InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Plantado de 100L > Atualizado (16.03.09)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Plantado de 100L > Atualizado (16.03.09)   Ter Mar 17, 2009 12:39 pm

Cetera,

que papo é esse que virei referência em plantados aqui no fórum? É sério? Embarassed Quanta honra! Mas me acho ainda tão iniciante e inexperiente nessa arte para ser referência para alguém. Tenho muito o que aprender ainda. Nossa, até agora não to acreditando nisso de ter virado referência. Embarassed É sério, mesmo?

Bom, fico feliz em saber que estou colaborando com informações e conhecimento sobre aquários plantados, mas creio que seja nossa comunidade ,como um todo, que está de parabéns, pois participa ativamente dos tópicos que engrandecem nosso conhecimento sobre o aquarismo. Apesar do nosso grupo ser pequeno se comparado a outros fóruns de aquarismo, somos coesos, unidos e participamos ativamente na produção de conhecimento para nossa comunidade. Como já dizia o ditado, "Quantidade não é Qualidade". Espero um dia poder encontrar nas lojas do ramo daqui e de todo Brasil, aquaristas responsáveis e conscientes (que não exijam mais peixes híbridos ou tinjidos aos lojistas e que não peçam pra levar Guppies e Neons no mesmo lote pra pô-los no mesmo aquário), assim como vendedores bem informados e honestos, que ofereçam ao cliente o que ele realmente precisa e está pedindo e não o produto mais caro, que saiba orientar na escolha dos peixes, plantas e demais produtos (como ocorre na Aquanorte - loja que eu freqüento); Que seja muito mais que um simples vendedor ou lojista: que seja um consultor em aquarismo, que ofereça a cada semana ou a cada 15 dias um curso livre sobre "Introdução ao Aquarismo Doce", onde o cara paga X reais de inscrição e no fim do curso reverte o valor em algum produto da loja, a fim de incentivar as pessoas novatas e iniciantes do hobby a fazerem do jeito certo para não cairem no erro de comprar um aquário de 10L, só com aerador e sem filtragem e fazer aquela misturada super populacionada de espécies incompatíveis, dar um surto de amônia e stress e acabar por morrerem. Podem até não acreditar, mas isso acontece de um jeito muito mais comum e freqüente do que o contrário. Aí o caboclo acaba por ficar frustrado, mete na cabeça que aquarismo é coisa de doido ou nerd, porque é super difícil (na cabeça dele) conseguir manter os peixes vivos por uma semana. Muitos param por aí, outros ainda tentam por mais peixes no minúsculo aquário para repor os que faleceram e tentar mais uma vez (porque vcs sabem, brasileiro não desiste nunca, ou ao menos, não desiste fácil), mas acaba no mesmo: mortandade elevadíssima. Dessa pequena parte, só um ou outro tem o tino, persistência ou vontade de se perguntar porque tudo deu errado e ir atrás de informação, para então, após muito estudo e conversas com aquaristas experientes e lojistas responsáveis, se tornar um aquarista de verdade e fazer do jeito certo, afinal, todos aqui sabem, aquarismo vai muito além de se ter um peixe dentro de cinco pedaços de vidro colados.

Espero, realmente, continuar contribuindo cada vez mais com nosso Hobby e espero que cada vez mais novatos acessem nosso fórum, para que aprendam e para que ajudem no crescimento e aprimoramento dele.

E também para "deselitizar" nosso Hobby. Venho tentando isso com alguns amigos daqui através de projetos DIY (é só ver o SUMP sendo dismistificado e "pegando" na comunidade! Very Happy) . Os lojistas podem até não gostar disso, mas não tem do que reclamar com os DIY, afinal os clientes deles estão garantidos e com o DIY mais pessoas podem aderir ao Hobby e vão acabar por parar em alguma loja atrás de algum produto, então o DIY só soma para ambos os lados.

Bom, pessoal, sei que me alonguei demais, mas precisava desabafar. Espero não ter ofendido ninguém com isso e, se o fiz, por favor, me chamem a atenção que irei, educadamente, me desculpar.

Grande abraço à todos do GPA!
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Plantado de 100L > Atualizado (16.03.09)   Ter Mar 17, 2009 1:01 pm

é sério amigo, pode acreditar, é uma opinião pessoal claro, mais tenho certeza que muitos amigos do GPA concordam com isso, na duvida é só olhar pro seu aquario, e concordo com suas palavras e com seu "desabafo", acho que todos nós temos esse desejo em relação ao nosso hobby, e lembre-se o verdadeiro aquarista "experiente" é aquele que compartilha suas experiencias e busca sempre o conhecimento, ou seja um eterno "aprendiz", grande abraço.
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Plantado de 100L > Atualizado (16.03.09)   Ter Mar 17, 2009 2:05 pm

Agora vcs já podem se beijar.....

ehehehehehehehe

Very Happy

Convidado

MensagemAssunto: Re: Plantado de 100L > Atualizado (16.03.09)   Ter Mar 17, 2009 2:20 pm

Miglio e seus comentários...digamos...sem comentários, lol!
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Plantado de 100L > Atualizado (16.03.09)   Ter Mar 17, 2009 2:28 pm

Brincadeiras à parte, é sempre bom ver que os membros participantes do fórum com as opnioes, trocas de experiencias e pontos de vista diferentes tem contribuído para o crescimento de todos os envolvidos aqui!!! Tudo regado na amizade e no bom humor!!!

Abraço!!!!
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Plantado de 100L > Atualizado (16.03.09)   Ter Mar 17, 2009 2:44 pm

Lucas, brincadeiras a parte, até comentei ontem na casa do Rubem, que você disse querer o aquário natural, mas esse paredão tá com muitas espécies de planta misturadas e tambei achei muito uniforme. Vamos ver como se comporta quando fechar mais.

Meu gosto pessoal: Prefiro aquários plantados com 3 ou 4 espécies de plantas diferentes no máximo, essa salada não me agrada muito.

Agora teu carpete de Eleocharis tá ficando show!

Abração

Regular
Regular

Número de Mensagens : 382

MensagemAssunto: Re: Plantado de 100L > Atualizado (16.03.09)   Ter Mar 17, 2009 5:47 pm

Mermão! Vc está de parabéns!
Ando meio afastado do fórum e estou com uns problemas pessoais, mas prometo voltar à ativa e ao MSN e deixar o meu aqua pelo menos parecido com o do Lucas! =)

Mas uma coisa precisa ser dita, como é boa a filtragem do sump, hein??? A água está perfeitamente cristalina!

Abraços a todos!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Plantado de 100L > Atualizado (16.03.09)   Ter Mar 17, 2009 6:29 pm

Rubem e Miglio: Quem disse que não curto as brincadeiras??? Fiquei morrendo de rir com essa de eu e o Cetera trocar beijos, hehehe...por isso coloquei "sem comentários" (sem comentários de minha parte). Miglio, te agradeço muito, assim como ao Rubem e ao Dennis, por terem me ajudado muito com a montagem desse plantado.

Quanto à salada de plantas: confesso: eu bem que tentei deixar poucas espécies, mas não resisti, hehehe. Depois, observando a natureza, notei que isso pode ser que seja bobagem, pois se pegarmos uma paisagem em especial vamos ter, por baixo, no mínimo 10 espécies diferentes. Mas podem ter certeza que no meu próximo projeto (cubo nano de 15L) vocês não vão ver nem a "salada" verde, nem muitas espécies de livescape. Miglio, como tu bem sabes, não sei se ainda recordas, sempre te disse que este aquário serviria também como um laboratório para que eu testasse algumas coisas. E é isso que venho fazendo, principalmente com as plantas, vendo como cada espécie se desenvolve e forma moitas, como reage a mais e menos luz, tempo de crescimento, etc. Com certeza estou aprendendo muito com ele e minhas montagens futuras tendem a serem mais maduras. Quanto ao paredão, não se assustem, tava vendo hoje que isso é efeito da poda. Aguardem mais uns dias para eu por fotos mais "oficiais" dele, hehehe.

Crhistian: obrigado pelos elogios! Mas se for deixar seu aquário parecido com o meu, que faça a versão 2.0 dele (fiquei lisongeado, servindo de modelo). O SUMP é realmente um ótimo sistema de filtragem, claro que ele teve, nessa última semana, uma ajudinha extra: um filtro UV para ajudar a exterilizar as algas verdes em suspensão. Mas quanto à qualidade da água, o SUMP é imbatível, coloquei 1L de Siporax e ainda tem espaço para mais outro (e isso que 1L filtra até 200L, dobro da capacidade desse aquário). Nenhum filtro comercial, com excessão daqueles embutidos na luminária, como os aquários gigantes da Via Aqua, possuem uma capacidade tão grande para filtragem biológica. Tá aí meu SUMP e o do novo aquário do Dennis para provar. Boa sorte com o Nano e com o próx. aqua!

Abçs
LucileoMaia
Regular
Regular

Número de Mensagens : 171

MensagemAssunto: Re: Plantado de 100L > Atualizado (16.03.09)   Qua Mar 18, 2009 12:02 am

Fale Lucas, so hoje consegui tempo para comentar.

Tive a mesma impressao do Dennis e do Miglio quanto ao paredão e quantidade de espécies, o tronco foi praticamente coberto e as pedras sumiram tbm.

A impressao que dá tbm, é que so tem plantas rasteiras e altas atras, faltou a transicao de rasteiras para médias e altas. Mas você já justificou tudo isso.

Parabéns pelas plantas, estão muito bonitas.

Essa planta na frente à esquerda é a HC ??? se for ficariam otimas no meu cubo hauhauhauhuhau

PS: Ei Miglio, senti uma dose de ciumes ae...!!!! eheheh

Abraços
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Plantado de 100L > Atualizado (16.03.09)   Sab Jun 27, 2009 5:20 pm

Bom pessoal,

Tive de desmontar meu plantado, pois como estou me preparando para um concurso público bem complicado, não tenho mais tempo hábil de me dedicar à ele, pois podas, controlar nível de CO2, garrafadas, tpa´s semanais e outros consomem muito tempo.

Em razão da fauna já existente, baixa manutenção e do meu gosto pessoal, estou montando um amazônico em seu lugar. Assim que terminar, posterei fotos em outro tópico próprio.

Muito obrigado à todos que participaram da montagem e maturação dele, ajudaram muito com comentários construtivos e elucidativos, contribuiram muito para meu crescimento no hobby.

Abçs
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Plantado de 100L > Atualizado (16.03.09)   

Plantado de 100L > Atualizado (16.03.09)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Manutenção Aquaterrário 100L ?!
» Tanque Plantado (Projetando)
» Aquário Plantado de Discus e Tetras (375L, 150x50x50)
» Aquário plantado de 70 litros
» Aquário Plantado com Substrato Mbreda Amazonia

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Comunidade GPA :: Álbum de Fotos-
Ir para: