InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Glauter
Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 692

MensagemAssunto: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qua Jan 14, 2009 3:41 pm

Pessoal quando fui a umas 2 semanas no Alex em outeiro, vi que ele cultiva as suas plantas em tanques de caixas dágua de 250 litros e que tb tem vários tipos de peixes e alevinos nestes tanques até o camarão red ele cria nestes tanques!!!

Bom o negócio é o seguinte! tenho aki em casa um excelente quintal uma área muito grande mesmo! e lá no final do quintal tem uma parte que está com calçada e tem uma sombra excelente de tarde e de manhã pega um solzinho básico!

Tenho uma caixa dágua largada aki de 500 litros excelente para servir de mudário e colocar uns peixes lá!

Gostaria de sabe com o pessoal se posso colocar peixes lá sem bomba sem nada só com as plantas lá dentro dágua!

Será que é as plantas que oxigena a água, para os peixes sobrevirem perfeitamente??? Me ajudem galera pois só estou me interessando por biologia agora pois odiava na escola hehehhehe!

E a minha idéia é de deixar ela sem tampa, só irei fazer uma tela para deixar os raios solares passarem e fazer a fotosintese e para prevenir o moskito da dengue!!!

A se o pessoal kiser posso receber doação dakelas plantas que vcs podam e como não tem onde colocar acabam jogando fora, posso receber elas e assim que alguem precisar posso passar para o pessoal do forum!

Vlw galera é isso aí vamos ver se este tanque vai dar certo!!!
Sou bastante curioso, quase que um professor pardal heheheheh

Última edição por Glauter em Qui Jan 22, 2009 7:27 pm, editado 4 vez(es)
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qua Jan 14, 2009 5:05 pm

Glauter:

1º) Por favor, redimensione suas fotos para 640X480 antes de postar, pois do jeito como está atrapalha muito a visualização da mesma e a leitura dos posts.

2º) Me parece uma boa idéia se você dispõe de espaço e materiais. Não se preocupe com dengue, pois as larvas que vierem a eclodir servirão de comida pros peixes. À princípio se usa lebistes (Guppy) e poecilideos nos tanques, pois eles geralmente são caçadores natos de larvas de mosquitos.

3º) 500L de água contém muito O2, ou seja, não precisa oxigenar a água e além disso, o CO2 gerado pelos peixes e plantas é usado na fotossíntese das plantas.

4º) Se for criar plantas exigentes é bom usar uma boa camada de húmus e areia de piscina por cima.

Se essa idéia for para frente, posta fotos pra gente ver.

Boa sorte!

Abçs
Glauter
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qua Jan 14, 2009 5:38 pm

Já está arrumado a bagaça da foto hehe!

Pode ter certeza que até o fim de semana já teremos fotos da parada pronta já!!!

Eu já até aproveitei um monte de garrafas de coca cola que tem aki para poder fazer os vasinhos das plantas! hehehe

Vou comprar o humus sim concerteza, quero deixar de tudos neste tanque e concerteza com os guppys tb!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qua Jan 14, 2009 5:44 pm

Blz, Glauter!

Agora sim dá pra ver a foto.

Boa sorte no projeto!

Abçs
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qua Jan 14, 2009 10:13 pm

Glauter, não se preocupe com larvas, os peixes se alimentam delas...

Em tanques geralmente se aplica o sistema sunshine, porém vc tem q tomar cuidado com a quantidade de peixes, guppies se reproduzem muito rápido e logo vai estar minado de alevinos no seu tanque. É bom por um ciclideo como um kribensis ou Ramirezi para fazer o "controle populacional".

Você pode ler mais a respeito neste tópico que o Marcelo postou no fórum:

http://gpaquarismo.mrforum.net/aquarismo-doce-em-geral-f1/substituindo-tecnologia-por-biologia-sistema-sunshine-t275.htm?highlight=sunshine

É bom também você colocar um sombrite para evitar excesso de iluminação, o que causará um surto de algas, o sombrite também evita que aves ou gatos ataquem seus peixes.

Abraços

Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qui Jan 15, 2009 12:55 am

Putzzz galera sei que vcs vão me chamar de doido, mas o que é sombrite ???? ehehehe é que só estou aki em Belém a 3 anos!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tó anotando tudo as idéias de vcs galeraaaaa!!!
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qui Jan 15, 2009 11:15 am

Sombrite é um tipo de tela que evita parcialmente a entrada da luz.

Abraços

Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Sab Jan 17, 2009 3:55 pm

Bom amanhã de manhã irei colocar a mã na massa! neste mudário!

Já colokei a agua na caixa dágua!

Estarei usando a parte de baixo das garrafas de coca cola de 2lts para servirem de vasos, vou colocar humus com um pouco de substrato, para as plantas!

Vamos ver assim que montar colo cas fotos para o pessoal!

A quem tiver mudas de podas é só me avisar que pego com vcs!

Pois a minha idéia é de juntar várias plantas e postar uma relação aki no forum, e assim que o pessoal precisar é só pegar comigo!
Ver perfil do usuário
Glauter
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qua Jan 21, 2009 12:58 pm

Enfim umas fotos do mudário já com as mudas que o Rubens me arrumou no domingo e com as que o Marcelo me arrumou na segunda!

Lá vai as fotos!

Esta aí são com 2 mudas de podas que tinha feito no sábado e com as mudas que o Rubens tinha me doado elas estão para serem plantadas!

Esta aí já é com as plantas do Rubens e do Marcelo já plantadas!

Com um sombrite improvisado, hehhehe o bom é que ajustei ele para a água só pegar akelas primeiras horas de sol do dia, e como vcs podem ver que colokei uma saída de água por cima e uma por baixo, a de baixo é para esvaziar o tanke mais rápido, e a de cima é para se ter troca de água com a água da chuva assim sempre terei água nova no tanke(isso quando chuver né)! as duas saídas de água estão protegidas para quando eu tiver peixes eles não sairem tb do tanke!

Com umas 2 semanas de montado eu irei colocar uns camarões fantasma e uns guppys tb! vamos ver como os guppys se reproduzem!

Bom pessoal é isso aí estou aberto tb a sugestões de poder melhorar este tanke, assim que as mudas estiverem firmes e fortes irei disponibilizar uma lista das plantas para o pessoal que precisarem só pegar aki comigo!!!

E já sabem se tiverem mudas sobrando por ai de podas é só me avisar!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qua Jan 21, 2009 1:51 pm

Muito Bom Glauter! Parabéns pela iniciativa e pelo projeto e execução!

Dúvidas: como ficou o substrato usado? Ajustou o PH da água para quanto?

É bom pôr logo uns guppies para evitar dengue.

Se quiser umas Ludwigias palustris e Rotala sp. green tenho umas aqui. É só combinar.

Abçs
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qua Jan 21, 2009 2:42 pm

Glauter, concordo com o Lucas, coloque logo a fauna, uma dica, tem guppys lindos lá na aquanorte, te aconselho a fazer o seguinte:

1- Colocar uns 2 machos e umas 8 fêmeas de uma só linhagem.

ou

2- Colocar uns 3 machos de linhagens diferentes com cerca de 10 fêmeas.

Na opção 1 você irá reproduzir guppys com "linhagem pura" que são mais valorizados, enquanto na segunda opção, você vai misturar as linhagens, criando peixes mestiços, o que nas primeiras gerações, dará peixes lindos, mas tem que ter cuidado pra ir selecionando os mais bonitos para deixar só eles nos tanques, senão depois de umas 5 gerações, vão nascer guppys praticamente selvagens, o conhecido lebiste nativo (guppy de vala), ou seja sem cores e pequeno.

Se não for colocar os guppys agora, coloque pelo menos um betta pra comer as larvas de mosquito.

Abraços.

Regular
Regular

Número de Mensagens : 171

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qua Jan 21, 2009 3:19 pm

Glauter, espero que nao tenha gatos em casa, pq esse guarda sol nao vai impedir deles tentarem fazer teus guppies de petiscos. Ou quem sabe voce possa se deparar com visitantes com asas tentando beliscar eles também.

O sombrite que o Ras se referiu é tipo uma tela de mosquitos que impede parcialmente os raios de sol, e protege desses famintos inconvenientes ehehehehe

Quanto ao betta, acho q ele terá dificuldades para respirar a noite equanto dorme, devido a altura do tanque. pelo menos qdo eu tinha um ele procurava dormir proximo a lamida dagua para nao precisar ir tao alto para respirar.

Acho os guppies a melhor opcao.

A propósito, beleza de projeto Very Happy

[]s
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qua Jan 21, 2009 3:59 pm

Glauter, esse sombrite tem pra vender na OPLIMA, procura lá no balcão que vende encanamento. É uma tela preta, parecida com essas que se poe em portas e janelas pra evitar entrada de insetos. o ideal seria cobrir a caixa da água com ela ou fazer uma armação para que ela fique bem próxima da boca da caixa da água, evitando visitas de gatos e aves, mas deixando mosquitos porem ovos para alimentar os peixes.

Abçs
Glauter
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qui Jan 22, 2009 12:23 am

Agora simmmm galera!

Lucas: Bom colokei humus com umas pedrinhas de seixo por cima para servir de substrato, e irei de manhã comprar o sombrite na oplima, vou fazer com uma altura de 1 palmo com relação ao topo do tanke para que os moskitos possam entrar e colocar os seus ovos para servirem de comidas aos peixes de pois de eclodirem!

Com relação aos peixes então irei colocar uns guppies mais gemeas do que macho!!!

Agora será posso ter betas junto com os guppies???
Além destes dois peixes posso colocar mais quais???
Ver perfil do usuário
André Cunha - AQUANORTE
Lojista
Lojista

Número de Mensagens : 638

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qui Jan 22, 2009 12:36 am

Glauter, Boa Noite!!

Bettas com guppys não é recomendado, vc pode colocar com guppys: molinesias, platys, espadas...

Abs.

André
Ver perfil do usuário http://www.aquanorte.com.br
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qui Jan 22, 2009 3:00 am

Glauter escreveu:

Além destes dois peixes posso colocar mais quais???

Basicamente peixes pacíficos e de ph compativel.

Abraços

Convidado

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qui Jan 22, 2009 11:28 am

Concordo com todos, mas...

Se com o tempo, a população de guppies e das outras espécies se alastrarem muito, aí pode por um betta ou paraíso para comer os alevinos e fazer o controle. Mas só depois da população de poecilideos crescer bem e por favor, mantém o PH no minimo em 7.0.

Abçs
LucileoMaia
Regular
Regular

Número de Mensagens : 171

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qui Jan 22, 2009 11:53 am

Glauter,

Tetra Negros e Tetras Rosas, iguais aos que você tem, também dão conta de manter a população controlada.

Com relação aos bettas, reafirmo que não seriam ideais para o tamanho do tanque, além de ser agressivo.

Abraço.
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qui Jan 22, 2009 12:43 pm

Já ouvi falar que o betta as vezes fica agressivo com o guppy, pois a cauda comprida faz com que ele pense que é outro betta macho. É um ponto a se pensar.
Ver perfil do usuário http://twitter.com/Dan_ASampaio
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qui Jan 22, 2009 12:50 pm

exatamente dylan, o beta na verdade nao e um peixe agressivo e sim territorial, se o peixe que ele estiver convivendo tiver nadadeiras longas como a dele ou parecida, ele fatalmente vai atacar, mais exatamente por achar que seja outro beta tentando invadir seu territorio, tenho amigos por exemplo que possuem betas em aquario comunitario, desde de que o aquario nao seja muito alto,e possua densa vegetacao, e completamente possivel mante-lo com outros peixes, grande abraco.
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qui Jan 22, 2009 1:14 pm

Estive pensando melhor e acho que seria mais sensato seguir a dica do Leo Maia e inserir pequenos caracídeos ao invés de poecilideos, pois os caracídeos são mais compatíveis com o ambiente plantado.

Abçs
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qui Jan 22, 2009 2:26 pm

Caracídeos seria interessante, mas o problema é ver qual o PH que vai ficar a água do tanque, tanques com muita planta, com o tempo tendem a ficar com PH alcalino en torno de 7,2 a 7,5.

No caso da água ficar tendendo pra alcalina, algumas sugestões seriam paulistinhas, tanictis, barbos (titéia ou conchone), além dos demais poecilídeos (espada, plati e molinésia).

Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qui Jan 22, 2009 7:26 pm

Bom pessoal vcs tem me ajudado bastante na minha montagem do meu tanke!!!! hehehe

Hoje fui a oplima e comprei o sombrite, tive que fazer mimica tb para eles entenderem o que era sombrite, rsrsrs o nome que eles comercializam por lá é tela de sombreamento comprei a de 40%, eles tem por lá tb a de 50% e de 20%! e como tinha já em casa sobrando umas ripas tratei de fazer logo uma cobertura com o sombrite!

Em baixo segue uma foto do espaço que deixei para os moskitos poderem entrar e colocar os seu ovos para servirem de comidas para os peixes, não pude deixar mais alto, por causa dos gatos que tem pelas redondezas!

A minha fauna que está neste tanque é a seguinte:
3 guppys - 1 macho e 2 femeas
1 casal de molinésia
1 casal de platys
5 ottos

Alguns deles nadando ai em baixo:

A o PH ficou bem alcalino entre 7.2 e 7.5 será que foi a água da chuva que deixou ele assim??? qual é a média que devo eixar???

E nesta foto a saída protegida para eu sempre ter uma troca de água com a da chuva que cai sobre o tanque!

Com relação aos peixes irei colocar mais em breve, uns barbos, espadas e mais uns trios de guppys! Já o Betta seguindo informações de vocês amigos não irei colocar eles não!!!!

A uma dúvida!!!
Antes de colocar os peixes hoje de manhã, não tinha reparado se tinha algum ser vivo já no tanque, e hoje a tarde quando fui ver lá tinha uns alevinos bem pequeninos devem ter uns 3 a 4 mm de tamanho, e tenho quase certeza que não foi de nenhum peixe que desovou ali hehehhe!
O que será que deve ser, pois eles tem nadadeiras = aos peixes, e se fossem alevinos de peixes eles ficariam com os pais né??? pois estes estavam espalhados pelo tanke!!!!

E com relação a comida eu dei uma vez ao dia será que precisarei colocar comida?? e quantas vezes ao dia???
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qui Jan 22, 2009 7:38 pm

Glauter, com excessão dos Otos, todos os peixes do tanque são vivíparos, ou seja, realmente a possibilidade de ter havido uma desova no tanque é muito remota.

O que quero dizer é que os alevinos dos peixes que tu tem no tanque, com excessão dos Otos, nascem das mães já formados e não recebem cuidados parentais, ainda mais, fêmeas de peixes como os Guppies podem armazenar esperma por vários dias e até semanas, o que aumenta a possibilidade de ter ocorrido algum nascimento no tanque.

Caso você tenha certeza de que não inseriu nenhuma fêmea grávida, então fique atento, podem ser girinos.

Abraço!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   Qui Jan 22, 2009 8:22 pm

Isso mesmo que eu já ia falar, podem ser girinos!

Abraços

MensagemAssunto: Re: Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09   

Tanque de plantas e peixes - Atualizado - 22/01/09
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Plantas para AquaTerrário de Tartarugas - Lesmas - Peixes
» Peixes de água alcalina em tanque -compatibilidade-
» lago escavado para peixes e gansos
» Peixes não crescem !
» Tanque com Tilapias