InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 

Alga Peteca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Fernando Gibson
Regular
Regular

Número de Mensagens: 128

MensagemAssunto: Alga Peteca   Dom Ago 24, 2008 5:31 am

Alguem sabe como extermino essas malditas algas petecas?
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 2112

MensagemAssunto: Re: Alga Peteca   Dom Ago 24, 2008 12:35 am

Fernando Gibson escreveu:
Alguem sabe como extermino essas malditas algas petecas?
As algas são sempre uma freqüente dor-de-cabeça de todo aquário plantado, mas para cada espécie há uma forma eficiente de combate.

Entretanto o combate à algas “petecas” ou negras é sempre muito difícil, trabalhoso e mutilante...

Elas são algas epifíticas pertencentes aos gêneros Audouinella e Compsopogon (classe Rhodophyceae) tipicamente encontrados em ambientes aquáticos com moderada corrente, alta transparência e oxigenação, ausência de poluição orgânica, pH ligeiramente ácido à alcalino (6 a 9) e em condições de luminosidade clara à moderada.

Estas algas aderem tão fortemente sobre pedras, troncos, vidros e plantas, sendo praticamente impossível remover as algas sem danificar a planta afetada.

Elas são resistentes aos algicidas comercialmente disponíveis para aquários e também não são muito influenciadas pelas trocas parciais de água.

O combate até hoje se resume em profilaxia, podas radicais das plantas afetadas, raspagem de vidros, pedras, troncos e equipamentos afetados, a introdução de fauna algueira (Comedores Siameses de Algas, Caramujos e Camarões algueiros) e do uso de esterilizadores UV.

A profilaxia é o ponto crucial para nos mantermos livres desta praga. Antes de se introduzir um novo elemento no aquário (seja ela planta, tronco, pedra ou equipamento) é sempre aconselhável uma minuciosa lavagem sob água corrente da torneira, procurando examinar aos detalhes, de modo que absolutamente nenhum fiapo de alga venha à ser introduzido no aquário. Lave, raspe e pode sem dó qualquer planta afetada por esta alga...

O uso do esterilizador UV servirá de modo à impedir, ou retardar, a proliferação das algas através de seus esporos, que são mortos pela ação da radiação UV...

A introdução de fauna algueira é sempre de grande valia no combate as algas, mas convém lembrar eles sempre irão preferir antes às rações e algas verdes às algas petecas...

Entretanto alguns surtos recentes de algas petecas em meus aquários me levaram à observações importantes de modo a obter um combate mais efetivo sobre estas pragas...

Percebi que em alguns destes aquários afetados as algas simplesmente sumiram em poucas semanas...

Parti então para os testes... Medi nitrogenados, fosfatos, sulfatos, ferro, DG (dureza geral), temperatura, luminosidade, DK (reserva alcalina),CO2 e pH. Nestes 2 últimos itens encontrei significativas diferenças entre os aquários “curados” e os “ainda infestados”...

Nos aquários curados a injeção de CO2 (de garrafada e de cilindro) estava potencializada ao máximo e o pH mantinha-se já de algum tempo abaixo de 5.6 – 5.8.

Com estas observações resolvi fazer uma experiência num cubo onde as pedras e o carpete de Eleocharis minimas estavam completamente tomados de algas petecas. Abaixei a pedra-porosa do CO2 bem rente ao substrato e mantive as garrafadas sempre novas. Em pouco mais de 3 semanas as algas começaram à esbranquiçar, já na 5ª semana as pedras estavam livres das algas e as algas do carpete de E.minimas já começavam a se desmanchar...

O único inconveniente deste longo tratamento é o elevado risco à fauna do aquário, devido à alta concentração de CO2 e ao pH muito baixo para crustáceos, caramujos e peixes de águas neutras e alcalinas... De 6 ramirezis perdi 2, de 6 lebistes perdi 4, de 12 otos perdi 3 e perdi todos os caramujos melanóides deste aquário.

De qualquer forma não deixa de ser mais um nova alternativa de combate a esta praga tão temida...

Um grande abraço,

Extraído do forum Aquahobby
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Alga Peteca   Dom Ago 24, 2008 12:40 am

Já li em algum lugar que os caramujos planorbis também comem algas petecas e nao se reproduzem tão rápido como os melanoides, que em pouco tempo infestam o aquário...
Ver perfil do usuário
Fernando Gibson
Regular
Regular

Número de Mensagens: 128

MensagemAssunto: Re: Alga Peteca   Dom Ago 24, 2008 12:41 am

Valeu Rubem vo fazer uma faxina amanha aqui, poda todas as plantas geek
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens: 1169

MensagemAssunto: Re: Alga Peteca   Dom Ago 24, 2008 12:41 am

Eu também estou com algumas Petecas no aquário, justamente nas plantas mais perto da queda do filtro, o que confirmam que essas algas gostam de circulação de água e boa oxigenação.

Esse método do aumento na concentração do CO2 já é bem conhecido, muita gente tenta exterminar as petecas usando uma superdosagem do Flourish Excel da Seachem, mas é sempre perigoso para a fauna do aquário.

Abraço.

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Alga Peteca   Dom Ago 24, 2008 12:44 am

No meu plantado elas aparecem justamente na parte do tronco que é exposta à correnteza...

Uns planorbis seriam uma boa Fernando... acho que sei onde conseguir uns pra ti...
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 1901

MensagemAssunto: Re: Alga Peteca   Dom Ago 24, 2008 12:46 am

Eu tenho uma verdadeira plantação de petecas nas pedras e troncos. Quanto as plantas elas parecem preferir as valisnerias que eu tenho podado frequentemente... Quais são esses caramujos planorbis? Tem como encontrar em algum lugar por aqui?
Ver perfil do usuário http://twitter.com/Dan_ASampaio
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Alga Peteca   Dom Ago 24, 2008 12:52 am

Dylan esses são os Planorbis:

Planorbis

Sempre vem alguns perdidos nas plantas, existem alguns muito bonitos como o Red Ramshorn.

Abraço!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Alga Peteca   Dom Ago 24, 2008 12:54 am

Esses são os planorbis, já tive e digo q ele nao viram praga no aqúario...

Já esses são os melanoides, são ótimos para arear o substrato (pois se enterram e são noturnos), mas viram praga bem rapido...

Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Alga Peteca   Dom Ago 24, 2008 12:55 am

Vou ver se consigo alguns e então aviso a galera...!!!

Abraço!!!!!!!
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 1901

MensagemAssunto: Re: Alga Peteca   Dom Ago 24, 2008 1:00 am

Valeu Dennis e Rubem! Eu já tive uns parecidos no meu aquário, só que não tinha essa coloração vermelha então não sei se era o mesmo, os que eu tive viviam furando as folhas das minhas plantas. O aquário ficou cheio, mas depois a água ficou ácida demais e do mesmo jeito que apareceram sumiram.
Ver perfil do usuário http://twitter.com/Dan_ASampaio
crismenvi
Regular
Regular

Número de Mensagens: 275

MensagemAssunto: Re: Alga Peteca   Dom Ago 24, 2008 6:24 am

Só para "engrossar o caldo", existe também o tratamento com água oxidenada.
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 1079

MensagemAssunto: Re: Alga Peteca   Qui Ago 28, 2008 6:07 pm

muito bacana essa informação, sempre pensei não seria possivel um bichinho capaz de exterminar essas pragas, exelente dica
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Alga Peteca   Qui Ago 28, 2008 9:26 pm

Cetera escreveu:
muito bacana essa informação, sempre pensei não seria possivel um bichinho capaz de exterminar essas pragas, exelente dica

Não tenho experiencia em usar os planorbis para algas petecas, mas pesquisando na net vi essas informaçoes em alguns lugares...

Vou experimentar tb!!

Abraço!
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Alga Peteca   Qui Ago 28, 2008 10:19 pm

Também estou testando usar os Planorbis, hoje introduzi alguns no aquário e vou reforçar com a diminuição da oxigenação e circulação da água e com o aumento nos níveis de CO2.

Espero que resolva, elas estão começando a tomar algumas folhas das Microssorum.

Até mais.

Alga Peteca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 6Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Tópicos similares

-
» Algas Petecas
» Algas petecas
» [Artigo] Alga Peteca (Black Beard Algae - BBA)
» Alga marrom -Marinho-
» Musgo? Alga?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 ::  :: -