InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Montagem: aquário 25L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Qui Dez 04, 2008 9:59 pm

Crhistian, a posição que mais gostei foi essa:

Abraços

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Qui Dez 04, 2008 10:13 pm

Cara, pensando bem, acho que prefiro ele nessa posição, pois faz menos sombra...

Abraços

Regular
Regular

Número de Mensagens : 171

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Qui Dez 04, 2008 10:29 pm

Crhistian,

Analisei bastante, e nao consegui definir bem.

Pra te ser sincero nao fiquei mto satisfeito, mas tbm achei essa q o Miglio citou a melhor mesmo.

Talvez o local dela ainda nao esteja ideal. mas a posicao parece ser a melhor.

Abraços
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Qui Dez 04, 2008 10:38 pm

Crhistian,

Tenta imaginar teu aqua com as plantas pra ter uma idéia do que ficaria melhor com o tronco.

Eu acredito que esse tronco seja melhor disposto conforme a foto 1 (parte maior à esquerda) por ter um caimento mais natural pra direita e ficaria perfeito pra um layout triangular. A foto 3 (aquela que tu mais gostou) também pode ser usada, mas tem que se tomar muito cuidado com pontos de tensão focal. O arranjo da foto 2 não ficou muito harmoniozo, agora vejo que criou um ponto muito forte de tensão focal na ramificação direita do tronco, não ficando com o hardscape harmonioso, como pode ver, o layout cai abruptamente para a direita depois do tronco e não há muito espaço pra colocar plantas que suavizem isso. Mas no final das contas, vale o que tu achas e sentes em relação ao layout do teu aquário.

Boa sorte e continue postando!

Abçs
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sex Dez 05, 2008 10:11 am

Christian,

Das três opções que tu postou eu gostei mais da 1º, isso se o teu Layout for triangular.

Mas continua testando e fotografando várias posições para ele, outra coisa, tenta dar uma passada na Pedrita pra comprar algumas rochas, acho que Brita ficaria bom aí.

Abraço e continua com esse registro fotográfico de tudo o que tu for fazendo!

Regular
Regular

Número de Mensagens : 382

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sex Dez 05, 2008 12:10 pm

Senhores,

reli as dicas do Amano, no link que o Lucas postou e vou preferir ficar mesmo com o layout triangular, tendendo o troco para a esquerda do aquário, observando o ponto focal.

Pensei também em usar o layout em U, mas acredito que será difícil trabalhar com pedras no lado direito, devido ao pouco espaço. Então pensei em plantas.

Segue uma montagem que fiz com as plantas que consigo enxergar.
Espero mais indicações de vocês.

Gostei muito da utilização das pedras juntamente com o tronco desse aqua, será que consigo esse efeito no meu também?

Abraços a todos!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sex Dez 05, 2008 12:51 pm

O teu esboço ficou muito bom.

Se fores usar o layout triangular, tira as Hemianthus m. do canto direito, pois elas crescem muito, a não ser que use elas pra um em forma de U. Eu poria elas atrás do tronco, pois como teu aquário não é muito alto, elas poderia ser usadas pra compor uma moita no 2º plano.

Quanto às pedras, podem criar o mesmo efeito no teu aquário, sim. Inclusive aquele hardscape tá parecido com o que eu quero fazer. Se tivesse acesso à foto com as plantas crescidas teríamos uma boa idéia de como ficará.

Continua postando.

Abçs
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sex Dez 05, 2008 2:12 pm

Concordo com o Lucas, as H. micranthemoides têm que ficar no lado esquerdo do aquário, onde estará a maior concentração de plantas, ficariam ótimas como moita de 2º plano.

Abraço.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sex Dez 05, 2008 4:28 pm

Nao mesmo Crhistian, no teu esboço a hemiantus está mto baixa, ela cresce bem mais alta que no desenho e por estar em um plano alto do substrato chegaria qase ao topo da lamina dagua.

[]s
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sex Dez 05, 2008 4:46 pm

Foto re-editada.

Hemianthus para a direita, atrás do tronco, glossos no carpete e uma barreira de eleocharis ...

Estou meio sem idéias para o lado direito ...

Opinem ai!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sex Dez 05, 2008 5:05 pm

Muito Bom Crhistian!

Tá bem melhor assim, parabéns!

Só dando uma dica: coloca as anúbias contornando toda a base do tronco até antes dele fazer aquela curva e fecha o "L" com as glossos e com as eleocharis mas ao fundo. Também colocaria uns 3 pés de uma planta com tom avermelhado nas folhas entre as hemianthus e as eleocharis, como a Ludwigia inclinata var. cuba, por exemplo, ou a Limnophila aromatica ou hippuroides. Outra coisa, tenta aumentar a altura das Hemianthus, pois elas devem crescer até o topo do aquário e vão te dar um pouco de trabalho nas podas, hehehe.

Continua postando.

Abçs
crhistianvedder
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Ter Dez 09, 2008 11:41 am

Senhores,

fui em Mosqueiro nesse fds e catei algumas pedras da praia mesmo, assim como uns pedaços de troncos, para fazer várias hastes. Não sei se vai dar certo ...

Como meu aqua tá com terra de praia, achei que para dar mais naturalidade e deixar parecido com o próprio biótopo dos balneários próximos à Belém, usarei essas pedras que encontramos por lá. Pena que não encontrei pedras grandes, mas vou tentar organizar bem o layout com o tronco. Se não gostar, passo na Pedrita para procurar outras.

Mais tarde posto as fotos.

Agora interessante foi que eu não achei neritina alguma ... procurei várias rochas, em vários pontos da praia e nada delas! Será que tem época?

Abraços!
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Ter Dez 09, 2008 11:46 am

Estão entrando em extinção graças à farofada de neritina do Marcelo....

ehuhehuhauhuheuhua Laughing

Convidado

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Ter Dez 09, 2008 12:24 pm

ahahahahaha....essa foi boa Miglio!

Nunca sai atrás de Neritinas em Mosqueiro, mas me disseram que dão na praia do Paraíso, onde fostes procurar Crhistian? Qualquer coisa compra na Tropical por 0,50 cada.

Se conseguires achar Planorbis (Ei, Rubem abre o jogo aí! hehehehe), prefira-os, pois são tão eficientes quanto elas e não depositam ovos.

Abçs
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Ter Dez 09, 2008 8:34 pm

Cara, no Murubira mesmo eu achei um monte, no chapéu virado também, a ilha do amor é cheia!
Ver perfil do usuário http://twitter.com/Dan_ASampaio
marceloparedes
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 593

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Ter Dez 09, 2008 8:53 pm

Galera,

Eu fiz uma coleta nesse fim de semana e encontrei neritinas com facilidade e tb coletei alguns espécimes, depois posto as fotos na guia expedições.

Eu as peguei na praia do Ariramba, no fim da praia, onde ficam as pedras grandes e pretas, que é visível qdo a maré está baixa. Essa coleta só é possível na vazante e lá tem muitas neritinas, peguei somente 3 para mim, não me interessava mais.

Peguei duas espécies de peixes que costumava coletar qdo criança, estão em um aquario e vamos ver se consigo criá-las, porém não tenho identificação e vou aguardar a ajuda da galera qdo eu postar as fotos.

Então Cristian, qdo quiser neritinas tem de ir nas pedras no fim da praia do Ariramba no lado da Embratel.

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Qua Dez 10, 2008 9:55 am

PoiZeh Marcelo,

eu procurei a praia toda do Marahu, de onde eu peguei as minhas primeiras, mas não encontrei nenhuma ... vai ver elas foram passear nas outras praias =)

Mas tudo bem. Lucas, esses planorbis são aqueles que infestam o aqua se não tomarmos cuidado?

Abraços!
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sab Dez 13, 2008 1:53 am

Os planorbis se reproduzem sim... bem menos do que os melanoides...
é só retirar os indivíduos maiores... eles adoram boiar na superficie do aqua...

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Dom Dez 14, 2008 10:52 pm

Olá a todos!

Depois de uma semana sem postar, aqui vão algumas modificações que fiz ao aqua agora a noite, com o material que trouxe de Mosqueiro.

Resolvi montar um aglomerado de pedras baseando-me em algumas formações como vi na praia do Marahu.

Foto da área a ser trabalhada no aqua:

Nesta área será montada o algomerado de pedras, portanto resolvi colocar um pouco de areia de praia fina, imitando a mesma formação que vi na praia.

Vista aérea:

Mesma vista, agora com a pedras no lugar:

Como as rochas estavam com algumas plantas rasteiras entre e ao redor delas, resolvi deixar um espaço atrás, na lateral direita e entre elas, para plantar alguma coisa que ainda não sei o que é Razz

Zoom para verificar os detalhes:

Lateral direita:

Esquerda:

Frontal:

Pensei em colocar areia fina no aquário todo, cobrindo a areia mais grossa, mas fugirei da cena da praia e não sei se ficará bom ... Talvez na área do meio do tronco, pra plantar uma anúbia ...

Bem, agora é com vocês! Opinem! =)
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Dom Dez 14, 2008 11:14 pm

Crhistian, vou dar minha opnião:

Acho que as pedras são pequenas demais, ficou meio proporcional em relação ao tamanho do aquário, pedras pequenas são necessárias, mas também é necessário algumas pedras maiores para serem o ponto principal do pedragismo no aquário.

Também acho que a formação de rochas deve estar em conjunto com o tronco, e não formado duas ilhas, uma de madeiragismo e outra de pedragismo, as duas modalidades de Hardscape, quando juntas no aquário, devem interagir uma com a outra.

Bom, é isso. Aguardando a evolução! Abraço.

Convidado

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Dom Dez 14, 2008 11:29 pm

Olá, Crhistian!

Faço as palavras do Dennis as minhas. Sua idéia é muito boa, mas precisa usar pedras maiores em conjunto com as que já possui e tudo interagindo com o tronco, a não ser que opte entre o tronco ou as pedras.

Continua postando!

Abçs!
LucileoMaia
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Seg Dez 15, 2008 12:08 am

Alô Christian,

Achei que ficou muito legal a idéia das pedras na lateral direita e o tronco na esquerda, minha opinião seria manter área das pedras sem plantas ou apenas uma planta média por trás delas.

Quanto ao lado esquerdo acrescentaria somente uma pedra grande logo a base do tronco.

Abraços
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Qui Dez 18, 2008 9:37 am

Senhores, estou precisando da ajuda de vocês.

Ando meio sem tempo esses dias e não estou tendo tempo para me dedicar ao aquário.

Com relação ao layout, fiquei meio desmotivado, montar um bom no início é meio difícil ...

Portanto, gostaria de conhecer algumas idéias de vocês para que eu consiga levar este projeto adiante, mesmo que demore um pouco mais.

Eu retirei aquela pilha de pedras que tinha feito à esquerda e deixei somente umas 3 pequenas, só para não ficar vazio e plantar algo entre elas.

O Léo tem umas plantas na casa dele e vai me arrumar algumas Hemianthus e Sagitária. Já posso plantá-las, não?

Aguardo a opinião de vocês.

Abraços.
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Qui Dez 18, 2008 11:28 am

Olá, Crhistian

você está no caminho certo, e te garanto que dispor um hardscape é complexo mesmo, consumindo bastante tempo, mas muito compensador no final.

Bom, sugiro que faça leitura desses artigos:

http://www.xylema.net/index.php/Conceitos-Basicos/Principios-e-Tecnicas-por-Takashi-Amano.html

http://www.xylema.net/index.php/Conceitos-Basicos/Proporcoes-e-tipos-de-Layouts.html

Espero ter ajudado.

Abçs
crhistianvedder
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   Sab Dez 20, 2008 11:05 pm

Depois de ler muitos artigos, ver vários aquários de campeonatos, decidi dar uma mudada no layout do aqua, mudando o tronco.

Não estava me sentindo a vontade com ele em pé e preferi fazer uso de um conceito que li em algum site, que diz que um aquário deve deixar o seu dono e aqueles que olham tranquilos.

Portanto, preferi deixar o tronco deitado o que cria uma área central entre ele, na qual pretendo plantar umas anúbias com algumas eleocharis vivipara ou Eleocharis Parvula (não sei se as tenelus ficariam melhor).

As pedras no chão serão recobertas com mugo de java, que deverá fazer parte do carpete com as glossostigma (gostaria da hemianthus cuba, por ter folhas menores o que seria melhor para o nano, mas acho que é difícil de encontrar).

Por trás usarei umas hemianthus e algumas rotalas, naum sei se consigo achar Rotala Vietnã por aqui ...

Do lado direito ainda naum sei o que colocar, mas talvez umas eleocharis no fundo, com algum musgo nas pedras lisas da direita ... naum sei se riccia ficaria legal com as eleocharis parvula ...

No tronco também entrariam musgo ou riccia. Gostei das samambaias dágua, mas acho que suas folhas são muito grandes para meu aqua ...

Quais outras plantas têm folhas pequenas para que eu possa usá-las?

Seguem umas fotos:

Frontal superior:

Área central:

Área direita com pedras lisas para fixar musgo ou riccia:

Opiniões serão bem vindas!
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Montagem: aquário 25L   

Montagem: aquário 25L
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 8Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
 Tópicos similares