InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Ajuda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ronny Assuncao
Regular
Regular

Número de Mensagens : 164

MensagemAssunto: Ajuda   Seg Out 28, 2013 9:15 pm

Queria montar um aquário marinho, moro em castanhal e gostaria de saber quais os matérias que teria que adquirir para realizar meu sonho já possuo o vidro que mede 1,80x70Ax50, gostaria de corais simples pela pouca experiência sei que preciso de um chiller mas de qual pontencia? Iluminação? Tenho algumas zazibar(não sei se serve) e tenho halimeda.
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Ajuda   Seg Out 28, 2013 10:23 pm

olá Ronny.....

o aquario marinho é mais facil do que muitos possam imaginar........mais sua pergunta é um tanto complexa.....porque um marinho possui varios detalhes especificos.....de qualquer forma vou tentar simplificar o basico ok?

voce deve conseguir rochas....as sansibar servem......tente conseguir pelo menos 20 kilos de rocha......a alimeda tambem é um excelente substrato......coloque uma camada de pelo menos 5 cms......

a segunda etapa é a agua.....voce deve comprar ou fabricar (diy) um deionisador....existem projetos bem baratos na internet.....a agua deionisada sera misturada ao sal sintetico....para formar uma agua completa ....livre de minerais......normalmente. ....1 kilo de sal proporciona 30 litros de agua salgada....

a aqua comum de torneira nao pode ser usada....contem muito silicato e fenol.....além de muitos minerais....opte pela agua deionisada

a terceira etapa é a circulação. ....em um aquario marinho a circulação minima será de 20 vezes o volume do aquario....existem otimas bombas no mercado.....opte pela marca sum sum....otimo custo beneficio....

a quarta etapa é a filtragem....o principal equipamento nesse quesito e o skimmer......se o amigo nao tiver sump......o ideal é usar um skimmer hang on.....existem otimas opções no mercado......pesquise a melhor opção para o seu projeto.....

a quinta etapa é a iluminação. .....se a intenção for manter corais de baixa manutenção. ....opte por t5.....ou mesmo fluorescente comuns.......existem varios corais bem faceis de manter....

sexta etapa.....temperatura.......o chiller minimo seria de 3/4 mais o amigo pode inialmente optar
por coolers de alta potencia.....no minimo 4 coolers.de 14 x 14......tenho amigos que moram em regiões muito quentes e nao usam chiller.....

o basico seria isso.....estarei a disposição para tirar mais duvidas...

grande abraço
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

Número de Mensagens : 123

MensagemAssunto: Re: Ajuda   Ter Out 29, 2013 7:42 am

Cetera, desculpa minha ignorância, mas deixa te perguntar:

- O ventilador (cooler) estará soprando ar do ambiente na água, certo? No caso do aquário marinho que deve ter temp abaixo dos 25ºC (me corrija se estiver enganado, marinho é uma terra inexplorada por mim), se a temp ambiente estiver entre 28 a 30ºC (muito comum na região, principalmente em torno do meio dia, sem uso de ar condicionado), a temp da água não vai buscar se equalizar com a temp ambiente? Tp, a água com equipamentos etc, ficaria, por exemplo, em 30ºC ou mais, sem coolers, com coolers baixaria, por exemplo, para 27ºC, mas acredito que não baixaria mais do que isso, certo? Fora essa questão, teria de ter uma puta caixa de reposição para manter a densidade estável, porque sabemos que a evaporação com uso de coolers é violenta.

Dito isso, não seria melhor no caso do Ronny fazer uso do chiller, mesmo?

Abraços!
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda   Ter Out 29, 2013 9:45 am

olá Minotto....

ótima observação sem duvida....apenas como complemento as informações...

a temperatura ideal em um aquario marinho esta entre 26 e 27 graus, abaixo de 25 graus podemos classificar como um biotopo semi tropical.....normalmente a maioria das especies mais resistentes de corais e peixes suportam temperaturas limite em torno 28 a 29 graus.....o prejudicial nesses casos é a variação de temperatura....se os parametros ficarem estaveis tudo ficará bem...

a evaporação com o uso de colers será realmente muito grande, usando pelo menos 4 colers de 14 x 14....a evaporação sera de pelo menos 5 litros por dia, a temperatura deve ficar em 27 graus com uso de colers...o uso de uma caixa repositora de pelo menos 30 litros aliada a uma eclusa eletronica....irá repor sem problema a agua evaporada....é um procedimento bem tranquilo.....o hobbysta irá encher a caixa repositora de 5 em 5 dias......

no caso do uso do chiller o equipamento deve ser mantido fora do movel, de preferencia um pouco distante do aquario....pois é um equipamento que esquenta muito o ambiente....além de consumir grande quantidade de energia eletrica....por isso o teste com o coler é muito positivo....se não conseguir chegar a temperatura adequada....o chiller seria a unica opção...

para efeito de comparação.....os 4 colers + um termostato de resfriamento ficariam em torno de R$ 180,00 reais......um chiler para a litragem do colega ficaria em torno de R$ 4.200,00 reais ....normalmente o custo inicial de um aquario marinho é um tanto desanimador....por isso sempre que posso, opto por indicar alternativas que amenizem essa realidade.....a caixa repositora é um item obrigatorio mesmo com o uso do chiller......

então a principal questão normalmente quando montamos um aquario marinho....é Quanto tenho para investir?....a montagem seguirá dentro dessa linha de planejamento....

grande abraço

Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Ajuda   Ter Out 29, 2013 10:01 am

Interessante,

não fazia ideia que era possível manter corais em 27ºC. Depois rolava o Sr. fazer uma listinha das espécies, como fez naquele tópico dos corais para iniciantes.

Foi justamente o custo inicial do aquário marinho que fez eu desistir em montar um por enquanto. Fora isso, tinha o custo de energia elétrica também...e o fato da água da torneira do prédio onde eu moro ser rica em amonia, teria de montar um DI com RO para ficar perfeito.

Essa questão do chiller esquentar o ambiente o torna bem controverso. Sempre vejo pessoas comentando que enquanto o aquário está gelado, a sala está pegando fogo. Já vi projetos de chiller estilo split, com o "compressor" do lado de fora e só entrando as tubulações, visando resolver esse problema do calor gerado.

Esses coolers que vc mencionou, são os usados em fontes de computador (12v) ou industriais (127/240v)?

No caso da caixa de reposição, melhor mesmo que o Ronny use um sump, pois essas caixas que ficam escondidas na tampa do aquário ocupam espaço precioso e a água dentro delas esquenta por conta das lampadas, fora a manutenção que acredito ser mais trabalhosa do que quando usada em conjunto com o sump.

Espero não estar desvirtualizando o tópico, mas Cetera, o que seria necessário para se manter um pico reef estabilizado e se é possível de se manter um com baixo investimento/baixo custo de manutenção?

Abraços!
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda   Ter Out 29, 2013 11:00 am

olá Lucas...

o coler é bem potente, 14 cms x 14 cms , e são ligados diretamente na energia eletrica...

em relação ao nano reef...em que litragem estamos falando?, nos passe o que tem em mente....com a litragem fica mais facil analizar o seu projeto....acredito que um nano reef seja uma opção muito bacana em relação a custos....aguardo suas informações ...

grande abraço

Última edição por Denis Cetera em Sab Nov 02, 2013 10:26 am, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Ajuda   Ter Out 29, 2013 11:21 am

Cetera,

à principio, tinha em mente um cubo de 30cm de base por 45cm de altura (40L), layout em ilha formado por rochas e corais de pouca demanda, talvez um casal de black ocellaris com um camarão bailarino + equipe de limpeza...questões:

- Nessa litragem, sump fora de questão? Cannisters seriam uma opção?
- Skimmer tem de ser hang-on obrigatoriamente?
- Como faria para adaptar uma caixa de reposição neste sistema?
- Como faria para completar ciclo de nitrogenio sem rdsb/refúgio? Ficaria apenas nas tpa's? (ou usaria-se um sump dentro do movel?)
- Quanto a iluminação, um refletor de led potente (tp esses de 10W), teria um PAR decente para atender as demandas do sistema?
- Em função dos corais, seria necessário algum sistema de bailing/reator de cálcio?
- Seria necessário mudar concepção do aquário com finalidade de se montar um sump lateral/traseiro?

Enfim, Cetera, não sei se falei muita besteira, mas conto com sua experiência e conhecimento na área para apontar o caminho de como seria possivel montar e mantar um mini-reef de pouca litragem em uma região quente, como Belém, sem furar o orçamento.

Abraço!
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda   Ter Out 29, 2013 1:37 pm

olá Minotto...vamos aos questionamentos...

- Nessa litragem, sump fora de questão? Cannisters seriam uma opção?

eu optaria por uma litragem minima de 80 litros, uma medida interessante seria 50 x 40 x 40 litros....uma montagem em ilha ficaria fantástica nessa medida...

canister não seria indicado nesse caso, o acumulo de materia organica nesse tipo de filtro aumentaria de forma significativa o nitrato....

o sump seria a melhor opção possivel....optaria por sump em baixo....voce pode furar o vidro utilizando uma "bota", ou fazendo um sistema de overflow para interligar os aquarios......

- Skimmer tem de ser hang-on obrigatoriamente?

com o uso do sump tanto faz, mais um hang on pode ser usado na lateral do sump otimizando seu espaço....

- Como faria para adaptar uma caixa de reposição neste sistema?

voce pode optar por usar uma eclusa(boia eletrica), ou criar uma caixa na lateral do sump, acople uma boia de filtro para que a agua caia por gravidade..

- Como faria para completar ciclo de nitrogenio sem rdsb/refúgio? Ficaria apenas nas tpa's? (ou usaria-se um sump dentro do movel?)

o ciclo do nitrogenio independe do refugio(opcional)....ele irá se formar de forma natural, o fator determinante é o potencial redox(a grosso modo é o poder de oxidação das bacterias)....o potencial redox ideal, é alcançado com uma boa quantidade de rochas aliada a exelente movimentação....pelo menos 20 vezes por hora....em relação a litragem do seu aquario em bomba(s) de circulação....

- Quanto a iluminação, um refletor de led potente (tp esses de 10W), teria um PAR decente para atender as demandas do sistema?

eu usaria lampadas compactas vendidas em supermercado....com temperatura de cor de 6500 k, são mais do que suficientes para essa litragem....3 lampadas de 25 watts são suficientes....

10 watts de iluminação com leds não serão suficientes, se o amigo optar por leds, deve providenciar pelo menos o triplo potencia....pelo menos 30 watts...

- Em função dos corais, seria necessário algum sistema de bailing/reator de cálcio?

esses sistemas são para aquarios de maior litragem onde os corais dominam o sistema, não para reefs comuns....é um sistema e um equipamento totalmente dispensavel...

- Seria necessário mudar concepção do aquário com finalidade de se montar um sump lateral/traseiro?

se tiver espaço pode fazer dessa forma, mais em minha opinião um sump em baixo é a melhor opção..

grande abraço
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Ajuda   Ter Out 29, 2013 11:04 pm

Cetera, qual seria a diferença entre um pico-reef e um nano-reef? É que eu acreditava que acima de 50L já seria um nano, enquanto que abaixo disso, pico. Estou fazendo essas perguntas por aqui porque acredito que podem ser dúvidas de outras pessoas. Agradeço muito sua colaboração e paciência.

Sua ideia de fazer com 80L me pareceu ótima pedida para aquele sistema que o Basso montou com uma bomba vortex bem no centro da base do aquário, com a água caindo pelos cantos dos vidros para o sump e retornando por outros.

Certa vez assistindo ao programa na NatGeo Wild, Fishtank Kings, que mostra o dia a dia daquela empresa Living Color, vi um pico reef na mesa daquele Francis, era bem pequeno, acho que não devia passar de 30L, tinha poucas roxas/corais (os dele eram de verdade ao contrario dos fabricados em resina na empresa), alguns paguros e camarões pequenos, só. Mas até hoje me pergunto como se dá e funciona o sistema de filtragem desse carinha. Muito interessante mesmo.

Abraços!
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda   Qua Out 30, 2013 10:09 am

olá Minotto....

Cetera, qual seria a diferença entre um pico-reef e um nano-reef? É que eu acreditava que acima de 50L já seria um nano, enquanto que abaixo disso, pico

normalmente podemos considerar um pico quando o aquario possui até 10 galões americanos, ou seja 38 litros.....um nano vai de 40 a 120 litros....

Sua ideia de fazer com 80L me pareceu ótima pedida para aquele sistema que o Basso montou com uma bomba vortex bem no centro da base do aquário, com a água caindo pelos cantos dos vidros para o sump e retornando por outros.

estive na casa do Basso e vi pessoalmente o sistema, realmente é fantastico....mais um tanto complexo...o Basso realmente é um cara genial....meu primeiro contato com ele foi em 1992...hoje é um grande amigo.....sempre disposto a ajudar...

Certa vez assistindo ao programa na NatGeo Wild, Fishtank Kings, que mostra o dia a dia daquela empresa Living Color, vi um pico reef na mesa daquele Francis, era bem pequeno, acho que não devia passar de 30L, tinha poucas roxas/corais (os dele eram de verdade ao contrario dos fabricados em resina na empresa), alguns paguros e camarões pequenos, só. Mas até hoje me pergunto como se dá e funciona o sistema de filtragem desse carinha. Muito interessante mesmo.

eu não tive a oportunidade de ver esse aquario, de qualquer forma a sugestão por uma litragem maior....é que belém é muito quente, fatalmente em menor litragem como exemplo 30 litros, os parametros seriam muito instaveis....realmente não recomendo....

grande abraço

Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Ajuda   Qua Out 30, 2013 1:36 pm

Mais uma vez, agradecido pelas respostas. Vamos a mais algumas:

Cetera escreveu:
....é que belém é muito quente, fatalmente em menor litragem como exemplo 30 litros, os parametros seriam muito instaveis....
Cetera, isso seria em relação à evaporação? Mas aí a caixa não manteria o nível de água constante e por consequência os parâmetros? Confesso que não entendi direito o motivo dos parametos serem instaveis.

Se alguérm tiver curiosidade, site do programa de tv que tinha mencionado: Fishtank Kings

Esse aquário de 80L sugerido pelo amigo, um ventilador de 14cm daria conta?

Abraços!
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda   Qua Out 30, 2013 2:50 pm

olá Minotto....

Cetera, isso seria em relação à evaporação? Mas aí a caixa não manteria o nível de água constante e por consequência os parâmetros? Confesso que não entendi direito o motivo dos parametos serem instaveis.

em uma litragem tão baixa, o fator temperatura será um problema.....as variações serão muito grandes, porque devemos tentar ....usando o coller manter a temperatura em 27 graus.....o aquario vai esfriar muito rapido....consequentemente esquentar muito rapido...devido a pouca litragem....

normalmente o termostato de resfriamento liga o coler em 27,5 e desliga em 25,5.....imagine em 30 litros quantas vezes o coler será ligado?...

devemos buscar um tempo maior de resfriamento....consequentemente maior periodo de aquecimento....dessa forma os animais marinhos terão um periodo limite de adaptação.....infelismente só conseguimos isso em litragens maiores....

pico reefs são preferencialmente para ambientes climatizados....além disso exigem grande experiencia por parte do hobbysta....

organismos marinhos são muito sensiveis a essa questão....porque em seu ambiente natural....praticamente não existe variações em relação a temperatura....consequentemente a sua resistencia é bem menor em relação a variações de qualquer tipo...

Esse aquário de 80L sugerido pelo amigo, um ventilador de 14cm daria conta?

acredito que sim...de qualquer forma o amigo pode fazer testes....um ou no maximo 2 colers são suficientes....

grande abraço
Ver perfil do usuário
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

Número de Mensagens : 240

MensagemAssunto: Re: Ajuda   Qui Out 31, 2013 1:26 am

Realmente é verdade que Belém é muito quente, eu qdo tinha o meu marinho somente de Fish Only de 288L com skimmer hang on e filtro hang on o impressionante da evaporação era absurdo pois chegava a colocar 1 balde de água cheio 2x ao dia e olhe eu usava 2 ventoinhas de 12 x 12 e a água não baixava de 28º na época de primavera e outono e o ventilador ficava ligado direto sem descanso e a temperatura subia para 29º qdo a época de Verão chegava e caia para 27 graus no Inverno eu até ficava cansado de tanto carregar baldes, e o meu marinho morreu agora estou ressuscitando das cinzas pq comprei um chiller de 3/4 que vai resolver o problema. Agora pico reefs só se for para manter em um local com ar condicionado acima de 18 mil btus pq tenho um aquario de 25 L do betta e está funcionando perfeitamente com aquecedor 4x mais potente que a litragem da betteira e demora um pouco para evaporar, mas é muito melhor do que as ventoinhas no reef em um local muito quente, quem sabe as ventoinhas podem ajudar se o aquário for montado em um ambiente com ar condicionado ( fica a dica para quem quer montar um reef grande), pois ela pegará o ar do ambiente gelado para gelar a água, mas mesmo assim eu vou montar o chiller e deste jeito ajuda a economizar muito a energia elétrica.
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Ajuda   Sab Nov 02, 2013 6:17 am

Dúvida:

Os ventiladores podem ficar dentro do móvel soprando no sump ao invés do aquario principal?

Ainda estou cético quanto aos ventiladores baixarem temperatura para 27º, em um aquário que fora a iluminação, ainda tem bomba do skimmer, bomba do sump pro aquário e bombas de circulação interna (vortex). Só uma eheim 3 mil/h que tenho aqui já faz ferver a água e eu pensava em usar ela pra ligar o sump ao aquário.

Enfim acho válido fazer o teste, mas vou um pouco naquilo que o Leonardo falou, em um ambiente climatizado deve ser muito tranquilo o uso dos ventiladores, mas chiller seria mais garantido (e dispendioso).

Abraços!
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda   Sab Nov 02, 2013 10:03 am

olá Minotto.....

os ventiladores podem ficar no móvel desde de que nao seja um ambiente fechado......preferencialmente opte por soprar no aquario principal. ...

morei em Belem por 5 anos...e tive algumas experiencias em marinhos na epoca.....uma delas foi um aquario de 70 litros.....onde mantinha palhaços. ...anemona....e alguns corais moles......usei 2 ventiladores 14 cms x 14 cms......meu quarto era um forno.....e minha agua ficava em temperaturas de 27 graus com picos de 28 graus.....

para compensar a evaporação. ...fiz uma caixa repositora de 40 litros.....a agua era reposta uma vez a cada 4 ou 5 dias......o aquario ficou montado durante pelo menos 3 anos....sem picos de compostos nitrogenados....sem desequilibrios.....os palhaços até desovaram no aquario......infelismente perdi os alevinos na epoca.....por nao conseguir em belem o alimento necessário para os filhotes.....

tudo pra dar certo depende de planejamento......por exemplo:

se voce usar uma bomba de 3000lh para o recalque de um nano....ela vai esquentar em demasia a agua.....porque ela nao foi projetada para um nano.....e sim para uma litragem muito maior..

no caso das bombas......quanto maior o equipamento......maior a area de aquecimento do aparelho.....

para voce ter uma ideia......montei recentemente um aquario marinho de 250 litros.....e o meu recalque é uma max jet de 900 lh......

as lâmpadas só terão efeito negativo em relação a temperatura. ....se o hobbysta colocar uma tampa de madeira no aquario....tipo compondo o movel.....tranformando em um forno aquele espaço..

é so optar por luminarias suspensas em um aquario sem tampa....ou de encaixe......evitando a formação de mormaço em cima do aquario.....e consequentemente o aquecimento da agua......

as bombas de circulação streem ou wave maker.....nao aquecem a agua......os modelos das marcas koralia, sun sun, sicce e Rio......testei em meus aquarios ......com resultados exelentes........voce mal.....consegue perceber a temperatura segurando o equipamento em funcionamento......

em relação ao skimmer.....normalmente a bomba usada para um modelo que suporte um nano.......nao será maior do que 1000 lh.....normalmente 700 lh....uma bomba com essa potencia....esquenta muito pouco o aquario.....

se mesmo assim houver preocupação em relação a esse quesito. .....o amigo pode optar por um skimmer chamado Rio Nanno........esse equipamento é muito barato em relação a outros skimmers.....e funciona de uma forma muito parecida com um fitro externo......ele até lembra um fitro externo......

a bomba nesse caso seria externa.....esquentando quase que zero o aquario.
....ou seja.......tudo com planejamento pode dar certo......

o chiller em nosso país ainda é muito caro.....e nao considero um equipamento indispensável. .....basta o hobbysta ter criatividade ......

e nesse quesito. .....nós brasileiros somos uns dos primeiros no mundo......

grande abraço
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Ajuda   Sab Nov 02, 2013 10:33 am

Mais um vez, meu muito obrigado!

Cada vez mais aumentando minha vontade de montar um nano-reef.

Vamos a próxima pergunta: Já tiveste alguma experiência com célula de peltier? Ajudaria a baixar a temperatura em um aquário de 80L?

Abraços!
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda   Sab Nov 02, 2013 11:49 am

olá Minotto...

nunca usei esse sistema, ....porque o meu caso é inverso.....o problema aqui é o frio rs.....mais tenho amigos que tentaram e não obtiveram sucesso....tambem moram em um estado bastante quente no caso o Rio de Janeiro.....

conversando com esses amigos na época até então uma novidade o uso desse sistema....a maioria esmagadora considerou uma alternativa pouco eficaz, o calor no rio de janeiro em algumas épocas do ano chega a 34 graus ou mais....belém não fica longe disso....

a alguns anos a TECO famosa marca fabricante de chillers vendia um produto chamado TECO MICRO, um chiller bem compacto que basicamente era uma célula de peltier....alguns amigos na época compraram esse equipamento para testar...mais as vendas desse produto foram um fracasso, e a TECO deixou de fabricar esse equipamento....

grande abraço
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda   

Ajuda
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» ajuda pf acelerar ciclagem e morte subita
» Pedido de ajuda Pombo-bravo Columba oenas
» Ajuda na identificação da espécie
» Duvida sobre calopsita. ajuda!
» Tartaruga ajuda outra a virar-se (video)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Marinho em Geral-
Ir para: