InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Férias, o que fazer?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Férias, o que fazer?   Qua Jul 02, 2008 9:10 pm

férias o que fazer ?
Técnicas e manutençãoA maioria dos aquaristas fazem a manutenção de seus aquários quando estão em casa. Muito já foi dito sobre o descanso da mente e férias é muito mais do que divertimento se tiver certeza que tudo estará bem após o retorno.

Problemas que podem ocorrer

Super alimentação

Um dos problemas mais comuns quando as férias chegam é o de deixar o aquário sob responsabilidade de alguém sem experiência.

Como os peixes ficam condicionados, sempre que a tampa é aberta eles se aproximam e, para alguém menos avisado, a impressão é de que estão sempre com fome.

Com o receio de deixar os peixes "morrerem de fome", normalmente o responsável pela tarefa acaba superdosando a alimentação e causando muito mais problema.

Com o excesso de comida a água fica turva, o pH abaixa e as doenças proliferam com mais facilidade, principalmente as causadas por fungos e parasitas.

Para aqueles que não possuem alimentadores automáticos, que dosam e alimentam o aquário em horários pré-determinados, uma boa dica é colocar a quantidade de ração, a ser dada diariamente, dentro de um envelope de papel alumínio.

Quedas de energia

Se uma falha de energia elétrica ocorrer quando você estiver ido, seu equipamento para de trabalhar, que significa que o oxigênio esgotará rapidamente, possivelmente a níveis perigosamente baixos. E dependendo da
estação, a temperatura de água podia fàcilmente alterar. Na verdade o tempo da escassez de oxigênio varia em cada sistema e com o consumo dos habitantes.

Vazamentos

Nenhuma parte de equipamento dura para sempre. As vezes podem acontecer pequenos vazamentos que caso estivessemos em casa seriam facilmente contornáveis.

Stress

Quebrar toda a rotina da manutenção pode rapidamente causar o stress em
seus peixes.

Peixes doentes ou mortos

Um peixe em seu aquário que estava perfeitamente saudável no dia de sua partida, por o exemplo, pode ficar doente e causar uma reação em cadeia com os demais.

Alimentação

Um dos fatores que mais preocupa na ausencia

Uma boa, embora uma solução um tanto mais cara são os alimentadores mecânicos. Há diversos projetos disponíveis, e se seus peixes comerem alimentos secos, o aquarista pode provavelmente encontrar no alimentadorapropriado para faze-lo. A maioria são projetados alimentar com flocos ou alimentos granulados pequenos.

A quantidade ofertada pode ser ajustada. O
mecanismo do sincronismo varia também do modelo ao modelo: alguns alimentam
simplesmente aproximadamente cada 12 horas, outros podem no mecanicamente ser
ajustados um bocado mais especificamente, e alguns requerem um Ph.D. a eletrônica (ou o equivalente criança velha de 10 anos) programar.

A vantagem óbvia aos alimentadores mecânicos é que os peixes não necessitarão se adaptar a um novo, ou mais ainda, pouco alimento do que seus donos o tenham usado São apropriados para a maioria de tipos de peixes, embora os tanques maiores possam requer
alimentadores múltiplos. Sua desvantagem maior eh o grande custo inicial

O alimentador deve ser ajustado com antecedência, para se ter certeza de que vai funcionar adequadamente.

A maioria depeixes consegue sobreviver por alguns dias sem nenhum alimento; existem alguns que recomendam um periodo ocasional de jejum para peixes do aquário, mas os beneficios disso não são comprovados.

Nunca coloque comida em excesso no dia da viagem achando que isto irá alimentar, o excesso do alimento irá se decompor e afetar negativamente a qualidade da água

Outros cuidados

Antes de sair, complete totalmente o nível da água. Alem do alimentador automatico eh altamente recomendavel ter um timer para a iluminação e um sistema de reposição automático de água.

Faça uma rigora manutenção em todos os equipamentos, limpe as bombas e verifique a fiação.

Em um mundo perfeito, cada aquarista teria um amigo próximo, que fosse também um hobbista avido, e disposto passar por diversas vezes em um o dia para alimentar e inspecionar seu aquário. No mundo real, um amigo que possui todas estas qualidades é duro de encontrar, e nem um novato bem intencionado nem um perito

são certeza uma correta manutenção do aquario, então todo cuidado é pouco.
grande abraço.
Ver perfil do usuário
crismenvi
Regular
Regular

Número de Mensagens : 276

MensagemAssunto: Re: Férias, o que fazer?   Qui Jul 03, 2008 6:49 am

Conto com você meu amigo, para quando eu for passar aqueles 60 dias viajando... Para alimentar meus peixes 2 vezes por dia e fazer TPA's 2 vezes por semana... Lá em Ananindeua!!! rsrsrsrs Very Happy E já que vai alimentar os peixes, aproveita e coloca comida e água pras galinhas e pra cadela. Ah, mais uma coisinha, no dia que não chover, dar uma molhadinha nas plantas... Laughing
Abração, estou lhe devendo uma visita. Beleza?
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Férias, o que fazer?   Qui Jul 03, 2008 4:16 pm

é verdade amigo, quanto tempo em?, grande abraço.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Férias, o que fazer?   Dom Jul 06, 2008 2:14 am

Vou fazer melhor... te contrato como caseiro la em casa no maranhao pra tu fazer a manutençao do 45l, ou preferes o de 400l aqui de belem??
Abraço Cetera!!!!
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

Número de Mensagens : 382

MensagemAssunto: Re: Férias, o que fazer?   Seg Jul 07, 2008 6:56 pm

Tópico bem colocado!

Estou em organização para viagem de uma semana e já estou preocupado.
Vocês aconselham alguma marca de alimentador automático? E onde possa vender aqui em Belém?

De preferência de preço acessível, pois tem q sobrar grana pra viagem! =)

Abraços!
Ver perfil do usuário
Tapparo
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 64

MensagemAssunto: Re: Férias, o que fazer?   Ter Jul 08, 2008 9:25 am

Cetera mais uma vez um otimo artigo, e vc tem razão eu tenho saido de casa algumas vezes e sempre tenho problemas com o aquario, ou o pessoal alimenta muito e consequentemente suja agua aumenta amonia e tudo mais ou deixa os peixes com fome.
Foi o caso do ultimo final de semana que fui a salinas e o rapaz responsável pelo aquario alimentou só uma vez por dia e os meus peixes são acostumados a 3 vez por dia, dai vc já sabe aquario de ciclcideos sem comida é briga na certa, cheguei em casa e todos os peixes estavam muito agitados e brigões.
Conclusão, aquarios quanto mais se economiza mais se tem dores de cabeça e prejuizo, e posso até afirmar que um aquario é tão bem sucedido quanto a quantidade de dinheiro investida nele é claro que é possivel aquarios baratos darem certo mas com aquaristas muito experientes e manutenção preventiva regular, mas acho que a tecnologia que existe hoje facilita tudo isso, pena que pra nós brasileiro o preço ainda é muito alto.
Mas mesmo assim vou comprar um bom alimentador automatico e meu aquario não ficara na mão de mais ninguem sem experiencia, até porque acho muito querer que pessoas que nunca cuidaram de um aquario venham a acertar na manutenção de um sistema tão delicado.
Ver perfil do usuário
crismenvi
Regular
Regular

Número de Mensagens : 276

MensagemAssunto: Re: Férias, o que fazer?   Ter Jul 08, 2008 11:36 am

Complica ainda mais essa manutenção realizada por pessoas inexperientes, no caso dessas espécies que necessitam de cuidados especiais. Tenho em meu aquário 2 casais de Ps. annulatus e, devido ao diminuto tamanho e por alimentarem-se apenas na superfície, sua comida deve ser fornecida em pequenos pedaços, no caso de alimento vivo, ou triturada, no caso de ração, e em pouca quantidade, para que não afunde e não seja aproveitada pelos peixes. Nesse mesmo aquário, crio camarões red crystal, e o excesso de comida pode ser fatal.
Até um alimentador automático não seria recomendado no meu caso. Ou seja, caso não tenha ninguém confiável para cuidar do aquário, viajens com mais de 4 ou 5 dias estão descartadas.
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Férias, o que fazer?   Qua Jul 09, 2008 2:29 pm

No meu caso, quando tinha aquário amazônico, sempre que viajava eu separava a ração em saquinhos, cada dia era um saquinho, e pedia pra minha mãe só abrir o saco e jogar a ração no aquário, assim não tinha erro. Só não podia deixar os saquinhos transparentes em contato com o sol, pq a ração sob efeito da luz perde algumas propriedades.

Agora com o Apaiari, o Acari, Banjo, Tátia e a Lagosta, quando viajo (quase todo final de semana), ela já sabe a quantidade de sticks q tem que dar pro meu apaiari (uns 5/6 sticks 5 vezes por dia) e a quantidade de pastilhas de fundo (umas 5) q tem q jogar ao apagar as luzes. Daí ficou mais fácil.

Ela até gosta de alimentar o apaiari, sempre pede durante a semana pra alimentar no meu lugar, só não gostou um dia que ele inventou de morder o dedo dela... ela disse q não o alimentava mais, só que no outro dia já tava dando uns sticks pro Juvenaldo. Very Happy

Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Férias, o que fazer?   Qui Jul 10, 2008 12:00 am

Acho muito boa e sempre fiz isso que o Míglio disse, sempre quando viajo deixo as porções diárias de ração separadas em saquinhos dentro da geladeira.

Convém dizer também que em viagens mais longas, quando o aquário ficava sem TPAs em dia eu diminuía bastante a quantidade de alimentação fornecida aos peixes, separava o suficiente para eles se alimentarem e nada demais.

Felizmente essas férias coincidiram com a remontagem do meu aquário e tenho meu amigo Cetera cuidando dos meus peixes por mim durante esses dias. lol!

Cool

Regular
Regular

Número de Mensagens : 290

MensagemAssunto: Re: Férias, o que fazer?   Qui Jul 10, 2008 11:34 am

Em abril tirei férias e passei uma semana fora com minha família.
Troquei as pilhas do alimentador, limpei o filtro, fiz uma boa troca parcial, verifiquei os parâmetros e deixei um primo de minha mulher com a missão de apenas olhar todo dia como estavam os discos.
Tomei todos os cuidados previstos e o resultado, felizmente, foi encontrar tudo perfeito quando voltei.
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Férias, o que fazer?   Sex Jul 11, 2008 1:35 pm

é isso amigo, com planejamento tudo da certo.
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Férias, o que fazer?   Sex Jul 11, 2008 4:23 pm

Pois é, o maior pesadelo do aquarista aconteceu hoje com o amigo de um amigo meu. Agora a pouco meu amigo me procurou, ele tem um amigo que foi pra São Paulo e ligou desesperado pra ele agora a tarde: a empregada dele ligou dizendo que o aquário dele abriu, descolou ou sei lá o quê!!!! Resultado o meu amigo me ligou pedindo ajuda e eu acabo de receber alguns hóspedes: 5 belíssimos discos (morreram 3 na casa dele... Crying or Very sad ), uma bótia palhaço de cerca de 8 cm, dois acaris, um cardume de neons e um labeo franatus. Todos peixes belíssimos que não sobreviveriam se não fosse a pronta ajuda dos amigos dele... não quero nem pensar nos que morreram, se forem tão bonitos quanto os que vieram aqui pra casa... Neutral
Ver perfil do usuário http://twitter.com/Dan_ASampaio
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Férias, o que fazer?   

Férias, o que fazer?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Que filtro usar? [+ várias dúvidas]
» água mto alcalina o que fazer ??
» O que fazer quando o Peixe morrer?
» Carpa com problemas na bexiga natatória. O que fazer?
» Utilização de sal grosso como fungicida

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Doce em Geral-
Ir para: