora se quiserem tirar o meu comentário fiquem a vontade não dependo disso pra viver e nem lidar com aquarismo.
Tem um colega ai que falou que eu tava fazendo dos meus peixes um aquario de loja pois bem faço a pergunta quando vais comprar um peixe tu olhas o fundo ,os enfeites ou os peixes????Essa é a ideia da lotação!!!!
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Qua Out 23, 2013 3:19 pm

Em nenhum momento disse que era ERRADO, apenas não e indicado pois fica difícil controlar os parâmetros, nada de mais para quem tempo de realizar manutenções mais curtas... A superlotação pode ser feita, inclusive é muito praticada com ciclideos africanos por conta da dispersão da agressividade entre os indivíduos, mesmo em ph alcalino onde um descuido com amônia pode ser fatal.
E entre criadores de peixe jumbos isso tb e comum pois se vc for respeitar a regra de 1cm por peixe vai ter que montar um tanque gigantesco o que é para poucos aqui no nosso país...
E sou muito a favor de desmistificar paradigmas, e para quem pratica a superlotação poderia usar o fórum como laboratório de testes, postando sempre a evolução dos seus aquários bem como crescimento e saúde dos seus animais... Aí todo mundo poderia ver e tirar suas conclusões...
E repito, só digo que não é INDICADO superlotar pois quem está iniciando pode tentar e é uma técnica que não da muita margem para erros comuns de iniciante, apesar de peixes jumbos geralmente serem bem tolerantes a esses erros.
Agora só não pode acontecer como antes, que a galera inflama e uns dois meses depois somem do fórum parecendo "Trolls" como um grande amigo costuma dizer...Laughing 
Gostaria que a discussão continuasse sadia e sem ofensas ao presentes para que o tópico não seja trancado.

Grande abraço a todos!

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Qua Out 23, 2013 4:23 pm

kra na minha opiniao ser troll e o kra dizer que ta errado, sendo que o kra vem aki falar d uma coisa diferente, que muita gente aki nao ta acostumado, e dizr logo de kra que nao ta certo, que tem que mudar de fauna ou tanque, sem ao menos perguntar como ele fez pra que desse certo e quanto tempo tempo, e quais as difilculdades, ates mesmo pra tirar duvidas de alguem aki que queira fazer o mesmo, agora aki nao e a primeira nem vai ser a ultima vez que isso vai acontecer, basta ver no que se desenvolveu esse topico, parabens aos que chegaram aki criticaram e despois tiraram o corpo fora. nada a + a declarar.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Qua Out 23, 2013 4:44 pm

Rubem Dias escreveu:
Agora só não pode acontecer como ANTES, que a galera inflama e uns dois meses depois somem do fórum parecendo "Trolls" como um grande amigo costuma dizer...Laughing
Agora acho que o problema não é superlotação mas sim interpretação de texto mesmo...Evil or Very Mad 

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Qua Out 23, 2013 7:49 pm

olá amigos......

apenas como complemento as informações passadas......

certa vez coloquei em um topico sobre lotação em aquarios......que a principal questao é o conceito que cada hobbysta tem em relação ao aquarismo.....

alguns hobbystas investem mais na qualidade de agua......outros na alimentação. ....ou mesmo no espaço oferecido aos animais.....ou mesmo em produtos que repoe certos elementos....e etc.... cria-se o conceito do minimo.....

no hobby devemos pensar no maximo que podemos oferecer aos nossos peixes e nao no minimo......temos que nos preocupar com todos os elementos .....e nao somente com aquele ou este.......esse conceito....nao é antigo e ultrapassado. ....senão nao seria seguido pelas maioria dos hobbystas......porque será que somos maioria?

porque a maioria esmagadora de foruns.....e praticamente todos os livros relacionados a aquarismo......pesquisadores renomados.....alem das principais revistas do mundo relacionadas ao tema......apontam para menor quantidade de peixes e maior quantidade de aqua como fator primordial para sucesso a longo prazo de peixes ornamentais mantidos em ambientes fechados?....
a resposta é muito simples..........o confinamento de peixes nunca será visto como natural em nosso hobby........respeito a posição dos colegas em relação a superlotação......mais respeitar não é aceitar.......

quando coloquei a questão do aquario de loja....ou bateria....nao foi com a intenção de diminuir ou denegrir o aquario do colega......foi apenas para exemplificar que peixes agressivos quando colocados em espaços sem uma base de referencia territorial......como um enfeite ou rocha......

diminue de forma significativa a agressividade dos animais.....infelismente a linquagem escrita pode ser interpretada de varias formas.....negativa ou positiva......isso faz parte da vida.....e convivo com isso de forma muito tranquila. ...

ao colega Rubem F......em relação a teoria......ela pode ser bem relativa......o que posso colocar com todo o respeito e humildade possivel .....é que a minha troca de experiencias nesse forum que tenho grande carinho e admiração especial por seus membros.....

esta baseada em prática e não em teoria.....em pelos menos 25 anos de hobby ja mantive mais de 300 especies de peixes e invertebrados. ....marinhos e ducicolas.....isso de alguma forma proporciona um certo embasamento no momento da troca de experiências e principalmente a prática em relação a manutenção de certos animais.......

o nosso forum é democratico.....e será sempre bem vinda toda e qualquer discussão de ideias......desde que nao agrida ou ofenda a integridade de seus membros....a troca de ideias e experiencias fazem parte do hobby.......

grande abraço

Última edição por Denis Cetera em Sex Out 25, 2013 9:57 am, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
NardinoAmoras
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Bem pessoal   Qui Out 24, 2013 8:22 pm

To no hobbye não é tanto tempo mas estudo o hobbye desde criança então vem as perguntas:

Por que os Ciclideos Africanos sempre tem brigas????
ja encontrei lotação de ciclideos africanos que é um peixe territorialista e em aquarios sempre ele em rochas e sempre vi brigas inevitaveis logo tive um aquarios de ciclideos africanos.

Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Qui Out 24, 2013 10:36 pm

ola Nardino......

primeiramente devemos entender a diferença entre territorial e agressivo....

a grosso modo o peixe territorial....é demarcador de base territorial.....ou seja....o animal defende um determinado espaço que pode ser de alguns cms (ex : conchiculas do lago tanganika).......
ou  centenas de metros ( ex: peixes anjos marinhos de grande porte).......afugentando o invasor de forma violenta de seu territorio......

ja o peixe agressivo é um pouco diferente normalmente  independente do territorio.....podera atacar....qualquer membro do aquario.....uma forma de contrabalançar essa agressividade. ....e popular o aquario com especies de comportamento e tamanhos parecidos.....

a questão dos ciclideos africanos.....é que são peixes que possuem as duas características. ....ou seja....a maioria das especies sao muito agressivas.....além de muito territoriais......

o hardscape deve ter uma infinidade de tocas otimizando a quantidade de territorios dessa forma amenizando o comportamento territorial....

da mesma forma.....sao colocadas varios individuos com comportamento e tamanhos parecidos.....usando essa sistematica a agressividade nao fica focada em apenas um ou dois individuos......e sim na maioria.....

no caso de seu aquario.....a maioria dos peixes são territoriais.....e nao agressivos......então o forma de lidar com seus habitos territoriais é um pouco diferente.....

entendendo melhor

minha primeira experiencia com ciclideos africanos foi em 1995......havia desmontado o meu de jumbos e um marinho.....por motivo de mudança do Rio de Janeiro para Belo Horizonte..

em Belo Horizonte montei um aquario relativamente grande com cerca de 300 litros.....100 x 50 x 60.....e escolhi o lago tanganika do qual sou bastante admirador.....
o problema é que os meus lamprologus leleupi(meu ciclideo africano preferido) viviam se matando.......e eu não conseguia entender a razão. ......o aquario possuia uma infindade de tocas e bastante especies.......mais os leleupi..... sempre se achavam....e se matavam.....

Lamprologus Leleupi

comecei a desanimar com aquela situação........a internet era bem recente....e haviam poucas informações. ...além de pouquíssimos livros.....mais achei um forum americano e conheci um hobbysta chamado Philhip.......que me explicou o seguinte....

"o principal erro é generalizar as especies e seu comportamento. ....os ciclideos sao peixes muito especiais com personalidades distintas......e o Lamprologus Leleupi nao pode ser mantido em aquarios  com comprimento inferior a 120 cms a longo prazo.....e que a altura do aquario é indiferente".....

aquilo pra mim era novidade na epoca.....ja havia visto aquarios de ciclideos africanos bem menores e sem brigas...mais sem o Leleupi....

de qualquer forma resolvi montar um maior....120 x 50 x 50....e pasmem. .....os leleupi nadavam juntos nesse aquario.....as brigas eram raríssimas. ....e até reproduziram......fiquei bastante satisfeito com o resultado......e imediatamente entrei em contato com o philip para contar o feito.......é um grande amigo até hoje......
..
apartir desse dia aprendi a nao generalizar as especies. ....e que quando falamos em ciclideos africanos, devemos levar em conta a questão espaço como fator determinante para o sucesso ou o fracasso para manter esses fantasticos peixes......

e principalmente a importancia dos foruns espalhados no brasil e no mundo que contribuem de forma determinante para o crescimento do hobby........

grande abraço
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Sex Out 25, 2013 1:05 pm

A minha experiência com ca's foi em um aquario de 460l mais ou menos... No início coloquei um demasoni pombo, e mais uns 4 peixes diferentes todos com média de 7cm... Era pouco para um aquario daquele tamanho, e não é que o pombo se apossou da metade do aquário, e espancava quem invadia o lado dele, já os outros 4 se matavam na outra metade. Finalmente quando introduzi o restante dos peixes um macho de chipokee enorme deu uma taca somente 1 vez no d. pombo e tudo ficou na paz... Inclusive um labdochromis yellow nadava junto com o tal demasoni pombo. Não cheguei a lotar o aquario pois trabalhava em outro estado e não tinha como fazer tpa's semanais, porém a agressividade diminuiu bastante.

MensagemAssunto: Re: Lotação num aquario de 260 litros    Hoje à(s) 5:25 am

Lotação num aquario de 260 litros
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Aquario de 40 Litros, o que fazer?
» Montagem do meu Aquario de 140 Litros.
» Que Tipo de peixe posso ter em um aquario de 12 litros ?
» aquario de 90 litros
» Aquario de 40 litros

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Comunidade GPA :: Bate papo-
Ir para: