InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Mistura para Garrafa de Co2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
LucileoMaia
Regular
Regular

Número de Mensagens : 171

MensagemAssunto: Mistura para Garrafa de Co2   Sex Jan 09, 2009 11:03 pm

Qual melhor mistura para preparo de uma garrafa de 2Lts de CO2?

[]s
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Sab Jan 10, 2009 12:31 am

Oi, Leo!

Uso 2 copos americanos de açúcar + 1 colher chá de bicarbonato + 1 colher chá de fermento biológico + 1,5 L de água.

Se é a melhor não sei, pois ainda não testei outras misturas, mas a de gelatina me parece bem interessante. Tem uma receita aqui: http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=46929&postdays=0&postorder=asc&start=0

Abçs
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Sab Jan 10, 2009 7:26 pm

Leo, eu fiz uma garrafada com umas pequenas alterações da receita original e tá sendo bem satisfatório.

Garrafa de 2,5 Litros

2 Litros de água
4 xícaras de açúcar
1 colher de chá rasa de bicarbonato
1 colher de sopa bem rasa de fermento

A idéia, é manter a dosagem de fermento e aumentar todos os outros ingredientes para que a garrafada dure mais.

Se alguém estiver interessado nos detaaalhes sórdidos do porque fazer isso, é só pedir que eu explico melhor.

Abraço.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Sab Jan 10, 2009 9:02 pm

Estou perguntando porquê encontrei nesse site como montar uma garrafada e ele utiliza 2 garrafas de tamanho diferente e mistura diferente também.

http://www.plantasdeaquario.com/difusorco2.htm

Achei estranho a quantidade de fermento que ele utiliza:
(*) QUANTIDADE - caso pretenda ter uma difusão menor e mais duradoura é preferivel usar 1 grama apenas de Fermento, pois a reação se inicia mais lenta, demorando mais tempo para consumir todo açucar, e evita que o pH se altere rapidamente. E para não variar muito os niveis de CO2 o melhor seria usar 2 garrafadas concomitantemente, mas preparadas com intervalo de 7a 10dias, assim quando uma está bombando a outra está iniciando a fermentação. Com dose de 1 g chega a durar até 40 dias. Usando mais fermento a reação se torna mais rápida e dura menos, mas acidifica mais.

Inclusive esse site é muito bom para pesquisa de plantas.

O que voces acham?

Abraços
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Dom Jan 11, 2009 9:58 pm

Quando tinha plantado eu sempre usava a seguinte receita:

4 xícaras de açúcar
2 colheres de chá rasas de bicarbonato
4 colheres de chá rasas de fermento

Tampa vedada com durepox e veda rosca.

Abraços

Regular
Regular

Número de Mensagens : 382

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Seg Jan 12, 2009 5:01 pm

Quanto mais fermento mais gás gerado? Além disso, a garrafada deve durar menos com mais fermento, não é?

Att,
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Seg Jan 12, 2009 6:19 pm

Exato.

Cuidado com o Exagero, quanto mais fermeto, mais pressão dentro da garrafa, então vamos ser prudentes na hora de dosá-lo.

Abraço.

Convidado

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Seg Jan 12, 2009 6:42 pm

acho que mais fermento requer mais açúcar pra manter o tempo e mais bicarbonato pra manter o ambiente com PH estável.

Agora, a mistura deve mudar quando se troca da pet de 2 pra de 2,5L. Usei minha receita da de 2L na de 2,5L e fiquei com pouca pressão, aí adicionei mais uma colher de fermento e mais uma de bicarbonato e ficou muito bom. Amanhã faz uma semana e até agora a quantidade de bolhas por segundo está normal. Vamos ver quanto tempo vai durar, já que a quantidade de açúcar e água é a mesma (2 copos e 1,6L).

Abçs
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Seg Jan 12, 2009 10:35 pm

Bom, vamos lá, falar um pouco mais à fundo sobre o CO2.

Primeiro a função de cada ingrediente.

Fermento: Responsável por gerar as leveduras que produzirão o gás.

Açúcar: Será o "alimento" destas leveduras.

Água: Será o meio de cultura.

Para entender o uso do Bicarbonato, basta saber que ao gerar o CO2, as leveduras também geram um ácido, que provoca uma lenta e contínua queda do pH da solução, até que se chega num nível de Acidez tal que mata as leveduras, terminando o processo. O Bicarbonato serve justamente para tamponar a água, atrasando o processo de acidificação.

Então, há duas variáveis que devemos tentar potencializar:

1. A quantidade de gás produzido

2. A durabilidade da solução

Para aumentar a produção, basta aumentar a dosagem de fermento, mais leveduras, mais CO2. Sempre lembrando também que isso acarreta no aumento da pressão interna da garrafa, ou seja, sem exageros.

Eu prefiro manter a produção normal, mas aumentar a durabilidade da solução.

Como fazer isso? Combatendo a causa da morte das leveduras, a queda de pH da solução.

Podemos tentar fazer isso com um conjunto de ações:

1. Aumentar a quantidade de água, já que numa solução de volume maior, a concentração de ácidos vai demorar mais a atingir o limite.

2. Utilizar mais bicarbonato, para tamponar melhor a água.

Nesse ponto tenho uma dúvida importante, até que valores de pH e dureza as leveduras se desenvolvem?

Por não saber isso exatamente, eu não exagero no aumento do bicarbonato.

3. Por último, já que a cultura irá durar mais tempo, colocamos mais açúcar para servir de alimento para as leveduras.

Essas semanas seguintes vou fazer algumas experiências e posto o resultado aqui.

Abraços.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Ter Jan 13, 2009 5:57 pm

Valeu Dennis,

Excelente explicação.

Vou trabalhar com uma garrafa de 2,5L para comparar os resultados.

Acho que a preferência da grande maioria aqui é a durabilidade, nem tanto a quantidade.

Aliás, onde encontro bicarbonato de sódio?

[]s
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

Número de Mensagens : 382

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Ter Jan 13, 2009 5:59 pm

Fiz a minha garrafada ontem, finalmente!

Eu usei:
- Duas garrafas de 2 litros sendo uma com água até a marca mais alta da garrafa, onde fica o final do plástico adesivo da Coca Cola. A outra como filtro, cheia pela metade;
- 4 xícaras de açúcar refinado;
- Uma colher de chá rasa de bicarbonato de sódio;
- Uma colher de chá rasa de fermento biológico;

Resultado, 1 bolha por minuto Shocked 10 horas depois da montagem ...

Troquei a garrafa filtro de 2 litros por uma de 1 litro, cheia também até a metade e já senti diferença, ficando umas 10 bolhas por minuto.
Finalmente vi as bolinhas saindo pela pedra porosa!

Conversei com o Ras no MSN antes do almoço e ele me indicou adicionar mais fermento. Coloquei mais uma colher de chá rasa por voltas de 12:30h e até a hora de sair de casa às 14:30h não tinha ainda gás saindo pela pedra porosa ...

Será que coloquei muita água?

Edit: Léo, eu comprei no supermercado mesmo, R$ 0,50 o saquinho.
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Ter Jan 13, 2009 6:32 pm

Leo você acha o bocarbonato em qualquer supermercado e é baratinho.
Ver perfil do usuário http://twitter.com/Dan_ASampaio
Glauter
Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 692

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Ter Jan 13, 2009 7:58 pm

quando eu fiz o meu foi = a vc cristian só que coloquei 2 colheres de fermento para 1 de bicabornato!

O melhor de se achar o bicarbonato é nas farmácias é menos de 2 reais uma caixa que vem muitoooo!!

Eu já estou na minha segunda garrafada a 1º durou 10 dias! e já fiz logo uma outra, pois para não perder a concentração de co2 no plantado!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Ter Jan 13, 2009 9:52 pm

A minha está com 10 dias, firme e forte na produção de bolhas. Receita:

Pet de 2,5L com uma de 500ml (conta bolhas e filtro) - ambas com veda rosca e durepoxi;

1,6L de água;
2 copos de açúcar;
2 colheres chá de bicarbonato;
2 colheres chá de fermento.

Na próxima garrafada pretendo usar 2L de água, 3 copos de açúcar, 3 colheres de bicarbonato e 2 de fermento (já vi que só 1 colher de fermento para pet de 2,5L não gera pressão suficiente).

Abçs
victor_rodrygues
Regular
Regular

Número de Mensagens : 185

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Qui Set 03, 2009 11:26 pm

aaaaeeee galeraaa........

existe alguma relação entre o fato da garrafa estar no chão e não estar saindo nenhuma bolinha ainda... desde de terça, e nada. Rolling Eyes .... e olha que tah bem vedado o negócio......

P.S.: to usando a receita que o lucas indicou........
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Sex Set 04, 2009 2:46 am

Não sou muito cuidadoso na hora de preparar o co2, faço tudo que meio no "olho"...
Coloco em uma vasilha uma quantidade de água que dê mais ou menos na metade da garrafa que vai receber a mistura... gosto de dar uma leve aquecida na agua antes pois acelera o inicio da reação... vou despejando o açucar e mexendo até começar a saturar (uma substância satura quando para de se dissolver e começa a sobrar no fundo)... coloco uma colher de chá rasa de fermento e uma bem cheia de bicarbonato... mexo mais um pouco... coloco dentro da garrafa de 2l... completo com agua até o nivel desejado e agito a garrafa antes de tampar (para misturar o resto de açucar que tinha restado no fundo)...
Uma coisa que observei, é que se você fizer tudo certinho e não começar a injetar em pouco tempo, pode ter certeza que está vazando, mesmo se achar que está tudo perfeitamente vedado...
A outra é quanto a durabilidade da mistura... a garrafa bem coberta e protegida da luz tem uma mistura bem mais duradoura... aqui em casa tá chegando perto dos 15 dias injetando forte...

Abraços!!!
Ver perfil do usuário
victor_rodrygues
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Sex Set 04, 2009 2:43 pm

eras... mas n tem como tah vazando... sabem aquele teste q fazemos qdo trocamos o botijão de gás, de por um pouco de espuma sobre a válvula p ver se tah vazando gás????? eu fiz na tampa das garrafas e nao tah vazando nada........ e as bolhinas soh saem qdo eu do uma apertada na garrafa... ai elas saem com caramba..... será que tah faltando mais um pouco de algum ingrediente???

scratch
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Sex Set 04, 2009 5:15 pm

Se não tiver vazamento nenhum, a mistura pode estar gerando pouca pressão então. Explica pra gente como vc fez a mistura, a quantidade dos ingredientes, idade do fermento e tamanho da garrafa.

T+
victor_rodrygues
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Sex Set 04, 2009 11:38 pm

"Uso 2 copos americanos de açúcar + 1 colher chá de bicarbonato + 1 colher chá de fermento biológico + 1,5 L de água.".

a mistura eh essa... sem por nem tirar nada... o fermento eh um desidratado que comprei no supermercado, tipo granulado.... a garrafa eh uma de 2lts e a outra de 1lt, tampadas com mttttttoooooooo silicone e veda rosca.....

scratch
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Sab Set 05, 2009 12:01 am

Veda rosca em excesso provoca vazamentos na tampa... presenciei isso por aqui...
E quando usamos uma segunda garrafa para "lavar" o gás, aumentamos as chances de vazamento pelo aumento das conexoes...
Ver perfil do usuário
victor_rodrygues
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Sab Set 05, 2009 12:14 am

humm... queh dizer que essa segunda garrafa eh opcional????

e como assim "filtrar o gás"??? oq mais q tem além do CO2???? vcs usam a segunda garrafa????
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Sab Set 05, 2009 12:22 am

Eu já usei... hj não uso pq tenho um difusor e um conta bolhas com valvula anti refluxo... ai nao me preocupo de voltar agua pra garrafa quando a mistura acabar... confesso que não sei a real utilidade da segunda garrafa com agua... só suposições...
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Sab Set 05, 2009 10:57 am

a receita que uso é a seguinte:

4 pacotes de gelatina comun, do sabor que vc quiser.
1 copo americano de açuçar, + - 200gr
1 colher de café de bicarbonato de sódio

a principal diferença em minha opinião é a durabilidade da garrafada, quando usei a receita tradicional, minha gafadada durou em média 15 dias, usando essa receita acima passou de 40 dias, da um pouco de trabalho mais vale a pena.
um outro detalhe que acho bem interessante é o sabor da gelatina, notei por exemplo que se vc usar gelatina de morango dura mais, se for outro sabor tambem dura bastante, cerca de 35 dias,mais com a de morango passou dos 45 dias.
na minha opinião a segunda garrafa (só com água) funciona como um filtro impedindo que a mistura da primeira garrafa entre em contato com o aquário quando isso acontece a água fica muito turva, exigindo cansativas trocas parciais de água e modificando bastante seu Potencial de acidez, claro que são acidentes um pouco raros, principalmente se vc sabe o que esta fazendo, mais prefiro não arriscar, grande abraço.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Sab Set 05, 2009 12:06 pm

Fala Denis... qual a quantidade de fermento dessa mistura que usa gelatina?? É preciso preparar a gelatina antes, dissolvendo em água morna??? Ou é só jogar o conteúdo dos pacotes junto com a mistura???

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   Sab Set 05, 2009 3:25 pm

fala meu amigo tudo bem?, vamos ao passo a passo:

PRIMEIRA PARTE
vamos preparar a gelatina conforme a embalagem e ainda com a mistura em estado morno acrescenta o copo de açúcar e o bicarbonato para dissolver.

Coloque a mistura na garrafa e deixe na geladeira até endurecer a gelatina, isso rende pouco mais de 2L. Não vamos usar tudo, deixaremos a área superior livre o suficiente para acrescentar a segunda parte da receita, eu normalmente ultilizo 2/3 da garrafa para a gelatina.

Depois que a gelatina ficar solidificada vamos tirar da geladeira e deixar em temperatura ambiente.

SEGUNDA PARTE

1 colher de café de fermento biológico desidratado (aquele em sachê)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 copo americano de açucar.
Água morna, prepare 1L, mas vamos usar menos.

ATENÇÃO 1: Quando se diz morna, é morma mesmo, se for quente você "mata" o fermento e a receita não vai funcionar.
ATENÇÃO 2: Essa mistura gera espuma, então de forma alguma você deve encher a garrafa completamente.

Dissolva o açucar o fermento e o bicarbonato em um POUCO de água morna, acrescente na garrafa e veja o nível, deve ficar uma área livre no topo para conter a espuma que se formará, cerca de 7cm está ótimo.

Complete com água morna, rosqueie a tampa e coloque no lugar definitivo, pouco tempo e já começa a produção.

aprendi essa receita a alguns anos em um tópico postado por Alex Ribeiro no forum AqOL, os resultados foram exelentes, e desde então só uso essa receita, abraço.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Mistura para Garrafa de Co2   

Mistura para Garrafa de Co2
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» QUAL A % DAS MISTURA PARA COLEIRO
» MISTURA PARA CANARIOS.
» Uma boa mistura de sementes para Pintassilgos.
» Mistura de sementes para curió
» Como identificar se a mistura para periquitos está estragada?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: