InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
marceloparedes
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 593

MensagemAssunto: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Qua Dez 10, 2008 12:19 am

Olá amigos,

Ontém estive em um lugar onde muito jovem ia sempre, nas pedras da praia do Ariramba embaixo das torres da embratel.

Bem ou mal, ainda consegui coletar o que quase sempre coletava naquela época, as diferenças: menor número de indivíduos, maior ocorrência de lixo (canos, vidros, plástico, etc). Pensei que iria encontrar o biótipo em estado pior, porém essa impressão não engloba a poluição que provavelmente a água deve conter, mas a impressão é que a natureza ainda reage a ação do homem.

Não sou bom e nem sei onde procurar na internet a classificação das espécies, então, por favor quem sober como ou puder indentificar as espécies, os meus agradecimentos antecipados.

Tb não bati fotos do biótipo, explico pq, fiquei com receito de levar para a praia, infelizmente o Mosqueiro anda muito perigoso e já é comum assaltos a banistas e como estava com os meus filhos pequenos me ajudando, não levei a máquina, fico devendo essa, da próxima bato fotos do biótipo, mas quem conheçe bem o Mosqueiro não vai ter dificuldade em imaginar aquelas pedras embaixo da Embratel.

Bem, vamos os espécimes.

O primeiro foi esse camarão, pequeno 12mm, preto, com uma pata bem volumosa com uma pequena pinta vermelha na ponta, essa pata era única e parecia aquela mão do Hellboy, heheheheh. Infelizmente ele está morto nas fotos. Aconteceu de uma das minhas filhas ter misturado, as espécies coletadas, um pequeno siri que imediatamente sem aviso tentou devorar esse espécime o levando a morte.

Um Sarará, que ainda pouco encontrei ele passeando pelo meu quarto, heheheheheh, veio lá da sala saiu do aquario, já deve ter conhecido e andado pela casa toda, heheheheheh.

Uma das espécies de vertebrados coletados, não tenho idéia de peixe seja, porém ele lembra muito um espécime bem maior que o Andre já teve na loja e que ficavam em uma pequena lâmina de água e chegavam a ficar em pedras fora d'água. Coletei dois desses, um maior (fotos) e outro menor, andam sempre juntos no aquario e ainda não se alimentaram. Me chamou a atenção o fato de que eles possuem duas barbatanas dornais, uma em forma de triângulo e outra mais em baixo na forma quase retangular.

Outra espécie foi essa, que só coletei esse específicamente, ele tem a coloração escura, porém ele muda de cor, ora ficando preto nos lados e marrom em cima, tb possui as duas barbatanas dorsais descritas no outro espécime. Ele já se alimentou, pois o aquario onde o coloquei tinha um guppy bem jovem ontem, hoje ele já não está mais presente, heheheheh. Vive escondido em uma toca que montei com umas pedras.

Miglio acho que ele deve ser um primitivo, só que é pequeno (5 cm) e acho que seria presa fácil para o seu novo habitante, mas se vc quiser dar uma olhada nele e se interessar eu lhe faço essa doação

Os espécimes coletados foram capturados em pequenas poças d'água que se formam na vazante da maré, embaixo de pedras e/ou pequenos pedaços de madeira apodrecida, portanto não são fáceis de serem encontrados, tem de se ter paciência para procurá-los.

Então amigos, espero a ajuda de vcs para identificá-los.

Abs

Marcelo Paredes

Última edição por marceloparedes em Sab Mar 28, 2009 1:07 am, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Qua Dez 10, 2008 2:23 am

Fala Marcelo, mto bacana esse camarão, parece o hellboy mesmo ehehe Very Happy

Quanto ao primeiro peixe (que está nas fotos junto com os pitús) me parece ser algum tipo de gobídeo, já o segundo me parece um filhote de traira (Hoplias).

Se vc tiver uma foto deles de lado e mais clara um pouco talvez dê pra eu te dar certeza.

Vou dar uma pesquisada melhor amanhã, pq agora já to indo dormir! ehehehe....

Abraços

Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 26

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Qua Dez 10, 2008 3:20 am

Olá, pessoal

Vamos lá, vou tentar ajudar na identificação.

O camarão: Com certeza é da família Alpheidae. A principal caracteristica é um quelipode maior que o outro, com a ponta que lembra um alicate. Este camarão utiliza este quelipode pra emitir som e por isso é chamado comumente com camarão-do-estalo ou camarão-pistola. Outra caracteristica legal deste animal é que ele forma galerias nas pedras e no substrato da praia. Este provavelmente seja o Alpheus chacei.

Sarara: Esses bichinhos são difíceis de identificar. Ainda mais com apenas uma foto. Existem algumas espécies encontradas aqui. Nesta eu chutaria com uma espécie de Sesarma. Chute mesmo, ok?

Peixes: O primeiro é uma espécie de Gobiidae, com certeza. Agora não dá pra dizer a espécie, pois tenho que dar uma pesquuisada. ok?
O segundo peixe é um Eletridae. Provavelmente seja o Eleotris pisonis. Não deu para avisar a tempo, mas é um baita predador. hhehehe Já encontrei em poça no mangue com pequenos Poecilidae. Não deve passar muito dos 10 cm, mas não recomendo nenhum pouco para aquários. heheh

Vale um lembrete. Coletas são sempre legais, sempre encontramos muitos bichos diferentes e legais, e quase sempre levamos os mesmo pra casa. Isso pode custar caro. hehehe. Tomem cuido sempre com peixes bocudos ,baixos, de cores ecuras ou cheio de dentes. Estes tem uma grande potencial de acabar com seu aquário! Pense 3 vezes antes de levar qualquer animal para casa, ok?

Espero ter ajudado,

Grande abraço,
Douglas Batsos
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Qua Dez 10, 2008 2:54 pm

Douglas, você que entende bem do assunto, esse segundo não poderia ser um Eleotris picta ? Se for um E. picta, já vi alguns com mais de 30 cm.

Eles não poderiam ser classificados como Gobiidae tbm?

Abraços

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Qui Dez 11, 2008 8:46 pm

uma curiosidade do alpheus e que normalmente fazem simbiose com varios tipos de peixes da familia gobidae, e um show a parte em qualquer aquario marinho.
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Sex Dez 12, 2008 12:56 pm

Muito legal, uma fauna bem diferente da que a gente tá acostumado a ver, adorei o Goby, lindo demais, como ele tá?

Abraços.

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Sex Dez 12, 2008 10:59 pm

Dennis Quaresma escreveu:
Muito legal, uma fauna bem diferente da que a gente tá acostumado a ver, adorei o Goby, lindo demais, como ele tá?

Abraços.

Grande Dennis,

Os Goby's, isso pq são dois, um maior de 5 cm e outro com 3,5cm, estão bem, tenho os visto botar e soltar o substrato pela boca, então acredito que em breve vão começar a se alimentar. Gostei muito deles tb e fiquei intrigado, pois depois que a galera disse que seria um tipo de Goby, andei pesquisando na internet e só encontrei incidências em água salgada, será que esses são uma espécie que se adaptou? Seria uma pesquisa interessante.

O outro peixe que é carnívoro, hoje não o encontrei no aqua, não sei se ele pulou, passei o dia em um curso e só cheguei a noite e não sei o que pode ter acontecido durante o dia qdo a diarista estava de serviço, então só saberei na segunda qdo vou perguntar a ela se encontrou algo diferente pelo chão.

Uma observação, todos esses peixes coletados coloquei em um aquario separado de quarentena, onde unicamente tenho uma corydora comum, o único que foi para o grande foi o Sarará..

Um fato muito interessante e q me deixou feliz é sobre o sararazinho, ele andou passeando pela casa toda, mas encontrei ele todas as vezes e por acaso, colocando ele denovo no aquario grande, mas desde ontem ele saiu do aquario grande e se alojou em um nano plantado (recente) e parece está se acostumando, encontrou uma toca entre a lâmina d'água e a garra da minha luminária PL desse nano. Ele está se alimentando de caramujos, encontrei um vazio perto da toca dele, e de uma planta que cresce em demasia e lembra uma trepadeira, pois se adere a tudo, não é um musgo mas pode se tornar uma praga no aquario, normalmente faço uma coleta dela pelo aquario e deixo na superfície enrolando suas ramificações e esse bolo fica boiando.

Portanto parece que vou conseguir dar a ele um ambiente onde ele poderá viver bem, isso é o que eu espero, pois me lembro a muitos anos atrás que um primo meu, por acaso conseguiu criar vários sararás pegos nos Mosqueiro no seu aquario, sendo que o aquario era colocando em um canto da casa junto a muitos vazos de plantas e os bichos saiam do aquario e se alimentavam dessas plantas, assim eles viveram muito tempo e aparentemente em boa saúde.

Depois posto fotos do Sarará e seu novo ambiente.

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Sab Dez 13, 2008 2:40 am

Muito legal Marcelo!!!
Desconhecia esses animais...

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
marceloparedes
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Sab Dez 13, 2008 2:44 am

Rubem Dias escreveu:
Muito legal Marcelo!!!
Desconhecia esses animais...

Abraço!!!

Fala Rubem,

Andei conversando com o Jaques e ele deu uma excelente dica de se fazer uma excursão em Algodoal, ele tem informações de que lá poderia ser feita uma expedição com excelentes expectativas, ele me falou que iria conversar com vc qdo vc estivesse em Belém.

O que vc acha de propormos uma ida lá com uma galera aqui do fórum toda equipada?

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Sab Dez 13, 2008 2:46 am

Rapaz... ando meio enrolado com esse emprego no interior... mas se for bem planejado com certeza... adoro aquela ilha...
Vou falar com o Jacques!!!

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Sab Dez 13, 2008 10:43 am

Uhmm... Algodoal, nunca fui lá.

Será que tem muita variedade lá?

Convidado

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Sab Dez 13, 2008 3:35 pm

A única coisa que sei é que se vc não levar seus mantimentos é melhor levar uma mala só com grana para poder sobreviver por lá, pois me contaram que os preços são extremamente abusivos.

Abçs
marceloparedes
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Sab Dez 13, 2008 6:28 pm

Lucas B Minotto escreveu:
A única coisa que sei é que se vc não levar seus mantimentos é melhor levar uma mala só com grana para poder sobreviver por lá, pois me contaram que os preços são extremamente abusivos.

Abçs

Minotto,

Há muito tempo eu vou para lá, em feriados o custo fica alto como em todo lugar badalado, agora nos fins de semanas normais cai muito os valores e além do mais, para podermos fazer uma excursão teria de ser realmente no fim de semana normal. Qto aos preços, tem preços para todos os gostos, basta escolher. Fique tranquilo.

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
crismenvi
Regular
Regular

Número de Mensagens : 276

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Dom Dez 14, 2008 6:39 am

E tem também a velha opção dos "farofeiros". Leva-se tudo o que for precisar. Sai bem mais barato! rsrsrsrsrsr Sempre que vou faço dessa forma.
Mas acho que esse mês não tem mais nenhum final de semana considerado de baixa estação. A ilha deve estar com bastante gente desde o início das férias escolares e atinge seu pico de lotação entre natal e reveillon , chegando a faltar água potável e comida em quase todos os estabelecimentos. É muita gente...
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Dom Dez 14, 2008 12:05 pm

Bom, nunca fui lá, só ouvi relatos de vários amigos que já foram e me passaram essa informação sobre os custos, mas com certeza na baixa temporada devem ser mais acessíveis.

Têm muitos igarapés para lá?

Abçs
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Dom Dez 14, 2008 10:03 pm

Lucas não é bem assim, hoje em dia já podemos ir pra Algodoal e não gastar tanto.

Sobre a excursão o Jaques tinha me convidado a última vez que fui lá, ele tá querendo ir depois do reveillon!!

Abraços

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Dom Dez 14, 2008 10:20 pm

Ras Miglio escreveu:
Lucas não é bem assim, hoje em dia já podemos ir pra Algodoal e não gastar tanto.

Sobre a excursão o Jaques tinha me convidado a última vez que fui lá, ele tá querendo ir depois do reveillon!!

Abraços

Miglio,

Conheço muitas pousadas por lá e tenho o contato delas, se for uma turma legal a gente consegue bons preços depois do fim do ano.

Não sei de vcs, mas estou prentendendo levar a dona encrenca, assim em vez de ela ficar contra coloco ela a favor, pois qual a mulher que não gosta daquele paraíso? Então, de dia, coleta, suor e cerveja e de noite só love, heheheheheh.....

E outra podemos aproveitar e fazer a confraternização por lá mesmo. Ora tem coisa melhor para gente do que confraternizar fazendo o que gosta? Já pensaram nisso???

Idéia lançada, o que acham???

Abs

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Seg Dez 15, 2008 12:31 am

Tem vários campings também por preços bem em conta, problema é que provavelmente a ilha vai estar lotada agora no final do ano!

Abraços

Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 692

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Qua Jan 14, 2009 1:01 am

Com relação a algodoal fui lá ano passado no começo de fevereiro e fui em vários lagos que tem lá pela mata o da coca cola, estava bem cheio e tinha muito peixe, e muitos peixes coloridos!

Mas como não conhecia peixes ainda e nem sonhava entrar neste hobby, não dei bola para os peixes!!!

Lá devemos encontrar coisas boas heim, para quem conhece a área!
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Qua Jan 14, 2009 11:44 am

Lago da Coca-cola em algodoal? Vc não tava em Salinas??? ehehehehe

Em algodoal é o Lago da Princesa!

Abraços

Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 692

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Qua Jan 14, 2009 11:49 am

Putzzz é mesmo confundi os nomes!!
é o da Princesa mesmo!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Qua Jan 14, 2009 12:35 pm

Citação :
Mas como não conhecia peixes ainda e nem sonhava entrar neste hobby, não dei bola para os peixes!!!

É assim mesmo, quando eu era criança ía em igarapés lindíssimos e só me preocupava em brincar, depois a gente só se preocupa com a pinga Laughing

Então, tava querendo ir numa nova expedição também, se alguém tiver alguma sugestão de um lugar perto e que nós ainda não fomos, nós podemos nos organizar.

Marcelo, como tá aquele Goby? Manda novidades dele aí.

Abraços!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Sex Jan 16, 2009 10:21 pm

Dennis Quaresma escreveu:
Citação :

É assim mesmo, quando eu era criança ía em igarapés lindíssimos e só me preocupava em brincar, depois a gente só se preocupa com a pinga Laughing

Então, tava querendo ir numa nova expedição também, se alguém tiver alguma sugestão de um lugar perto e que nós ainda não fomos, nós podemos nos organizar.

Marcelo, como tá aquele Goby? Manda novidades dele aí.

Abraços!

Grande Dennis,

Realmente precisamos organizar uma expedição, já está na hora de reunir todos os amigos do fórum e aproveitar para fazer uma coleta em um belo biotipo.

Quanto ao Goby... Coloquei eles em um aquario mais adequado com areia bem fina e um bons esconderijos com troncos, junto com dois Killis, o nano é plantado.

Andei estudando e pesquisando sobre eles e consegui algumas informações importantes. São peixes de estuário e de água salobra, se alimentam de pequenos crustáceos.

Eu estava alimentando eles com artêmias salinas congeladas e esfareladas, assim como com daphinias congeladas. Não sei se estavam se alimentando bem, pois eles tem o costume de ciscar o substrato colocando e expelindo, como se filtrassem o mesmo. Então acredito que estavam se alimentando só não sei se adequadamente. O comportamente parecia normal.

O primeiro o menor, morreu no dia 06/12, após uma troca parcial. Não sei se foi devido a ela, mas tomei todas as precauções, com Ph e temperatura. Por sinal o PH da água onde foram capturados era neutro 6,8 - 7,0. Talves tenha sido a porcentagem que foi de 60% a troca, pois eu estava viajando desde o dia 26/12 e só cheguei no dia 04/01, portanto precisava de uma troca substancial.

O Segundo até o dia da sua pergunta sobre ele, tinha o comportamento normal, deixei para fotografá-lo no dia 15/01 para postar aqui, porém ele justamente nesse dia resolveu partir para outra vida.

Estou analisando e revendo todas as ações, para ter um diagnóstico do que pode ter acontecido, mas acredito que tenha sido o seguinte: faltou um pouco de sal na água que não coloquei pois estava com plantas; não tive a oportunidade de oferecer comida viva, como na natureza, gostaria de ter tentado dar náuplios de artêmia ou mesmo artêmias vivas para ver como se saiam.

Vou pesquisar mais sobre o assunto e vou preparar um nano mais apropriado para a espécie sem plantas com muita arreia fina, pedras troncos, etc. Para no futuro ter a chance de criá-los sem perdê-los. Sei onde encontrá-los e mais preparado poderei ter mais sucesso.

Qto aos demais, aquele mais escuro, pulou logo nos primeiros dias aqui em casa, mas tb encontrei referência sobre ele, tb é um Goby, porém extremamente carnivoro a ponto de ser capaz de consumir em um dia o seu próprio peso em alimentos vivos!!! Qdo ao nosso amigo Sararazinho, foi um sucesso durante alguns dias aqui em casa, pois ele saia do aquario e ficava passeando pela casa, minhas filhas qdo aqui em casa morriam de medo dele subir na cama delas, um dia o encontrei passeando pelo meu quarto, em outro, a diarista o pegou já quase passando por baixo da porta da cozinha. Ele era assim, sentia fome vinha para o aquario e detonava as plantas, quase dizimou uma planta que ficava solta no meu aquario assim como o musgo de java. Porém um belo dia ele não voltou do passeio, ou saiu de casa por baixo da porta, ou suspeito que tenha sido devorado por uma Osga ou Largatixa, pois alguns dias depois de ele sumir observei que uma Osga ou Largatixa estava a rondar sem parar perto dos aquarios.

Bem espero ter aprendido com os erros e acertos e com mais estudo no futuro poderei tentar novamente dessa vez com mais experiência e poder mostrar que nossos peixes regionais são tão belos e interessantes qto esses que vem de fora e fazem sucesso. Fiquei fã dos Gobys e da próxima vou ter sucesso.

Um abraço e vamos marcar uma expedição para nos encontramos.

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Dom Jan 18, 2009 2:56 am

Fala Marcelo!!!

Dia 1 dei um pulo em algodoal e conversando com o Miglio, chegamos a conclusao que devam existir muitas espécies interessantes e desconhecidas por nós no que se refere a água salobra...

Seria muito interessante a montagem de um biotopo desses... pena que nao fomos ao lago da princesa (Tinhamos que dar atenção às nossas... Rolling Eyes ), mas creio que existam outros lugarem com agua salobra ate mais proximos de belem onde poderiamos dar uma pesquisada...

Abraço!!!!!!
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   Seg Jan 19, 2009 9:32 am

Marcelo, um biótopo salobro é muito interessante, existem mais possibilidades do que nós podemos imaginar, algumas mais conhecidas como o toxotes e o próprio mexerica.

Você pode se informar mais a respeito nesta sala de aquarismo salobro / estuarino do fórum aquário:

http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/viewforum.php?f=80&sid=8036821dc4ef2ceb286c0d452ba2767d

Abraços!!!

MensagemAssunto: Re: Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008   

Mosqueiro (Ariramba) em 08/12/2008
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Período de migração 2008
» Fotos de anilhas de cor
» Scope Quest 2008 - "And the winner is..."
» Tordo-ruivo e Lugre/Redwing and Siskin - Inverno 2008-9
» Farol do Cabo de São Vicente será visitável em 2008