InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

ELEMENTOS FILTRANTES!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Mauro
Regular
Regular

Número de Mensagens : 420

MensagemAssunto: ELEMENTOS FILTRANTES!   Sex Dez 05, 2008 10:03 am

1- Ola pessoal, estou muito afim de fazer um tubo DIY para filtragem submersa, pois o meu normalmente entope com a carga biológica, já fiz um mas o material que uso não é muito aderente, alem de Biobols e cerâmica e carvao ativado, tem algum tipo de areia ou pedra que posso usar??
2-Areia bem limpa de prais alcaliniza água??
3- Argila é um bom elemento filtrante?
4- Posso usar xaxim ou qualquer outra bucha orgânica para filtragem mecânica e química??
Muito agradecido se poderem me ajudar!
Abraço a todos!!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: ELEMENTOS FILTRANTES!   Sex Dez 05, 2008 10:23 am

Mauro,

Areia não é muito boa por se compactar e impedir o fluxo de água no filtro.

Argila não é muito boa para filtragem biológica, prefira as cerâmicas e aquelas de vidro (SIPORAX), pois contém muito mais poros para fixação das bactérias e um melhor aproveitamento por cm3.

XAXIM - EM EXTINÇÃO, NÃO COMPRE!. Era usado para acidificar o substrato, hoje em dia se usa fibra de coco ou turfa. Se a água da sua torneira é ácida, não necessita adicionar esse elemento, pois não tem participação na filtragem, apenas acidifica a água.

O material que mais se usa na filtragem mecânica é o famoso PERLON, encontrado em lojas de tecidos e costuras em geral (como a Casa Amazonas), conhecido nessas lojas como Manta Acrílica, Lã Acrílica.

Mauro, sugiro que explique melhor ou faça um esboço de que tipo de filtro pretende usar. Qualquer coisa dá uma olhada no meu tópico "Preciso de Ajuda em Nova Montagem, Please" na sessão Aquarismo Doce Geral, lá fiz um projeto de SUMP que pode te dar uma idéia de filtro DIY.

Uma vez vi no fórum da AquaHobby, na sessão DIY, um projeto de filtro em tubo que fica pendurado no vidro (hang on) que até chamaram de filtro elefante ou dumbo, devido aos canos de entrada e saída de água terem formato similar a tromba de elefante. Dá uma pesquisa lá que vai encontrar projetos muito bons.

Espero ter ajudado, qualquer coisa, só perguntar.

Abçs
Mauro
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: ELEMENTOS FILTRANTES!   Sex Dez 05, 2008 1:31 pm

Valeu Lucas vou dar uma olhada no tópico, eu já uso o perlon mais a bomba fica logo entupida, vou tentar as de vidro e ver seu sistema de filtragem, quanto ao xaxim sei que acabaram acabando com ele, eu tenho uns pedaços antigos aqui!
Vc sabe se a fibra de coco produz o mesmo efeito de acidificar??
Minha agua é absurdamente alcalina!
Valeu!
Abraço!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: ELEMENTOS FILTRANTES!   Sex Dez 05, 2008 10:29 pm

Eu acho que a fibra de coco acidifica a água, mas não tenho certeza. É bom você dar uma lida nos tópicos do fórum da Agua Hobby e outros. O pessoal usa muito turfa.

Abçs
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: ELEMENTOS FILTRANTES!   Sab Dez 06, 2008 2:30 am

É só nao compactar muito o perlon e trocar com frequencia...
Ja tive vontade de experimentar aquela tela fina de mosquiteiro toda embolada dentro do filtro...

Abraços!!!
Ver perfil do usuário
Mauro
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: ELEMENTOS FILTRANTES!   Ter Dez 09, 2008 12:18 am

Rubem Dias escreveu:
É só nao compactar muito o perlon e trocar com frequencia...
Ja tive vontade de experimentar aquela tela fina de mosquiteiro toda embolada dentro do filtro...

Abraços!!!

Aí Rubem! Pensei nisso mas não a de mosqueteiro e sim a grossa para janelas topo da que se usa em baixo do substrato, mas como pré-filtro em forma de tubo, primeiro, depois a tela vou colocar espuma de filtragem de sugar, é barata fina e funciona! Dentro disso vai o tubo de filtro externo, dentro desse tubo vou substituir no primeiro estágio parte do carvão ativado, não todo, e colocar 1 disco de espuma da aqua clear, uma porcão de pedras finas com colonia já aderida, 1 disco (cortado) de perlon não compactado; no segundo estagio vou repetir o mesmo, uma porção carvão, mais um disco de espuma e mais uma parte de pedras antes do inpeler!
Acho que vai ficar bom!!
Que acham??
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: ELEMENTOS FILTRANTES!   Sab Dez 13, 2008 1:56 am

Todas as esponjas que ja usei saturavam muito rapido... e muitas midias filtrantes forçam demais a bomba e a vazão fica comprometida...

Com uma manutenção frequente e cuidados basicos não é necessário uma superfiltragem (na minha opniao)
Smile

Abraços!
Ver perfil do usuário
Mauro
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: ELEMENTOS FILTRANTES!   Ter Dez 16, 2008 12:00 am

Fala Rubem, estou com esta preocupação pois mesmo quando retirei todos os elementos do tubo de filtragem o filtro logo saturou e por incrível que pareça com estes elementos que coloquei é a primeira vez que o filtro funciona mais de uma semana sem que eu tenha que lavar os elementos!
Abraços
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: ELEMENTOS FILTRANTES!   

ELEMENTOS FILTRANTES!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Mídias filtrantes = Siporax?
» Ajuda - Tipos e posições dos materiais filtrantes
» Filtro Cannister SUMP, Resolvendo problemas?
» Substituir Perlon por Esponja?
» Limpeza de filtro externo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Doce em Geral-
Ir para: