InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Iniciantes: Como corrigir seu aquário.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
crismenvi
Regular
Regular

Número de Mensagens : 276

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Sex Ago 08, 2008 11:06 am

Não consegui ver as fotos nos links, mas entendo o que você quis dizer. Então realmente você quer um plantado. Pois lhe digo que a laterita não será suficiente. Plantas que formam carpete e plantas com coloração vermelha são bastante exigentes. Precisará de substrato fértil (além do Fe da laterita), injeção de CO2 e iluminação bem forte.
Já que quer sugestões, vamos lá!

Plantas:
Carpete: Glossostigma elatinoides ou Hemianthus callitrichoides "Cuba"
Meio: Anubia barteri "nana", Anubia barteri "nana petit", Echinodorus tenellus "Amano", algumas Cryptocorynes de menor porte, Ludwigia inclinata "verticilata Cuba", etc.
Fundo: Didiplis diandra, Hemianthus micranthemoides, Heteranthera zosterifolia, Micranthemum umbrosum, Ludwigia arcuata, Echinodorus quadricostatus, Echinodorus latifolius, etc.
Não estou dizendo para usar todas essas plantas, até mesmo porque não tem espaço para tanto. Mas são sugestões de plantas para um aquário do tamanho do seu. Algumas dessas que listei podem ficar vermelhas, dependendo dos nutrientes e iluminação oferecidos.

Iluminação: Para atender às necessidades das plantas mais exigentes, 3 lâmpadas PL 9W ou 2 lâmpadas compactas de 15W. Com o tempo podem ser alteradas, se julgar estar forte ou fraca a iluminação. Recomenda-se lâmpadas na faixa de 6500K.

Substrato: Sendo seu aquário pequeno e para fugir da velha receita do humus tratado e laterita, você pode optar por um substrato industrializado que ocuparia pouco espaço e não sairia tão caro devido à pouca quantidade utilizada. Evitaria também possíveis problemas com vazamento de nutrientes para a coluna d'água.

Injeção de CO2: Se puder investir em um kit de cilindro de CO2 com válvula de ajuste fino, seria ótimo, já que você poderia controlar perfeitamente a injeção de CO2 sem ter que refazer a receita toda semana, no caso do caseiro. Em um aquário pequeno, todas as mudanças nos parâmetros ocorrem muito rapidamente e um maior controle na injeção de CO2 favorecerá à estabilidade em seu aquário. O sistema de injeção caseiro, com fermento e açúcar, funciona a contento. No entanto, quando a receita está nova, a injeção é bem forte. Com o tempo, o açúcar vai sendo degradado e o fermento vai morrendo devido ao álcool produzido na fermentação, deixando a injeção bem fraca no final da garrafada. Sem contar que podem ocorrer vazamentos da mistura para dentro do aquário. Mas nada para se alarmar. Vi aquários muito bonitos utilizando o sistema caseiro, alguns pequenos como o seu e até menores. Com o tempo você vai pegando o macete. Mas aconselho colocar os habitantes somente quando o aquário estiver ciclado e você já estiver mantendo uma estabilidade nos parâmetros. Demorei uns 2 meses até pegar as manhas do primeiro nano que montei.

Uma outra coisa que pode afetar muito um aquário desse porte é a temperatura. Como nossa cidade é quente, o ideal seria que seu aquário não fosse fechado e ficasse em um ambiente fresco e arejado.

Quanto à fauna, lhe dou o maior apoio na aquisição de um trio (um macho de duas fêmeas) de Epiplatys dageti ou de Pseudepiplatys annulatus. Ficariam simplesmente SHOW em seu nano plantado, combinando em tudo mesmo.

Um abraço
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

Número de Mensagens : 382

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Sab Ago 09, 2008 12:15 pm

Cristiano, obrigado pela aula!

Bem, fiquei interessado nesse substrato industrializado. Qual o nome? Onde posso achá-lo? É caro demais?

Dependendo do preço, vou acabar tendo que ficar com o substrato normal mesmo e se meu aqua não servir, posso tentar fazer o plantado no meu aqua maiorzinho que tem: 80x35x40. O que acham?

Vou começar a olhar as plantas no Google uma a uma, para conhecê-las e ver quais eu prefiro. De preferência gostaria de umas menos exigentes, pois não tenho muito tempo livre para me dedicar completamente. Por isso me preocupo também em ter um plantado ... será que vou conseguir manter? Mas vamos lá!
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Sab Ago 09, 2008 2:59 pm

Christian, seria muito melhor se você montasse nesse segundo aquário que você falou, um aquário maior é sempre mais estável.

Sobre o substrato industrializado, existem várias marcas e vários preços, dê uma pesquisada sobre eles.

Você está indo no caminho certo, primeiro olhe muitos aquários pra aprender sobre a disposição e escolha das plantas e depois planeje o seu.

Precisando de ajuda no dia da montagem estamos aí! Abraço!

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Dom Ago 10, 2008 8:18 pm

Você pode montar também com musgos, anúbias e samambaias. Não precisaria de substrato fértil nem de forte iluminação. Já vi na net muitos aquários belíssimos assim.
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Qui Ago 14, 2008 11:00 am

Cristiano, gostei da idéia!

Se for mais simples, quero fazer isso nesse meu aqua menor, para meu betta ficar tranquilo.

Se você tiver mais informações sobre esse tipo de montagem, me repasse.

Eu nem sabia que podia ter samambaia dentro de aquário! Very Happy

Agora não é da comun, não, né?
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Qui Ago 14, 2008 11:09 am

CrhistianVedder escreveu:
Cristiano, gostei da idéia!

Se for mais simples, quero fazer isso nesse meu aqua menor, para meu betta ficar tranquilo.

Se você tiver mais informações sobre esse tipo de montagem, me repasse.

Eu nem sabia que podia ter samambaia dentro de aquário! Very Happy

Agora não é da comun, não, né?

Não Cristhian, é samambaia Dágua mesmo ehehehe
abraços

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Qui Ago 14, 2008 12:40 pm

São os aquários conhecidos como "low-tech".

Segue alguns links que podem lhe interessar:

O aquario estável de baixa manutenção e custo é possível!

Tópicos do amigo Dennis Quaresma:

Plantado Low Tech 150 Litros.
Low Tech/Low Price Nano

Mais alguns tópicos retirados do Era de Aquários:

LowTech 120L
120L Lowtech e Discos
Liquid Soul - Lowtech 96Litros
Miojoland 2.0 « 22L Cubo Low Tech
Plantado Low Light 400L

Última edição por Cristiano Viana em Sex Ago 15, 2008 2:45 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Qui Ago 14, 2008 5:50 pm

Nossa, Cristiano, ressucitou o meu Tópico sobre o Low Tech/ Low Price Very Happy

Já quase nem lembrava desse aquário!

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Qui Ago 14, 2008 6:04 pm

É seu Dennis, pelo menos já sei quem a devo consultar quando for montar o meu.

Nesse meu aqua de 40x21x30, quanto de humus devo usar para colocar no fundo, sendo ele low-tech?

Tenho em casa, laterita, basalto e a areia de praia. Qual devo usar para cobrir o húmus?

É melhor humus ou terra vegetal?

Aguardo as respostas para reprogramar minha montagem.

Abraços!
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Qui Ago 14, 2008 11:02 pm

Christian,

No substrato tu deve usar uma camada de 1 a 2 cm de laterita;

Por cima tu deve usar uma camada de 50% de Húmus e 50% de Areia Grossa misturados e que não ultrapasse os 2 cm.

E finalmente uma boa camada de no mínimo 5 cm de substrato inerte, como areia ou Basalto, fica à tua escolha.

Abraço.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Sab Ago 16, 2008 11:37 am

O Húmus deverá ser tratado?

Se for, como devo proceder para fazê-lo?

Obrigado pelas respostas!
Ver perfil do usuário
crismenvi
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Sab Ago 16, 2008 1:12 pm

Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Sab Ago 16, 2008 7:54 pm

O Húmus deverá ser tratado?

Se for, como devo proceder para fazê-lo?

Obrigado pelas respostas!

Cara, dependendo das plantas que vc possuir não necessita de humus...
Tenho um plantado... vou postar as fotos por esses dias... e estou tentando formar um carpete de hemianthus micranthemoides... possuo apenas areia de praia... (nem sei se é de mosqueiro ou outeiro)... e as plantas vão bem... faço só fertilização liquida de vez em qnd...

Pesquise bem as espécies de plantas e suas necessidades... pois o humus quando bem usado é muito bom... mas também quando dá problema...

Digo isso baseado em minha não muito grande experiência... Razz

Abraço!!!!!!!!!
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Dom Ago 17, 2008 10:50 am

Rubem, a intenção agora é um low-tech. Sei tb que o Humús pode causar proliferação de algas. Portanto, como o Dennis indicou uma quantidade pequena, e misturada, acredito que não terei problemas se isolá-lo muito bem.

Estou estudando as plantas que não necessitam de muita fertilização para sobreviver. Já estou pensando em trocar a glosso que queria pela Eleocharis "Mínima". Mas não gosto muito do efeito dela de capim ...

Será que dá pra ter glosso num low-tech?

Quero algumas Crypto Willisii (Nevillii) para espalhar no aquário, algumas sagitarias e uma samambaias. O que acham para começar?
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Dom Ago 17, 2008 3:42 pm

Sim, Crhistian, já dá pra começar.

Lembra do que eu te falei no MSN, tenta escolher plantas para formar planos no aquário, altas, médias e baixas.

Abraço.

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Seg Ago 18, 2008 12:03 am

Rubem, a intenção agora é um low-tech. Sei tb que o Humús pode causar proliferação de algas. Portanto, como o Dennis indicou uma quantidade pequena, e misturada, acredito que não terei problemas se isolá-lo muito bem.

Estou estudando as plantas que não necessitam de muita fertilização para sobreviver. Já estou pensando em trocar a glosso que queria pela Eleocharis "Mínima". Mas não gosto muito do efeito dela de capim ...

Será que dá pra ter glosso num low-tech?

Quero algumas Crypto Willisii (Nevillii) para espalhar no aquário, algumas sagitarias e uma samambaias. O que acham para começar?

Samanbaias crescem muito rapido... já as glossos... acho que funcionariam no seu aqua de acordo com a iluminação e nao o substrato... e uma injeção caseira de co2...
Abraço!
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Seg Ago 18, 2008 10:43 am

Ai que está Rubem ... naõ tenho muito tempo livre, portanto injeção caseira de CO2 está fora de cogitação ... e também não se enquadra na proposta de low tech ...

Devo então tirar as glossos e partir para outro tipo de plantas para carpete? O que acham da Eleocharis "Mínima" no lugar das glossos?
Ver perfil do usuário
crismenvi
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Seg Ago 18, 2008 6:06 pm

Rubem Dias escreveu:
e estou tentando formar um carpete de hemianthus micranthemoides... possuo apenas areia de praia... (nem sei se é de mosqueiro ou outeiro)... e as plantas vão bem... faço só fertilização liquida de vez em qnd...
Carpete de Micranthemoides? Cara, adianto que tu vai ter que ter uma iluminação fortíssima para poder conseguir deixar ela rasteira.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Ter Ago 19, 2008 2:59 am

Cristiano... é bom q o meu plantado é peq... uns 45l... daí to com 2 compactas de 27w... dá mais de 1 w/l... deixava por 8hrs/dia... daí fui ajustando e cheguei a pouco mais de 6hrs/dia... tá sendo suficiente...

Abraço!
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Ter Ago 19, 2008 10:54 am

Essa eh a vantagem de ter um plantado pequeno Very Happy
to pensando seriamente em montar um de 60 litros pra mim...
abraços

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Ter Ago 19, 2008 12:07 pm

Eu bem que tava querendo também, mas se eu falar em colocar outro aquário aqui em casa a minha patroa me coloca pra fora... Embarassed
Ver perfil do usuário http://twitter.com/Dan_ASampaio
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Ter Ago 19, 2008 1:48 pm

Christian,

A Injeção caseira de CO2 se encaixa perfeitamente no conceito de Plantado Low Tech, o próprio nome já está dizendo, "Pouca Tecnologia".

Ou seja, nada de Substratos industrializados, lâmpadas Próprias para aquários ou cilindros de CO2.

Confunde-se muito o conceito de aquário Low Tech com o aquário Low Light, onde se escolhe plantas pouco exigentes em relação à Luz e CO2.

Portanto, na minha concepção, você pode ter um aquário com Carpete de HC e plantas mais exigentes, e chamá-lo de Low Tech, dependendo dos métodos que você utilizar.

Ou existe tecnologia mais baixa que Garrafada, húmus de minhoca e LDDs? Very Happy

Acho que você está buscando na verdade, um aquário com plantas pouco exigentes em relação à iluminação, substrato e CO2. Pois bem, é possível manter um plantado dessa forma, tô com um pouco de pressa agora, mas assim que chegar em casa eu tento falar um pouco sobre isso pra gente tentar resolver logo o projeto do teu aquário, ok?

Abração!

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Ter Ago 19, 2008 4:57 pm

Blz Dennis, eu realmente estava confundindo os conceitos. Para mim, low tech estava sendo interpretado como "sem tecnologia" =) Viajei mesmo! cyclops

Bem, estou correndo atrás de plantas menos exigentes sim, pois devido ao pouco tempo q tenho, naum quero um aqua cheio de plantas mortas ... a medida que for arrumando minh vida, coloco umas mais exigentes, por isso devo deixar o substrato já preparado para o que vier no futuro.

A propósito, coloquei mais uma lâmpada de 20w e estou somando agora 35w no aqua de 27l que dá a média de 1,29w/l, ligadas 10h/d.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Ter Ago 19, 2008 9:05 pm

Só cuidado com as algas Christian!!!
Vá reduzindo gradativamente essas 10h/dia no olhometro mesmo...
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   Seg Ago 25, 2008 11:00 am

Algo muito interessante que vi, com essa iluminação mais forte, foi o efeito da fotossíntese ocorrendo.

A Valisnéria que tenho nesse aqua solta umas bolhas de oxigênio que parecem um ponto. Muito interessante!

Com relação ao tempo das lâmpadas ligadas, tive que diminuir, pois estavam aparecendo algas.

Meu aqua maior fica pronto na quarta-feira. Ai vou poder, finalmente, montar meu low-tech no menor e o plantado no maior. Contarei com vocês.

Abraços.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Iniciantes: Como corrigir seu aquário.   

Iniciantes: Como corrigir seu aquário.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Como montar um Aquário Marinho
» Mudança: Como transportar o aquário.
» Como manter o aquário brilhante.
» Como limpar o Aquário e o Filtro?
» Aquário 1000 litros

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Doce em Geral-