InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Montagem: aquário 25L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
crhistianvedder
Regular
Regular

Número de Mensagens : 382

MensagemAssunto: Montagem: aquário 25L   Sex Out 10, 2008 1:09 pm

Bem povo, finalmente vou começar a montagem do meu aqua de 25L (40x21x30). Tudo já foi passado para o meu aqua maior.

Bem, ainda estou na dúvida entre um low-tech e um plantado. Tenho pouco tempo para ficar cuidando, por isso a preocupação.

Se vocês indicarem q posso ter um plantado, até prefiro, para ganhar mais experiência.

Tenho em casa areia de praia grossa, basalto, laterita e humus. Não sei se uso basalto ou a areia para o substrato. Quero ter neons, acredito q o fundo escuro iria dar um ganho na cor deles, o que acham?

Preciso escolher as plantas também. Só sei que gostaria de glossos no fundo.
Quais vocês indicam? (obviamente as mais simples na manutenção)

Abraços a todos!
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sex Out 10, 2008 4:53 pm

CrhistianVedder escreveu:

Se vocês indicarem q posso ter um plantado, até prefiro, para ganhar mais experiência.

Tenho em casa areia de praia grossa, basalto, laterita e humus. Não sei se uso basalto ou a areia para o substrato. Quero ter neons, acredito q o fundo escuro iria dar um ganho na cor deles, o que acham?

Preciso escolher as plantas também. Só sei que gostaria de glossos no fundo.
Quais vocês indicam? (obviamente as mais simples na manutenção)

Eu te indicaria um plantado, justamente pra ganhar experiência e também pq aquarios plantados pequenos dão bem pouco trabalho, TPA´s, montagem/mudanças de layout e podas são em menor quantidade (25l não cabe mta coisa).

Eu achava melhor vc usar o basalto, já q quer ter peixes coloridos como neons, destacaria bem, além de destacar mais o verde das plantas.

Sobre a flora, se vc nao quer ter muito trabalho pode colocar anúbias e microsorums. São de crescimento muito lento e não precisam de muita iluminação. Pro glosso você precisa de muita iluminação para ele se manter rasteiro.

Abraço.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sex Out 10, 2008 6:47 pm

Então eu faria basalto, laterita e humus no substrato?
Vou tratar o humus primeiro. Como ficariam na ordem, tipo, quantos centímetros de cada material no solo?

Com relação às glosso, acredito naum ter problemas pois nele tem uma LDD de 20w e mais uma de 9w.

Tô programando pra fazer isso amanhã e deixar esperando para as plantas.

Valeu!
Ver perfil do usuário
crismenvi
Regular
Regular

Número de Mensagens : 276

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sex Out 10, 2008 8:38 pm

Eu já acho que o aquário pequeno, lógico que dependendo das espécies animais e vegetais escolhidas, dão um maior trabalho.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sab Out 11, 2008 12:29 am

Fala Christian!!!
Como o Miglio disse... aquas plantados pequenos são bem fáceis de lidar no que diz respeito às trocas parciais, mudanças no layout, e tals... o único problema é manter esses parâmetros estáveis como o Cristiano disse... Tudo acontece mais rápido e de forma mais exagerada em um aquario de pequena litragem...
Sou fã de plantados e suspeito pra dizer com que tipo você começar Razz
Vou falar da minha experiencia. Meu plantado possue 2 espécies de crescimento rápido (ludwidia palustris e H. micranthemoides) e 3 espécies de crescimento lento (microssoruns, anubias e cripytos), meu substrato é apenas areia de outeiro ou mosqueiro (nem lembro agora), minha iluminação é mais de 1w/l e faço fertilização liquida... então o ponto que quero chegar dependendo das espécies que vc queira compor o layout naõ precisa de um substrato fértil (a maior parte da absorção de nutrientes das plantas de aquário é pelas folhas)... caso parta para esse tipo de substrato eu seguiria (para um aqua pequeno) a mesma recomendação do cristiano (use substratos industrializados).
O basalto é show de bola, tenho muita vontade de realizar uma montagem com ele...

Então, dê uma pesquisada nas plantas, plante seu aquário sem medo e estamos às ordens pra ajudar!!!

Boa sorte!!!

Abraço!!!!!!
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sab Out 11, 2008 3:55 pm

Bem, pelas plantas, estou pensando em:

- Glossostigma
- Sagittaria subulata
- Microsorium pteropus
- Hygrophila difformis
- Alternanthera Reineckii Lilacina

Tá bom pra começar? Para elas vou precisar do substrato com húmus e laterita, certo?

Com relaçao à ordem, li que pessoas preferem o húmus e depois a laterita, do fundo para cima, para isolar melhor o húmus. Outros preferem a laterita mais no fundo para evitar uma maior oxidação da mesma. Ou como o Cristiano falou, misturando os dois.

O que vocês acham? Como vocês usam?

Pensei em fazer assim: como não pretendo ficar mudando as plantas de lugar, pelo menos agora, vou misturar húmus + laterita em 50/50% com 2cm, cobrir com mais 1cm de terra de mosqueiro (grossa) e depois colocar o basalto com 5cm. Acho que dá uma boa isolada, não?

Estou falando besteira ou posso aplicar desta forma no meu aquário?

Agradeço a todos pelas dicas!
Ver perfil do usuário
crismenvi
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sab Out 11, 2008 4:38 pm

Não recomendo a Hygrophila difformis, nem a lilacina. A lilacina tem folhas bem grandes e cresce bastante, mas pode até ser possível. Já a hygrophila tem crescimento MUITO exagerado para seu aquário. O ideal para aquários como o seu são plantas de folhas pequenas como a Hemianthus micranthemoides, a Micranthemum umbrosum, a Hydrocotyle verticillata, a Didiplis diandra, etc. Estas sim são ótimas plantas para um nano, pois porerá formar uma layout sem demonstrar o real tamanho do aquário. Entende?
Quanto ao substrato, pode fazer como você está planejando. Mas aconselho a aumentar a camada de areia. Quando ocorrem vazamentos é terrível! Haja algas!
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sab Out 11, 2008 10:32 pm

Como o Cristiano disse... plantas de folhas pequenas...
Quanto ao substrato, pode colocar 1cm de humus somente... 2 cm de areia e o resto de basalto... ou pode misturar o humus com areia, pois o humus tem tendencia a compactar bastante... ou humus+laterita e areia por cima...

Só cuidado mesmo com os vazamentos e tpa´s grandes nas primeiras semanas...

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sab Out 11, 2008 10:47 pm

Acho que uma vez que ele misture o Húmus com a Laterita, não há necessidade de misturar ainda com areia.

Crhristian, esse substrato tá ótimo, pode mandar bala, e o que falaram está certo, plantas de folhas pequenas, plantas de folhas grandes em aquários pequenos denunciam o tamanho do aquário nas fotos.

Abraço.

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Seg Out 13, 2008 11:41 am

Já tive um aquario de 240 litros plantado, hoje em dia posso dizer que se for ter outro plantado, vai ser um nano... aquario plantado grande dá muito trabalho e requer alto investimento.

Num aqua de 25 litros uma TPA é de no máximo 5 a 7 litros, já num aqua grande como era o meu, era de no minimo 60l. (haja balde).

Imagina se for usar fertilizante industrializado no aqua, o gasto num de 25 litros é minimo. Tendo plantas de crescimento lento como as que indiquei no post anterior, as podas seriam praticamente inexistentes. Sem contar com o menor gasto com filtragem e iluminação.

A questão de desestabilizar eu concordo, porém aho que, tendo cuidado, fazendo testes e seguindo as dicas do pessoal do fórum, é bem dificil isso acontecer.

É o meu ponto de vista, ainda vou de nano plantado.

Abraços

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Seg Out 13, 2008 3:17 pm

Como estou com pouco tempo, ainda estou no tratamento do Húmus. Já estou na segunda porção, tratando aos poucos mesmo.

Esse húmus comprei lá no Emura, pelo que vi ele já vem bem limpinho, pois subiu pouca matéria orgânica.

Hoje a noite eu termino isso e vou levá-lo para o forno. Quanto tempo, meia hora em fogo alto tá bom?

Quando eu começar a colocar no aqua, vou tirando fotos e postando.

Abraços.
Ver perfil do usuário
crismenvi
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Seg Out 13, 2008 3:48 pm

Não tem a ver com o assunto do tópico, mas o que aconteceu (alguém editou?) com uma mensagem que postei? Postei um texto grande e agora só estão aparecendo duas linhas.
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Seg Out 13, 2008 3:56 pm

É mesmo, era um mensagem com várias linhas.
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Seg Out 13, 2008 4:57 pm

Cristiano Viana escreveu:
Não tem a ver com o assunto do tópico, mas o que aconteceu (alguém editou?) com uma mensagem que postei? Postei um texto grande e agora só estão aparecendo duas linhas.

Cristiano, dá uma olhada na tua caixa de mensagens, te mandei uma mp hoje pela manhã a respeito do teu post.

Abraço

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Seg Out 13, 2008 5:41 pm

É mesmo, era um mensagem com várias linhas.

Palma, palma, não priemos cânico... ehehehe

Já já será resolvido!

Very Happy

Administrador

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Seg Out 13, 2008 6:24 pm

Christian, o Húmus do Emura é muito bom mesmo, sempre compro lá e vou comprar mais essa semana, quanto tá custando?

Pra falar a verdade eu nunca fervi húmus, mas é bom sim, vamos ver com quem já ferveu pra te ajudar com isso.

Abraço.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Seg Out 13, 2008 7:18 pm

Tava R$ 2,50 naquela vez que te liguei pra perguntar se era esse mesmo.

Bem, agora fiquei na dúvida, eu fervo ou levo pro forno?

Se for pra levar pro forno, tem q ser com água?
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Seg Out 13, 2008 7:25 pm

Cara, pelo que eu leio tem que ferver mesmo.

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Seg Out 13, 2008 7:26 pm

Christian, na minha opnião, você deveria ou só lavar o húmus, ou só ferver.

A intenção do húmus como todos nós sabemos é nutrir/fertilizar as plantas do aquário, e todos esses processos podem acabar tirando os nutrientes dele.

Bom é a minha opnião... Smile

Abraços

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Seg Out 13, 2008 7:54 pm

Hahaha!

Já tô na dúvida de novo! =)

Ele já está mais do que lavado agora ... soh esperando para ser fervido, ou naum =)

Com relação às plantas, vou tirar as
- Hygrophila difformis
- Alternanthera Reineckii Lilacina

e colocar a Hemianthus micranthemoides.

Blz??
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Seg Out 13, 2008 8:08 pm

Boa escolha sobre as plantas, Christian.

Quanto à lavar e ferver o húmus, imagino que os dois processos têm funções diferentes, ao lavar o húmus você está retirando o excesso de matéria orgânica no húmus e ferver o húmus serve para esterelizá-lo e torná-lo mais seguro para ser usado no aquário.

O húmus é um ótimo fertilizante para aquários e várias análises de suas propriedades já foram feitas antes de depois do tratamento para confirmar isso.

Até mais. Cool

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Seg Out 13, 2008 8:20 pm

e colocar a Hemianthus micranthemoides.

Pretende manter ela rasteira? Tua iluminação tá boa pra hemianthus, agora as anubias e microsoruns as vezes "queimam" as folhas quando submetidas à iluminação muito forte.

Tem alguns casos como o aquario do Rubem, que ele conseguiu conciliar bem as plantas que exigem pouca com as que exigem muita iluminação.

Administrador

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Seg Out 13, 2008 8:49 pm

Sim, conciliar plantas de sombra e plantas exigentes com iluminação pode ser um problema, mas principalmente quando a iluminação é fraca, pois as plantas de sombra suportam muito melhor a iluminação intensa do que as plantas exigente suportam uma iluminação fraca.

Talvez tenha ficado meio confuso Very Happy

Mas pode seguir em frente, e se tu for ter Microsoruns só tem cuidado com o Nitrato já que elas não gostam muito dele.

Falou.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Ter Out 14, 2008 2:46 pm

Esterilizar o húmus é muito importante e é uma das etapas do processo de seu tratamento. Como já sabe, pode ferver ou assar. A escolha é sua. Eu prefiro assar, pois o resultado final fica menos melequento, sujando menos na hora da montagem. Mas ferver surte o mesmo resultado. Esterilizando o húmus você estará eliminando grande parte dos microorganismos como fungos e bactérias ali presentes, também ovos de minhocas e pequenas minhocas. Minhocas no substrato obrigam o aquarista que não esterilizou o húmus a remontar o aquário, já que elas ficam cavando e constantemente liberando-o para a coluna d'água. Uma verdadeira "cagada", literalmente. Coloco o húmus húmido em uma assadeira e levo ao forno o tempo suficiente para ele perder grande parte da humidade em seu interior. Da última vez que o fiz, durou cerca de 1 (uma) hora. Se quiser ferver, deixe fervendo por uns 30min depois que levantar fervura.

Agora a dica mais importante e que deve ser levada em consideração, a menos que more só ou tenha uma esposa ou mãe super liberal: Faça esse tratamento quando sua mãe ou esposa não estiver em casa. O cheiro exalado é muito forte e a assadeira ou panela preta de húmus não será uma visão muito boa para a dona de casa.
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sex Out 17, 2008 6:08 pm

Senhores, durante esse semana eu percebi que nem minha noiva e nem minha mãe são liberais pro ramo do aquarismo ... Sad

Não liberaram panela nenhuma e muito menos uma assadeira ... tenho umas latas aqui mas eram de tinta ... acredito que se eu ferver o humus dentro delas vou ter problemas, não é? Elas ainda tem resto de tinta seca dentro ... se eu raspasse tudo poderia utilizá-las?

Se não vou ter q comprar um panelão mesmo pra isso ...
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   

Montagem: aquário 25L
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 8Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Apostila Gratuita de Projetos FVM
» Montagem aquário 120 litros.
» Ajuda Montagem aquário 250 Litros
» Montagem de Aquário Marinho - SUMP