InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Dúvidas para a montagem de um Nano Reef

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ernani
Regular
Regular

Número de Mensagens : 242

MensagemAssunto: Dúvidas para a montagem de um Nano Reef   Ter Ago 19, 2014 6:08 pm

Olá amigos, estou com uma ideia de montar uma aquário marinho com corais moles, alguns peixes e invertebrados. Tenho lido bastante e conversei com algumas pessoas aqui em Belém, chegando mais ou menos a um conceito do setup que quero. Ainda restam algumas dúvidas e gostaria de compartilhar com vocês para ouvir opiniões dos amigos.
Minha intenção original era montar um jar reef, um pico reef de capacidade mínima e baixíssimo custo, apenas com corais moles e alguns invertebrados. Ainda é uma ideia que irei executar em algum momento, mas o principal empecilho para isso é nossa temperatura "hell like". Em uma visita há um criador de ocellaris, reparei que os aquários onde os casais e os filhotes ficam não são esse bicho de sete cabeças que muitos querem fazer crer. Daí parti para a ideia de ter um nano reef com alguns peixes de pequeno porte e corais moles.
- Defini o tamanho do display, um cubo de 50x50x50, 125l;
- Fauna pretendida: um casal de ocellaris de pequeno porte; alguma espécie de firefish ; Uma Donzella; alguma espécie de goby talvez; talvez um yellow tang. Vale ressaltar que essa é a configuração de peixes máxima pretendida, já peguei muita porrada lotando o meu de água doce, aprendi a lição rsrsrs. Ressalto ainda que de forma alguma introduzirei todos ao mesmo tempo no tanque, até mesmo por impossibilidade de grana, a introdução deles aguardará uma boa maturação. Gostaria de introduzir alguns camarões, aceito sugestões de espécies de valor razoável. Também alguns crustáceos como mini paguros e turbos.
Minhas dúvidas começam a partir da filtragem, não gostaria de fazer um sump, ou na pior das hipóteses reservar 10cm da traseira do aquário, mantendo o aquário com 100l e o sump com 25l onde seria introduzido o skimmer e as mídias. Gostaria que a maior parte da minha filtragem ficasse por conta do skimmer e das rochas vivas. O ideal para mim seria um bom skimmer hang on e um filtro externo também hang on com algumas mídias como purigen e outras que não sei ainda quais seriam relevantes para um marinho.
Também ainda estou em dúvida quanto ao substrato, tanto na quantidade quanto no tipo de substrato. Encontrei em Belém uma média de R$ 16,00 o quilo do substrato. Quanto às rochas, meu filho que é estudante de geologia tem algumas rochas calcáreas, inclusive algumas com fósseis, vou avaliar as que ele puder me trazer pra ver quanto ainda teria que comprar. Também tenho dúvidas sobre quantidade pois gostaria de um visual um pouco mais clean que desce espaço para o crescimento dos corais.
A manutenção da temperatura do aquário parece ser outro fator determinante principalmente no que diz respeito aos corais. A pessoa com quem conversei sobre aquisição dos palhaços tem um chiller diy rodando um reef de mais de 200l com grande sucesso e tem o contato de quem o faz por cerca de 300 a 400 dilmas. Avaliando o preço de bons coolers, cheguei a conclusão de que gastaria quase 300 dilmas só de coolers. Aceito sugestões.
Tendo minha experiência com leds no meu plantado, creio que não terei dificuldades de montar uma luminária de leds para este projeto, mas seria bom ter uma ideia de quantos leds e de que cores pra começar.
Enfim, estou em fase de estudo e qualquer sugestão, doação (rsrsrs), ou venda de equipamentos e acessórios em preço de desapego será muito bem vinda.
Grande abraço a todos!
Ver perfil do usuário
Diogo Neves
Regular
Regular

Número de Mensagens : 352

MensagemAssunto: Re: Dúvidas para a montagem de um Nano Reef   Sex Set 12, 2014 12:30 am

Bomvamos lá amigo!

O Vendedor eu conheço bem, comprei meu casal de palhaços com ele.

Realmente fazem um panico com relação a temperatura. meu aquário fica entre 27.5 até 29 no calor máximo. em média fica 28. uso dois cooler de computador normal.

Ponto positivo: o gasto de energia é minima.

Ponto Negativo: Aqui em Belém é carissimo a resinas para fazer a água, e com a evaporação vc vai se estressar demais!! tendo que repor água... hoje coloco 5 litros dura dois dias...no calor forte dura um dia. eu quero mandar fazer um chiller tbm e acho que será com a mesma pessoa que vc quer fazer. mas estou vendo a questão da conta de luz.

Com relação ao sump,hoje tenho dentro do móvel e não me arrependo, leia sobre algae scrubber, o basso tem um aquário sem skimmer usando apenas o algae scrubber, eu estou usando os dois...fiz o meu essa semana. ainda está em testes.

o meu substrato comprei na vitoria regia. não me lembro bem quanto. deixa uns 2 a 3 cm para não tirar muita litragem. pois o yellow tang cresce mesmo.

Com relação a Led pode confiar e coloca uns led blue fica lindo.

Se quiser ajuda na montagem e até futuras trocas e doações tenho corais..poucos ainda, mas reuno uma galera pra comprar fora...meu whatsapp 82266322 abrasç
Ver perfil do usuário
Ernani
Regular
Regular

Número de Mensagens : 242

MensagemAssunto: Re: Dúvidas para a montagem de um Nano Reef   Sex Set 12, 2014 5:58 pm

Valeu Diogo, esse projeto ainda demora pra sair, demanda muito planejamento e dinheiro. Vou manter contato com certeza.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dúvidas para a montagem de um Nano Reef   

Dúvidas para a montagem de um Nano Reef
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Nano Reef -Mauricio Molina-
» Montando lago de caixa d'água - Dúvidas para parte seca.
» Dúvidas para montar o aquário
» Ajuda/Dúvidas para compra de binóculos
» Dúvidas para Projeto futuro no exterior

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Marinho em Geral-
Ir para: