InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Projetinho aquario para Betta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
LucileoMaia
Regular
Regular

Número de Mensagens : 171

MensagemAssunto: Projetinho aquario para Betta   Sab Fev 07, 2009 12:38 pm

Pessoal,

Hoje estive na casa dos meus pais onde meu sobrinho tem um betta, mas o aquário dele é pequeno demais.

Quero dar um aquario maior pra ele, e queria uma ajuda de vocês nesse projetinho. Nada mto complexo.

Não pode ser mto grande, pois onde esta hoje talvez não aguente mto peso. Entao pensei em um de 25x18x15cm (Comp x Alt x Larg), cascalho médio, e umas pequenas rochas ou um tronco pequeno para montar o layout.

O que vocês acham?

Abraços
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Projetinho aquario para Betta   Sab Fev 07, 2009 1:36 pm

Fica uma boa litragem pra um betta viver confortável sim...
Agora nao pensaria em um tronco como decoração pois o ph tenderia a acidificar e esses peixes vivem melhor em um ph 7.2 em média...
Uma boa opção seria um cascalho alcalinizante, já que na maioria dos lugares aqui em belém a agua que sai da torneira é acida ou estupidamente ácida... Razz

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

Número de Mensagens : 382

MensagemAssunto: Re: Projetinho aquario para Betta   Sab Fev 07, 2009 3:28 pm

Podes por areia de mosqueiro, pois por aqui nos meus aquas ela tem tendência a ser neutra, e uma planta que não precise de iluminação forte nem substrato fértil.

A Higrophyla polysperma que tenho faz umas folhas legais nas quais meu betta gostava de ficar "estacionado" bem perto da superfície.

Ela é simples, só precisaria ser podada de tempos em tempos pois cresce bem.

Abraços,
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Projetinho aquario para Betta   Sab Fev 07, 2009 7:22 pm

Sem esquecer de um filtro, pode usar um bem pequeno mesmo, alguns como o Litwin mini custam muito pouco e fazem a diferença num aquário como esse.

Abraço.

Regular
Regular

Número de Mensagens : 420

MensagemAssunto: Re: Projetinho aquario para Betta   Seg Fev 09, 2009 1:46 am

Valisnéria é uma boa planta, serve de cama flutuante, não exige nada de substrato e depende de pouca luz e o peixe adora ficar em cima p/ respirar melhor sem ter de subir várias vezes. Concordo com a areia de Mosqueiro ou com cascalho de rio, turfa também é ótima para beta se a água já for alcalina, se for acida nem pensar, o bicho vai virar um farrapo, não acho uma mini bomba adequada pois a litragem é pequena, e espremeria o bicho, espreme mesmo em aquários grandes, ele vive de ar comprimido não precisa de muita movimentação, melhor seria a TPA de uma vez por semana e a troca total da H2O a cada 15 dias, por uma água descansada no minimo 24 h, e por fim coloca uma folha de castanhola já seca, aumenta o apetite, a resistência e as cores do animal!!
Abraço
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Projetinho aquario para Betta   Seg Fev 09, 2009 11:28 am

Isso aí, substrato fino pra ajudar na sifonagem, trocas parciais semanais, uma plantinha e uma pedra pequena pra decorar, e um pedaço de folha de castanheira.

Eu também não usaria um filtro, o aquarinho vai ter menos de 7 litros, vai movimentar muito a água e incomodar o betta.

Abraços

Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Projetinho aquario para Betta   Seg Fev 09, 2009 12:50 pm

Realmente, não tinha feito a conta da Litragem, um filtro vai movimentar muito a água.

Eu faria trocas parciais de água de 50% semanalmente, mas não faria nenhuma troca total, isso afetaria muito a estabilidade do aquário.

Abraço.

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projetinho aquario para Betta   Seg Fev 09, 2009 2:23 pm

Exato, trocas parciais de 50% semanais, e o mais importante, sifonar o fundo!

Abraços

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Projetinho aquario para Betta   Seg Fev 09, 2009 11:23 pm

bem amigos, acho que o aquario deve ter pelo menos 10 litros, o filtro externo litwin seria uma ótima pedida, esses filtros tem regulagem,então não teria problema usar no aquario por menor que ele seja, acredito que em um aquario tão pequeno a biologia é igualmente fragil, e uma filtragem biologica/quimica/mecanica são vitais pra manter o peixe saudavel sempre , ja vi casos de betas lindissimos mantidos em pequenas beteiras com trocas parciais semanais depois de varios meses de repente definharem no aquario sem nenhum motivo aparente , ou simplesmente apresentarem sintomas de hidropisia , isso ocorre na minha opinião devido a fragilidade do sistema que com um pequeno filtro externo ajudaria e muito a evitar esse problema, um outro detalhe ,existe uma lenda que diz que o beta respira o ar atmosférico e não precisa de oxigenação na água, na verdade é só lenda, ele possui tambem respiração branquial e como respiração auxiliar o labirinto, ele não vive sem as duas formas, a medio e longo prazo pode ter problemas respiratórios e de bexiga natatória, o ideal é manter uma leve oxigenação no aquario pra evitar problemas, grande abraço.
Ver perfil do usuário
Mauro
Regular
Regular

Número de Mensagens : 420

MensagemAssunto: Re: Projetinho aquario para Betta   Ter Fev 10, 2009 12:01 am

Não quis dizer que o bicho vive de ar comprimido literalmente, mas tecnicamente ele utiliza o ar comprimido do labirinto para ajudar a dissolver o O2 na corrente sanguinea, como ele é um peixe primitivo sua respiração branquial é imcompleta e portanto ele depende em parte de ar atmosférico, onde é uma vantagem quando se vive em pequenas poças d'água sem muita movimentação, água!
Abçs!
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projetinho aquario para Betta   Ter Fev 10, 2009 12:26 am

na verdade mauro a citação não foi direcionada a vc, e sim pra varias fontes de pesquisa na internet, onde se fala que o beta não precisa de oxigenação na agua, e realmente em parte ele precisa da respiração branquial e tambem do labirinto, como foi dito não vive sem as duas, no ambiente natural ao contrário do que dizem a agua do beta é bem oxigenada, o que ocorre é que em algumas épocas do ano a um tipo de estiagem, então o que era um pequeno riacho, se transforma em uma pequena poça pobre em oxigenio,nessa hora o beta ultiliza com suma importancia a respiração do labirinto, mas note que ele faz isso durante um certo periodo do ano de seca,isso comprova que seu ambiente natural não é desprovido de oxigenação totalmente, abraço.

Última edição por Cetera em Qui Abr 16, 2009 3:03 pm, editado 2 vez(es)
Ver perfil do usuário
LucileoMaia
Regular
Regular

Número de Mensagens : 171

MensagemAssunto: Re: Projetinho aquario para Betta   Ter Fev 10, 2009 8:41 am

Pessoal,

Obrigado pelas informaçoes, ja imaginava que geraria uma boa discussao a respeito do assunto.

Eu sinceramente não sabia que o betta utilizava em alguns momentos essa respiracao branquial. Mas ainda assim imagino que a utilização de filtro deixaria o ambiente com movimentação "excessiva" na água para um aquário mto pequeno, podendo causar até estresse nele pelo barulho e vibração do filtro também. Creio que com o aumento no volume para 10L e trocas parciais regulares seja suficiente para manter o ambiente oxigenado e estável.

Sendo assim pensei em aumentar o aquario para 30x20x18 (CxLxA) e nao utilizar tronco, somente rochas e fazer com elas um belo layout. Cascalho médio ao fundo e algumas poucas plantas menos exigentes e que não precisem de substrato fértil.

Abraços
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projetinho aquario para Betta   Ter Fev 10, 2009 8:53 am

Leo vc pode usar o filtro sem problema, o mini litwin tem uma regulagem que chega a deixar o filtro gotejando, ou seja é só regular o filtro, no centrão se eu não me engano custa 20 reais, trocas´parciais a meu ver são prejudiciais em aquarios tão pequenos, como vc vai trocar pelo menos 50% da agua,vc deve lembrar que essa agua de reposisão deve estar na mesma temperatura, ph , dureza , e nem sempre vc consegue equalizar de forma satisfatoria essa reposição,choques termicos são frequentes em aquarios desse tamanho, acho muito mais facil usar o filtro, e apenas fazer a manutenção nele, e repor a agua evaporada, claro que isso é uma opinião pessoal, grande abraço.

Última edição por Cetera em Qui Abr 16, 2009 3:03 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projetinho aquario para Betta   Ter Fev 10, 2009 11:44 am

Só uma coisa, da última vez que fui ao centrão tava custando 24 reais o litwwin mini!

Abraços

MensagemAssunto: Re: Projetinho aquario para Betta   

Projetinho aquario para Betta
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Alimentação Weekend para Betta (para Viagem de 3 dias)
» aquario ideal para acaras-bandeira
» PH 6.8 é ideal para Betta?
» Que tipos de peixes posso colocar em um aquario de 15l?
» aquario para tartaruga

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Doce em Geral-
Ir para: