InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Ajuda no meu 1º Plantado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
marceloparedes
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 593

MensagemAssunto: Ajuda no meu 1º Plantado   Qua Jun 25, 2008 11:14 pm

Pessoal,

Estou pretendendo montar meu primeiro plantado regional.

Atualmente crio Guppies, vou continuar, mas vou transformar o meu aquario maior, hoje ele tem cascalho de rio e tenho algumas plantas, sem co2 e a iluminação de duas fluorescentes Degenbão de 15 w uma branca e outra rosa.

Dimensão do Aqua: 78X35X35 cm

O que eu pretendo fazer:

Um substrato negro.

Montar mais uma calha com duas lamp de 20W, para ficar com total de 70W.

fauna: Acarás, tetras e corydoras.

Para iniciar gostaria de dicas de como dimensionar o substrato, quantidade, e qual o substrato ou produtos para fazer o substrato de modo mais econômico mas mantendo a qualidade.

Por exemplo, já vi o pessoal montar com uma camada de humus, depois laterita, etc... fazendo camadas. Pensei em adquirir um produto único, como o Substrato Amazônia da empresa Mbreda, porém 2,5kg custam R$39,90.

O que sugerem?

Abs a todos.

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
pablo_remista
Regular
Regular

Número de Mensagens : 295

MensagemAssunto: Re: Ajuda no meu 1º Plantado   Sex Jun 27, 2008 12:12 pm

Primeiro de tudo é saber que tipo de plantas vai usar no aqua, pois sabendo se elas são exigentes ou não vc terá que escolher c vai querer um agua com muitos nutrientes no solo ou nem tanto.
Quanto a iluminação vc com 70w é pouco vc tem que ter no mínimo a quantidade igual de watts/litro.
C vc for criar plantas exigentes vc terá também que fazer ingeção de co2 sendo ele caseiro ou não mais vai te que ter.

Na minha opinião vc não deve montar um agua plantado meia boca deve montar logo que atenda todas as espécies e parar isso vc pode usar o solo montado com humos, laterita e outra camada de algum solo que vc goste da cor (preste atenção pra ver c é neutro) ou esses que já vem tratados de fabrica (são caros mais são bonitos e vale apena). As lâmpadas vc deve colocar no mínimo a mesma quantidade watts/litro como já falei. Fazer injeção de CO2 e fazer uma ciclagem bem lenta depois que ele estiver montado porque sabe como é agua plantada é bem melhor acertar os parâmetro no inicio para n ter surto de algas do que depois tentar acertar quando tiver tudo montado e com peixes!

Boa sorte! Agua plantado dá muito trabalho mais é muito prazeroso de cuidar e sem duvida é um dos estilos mais bonitos de aquários.
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Ajuda no meu 1º Plantado   Sex Jun 27, 2008 2:17 pm

Marcelo,

O diferencial do teu projeto é que tu queres montar um aquário plantado regional, isso implica em utilizar apenas plantas e peixes da região amazônica.

Não precisa nem falar da imensa variedade de peixes que tu pode escolher (ou já escolheu), já as plantas são bem menos numerosas na amazônia, onde muitos biótopos são compostos apenas de areia, folhas secas e raízes, mesmo assim ainda se pode fazer um plantado muito bonito.

Vou fazer uma pesquisa e te passo aqui algumas plantas encontradas na região.

A partir das plantas que tu escolher nós poderemos definir fatores como a iluminação, o substrato e a injeção de CO2.

Bos sorte no projeto, qualquer coisa estamos aqui.
Abraço.

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Ajuda no meu 1º Plantado   Sex Jul 04, 2008 1:57 pm

conte com a gente amigo, sempre, grande abraço.
Ver perfil do usuário
phpcarneiro
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 22

MensagemAssunto: Re: Ajuda no meu 1º Plantado   Qua Jul 01, 2009 2:47 am

fala galera, to com um aqua de 85 litros e peixes regionais. to querendo colocar umas plantas nele mas não entendo nada do assunto...
alguem pode dar uma sugestao por ai?? sem querer abusar, se puder dar umas dicas sobre o assunto eu tbm agradeço lol!
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Ajuda no meu 1º Plantado   Qua Jul 01, 2009 11:36 am

Fala Paulo, isso muito depende muito, como teu aquario é alto, é melhor tu usar plantas altas, dependendo das plantas tu deve ter uma intensidade de iluminação, e de preferência substrato fértil e injeção de CO2, depois falo contigo no msn, mas acho que umas ninféas iriam bem Very Happy

Ahh, e de preferência cria um tópico pra montagem do teu aquário, separado dos outros Smile

Abração

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Ajuda no meu 1º Plantado   Qua Jul 01, 2009 1:16 pm

Vcs podem colocar uma lista de plantas que desejariam usar e a galera ia dando a opnião sobre substrato, co2... etc.
Ver perfil do usuário
phpcarneiro
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Ajuda no meu 1º Plantado   Qua Jul 01, 2009 2:26 pm

eh justamente esse o meu problema... eu nao entendo nada de planta, ehuheuhe
por isso to aceitando a sugestao de vcs!!

abraços!!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Ajuda no meu 1º Plantado   Qua Jul 01, 2009 5:29 pm

Olá, Paulo!

Primeiramente, muito bem-vindo ao GPA! Sinta-se à vontade para compartilhar informações, tirar dúvidas, participar etc.

Fico feliz que queira montar um plantado, são aquários lindos e desafiadores; se tiver tempo para se dedicar, siga em frente!

Aos marinheiros de primeira viagem em plantados, sempre recomendo a leitura de um livro brasileiro sobre o assunto: "Aquapaisagismo - Introdução ao Aquário Plantado", do Maurício Xavier de Almeida e Rony Suzuki. Este livro, até onde eu sei, tem para vender na Aquanorte, loja parceira do GPA. Fora isso, indico sempre vários sites de internet sobre o assunto, como o SEKAI (http://sekaiscaping.blogspot.com/2008/11/aquapaisagismo-conceitos.html)

Procure também no fórum do site AquaHobby e aqui pelo GPA também, pois temos algumas montagens de plantado em passo-a-passo que devem ajudá-lo também.

Espero tê-lo ajudado!

Abçs
phpcarneiro
Peixinho
Peixinho

MensagemAssunto: Re: Ajuda no meu 1º Plantado   Qua Jul 01, 2009 9:34 pm

valewzao lucas, e obrigado pelas boas vindas tbm.
o miglio ta me ajudando bastante tbm. qd meu aqua tiver todo pronto eu posto uma foto aki p vcs avaliarem! =D

abraços!!
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda no meu 1º Plantado   

Ajuda no meu 1º Plantado
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ajuda Em aquário Plantado
» ajuda pf acelerar ciclagem e morte subita
» Tanque Plantado (Projetando)
» Pedido de ajuda Pombo-bravo Columba oenas
» Aquário Plantado de Discus e Tetras (375L, 150x50x50)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: