InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Meu plantadinho atualizado - 26/02

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Glauter
Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 692

MensagemAssunto: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Sab Jan 03, 2009 9:32 pm

Bom galera vocês devem ter visto que uns 5 dias atrás tive um probleminha com meu aquario novo que tinha vasado!

Mas agora consertadinho, deixei ele 1 dia cheio só com água, para ver estava vasando! Mas está tudo ok!

Ontem fiz uma mesinha de madeira medindo 70 de altura, 60 de largura e 30 de profundidade, gastei uns 30,00 de material!

O setup do meu aquario é:

60x30x40
Uso filtro Ltwin de 450l/h, coloquei filtro de vela para ser a filtragem biologica!
CO2 caseiro com pedra porosa!
Coloquei um termometro!
Está com 1 lampada de 20w, na segunda irei colocar mais 3 lampadas de 20!
O fundo fértil é feito de 2kg de humus tratado + 2hg de aquasolo, e mais uma cama isolante de 4 cm de pedra de seixo bem pequena uns 3mm de expessura!
Algumas plantas que não sei o nome rsrsrrs!

Aí em baixo segue a foto depois do tratamento do humus fikei a manhã inteira trtatado ele, fikei com a costa toda ardida, rsrrsrs

Depois de plantado segue a primeira foto!

Este é o CO2 caseiro tá fazendo umas 2 bolhas por segundo!

Mais uma foto de lado do aquario!

Está faltando ainda muitas plantas que pretendo adquirir semana que vem quero colocar uma vermelha atrás do tronco.

Vlw galera qualquer mudança no layout estou aberto para ouvir a galera!

Última edição por Glauter em Qui Fev 26, 2009 10:42 pm, editado 3 vez(es)
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Dom Jan 04, 2009 5:16 pm

Opa! Mais um pro time dos plantados do GPA. Muito bom.

Bom, vamos às minhas sugestões:

1. Não sou muito fã do painel decorativo, ele chama muita atenção para si próprio, quando temos que fazer de tudo para chamar atenção para nosso layout. Um painel opaco, normalmente preto, é mais indicado, ele não chama atenção, e ajuda com a noção de profundidade do aquário.

2. Também não sou muito fã de objetos decorativos como o baú, aliás, no aquarismo plantado moderno, qualquer enfeite não natural é completamente descartado.

3. A pedra isolada não está muito legal, tente conseguir mais pedras, de preferência de tamanhos bem variados e do mesmo tipo para fazer um arranjo.

4. O setup está tudo Ok, filtragem, iluminação, substrato. Tudo certo.

Vamos esperar as plantas chegarem para ver como ficará o arranjo, mas lembre-se de trabalhar em planos, plantas altas sempre atrás, seguindo por plantas de porte médio e pequeno.

Abraços e continue postando a evolução!

Convidado

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Dom Jan 04, 2009 11:17 pm

Parabéns pelo aquário!

Enfatizo o que o Dennis lhe recomendou e recomendo, mais uma vez, a aquisição do livro "Aquapaisagismo" e visitas no meu tópico sobre nova montagem e no tópico do Crhistian (nano de 25L), além de ver no álbum de fotos os aquários do Dennis. Também recomendo que entre no fórum da AquaHobby, na seção Plantas de Aquário tem muitas dicas. Boa sorte!

Abçs
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Seg Jan 05, 2009 7:40 am

Tá no caminho certo Glauter, seguindo as dicas do Dennis, junto com o que você já fez, e também dedicação, com certeza vai ter sucesso com seu plantado.

Abraços

Regular
Regular

Número de Mensagens : 171

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Seg Jan 05, 2009 9:33 am

Parabens Glauter,

O substato está correto e a injeção de co2 tbm, porém reafirmo o que o Dennis e o Lucas comentaram.

Tenha paciencia para escolha das plantas q irão compor sua flora, com essa altura do aquário você tem condições de fazer uma boa montagem, em contrapartida tenha atenção para as plantas rasteiras, pois se as plantas altas crescerem muito, irão fazer sombra prejudicando assim as plantas rasteiras.

Seu aquário tendo um tamanho alto e de pouca largura sugiro a montagem em U trabalhando assim a impressão de maior profundidade do aquário.

Abraços.
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

Número de Mensagens : 382

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Seg Jan 05, 2009 11:11 am

Glauter, para melhorar o efeito de profundidade do seu aqua, você pode adicionar um pouco mais de cascalho na parte de trás, deixando mais baixo na frente e mais alto atrás.

Umas das dicas do Amano diz que você deve deixar um pouco mais alta também nas laterais do aquário, criando assim um efeito de ladeira.
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Seg Jan 05, 2009 1:29 pm

É isso aí, paciência, dedicação e aquapaisagismo andam de mãos dadas.

O que o Crhistian e o Leo disseram está corretíssimo. Aumente a altura do substrato na parte posterior do aquário, dando impressão de uma ladeira e plante as plantas da seguinte maneira: pequenas e rasteiras na frente, intermediárias no meio e as altas no fundo, passando assim uma boa idéa de profundidade. Também nunca deixe as plantas altas fazerem sombra nas plantas intermediárias e baixas, quando isso começar a acontecer é hora da poda. Como você tem umas Valisnérias (aquelas que parecem com um enorme capim), tome cuidado com elas, podem chegar entre 80-100 cm de altura.

Também não sou fã de enfeites artificiais no aquário plantado, pois eles tiram o ar natural que esses aquários devem transmitir, mas isso é algo que fica a gosto do dono do mesmo.

Quanto ao layout em U que o Leo mencionou, acredito que vc ainda não entenda esses termos, por isso, dá uma olhadinha nesse endereço http://www.xylema.net/index.php/Conceitos-Basicos/Proporcoes-e-tipos-de-Layouts.html
Só acho que layout em U não é muito recomendado ao seu aquário devido ao pouco comprimento dele e da sua pouca experiência em plantados, visto que é um dos layouts mais complexos que existem. Esse tipo de layout fica melhor, assim como o em ilha, em aquário bem compridos, à partir de 1m de comprimento. A diferença é que o U aceita aquários com pouca profundidade (como 30cm por exemplo), enquanto que o em ilha já precisa de algo entre 50 a 60 cm de profundidade para ficar ideal.
Aconselho o bom, velho e tradicional layout triangular e suas variações. Ele é muito bom pro tamanho do seu aquário e excelente para quem quer começar com aquapaisagismo. Quando se sentir seguro e mais preparado para novas montagens, você pode construir um aquário de 100X40X40 e tentar o layout em U. Um passo de cada vez.

Você está no caminho certo, basta continuar estudando, tendo paciência e dedicação que com o tempo será um grande aquapaisagista.

Fique à vontade para perguntar, é para isso que o fórum existe.

Abçs
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Seg Jan 05, 2009 4:31 pm

Concordo sobre o tipo de Layout, o triangular é o melhor pra começar, bem mais fácil que os outros tipos.

Ah Lucas, Valisnéria não chega só a 100cm não, eu já tive algumas com folhas maiores de 120cm e o Rubem deve ter umas beirando os 160cm. Shocked

Abraços.

Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Seg Jan 05, 2009 7:57 pm

É isso aí pessoal concerteza irei mecher muito aind ano layout do meu plantadinho com as dicas que vcs estão me passando!

Hoje já coloquei as lampadas agora está com 4 lampadas de 20w
Dá uma média de 1w por litro!

Amanhã vou se consigo ir no Alex fazer uma xepa hehehhehe!

Vou ver se arrumo umas pedras para colocar do lado direto tb, fazer estito um monte!

Estava vendo agora a fotosintese ocorrer é muito show ver estes detalhes da vida, nas plantas!

Sem dúvida VCs estão me ajudando muito nesta montagem!
Ver perfil do usuário
Glauter
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Seg Jan 05, 2009 7:59 pm

A uma erguntinha pessoal desde quando montei ele no sábado o PH fica em 6.2 isso é normal no começo??? pois quero manter ele em 6.8 ou 7.0!
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Seg Jan 05, 2009 9:25 pm

Glauter, mede o pH da água que sai da Torneira da tua casa, se tiver esse mesmo pH ou próximo é normal.

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Ter Jan 06, 2009 12:05 am

Sou testemunha ocular das valisnerias de quase 2 metros do Rubem!!!

Very Happy

Abraços

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Ter Jan 06, 2009 1:53 pm

As minha quando eu deixo sem podar também se aproximam disso, o aquário tem 150 cm de largura e 70 de altura, elas crescem em um canto, sobem a superfíce e alcançam a outra extremidade do aquário! Façam as contas...
Ver perfil do usuário http://twitter.com/Dan_ASampaio
Glauter
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Ter Jan 06, 2009 8:51 pm

Valeu pela dica Lucas, coloquei meia colher de bicarbonato e o PH está em 6.8 o ideal que quero!

Mas uma outra duvida ele vai manter este PH por quanto tempo? estarei medindo o PH diariamente!

Quando o plantado está ciclando preciso fazer TPA? de quanto em quanto tempo???

Irei amanhã com o Alex para pegar mais umas plantinhas e irei na pedreira que fica perto do viaduto no coqueiro comprar umas pedras para colocar no meu plantado!

Vlw pessoal!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Ter Jan 06, 2009 8:59 pm

Blz Glauter...olha, eu geralmente tenho que ajustar o PH da minha água nas TPAs, pois a água da torneira do meu prédio, que usa poço artesiano, vem em 5.0 (amarelão no teste de PH), aí todo balde que vou adicionar no aquário eu tampono com bicarbonato, até o PH do balde bater com o PH do aquário. A água do aquário em si costuma ficar com o PH estável, a não ser por leves variações durante o dia e a noite, fruto da injeção de CO2 e metabolismo das plantas e peixes. Geralmente tenho 6,6 ao apagar as luzes e 7,0 quando as mesmas ligam.

Abçs
crhistianvedder
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Qua Jan 07, 2009 1:46 pm

Glauter, esqueci de dizer, dá mais uma enterrada no seu tronco, para dar um ar de que ele está no seu aqua a muito tempo, como se fosse na natureza um tronco ficando coberto com areia de um rio ou igarapé levada pela correnteza.

Essa dica eu aprendi um dia desses com o Cetera e já estou repassando =)

Abraços!
Ver perfil do usuário
Glauter
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Qua Jan 07, 2009 11:42 pm

Bom pessoal hoje fui lá no Alex, eita viagem longa hehehehe e de bonde ainda! Como estou aki em Belém só a 3 anos e nunca tinha ido em Outeiro, resolvi pegar o velho e antigo busão! Faz mais de 1 ano que não ando de busão só de motoca mesmo hehehehe!

Depois de ter encontrato o Alex fikei encantado com as caixas dágua dele cheias de plantas lindas e saudaveis que ele tem, realmente como o Denis e o Lucas disseram o alex é referencia aki em Belem sobre plantas!!!

Cheiguei por umas 15 hs e sai de umas 18 hs! converssamos muito ele como sempre super autencioso respondendo as minhas indagações hehehehehe cara novo no aquapaisagismo é assim mesmo todo curioso!!!

Fiz uma feira lá de várias plantas, linda e maravilhosas! Comprei até areia de rio e pedras com ele! Fiz um pacotãooooo hehehe!

Amanhã eu posto umas fotos de como vai ficar o meu aquario espero que vocês gostem pessoal!

Já adianto que irei colocar a areia em declive de trás para frente! irei colocar o tronco mais para a esquerda e um montinho de pedras na direita, e o tronco terá musgo de java nele, e irei colocar um contact preto no fundo!
Ver perfil do usuário
LucileoMaia
Regular
Regular

Número de Mensagens : 171

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Qui Jan 08, 2009 8:36 am

Blz Glauter,

A conversa deve ter sido muito boa mesmo, pois você está no caminho certo com as mudanças.

Aguardamos as atualizações.
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Qui Jan 08, 2009 9:57 am

Isso ae! Foi fácil achar Glauter?

Geralmente quem vai pela primeira vez se perde um pouco... ehehehe!!!

Abraços

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Qui Jan 08, 2009 12:08 pm

Glauter, qual foi o ônibus que vc pegou? =)
Tô pensando em deixar o carro em casa e ir de busão mesmo, pra economizar essa gasolina. Tô precisando de anúbias e glossos!

Ah, onde vc conseguiu aquelas ventosas que estão segurando a mangueirinha de CO2 no teu aqua?

Abraços!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Qui Jan 08, 2009 2:18 pm

Bacana Glauter, encarou o busão! Não consigo mais fazer isso, me irrito muito com a forma como os motoras de Belém guiam os ônibus daqui, me sinto como se fosse um botijão de gás sendo transportado naqueles caminhões (já deu pra perceber que não sou daqui, né). Mas pessoal, é sério, sem ofensa nenhuma, se vocês andarem de ônibus no sul do Brasil me entenderão (vejam bem, falei Sul e não Sudeste).

Mas Glauter, faltou passares a lista da feira que fizeste com a Alex. Mostra aí o que trouxeste de lá.

Vai ficar muito bom depois dessas mudanças, estou ansioso para ver as fotos.

Vou fazer coro com o Crhistian: Onde arranjou a ventosa do CO2? Preciso comprar, mas não sei onde vende.

Abçs
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Qui Jan 08, 2009 2:34 pm

Crhistian, depois que tu pegar o "Outeiro-São Brás", vais te arrepender profundamente de não ter ido no teu carro.

Ehehehehe!!!!

Abraços

Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Qui Jan 08, 2009 2:37 pm

E aí Ras, foi +/- sim parei só um ponto antes da parada onde era para parar mas liguei para o Alex e aí ele me pegou na parada!

Bom Cristian foi o Outeiro/São Brás mas tem que ser o que vai para Brasilia pois ele deixa uns 100 metros da casa do Alex! é bem proximo a escola Bosque uns 3 ou 4 pontos depois da escola bosque! Só não fui de moto porque não conhecia o lugar nunca tinha ido em outeiro, da próxima vez que for eu vou de moto!

Ele tem estas duas sim lembro dele ter falado ontem o nome destas duas!

A e as ventosas eu comprei na Aquarnorte com o André!

Tó montando ele já já coloco as fotos!

Dêem uma olhada na quantidade de plantas que o Alex tem!!

E olha o cachorrinho dele hehehe, ele é muito espaçosoquando agente estava vendo as plntas ele sempre passava entre a gente e quase empurrava a gente para dentro dos tanques de plantas heheh!

Fikei encantado com esta maravilha!!!
Ele me vendeu várias plantas do proprio aquario dele!
Se eu fosse comprar oq ue comprei com ele ia pagar umas 4x mais aki fora!
Recomendo a todos concerteza! Só é longe mas compenssa e muito galera! Não vejo a hora de ir denovo lá!

Ver perfil do usuário
Glauter
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Qui Jan 08, 2009 4:57 pm

Bom pessoal acabei de fazer a nova montagem, com a areia nova, plantas novas e pedras novas, as planats por estarem pequenas ainda não aparecem muito!

Eu tirei toda a água dele fiz uma sinfonagem retirando uns 30% de água antes joguei esta água fora e fikei com o restante no baldão para depois recolocar ela de volta com mais 30% de água nova!

Coloquei areia de rio e mais alta no fundo e mais baixa na frente, para dar mais profundidade ao planatdo!

Cobri um peça de ceramica e o trocno no meio com musgo de java!

Caramba como apanhei para plantar as Hemianthus callitrichoides, eu só consegui com muita paciência e depois de usar uma pinça na minha irmão hehehe!

Aí segue uma foto do aquário plantado!

Uma foto de perto da gruta nas pedras!

Mais uma fotin dele!

Ainda falta trocar o fundo por um contact preto para aparecer mais as plantas!

Quero deixar ele em layout tipo U

Bom é isso pessoal espero que vcs tenham gostado, e se tiverem alguma idéia de ele ficar masi bonito ainda podem falar!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   Qui Jan 08, 2009 7:53 pm

Nossa, Glauter, gosto de ver gente empolgada e determinada, assim como você! Meus parabéns pelo progresso que vens fazendo, continue assim!

Também comprei umas ventosas hoje lá na Aquanorte, R$ 1,00 cada. Agora vai dar pra organizar as mangueiras do CO2.

É, as H. c. "Cuba" dão uma mão de obra, mas o trabalho final compensa. Adoro o efeito que dão quando fecham o carpete.

Agora vamos ao aquário:

Não quero ser chato, mas já sendo, não acho que layout em U ficará bom no seu aquário, pois acredito que ele seja muito curto (apenas 60cm de comprimento); layouts em U ou em espelho (uma variação), pedem aquário bem maiores, como 100cm de comprimento, por exemplo. Minha sugestão é de usar essas pedras (por sinal, muito bonitas) para formar um monte no canto inferior esquerdo, caracterizando um layout triangular, que ficaria muito bom para as dimensões do seu tanque. Esse é meu pitaco na sua montagem.

Continue postando.

Abçs
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Meu plantadinho atualizado - 26/02   

Meu plantadinho atualizado - 26/02
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Filtro UV 8W.
» Tanganyika 84 Litros/ 175 Litros (Atualizado 26/11/12)
» Ajuda com as algas - (atualizado)
» Como cuidar de filhotes de calopsitas com 21 dias ? Atualizado fotos 25 dias
» Nano 14L plantadinho

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: