InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Meu plantado vasouuuuu!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Glauter
Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 692

MensagemAssunto: Meu plantado vasouuuuu!!!   Qua Dez 31, 2008 2:55 am

E aí galera belezaaaaa!!!

Acabei de montar o meu plantadinhooooo!!!
Tava filé ele mesmo com poucas diversificação de plantas estava montado legal até tinha tirado umas fotinssss!

Mas depois de 5 horas de motado, eu na sala no bem bom as 2hs da manhã e esculto um barulinho estranho perto do aquario! quando fui ver começou a vazar por um furinho bem pequeno do lado do aquário, corri para pegar uma corda(amarrar os vidros) e um balde para colocar no buraquinho não demorei nem 20 segundos e quando fui ver já se estava descolando toda a lateral do aquáirio!!!

Não acreditei no que eu estava vendo!!!
Meu plantado que demorei 6 horas para fazer ele!me deu uma raivaaaaaa!!!

O meu aquário é novo montei ele numa loja, e recebi ele hoje a tarde!

Só que colokei nele só akelas pedrinhas de substrato, não colokei nada de humus e laterita! Pois me disseram que não precisaria colocar!

Me digam aí galera sei que o meu aqua vai ficar de molho até ser consertado pela loja!

Me dêem uma dica aí se é melhor eu colocar laterita nele ou não deixar como está!

O setup dele é:
60x30x45Autura!
Bomba Litwin 450l/h
Quro fazer um bom plantadinho com especies de plantas diversas!
Ele tem só uma lampada de 20(estou achando pouco)
Quero fazer um CO2 caseiro!!!
Quero deixar o PH neutro e a primeira medida que dei de PH(uma hora antes dele vazar foi de 6.4

Aceito sujestão e críticas amigos!!!
Quero muito aprender com VCs!!!!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Meu plantado vasouuuuu!!!   Qua Dez 31, 2008 4:09 am

Lamento pelo ocorrido, provavelmente seu aquário estava com menos de 24hs de colado e por isso cedeu, estranho vc não ter recebido nenhuma instrução da loja como do tipo "só coloque água nele daqui 2 dias".

Se vc quer ter um aquário plantado, recomendo leitura de vários tópicos sobre o assunto e do livro Aquapaisagismo: introdução ao aquário plantado (tem para venda na Aquanorte). E sim, tem que ter substrato fértil para poder ter diversas espécies de plantas, a não ser que vá usar plantas menos exigentes. Quanto a iluminação vc tem que ter 1W/L (no caso de plantas exigentes).

Boa sorte com a manutenção do seu aquário

Feliz Ano Novo
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Meu plantado vasouuuuu!!!   Qua Dez 31, 2008 8:04 am

Igual quando nós terminamos de montar o meu de 480l de CA´s...
De madrugada fui olhar e o bicho tava pingando... ainda bem que deu pra remendar...

O seu aquario estava direitinho em cima de uma superfície (isopor) sem nenhuma pedrinha ou outra coisa debaixo?

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
LucileoMaia
Regular
Regular

Número de Mensagens : 171

MensagemAssunto: Re: Meu plantado vasouuuuu!!!   Qua Dez 31, 2008 9:07 am

Glauter,

Antes de colocar na posição definitiva é sempre bom fazer um teste enchendo ele de água em um local onde não possa ter problemas com vazamento e alagamento, e após 1 dia, se tudo der certo secar ele e colocá-lo então no local definitivo utilizando uma folha de isopor embaixo dele para evitar atrito direto com o móvel.

No seu caso, talvez o silicone não estivesse realmente seco por completo.

Quanto ao substrato e iluminação, depende de que plantas irá compor.

Sugiro uma leitura de outros tópicos no fórum que dão ótimas dicas para montagens, inclusive de plantados.

Boa sorte na proxima vez.

Abraços.
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

Número de Mensagens : 382

MensagemAssunto: Re: Meu plantado vasouuuuu!!!   Qua Dez 31, 2008 11:04 am

Glauter, meus pêsames.

Quando você receber seu aqua de novo, encha ele de água, coloque uma folha de isopor em baixo dele (como já foi dito), pois o isopor divide homogêneamente o peso do aqua, tirando pontos de pressão maiores que os outros.

Observe por um dia, coo o Léo falou e veja se está pingando, mesmo que seja pouco, vc vai ter q devolver.

Antes de por água nele, deixa secar bem. Pelo menos uns 3 dias. Não tem jeito, no aquarismo tem que ter paciência! =)

Abraços e bom ano novo!
Ver perfil do usuário
Glauter
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Meu plantado vasouuuuu!!!   Qua Dez 31, 2008 2:06 pm

Po galer avlw pelo help aí!!!
Ele ficou secando por um dia e ficou com água uma manhã inteira na loja!

Realmente esta orientação de deixar uns dias secando eu não tive mesmo!

E vou fazer isso mesmo que vcs disseram! De manhã deixei ele na loja para consertar e só vou pega-lo na sexta depois de 48 hs e deixarei ele por 1 dia inteiro com água, para ver se está vazando ou não!

Se estiver tudo ok eu remonto ele!

Madei fazer uma base de madeira e uma tampa!
Ele estava em cima direto da madeira mas ele estava nivelado, memso assim irei colocar um isopor!

Agora com relação ao substratovou mudar mesmo pois mais para frente quero colocar umas planas mais exigentes, pois agora irei começar por algumas menos exigentes!

Procurei hoje laterita em belém inteira e não achei!!!
O que vcs me recomendam colocar em um fundo bem fertil para as plantas????

Se alguem tiver umas plantas aí para me vender me deêm um toke que ro deixar bem exotico o meu aquario!!!

E será que posso colocar areia de praia ou igarapé??? pois estarei indo para colcares amanhã e quero pegar umas pedras e areia para colocar nele!

Vlw galera
Bom final de ano para todos!!!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Meu plantado vasouuuuu!!!   Qua Dez 31, 2008 3:46 pm

Cara se o seu aqua tava sem isopor embaixo, pode ter sido isso que provocou o descolamento do vidro, aliado ao pouco tempo de colagem. É muito importante usar um isopor embaixo do vidro, no minimo de 1cm de espessura.

Laterita em Belém não existe, a não ser que adpte essas pedras avermelhadas usadas em construção ou cate as mesmas na estrada. Existem alternativas para camada fértil, como o Aquasolo e outros substratos industrializados, como o da Sera. Tbm pode usar humus de minhoca orgânico e areia de filtro de piscina, mas para isso recomendo leitura, leitura e leitura. É só pesquisar no google sobre esses assuntos que ele já vai te dar os endereços dos fóruns.

Não esquece da iluminação adequada, terás que colocar de 3 a 4 tubulares na tua tampa. Não esquece também de medir a temperatura da água com a luminária ligada, pois essa quantidade de lâmpadas costuma elevar em 2 ou mais graus, chegando aos 30-32 facilmente, o que eh prejudicial às plantas, para resolver isso basta adaptar um cooler (somente o fan) na tampa soprando a água.

Se quiser um aquário bem exótico, pede pra visitar o aquário de primitivos do Miglio, hehehe! Laughing Ele é expert em aquários exóticos!

Recomendo que vc adquira o livro que já mencionei, pois explica tudo que se precisa fazer para ter um belo aquário plantado.

Abçs
Glauter
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Meu plantado vasouuuuu!!!   Qui Jan 01, 2009 3:28 pm

Beleza Lucas!

Tó lendo bastante sim sobre o tratamento de humus de minhoca! vou colocar ele no meu aqua depois de tratado!

Vcs me recomendam algum lugar de onde comprar um de boa procedencia???

Tem um an yamada que custa bem barato e ele até está em um tópico por aki no forum!

Com relação as lampadas irei colocar mais 2 no aqua e ver 1 cooler na tip eletronica que seje 110 volts ou colocar 1 de fonte de computador mesmo!

Com relação ao livro fui ver o preço dele! está 68 reais na aquanorte!

Alguem tem algum para me emprestar???

Vlw galera pelo help vcs estão me ajudando bastante!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Meu plantado vasouuuuu!!!   Qui Jan 01, 2009 6:49 pm

Glauter,

Estou usando o húmus do Yamada, conforme postei no outro tópico que vc mencinou e até agora está se saindo muito bem. Se for usá-lo recomendo, primeiramente peneirá-lo para retirar umas folhas secas que vem misturadas e depois lavá-lo para retirar matéria em suspensão, no meu caso eu não fervo o húmus, mas vai do gosto de cada um.

Quanto ao livro, é só dizer ao André da Aquanorte que você é do fórum que ele lhe fará um desconto especial.

Abçs
Glauter
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Meu plantado vasouuuuu!!!   Sex Jan 02, 2009 8:04 pm

Blz Lucas! Acabei comprando o humusn an yamada mesmo!

Hoje de manhã peguei o aquario depois de dois dias de estar concertado!

Coloquei logo água nele e agora são umas 20hs e o bixinho está firme e forte hehhehe, vou deixar até amanhaã para ver se ele aguenta mesmo!

Fui no Guamá comprar madeira gastei uns 30 reais para fazer um móvel para o aquario, ficou filé ele fiz todo aberto e pintei ele de preto! Tinha ido primeiro numa madeireira na pedreira e o cara me cobrou 110,00 pela madeira olha só a diferença!!!!!

Passei de manhã tb lá com o André da Aquanorte! Pessoa gente fina ele me deu várias dicas, e como está na falta da laterita, irei colocar humus misturado com 2kg de aquasolo indicado pelo André e depois uma camado boa no substrato de seixo por cima, para selar o humus!

Amanhã estarei tratando o humus e irei montar o meu plantadinho, hehehe espero que agora dê tudo certo!!!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Meu plantado vasouuuuu!!!   Sex Jan 02, 2009 8:28 pm

Glauter, blz!

Qual seria a granulometria desse "seixo" que vai usar como camada inerte? tem que ter entre 2 a 4mm, maior do que isso é prejudicial ao sistema radicular das plantas e pode ocasionar vazamento de húmus para a coluna d´água.

Boa sorte com a montagem!

Abçs
Glauter
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Meu plantado vasouuuuu!!!   Sex Jan 02, 2009 9:24 pm

Ele tem 3mm no máximo!!!! a granulometria do seixo!

Tava pensando em ir amanhã de manhã em Mosqueiro pegar areia lá!
aí ficaria melhor a camada inerte!!!

Vai ficar filé o meu plantadinho!!!
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Meu plantado vasouuuuu!!!   

Meu plantado vasouuuuu!!!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tanque Plantado (Projetando)
» Aquário Plantado de Discus e Tetras (375L, 150x50x50)
» Aquário plantado de 70 litros
» Aquário Plantado com Substrato Mbreda Amazonia
» Aquário Plantado - Passo-a-passo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: