InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Plantas para reconhecimento e uso.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
crhistianvedder
Regular
Regular

Número de Mensagens : 382

MensagemAssunto: Plantas para reconhecimento e uso.   Ter Dez 30, 2008 5:15 pm

Fala pessoal!

Passei na casa do Léo ontem e peguei umas plantinhas lá!

Tentei separar por espécie e posto aqui para vocês olharem com detalhes. E este post pode servir para quem não conhece plantas direito, assim como eu =)

1- Essa é tenellus ou sagittaria? Ou são as duas? Tem umas com tipo um "tronco" grosso:

2- Hemianthus, não é? As folhas são bem pequenas!

3- E essa aqui, qual é? Estou postando uma foto grande para que vocês reparem uma outra planta bem ao centro ... parece uma linha com folhas ... é musgo?

4- Essas duas quais são? Uma tem a parte de baixo das folhas com uma cor avermelhada, muito bonita.

Bem, e agora, quais dessas eu posso usar no meu nano?

Abraços a todos!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Plantas para reconhecimento e uso.   Ter Dez 30, 2008 7:38 pm

Vamos por partes, por favor, Dennis, Miglio e cia., me corrijam se estiver errado o que eu dizer.

Foto 1: Muito complicado pra mim dizer se são Sagittaria subulata ou Echinodorus tenellus, quando estão pequenas são muito parecidas. Meu chute: as de folhas mais finas são tenellus e as de folhas mais "gordinhas" são a subulata. No nano pode entrar a subulata, de preferência se for a variedade pusilla, pois cresce no máximo 15cm enquanto a subulata normal pode chegar a 30cm de altura.

Foto 2: Hemianthus Micranthemoides e bem saudáveis por sinal. No nano pode ser usada como planta de fundo e meio-fundo.

Foto 3: A planta ao centro é o famoso Musgo de Java (Taxiphyllum barbieri), só tá meio detonado. A outra planta meio detonada também em volta do musgo me parece ser uma Rotala, agora como está com poucas folhas estou em dúvida se é uma rotundifolia, Ceylon ou Nanjenshan, podendo até ser uma variedade de Mayaca. É bom esperar ela crescer mais para gente ter certeza que planta é. Musgo pode ser usado no nano, a outra tbm ao fundo.

Foto 4: A de caule vermelho eh uma Myriophyllum matogrossense - cresce muito rápido e fica muito grande para ser usada em nano. A de folhas verdes e arredondadas com vermelho na parte inferior me parece ser uma Ludwigia palustris ou uma Hygrophila sp. Como ela tá meio batida, tá difícil identificar. Coloca ela em substrato fértil com iluminação próx. de 1W/L e deixa ela se recuperar pra vermos o que tu tens aí. Ela fica muito grande pro teu nano.

E aí, quem mais me ajuda a identificar?

Abçs

Última edição por Lucas B Minotto em Ter Dez 30, 2008 10:33 pm, editado 2 vez(es)
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Plantas para reconhecimento e uso.   Ter Dez 30, 2008 10:06 pm

Como nunca fui muito bom de botânica, deixo isso pro Dennis Very Happy

Mas a princípio concordo com o Lucas.

Com relação à rotala, me parece ser a rotundifolia.

Abraços

Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Plantas para reconhecimento e uso.   Ter Dez 30, 2008 10:27 pm

Minha opnião:

Foto 1: Sagittaria subulata e Vallisneria spiralis;

Foto 2: Hemianthus micranthemoides;

Foto 3: Taxiphyllum barbieri e R. rotundifolia (?);

Foto 4: Myriophyllum matogrossense e Ludwigia palustris ou L. mullerti.

Abraços.

MensagemAssunto: Re: Plantas para reconhecimento e uso.   

Plantas para reconhecimento e uso.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Plantas para AquaTerrário de Tartarugas - Lesmas - Peixes
» Plantas para terrário
» Plantas para jardim comestiveis para tartarugas
» Aquário somente com plantas artificiais
» Hidroponia para Aquaticas Emergentes

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-