InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Apareceu um caranguejo no meu aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
akirabel
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 29

MensagemAssunto: Apareceu um caranguejo no meu aquário   Sab Jan 25, 2014 11:23 am

Prezados bom dia

Hoje tava fazendo minha manutenção quinzenal e na hora de lavar o filtro hangon saiu um caranguejo de dentro dele. Não sei como ele foi parar lá mas minha teoria é que na TPA de 15 dias atrás tenha vindo algum ovo, que foi sugado pelo filtro e parou na lã.
Moro em apartamento e a água é de poço. Não comprei plantas novas, as minhas já estão a quatro meses no aquário. Deve ter sido na TPA como disse, pois a cada 15 dias eu limpo o filtro. Na verdade faço TPA todo sábado, mas a cada dois sábados eu limpo todo o filtro (a mídia miológica só é lavada levemente na própria água tirada do aquário).
O refil de lã e carvão é trocado mensalmente.

Bom, gostaria de saber se posso manter o caranguejinho no aquário. O aquário tem 45l e possuo neons, barbos sumatra, black phatoms, mato grossos e molinésias convivendo pacificamente.
Esse novo morador pode trazer problemas pro aquário? Até quantos centímetros posso deixar ele crescer sem que ele comece a atacar os peixes? Se é que isso pode vir a ocorrer.

Grato
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

Número de Mensagens : 123

MensagemAssunto: Re: Apareceu um caranguejo no meu aquário   Dom Jan 26, 2014 8:23 am

Olá Akirabel!

Eu acho arriscado manter um carangueijo com as especies de peixes que vc possui, pois eles tem o hábito de pescar e é corriqueiro o relato de pessoas que tentaram manter esses crustáceos, porém devoraram a fauna do aquário. Assim que seus tetras e barbus caberem nas pinças dele, vai haver um genocidio no seu aquario. Então meu conselho é que por mais tentador que possa ser manter esse carangueijo, tire-o antes das mortes começarem.

Outra coisa, não é aconselhavel manter mollys com tetras devido aos parametros de água serem bem diferentes; à grosso modo enquanto que os tetras são de água ácida, as mollys são de água alcalina e salobra. O ideal seria vc devolver as Mollys na loja onde as comprou e trocar por mais tetras, evitando assim que esses peixes tenham sua vida diminuida.

Qualquer coisa, só perguntar.

Abraço!
Ver perfil do usuário
akirabel
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Apareceu um caranguejo no meu aquário   Dom Jan 26, 2014 8:47 am

Minotto escreveu:
Olá Akirabel!
Eu acho arriscado manter um carangueijo com as especies de peixes que vc possui, pois eles tem o hábito de pescar e é corriqueiro o relato de pessoas que tentaram manter esses crustáceos, porém devoraram a fauna do aquário. Assim que seus tetras e barbus caberem nas pinças dele, vai haver um genocidio no seu aquario. Então meu conselho é que por mais tentador que possa ser manter esse carangueijo, tire-o antes das mortes começarem.

Outra coisa, não é aconselhavel manter mollys com tetras devido aos parametros de água serem bem diferentes; à grosso modo enquanto que os tetras são de água ácida, as mollys são de água alcalina e salobra. O ideal seria vc devolver as Mollys na loja onde as comprou e trocar por mais tetras, evitando assim que esses peixes tenham sua vida diminuida.

Valeu Minotto, hoje to indo em mosqueiro e vou procurar um igarapé no meio do caminho pra deixar o caranguejo.
Sobre o resto da fauna, deixo o ph da água neutra, assim prejudico todos de uma vez Smile Brincadeiras a parte, acho que eles estão bem adaptados pois até se reproduzindo estão Smile
To planejando comprar um maior e dividir as espécies pra resolver esse problema de compatibilidade.

Mais uma vez obrigado.
Ver perfil do usuário
Minotto
Regular
Regular

Número de Mensagens : 123

MensagemAssunto: Re: Apareceu um caranguejo no meu aquário   Dom Jan 26, 2014 9:47 am

Não sei se vc tem rochas no seu aquario, mas se tiver e dependendo da onde coletou, o carangueijo pode ter vindo com elas. Nas rochas que encontramos em mosqueiro/outeiro, vez que outra é comum aparecer esses carinhas escondidos nas fendas.

Abraço!
Ver perfil do usuário
akirabel
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Apareceu um caranguejo no meu aquário   Dom Jan 26, 2014 10:57 am

Então Minotto, rochas eu tenho mas elas já estão comigo ao menos uns 15 anos Smile
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Apareceu um caranguejo no meu aquário   Dom Jan 26, 2014 11:27 am

Acho muito estranho esse "aparecimento" What a Face , pois pelo pouco que sei de caranguejos as ovas ficam no interior do abdome dá mãe e os filhotes só são liberados após a eclosão. Como disse, entendo pouco ou quase nada sobre eles e de repente essa é uma espécie diferente, mas não acredito que tenha entrado um ovo através da TPA... Mais difícil ainda é que tenham ovos de caranguejo no seu poço artesiano! Laughing 

Bom, independente da origem, seria bom você seguir os conselhos do Minotto, caranguejos não costumam se dar muito bem com peixes em aquário e você pode ter alguma surpresa desagradável no futuro.

Também sou do time que não concorda em misturar peixes de parâmetros diferentes no aquário, apesar de aparentemente estarem bem você acaba reduzindo consideravelmente a qualidade de vida e a longo prazo é bem provável que você diminuirá o tempo de vida de seus peixinhos...

São apenas conselhos de quem já está nesse hobby a bastante tempo, mas cabe a você decidir se deve ou pode segui-los. Wink 

Um abraço!

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Apareceu um caranguejo no meu aquário   Dom Jan 26, 2014 2:48 pm

Bem capaz que ele tenha vindo com alguma planta ou peixe mas ainda era bem pequeno... Foi sugado pelo filtro e ficou morando e se alimentando lá.
Do poço artesiano só se for uma nova espécie.... Razz 

Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Apareceu um caranguejo no meu aquário   Dom Jan 26, 2014 9:40 pm

Bom era esse aí o bichinho. Ficou assim em 15 dias no filtro.

http://imageshack.us/photo/my-images/20/1b6d.jpg/

Foi solto em um igarapé no DENPASA na estrada de mosqueiro.
Ver perfil do usuário
Walther
Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 1

MensagemAssunto: Re: Apareceu um caranguejo no meu aquário   Seg Fev 03, 2014 7:58 am

Olá a todos!

Aqui é Walther Ishikawa, de SP.
Sou registrado há algum tempo, mas infelizmente participo muito pouco de fóruns, por falta de tempo, etc. Faço parte da equipe do site "Planeta Invertebrados".

Vi este tópico quando passeava no fórum, e entrei em contato com o Anderson por MP, após identificar o caranguejo, nos permitiu usar as suas fotos no nosso site:
http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=25&id_subcategoria=24&com=1&id=234&local=2

Concordo com o Dylan e o Rubem, provavelmente um filhotinho veio junto com alguma planta, e cresceu dentro do filtro. Estes caranguejos são praticamente terrestres (muitos de vcs já devem ter visto nas margens de igarapés), mas têm larvas planctônicas que se desenvolvem em água salobra. São aquáticos até as fases megalopa/juvenil, e depois passam a ser essencialmente terrestres.

Quer dizer, não teria como criá-los no aquário. Me parece uma espécie interessante se alguém tiver um paludário.

Só pra agradecer novamente o Anderson, e contar a todos o desfecho da história.

Grande abraço a todos!
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Apareceu um caranguejo no meu aquário   

Apareceu um caranguejo no meu aquário
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Meu cascudo apareceu morto, e um peixe perdeu um olho
» Caramujos no aquário... Combate-los ou não, eis a questão?
» Problemas com água do aquário "Lyndon"
» Pequeno Aquário com Beta Macho
» Onde comprar Silicone de aquário?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Doce em Geral-
Ir para: